Como se livrar do ferrão de uma arraia

Autor do artigo:Gabriel Silva

As arraias são peixes de corpo achatado com caudas longas que contêm espinhos serrilhados. Seus espinhos afiados podem causar cortes e perfurações graves e também liberam um veneno venenoso. Dessa forma, a dor causada por uma picada de arraia geralmente é dupla: da lesão do tecido e dos efeitos do veneno. Geralmente, é necessário atendimento médico, embora existam medidas que você pode tomar para aliviar a dor. As arraias são amplamente distribuídas em águas tropicais, mas raramente são agressivas com as pessoas. As pessoas geralmente são picadas por pisar nelas acidentalmente na praia.

O que você deve saber

  • Enxágue imediatamente o ferimento com água salgada (a água do mar é perfeitamente adequada) para remover detritos e bactérias.
  • Coloque luvas de borracha e remova o ferrão com uma pinça.
  • Deixe o ferimento de molho em água quente por 30 a 90 minutos para neutralizar o veneno.
  • Tome um anti-inflamatório de venda livre (como ibuprofeno) e vá imediatamente ao pronto-socorro para que um profissional médico possa avaliar o ferimento.

Etapas

Como lidar com a picada de uma arraia

  1. Etapa 1 Lave a área com água salgada.
    Lave a área com água salgada. As picadas de arraia são um dos ferimentos significativos mais comuns em praias e recifes tropicais e de águas quentes. Se você for picado, muito provavelmente estará em água salgada, portanto será fácil enxaguar o ferimento antes de tentar qualquer outra coisa. A água salgada removerá todos os detritos e ajudará a higienizar/limpar o ferimento de qualquer bactéria que possa ter sido introduzida nele ou ao redor dele.
    • A dor de uma picada de arraia é aguda e excruciante, portanto, pode ser difícil manter a calma e pensar com clareza. Portanto, antes de sair correndo da água, dedique alguns segundos para limpar o local da picada.
    • As áreas mais comuns de picada de arraias são o pé e a perna. A parte superior do corpo e os braços são as segundas áreas mais comuns.
  2. Etapa 2 Remova o ferrão com uma pinça.
    Remova o ferrão com uma pinça. Normalmente, o ferrão fica preso à cauda da arraia quando ela ataca, mas às vezes ele fica preso no ferimento. O tamanho dos ferrões depende do tamanho da arraia, mas a maioria é um pouco menor e mais curta do que agulhas de tricô - o que ainda é um tamanho significativo para ser perfurado. Desde que o ferrão não seja muito grande e esteja preso em um órgão interno ou artéria principal, é melhor removê-lo rapidamente com uma pinça ou com a mão firme usando luvas de borracha grossas. A maioria dos ferrões produz veneno venenoso, portanto, tenha cuidado ao manuseá-los.
    • A remoção de um ferrão pode ser mais dolorosa em curto prazo devido às bordas serrilhadas que rasgam o tecido à medida que você o puxa. No entanto, removê-lo rapidamente pode evitar que mais veneno entre em seu ferimento, o que é benéfico a longo prazo.
    • Retirar um ferrão também fará com que mais sangue saia da ferida por alguns minutos, mas isso pode ajudar a eliminar quaisquer detritos e bactérias. Não se esqueça de enxaguar o ferimento com mais água do mar para ajudar a limpá-lo.
    • A retirada de um ferrão de um órgão ou artéria principal pode provocar sangramento maciço e fatal, portanto, nessas circunstâncias, deixe-o no local e procure atendimento médico o mais rápido possível.
  3. Etapa 3 Mergulhe o ferimento em água quente.
    Deixe a ferida de molho em água quente. A coisa mais útil que você pode fazer para combater os efeitos dolorosos do veneno é submergir o ferimento (de preferência com o ferrão removido) em água quente. A temperatura ideal para a água é de cerca de 40ºC, mas mergulhe o ferimento em água tão quente quanto você puder tolerar sem queimar a pele. A água quente desnatura (destrói) a proteína do veneno, o que o torna inofensivo, e o calor também ajuda a higienizar o ferimento. Deixe o ferimento de molho por 30 a 90 minutos, mantendo a temperatura da água.
    • Outros sintomas causados pelo veneno incluem: nódulos linfáticos inchados perto do ferimento, dificuldade para respirar, frequência cardíaca elevada, pressão arterial reduzida, náusea, vômito, febre, calafrios, cãibras musculares, dor de cabeça, desmaio e/ou convulsões.
    • Certifique-se de testar a água quente para crianças pequenas antes de mergulhar seus ferimentos em água quente.
    • A área ao redor da ferida perfurada inchará e ficará vermelha escura, às vezes com uma coloração azulada.
    • Embora a dor da picada seja mais imediata e normalmente atinja o pico em 1 a 2 horas, os sintomas do veneno podem se agravar ao longo de 2 dias. Você pode notar inchaço ou descoloração ao redor da picada, mas os sintomas mais graves podem incluir náusea, vômito, dor abdominal, falta de ar, dor de cabeça, convulsões ou necrose.
  4. Etapa 4 Tome anti-inflamatórios de venda livre (OTC).
    Tome anti-inflamatórios de venda livre (OTC). Parte da dor relacionada à picada de uma arraia se deve ao inchaço do ferimento. Portanto, tomar um anti-inflamatório não esteroidal (AINE) de venda livre, como ibuprofeno (Motrin, Advil) ou naproxeno (Aleve), pode ser muito útil para reduzir o desconforto a curto prazo. Analgésicos como o acetaminofeno (Tylenol, Paracetamol) também podem ser usados para a dor das picadas, mas não afetam o inchaço.
    • Os anti-inflamatórios e analgésicos (analgésicos) devem ser considerados estratégias de curto prazo para o controle da dor enquanto você se dirige ao hospital ou clínica mais próxima e recebe atendimento médico.
    • Se estiver sangrando muito devido ao ferimento perfurante da arraia, tome acetaminofeno para aliviar a dor em vez de AINEs, pois eles tendem a 'afinar' o sangue e reduzir a capacidade de coagulação do corpo.
  5. Etapa 5 Procure atendimento médico.
    Procure atendimento médico. Embora os primeiros socorros básicos, água quente e anti-inflamatórios sejam certamente úteis, um ferimento causado por uma arraia quase sempre precisa de atenção médica. Antes de ligar para o 911 ou ir ao pronto-socorro, é melhor determinar a idade, o peso e a condição da pessoa, bem como o horário da picada, para que os médicos possam avaliar a possível gravidade da situação. Uma pessoa menor (criança) tem um risco muito maior de complicações graves decorrentes do veneno do que uma pessoa maior.
    • Para o controle imediato da dor, o médico provavelmente injetará um anestésico local no ferimento e ao redor dele. Também podem ser usados bloqueios nervosos.
    • Antibióticos orais podem ser administrados para evitar infecções se o ferimento for profundo ou se houver um atraso significativo na busca de tratamento. Seu médico também poderá administrar opioides para dor intensa.
    • A ferida será cuidadosamente limpa, embora os pontos não possam ser aplicados até que o médico tenha certeza de que há um grande risco de infecção. Você também poderá receber uma vacina contra tétano.
    • Se o ferrão for venenoso (nem todos são), será administrado um medicamento antissoro para reverter os efeitos colaterais do veneno.
    • Seu médico também pode querer fazer raios X ou outra forma de imagem para garantir que não haja farpas ainda presas em sua pele e para avaliar qualquer dano interno que possa ter sido causado pela penetração das farpas.
    • Se alguém foi picado no peito ou no abdômen, considere fazer um eletrocardiograma e exames laboratoriais para que o médico possa monitorar sua atividade cardíaca. Se ele estiver preocupado com efeitos colaterais mais graves, como choque, ele o transferirá para um local com UTI.

Como evitar o risco de picadas

  1. Etapa 1: Nadar't swim with stingrays.
    Não nade com arraias. Embora as arraias tendam a ser criaturas não agressivas que tentam evitar ou fugir das pessoas, algumas espécies maiores podem confundir as pessoas como presas ou como ameaças hostis. Steve Irwin, o 'Caçador de Crocodilos', morreu em decorrência de um ataque de arraia em 2006, mesmo achando que estava a salvo. Ele foi perfurado várias vezes nos pulmões e no coração e morreu pouco tempo depois em decorrência dos ferimentos. Portanto, a melhor prevenção para evitar picadas é nunca nadar conscientemente com elas e evitar áreas/praias que sejam consideradas seu habitat.
    • Converse com pescadores ou surfistas locais que conheçam bem o litoral e as praias para saber quais áreas devem ser evitadas.
    • Não toque em arraias mortas. Obviamente, os ferrões permanecem afiados após a morte, mas o veneno também pode ser secretado por elas, portanto, não pegue uma.
    • Se estiver pescando e pegar uma arraia, corte-a da linha em vez de tentar desembaraçá-la.
    • Evite nadar muito perto do fundo do mar, pois uma arraia pode facilmente alcançá-lo.
  2. Etapa 2 Embaralhe os pés enquanto caminha.
    Embaralhe os pés enquanto caminha. Se você não tem intenção de evitar praias tropicais e temperadas, então deve aprender a minimizar o risco de pisar em uma arraia. A melhor técnica parece ser deslizar ou embaralhar os pés na areia em vez de levantar os pés e dar passos. As arraias detectam isso à distância e nadam para longe antes que você tenha a chance de pisar nelas acidentalmente.
    • Pisar no fundo enquanto você caminha lentamente pela água turva também pode assustar as arraias à distância.
    • Você também pode usar uma vara para cutucar a areia à sua frente antes de dar um passo à frente.
    • O uso de calçados na água não faz diferença na prevenção de ferimentos por arraias. Os ferrões podem penetrar facilmente em materiais de borracha e náilon.
  3. Etapa 3 Identificar espécies venenosas.
    Identifique as espécies venenosas. Se estiver mergulhando ou praticando snorkel, aprenda a identificar as espécies venenosas e/ou agressivas de arraias (e outras criaturas marinhas) com antecedência. A Internet está repleta de informações e imagens coloridas para ajudá-lo a identificar as diferentes espécies de arraias. Algumas, como a arraia-manta, não têm ferrão e são inofensivas para as pessoas. Antes de sair de férias em uma praia tropical, prepare-se e prepare sua família com essas informações úteis.
    • Aprender os hábitos gerais das espécies locais durante as férias pode evitar que você se envolva em situações de risco. As lesões causadas por arraias geralmente ocorrem no final do verão e no início do outono, quando elas se enterram na areia em ondas rasas.
    • Embora a maioria das arraias viva em água salgada, há algumas espécies de água doce que têm veneno mais tóxico.
    • Evite ir a áreas remotas que estejam isoladas de ajuda médica. O sangramento abundante e o veneno podem ser fatais se a ajuda médica demorar mais do que algumas horas.

Perguntas e respostas de especialistas

  • Pergunta
    E se ela atravessar uma parte de seu corpo?
    Preste os primeiros socorros conforme necessário. Enxágue o ferimento com água doce, remova a farpa, se possível, cubra o ferimento e aplique pressão para estancar o sangramento. Faça RCP se necessário e procure atendimento médico imediatamente, pois a maioria das picadas de arraia requer atenção médica.

Dicas

  • As arraias são o grupo mais comum de peixes ou criaturas marinhas que picam as pessoas.
  • O resultado de uma picada de arraia depende da quantidade de veneno que entra no corpo, do local da picada e da rapidez com que a pessoa é tratada. A morte por picada é muito rara.
  • A dormência ou o formigamento causados por uma picada podem persistir por muitas semanas após o ferimento.

Advertência

  • Uma picada de arraia no peito ou no abdômen de uma pessoa pode levar à morte, portanto, não demore a procurar ajuda médica de emergência.