Como se livrar de picadas de insetos

Autor do artigo:Gabriel Silva

Todos os tipos de insetos picam - mosquitos, moscas pretas, moscas do cavalo, pulgas, ácaros, larvas, percevejos, carrapatos, etc. - e nenhum deles é divertido. Embora a mordida ou picada em si possa não ser tão ruim, o inchaço e a coceira depois podem ser extremamente irritantes. Felizmente, há muitas coisas que você pode fazer, com e sem suprimentos médicos, para ajudar a aliviar a dor e a coceira de uma picada de inseto e, eventualmente, se livrar completamente da picada.

Etapas

Tratamento de uma picada de inseto

  1. Limpe a área da picada. Antes de fazer qualquer outra coisa, limpe bem a área onde a picada ocorreu. Use sabão e água morna para fazer isso. Se houver inchaço na área da picada do inseto, você pode colocar uma compressa fria ou uma bolsa de gelo sobre a picada para ajudar a reduzir o inchaço. O frio também ajudará temporariamente a aliviar a dor e a coceira.
    • Aplique uma compressa fria ou uma bolsa de gelo por no máximo 10 minutos de cada vez.
      Após os 10 minutos de aplicação, deixe-a de lado por mais 10 minutos. Faça esse rodízio por até uma hora.
  2. Não coce a mordida. A área da picada provavelmente estará com coceira e você ficará tentado a coçar - não o faça.
    Faça o possível para resistir à vontade de coçar.
    Infelizmente, coçar uma picada de inseto pode piorar as coisas, causando uma infecção.
  3. Aplique loções e cremes anti-coceira. Se a picada continuar a coçar, você pode aplicar
    loção de calamina, um anti-histamínico tópico ou um creme de corticosteroide
    para ajudar a aliviar o problema. Todas essas loções e cremes estão disponíveis como medicamentos de venda livre em sua farmácia local. Se não tiver certeza de qual deles pode funcionar melhor para você, converse com o farmacêutico.
  4. Tome medicamentos orais. Você pode tomar acetaminofeno (por exemplo, Tylenol), ibuprofeno (por exemplo, Advil) ou um anti-histamínico (por exemplo, Claritin) por via oral se precisar aliviar a dor ou a coceira.
    • Se você toma um medicamento diário para alergia, tenha cuidado se quiser tomar um anti-histamínico adicional. Verifique com seu médico ou farmacêutico se você pode aumentar a dose ou combiná-la com segurança com outro tipo de medicamento.
  5. Use uma pasta de bicarbonato de sódio. A aplicação de uma pasta caseira de bicarbonato de sódio na mordida pode ajudar a eliminar as toxinas e aliviar a coceira. Diz-se que ela também pode acelerar o processo de cura.

    Como fazer uma pasta de bicarbonato de sódio e salMisture 2 partes de bicarbonato de sódio com 1 parte de sal e, em seguida, misture com água suficiente para formar uma pasta grossa. Aplique a pasta com um cotonete diretamente na picada do inseto e lave-a após 15 a 20 minutos.

  6. Considere um amaciante de carne. Sim, você leu certo! Misture um amaciante de carne sem tempero com água morna até formar uma pasta. Aplique essa pasta diretamente na picada do inseto para ajudar a aliviar a coceira. Lave a pasta depois de 15 a 20 minutos.
  7. Experimente um saquinho de chá úmido. Deixe um saquinho de chá de molho por um curto período de tempo em água morna e, em seguida, aplique o saquinho de chá molhado na picada do inseto para ajudar a aliviar a coceira. Se tiver usado o saquinho de chá para uma xícara de chá, verifique se ele esfriou o suficiente antes de colocá-lo na pele. Deixe o saquinho de chá em sua pele por 15 a 20 minutos.
  8. Pique algumas frutas ou legumes. Há várias frutas e vegetais que contêm enzimas que podem ajudar a reduzir o inchaço e a coceira. Experimente uma das seguintes opções:
    • Mamão papaia - Coloque uma fatia sobre a picada do inseto por uma hora.
    • Cebola - Esfregue uma fatia de cebola na picada do inseto.
    • Alho - Esmague um dente de alho e aplique o alho na picada do inseto.
  9. Deixe a picada de molho em vinagre de maçã. Imediatamente após a picada, deixe a área de molho em vinagre de maçã (se possível) por alguns minutos. Quando a picada ainda estiver incomodando, coloque vinagre de maçã em uma bola de algodão e prenda a bola de algodão em cima da picada com um curativo.
  10. Esmague uma aspirina. Use uma colher ou um almofariz e pilão para esmagar um comprimido de aspirina. Adicione um pouco de água para transformar o pó em uma pasta e, em seguida, aplique a pasta na picada. Você pode deixar a pasta na pele (semelhante ao que faria com a loção de calamina) e lavá-la na próxima ducha ou banho.
  11. Aplique uma gota de óleo da árvore do chá. Coloque uma gota de óleo de melaleuca na mordida uma vez por dia. Isso pode não ajudar com a coceira, mas pode ajudar a reduzir e eliminar o inchaço.
    • Como alternativa, use de uma a duas gotas de óleo de lavanda ou hortelã-pimenta para ajudar a parar a coceira.

Como lidar com uma picada de carrapato

  1. Procure por carrapatos. Os carrapatos vivem ao ar livre e são muito pequenos. Ao contrário de outros insetos, eles não apenas mordem e vão embora. Eles se fixam na pele e continuam a se alimentar de seu hospedeiro humano. Eles gostam de áreas pequenas e peludas como: o couro cabeludo, atrás da orelha, na axila ou na virilha, entre os dedos das mãos e dos pés. Ao verificar se há carrapatos, comece por essas áreas, mas verifique todo o seu corpo para ter certeza.
  2. Remova o carrapato. O carrapato deve ser removido de seu hospedeiro humano. A pessoa que foi mordida provavelmente precisará da ajuda de outra pessoa, especialmente se o carrapato estiver em um local de difícil acesso. Não toque o carrapato com as mãos desprotegidas.

    Como remover um carrapatoSe você estiver sozinho, nervoso, inseguro ou não tiver as ferramentas adequadas, procure um profissional de saúde para remover o carrapato. A menos que haja uma reação alérgica grave envolvida, não é necessário ir ao pronto-socorro.Pegue o carrapato pela boca ou pela cabeça com uma pinça. Tente agarrar o carrapato o mais próximo possível da pele.Não aperte o carrapato com a pinça.Puxe o carrapato para cima lenta e suavemente em uma direção reta - não torça.Remova quaisquer partes remanescentes da pele se o carrapato se quebrar.Não descarte o carrapato, mesmo que ele se quebre.Não use coisas como: vaselina, solventes, facas ou fósforos.

  3. Guarde o carrapato. Sim, você deve guardar o carrapato temporariamente. Como os carrapatos podem transmitir doenças como a doença de Lyme, talvez você queira fazer o teste do carrapato se apresentar sinais da doença de Lyme, ou mesmo se não apresentar. Se o teste der positivo para alguma doença, talvez você precise de tratamento médico adicional.
    • Coloque o carrapato em um saquinho plástico ou em um recipiente pequeno (por exemplo, frasco de comprimidos vazio, etc.).
    • Se o carrapato ainda estiver vivo, guarde-o na geladeira por até 10 dias.
    • Se o carrapato estiver morto, guarde-o no freezer por até 10 dias.
    • Se não for possível enviar o carrapato dentro de 10 dias, jogue-o fora. Mesmo os carrapatos congelados ou refrigerados não serão viáveis para teste após 10 dias.
  4. Vá ao médico. Se o carrapato estiver profundamente enterrado na pele ou se alguém só conseguiu remover uma parte do carrapato, você precisará ir ao médico para que ele seja removido. Você também deve ir ao médico se tiver algum dos sintomas da doença de Lyme.

    Sinais da doença de LymeSintomas comuns: fadiga, febre ou calafrios, dores de cabeça, espasmos ou fraqueza, dormência ou formigamento, gânglios linfáticos inchados. Sintomas mais graves: função cognitiva prejudicada, distúrbios do sistema nervoso, sintomas artríticos e/ou batimentos cardíacos anormais.

  5. Lave a área da picada do carrapato. Use água e sabão para lavar a área da picada do carrapato. Aplique algum tipo de antisséptico na área para desinfetar a picada. Você pode usar
    álcool isopropílico, desinfetante para as mãos, etc.
    Não se esqueça de lavar as mãos depois de concluir essa etapa.
  6. Envie o carrapato para teste. O teste geralmente é feito pela autoridade de saúde pública local. Consulte o departamento de saúde para saber se o teste está disponível em sua área. O laboratório de saúde pública começará verificando que tipo de carrapato é, pois apenas alguns transmitem doenças. Se o carrapato for motivo de preocupação, ele poderá realizar testes ou enviá-lo a um laboratório nacional para testes adicionais.
    • Se você mora no Canadá em uma província que não tem um laboratório provincial que faça testes de carrapatos, pode enviar o carrapato diretamente ao Laboratório Nacional de Microbiologia (NML) para testes. Siga as instruções no site do Governo do Canadá para enviar um carrapato ao NML.
    • Se você mora nos Estados Unidos, o departamento de saúde pública de cada estado terá um procedimento sobre como enviar um carrapato para teste. Consulte o site de saúde pública do seu estado para obter instruções detalhadas.
    • Se você apresentar sinais de infecção
      mas ainda estiver aguardando os resultados do teste do carrapato,
      não adie o tratamento,
      e lembre-se de que falsos negativos são possíveis, ou você pode até ter sido picado por outro carrapato e não saber.

Prevenção de picadas de insetos

  1. Não use objetos perfumados. Alguns insetos são atraídos por determinados aromas ou apenas pelo fato de algo ter um cheiro diferente do que eles estão acostumados.
    Evite usar perfumes ou loções e cremes perfumados
    e cremes perfumados quando estiver ao ar livre.
  2. Use repelente de insetos. O repelente de insetos vem nas versões spray e loção. Use repelente de insetos antes de sair para ajudar a evitar que os insetos pousem em você. O spray é mais fácil de cobrir todo o corpo, pois também pode ser borrifado diretamente na roupa. Entretanto, a loção pode ser aplicada diretamente na pele e pode ser direcionada para áreas expostas.
    • Leia as instruções da loção repelente para saber se você pode usá-la no rosto. Nunca a aplique perto dos olhos.
    • O repelente de insetos que contém
      DEET é o mais eficaz.
    • Espere pelo menos 30 minutos antes de aplicar o repelente se você tiver acabado de passar protetor solar.
  3. Use roupas de proteção. Além de usar camisas de mangas compridas e calças compridas, você também pode usar roupas projetadas especificamente para manter os insetos afastados. Essas roupas especiais incluem um chapéu com uma rede fina que desce para cobrir o rosto, o pescoço e os ombros. Se estiver indo para uma área com muitos insetos, essa pode ser uma opção melhor do que o repelente.
    • Você também pode enfiar as calças dentro das meias para evitar que os insetos piquem seus tornozelos.
  4. Remova a água parada. A água que se acumula em poças e valas, ou qualquer água que não esteja se movendo com uma corrente, pode se tornar um local de reprodução de ovos de mosquitos. Se houver água parada em sua propriedade, remova-a para ajudar a eliminar a possibilidade de mosquitos. Se você estiver ao ar livre, evite áreas com água parada, se possível.
  5. Acenda uma vela de citronela. As velas feitas com
    citronela, linalol e geraniol
    têm se mostrado capazes de manter os insetos, principalmente os mosquitos, afastados. De fato, há estudos que mostram que a citronela reduz o número de mosquitos fêmeas na área em 35%, o linalol reduz o número em 65% e o geraniol reduz o número em 82%!
    • Eles até fazem crachás com aroma de citronela que você pode usar em suas roupas.
  6. Crie um repelente de óleo essencial. Existem alguns óleos essenciais que são conhecidos por ajudar a repelir insetos e, quando combinados com água, podem ser aplicados na pele para ajudar a manter os insetos longe. Você também pode tentar usar um difusor de óleo essencial em vez de uma vela.
    • Os seguintes óleos essenciais funcionam para repelir insetos: eucalipto, cravo, citronela, óleo ou creme de nim e géis de cânfora e mentol.
    • Se estiver aplicando uma solução diretamente na pele, tenha o cuidado de mantê-la longe dos olhos.

Identificando o que fazer

  1. Reconheça os sintomas de uma picada de inseto. Embora isso possa parecer bastante óbvio, é importante ter certeza de que está tratando uma picada de inseto e não outra coisa, como hera venenosa. Além disso, alguns sintomas podem ser semelhantes a outras condições médicas, especialmente se você for alérgico ao inseto que o picou.

    Sintomas a serem observadosVocê pode apresentar um, alguns, todos ou até mesmo nenhum desses sintomas, dependendo de como você reage pessoalmente ao inseto e à picada específicos.Sintomas na ferida da picada ou próximo a ela: dor, inchaço, vermelhidão, coceira, calor, urticária e/ou pequenas quantidades de sangramento. Sintomas graves que podem indicar uma alergia à picada do inseto com risco de morte: tosse, cócegas na garganta, aperto na garganta ou no peito, problemas respiratórios, chiado no peito, náusea ou vômito, tontura ou desmaio, sudorese, ansiedade e/ou coceira e erupção cutânea em outra parte do corpo que não seja a área da picada.

  2. Saiba quando se trata de uma emergência. Se alguém foi
    se alguém foi picado na boca, nariz ou garganta, ou se estiver sofrendo uma possível reação alérgica grave, ligue para 911 ou 999 ou leve a pessoa ao pronto-socorro imediatamente.
    imediatamente. As pessoas que estão sofrendo dessa forma podem precisar de intervenção médica para ajudá-las a respirar e provavelmente precisarão de algum tipo de medicamento para aliviar os sintomas (por exemplo, epinefrina, corticosteroides etc.).
    • Se a pessoa que foi picada tiver uma alergia conhecida a certas picadas de insetos, ela poderá levar consigo uma EpiPen (uma injeção portátil que administra epinefrina). Se ela tiver um, siga as instruções do EpiPen para administrar o medicamento à pessoa imediatamente.
    • A pessoa ainda precisa consultar um médico imediatamente, mesmo que você tenha administrado uma injeção de epinefrina.
  3. Saiba quando consultar um médico. Se a pessoa que foi picada não estiver tendo uma reação alérgica grave (ou não tiver sido picada dentro das vias aéreas), ela poderá ficar bem temporariamente. Se ela começar a apresentar qualquer um dos sintomas a seguir, talvez precise ir ao médico para receber tratamento adicional.
    • Infecções secundárias podem ser causadas pela coceira e por uma ruptura na pele pela qual as bactérias podem entrar. A pele é a primeira camada de defesa contra infecções.
    • Dor ou coceira persistente, febre, sinais de infecção no local da picada do inseto.
    • Por exemplo, se essa pessoa tiver uma infecção, ela provavelmente precisará de antibióticos para combatê-la.

Perguntas e respostas de especialistas

Dicas

  • Se o inseto que entrou em contato com a sua pele for um inseto voador, como uma abelha ou vespa, certifique-se de remover o ferrão da pele antes de aplicar qualquer um dos remédios mencionados acima. Você pode usar uma pinça para fazer isso se seus dedos não funcionarem.