Como se animar antes de um grande jogo desportivo

Autor do artigo:Gabriel Silva

Toda a gente sabe como é importante estar fisicamente preparado para um grande jogo, mas estar com a cabeça no lugar é igualmente importante. Preparar-se psicologicamente antes de entrar em campo vai ajudá-lo a jogar o seu melhor e a divertir-se mais. É por isso que reunimos algumas das melhores e mais fáceis formas de entrar na zona antes dos grandes jogos. Confira os passos abaixo para saber como!

Passos

Como se preparar

  1. Passo 1: Aumentar o ritmo.
    Aumente o ritmo. Ouça música. Crie uma lista de reprodução repleta de canções com letras que o inspirem (como o clássico 'Eye of the Tiger') ou músicas animadas e contagiantes (como 'Lust for Life'). Mas evite músicas lentas. Em vez disso, anime-se com canções cheias de energia, como rock rápido, punk, hip-hop ou música de dança.
    • Para um impulso adicional, prefira músicas com linhas de baixo fortes. Estudos demonstraram que ouvir músicas com muito baixo inspira um desejo mais forte de dominar do que músicas com pouco ou nenhum baixo. 'Another One Bites the Dust' dos Queen é um exemplo clássico.
  2. Passo 2 Mantenha-se ativo.
    Mantenha-se ativo. Aumente a sua excitação mental mantendo o seu corpo excitado. Mantenha-se de pé e mexa-se. Ou, se tiver de permanecer sentado (como numa viagem de autocarro), encontre outras formas de se manter fisicamente ativo. Evite a passividade:
    • Caminhar a um ritmo acelerado
    • Fazer uma corrida de aquecimento
    • Fazer polichinelos
    • Tocar tambores
    • Bater com os punhos ao som de música
  3. Etapa 3: Dar a si próprio conselhos animadores.
    Faça discursos de incentivo a si próprio. Aumente o seu entusiasmo com discursos positivos durante os treinos e o aquecimento. Faça-os em silêncio na sua cabeça ou diga-os em voz alta para aumentar a sua atividade física e matar dois coelhos com uma cajadada só. Não se preocupe em torná-los longos. Concentre-se em frases positivas ou mesmo em palavras-chave com verbos que enfatizem a ação, como:
    • 'Continua a mexer-te!'
    • 'Ponha-os de fora!'
    • 'Atacar!'
    • 'Atacar!'
  4. Passo 4 Don't go overboard.
    Não exagere. Lembre-se: por muito que queira animar-se, ainda tem um jogo para jogar. Seja sensato quanto ao esforço que está a fazer antes do jogo. Evite estimular-se demasiado:
    • Não ingerir demasiada cafeína ou bebidas energéticas.
    • Aquecer de acordo com as instruções do seu treinador.
    • Dormir bem na noite anterior.
    • Evitar actividades extenuantes.

Criar espírito de equipa

  1. Passo 1 Reunir-se fora do treino.
    Reúnam-se fora dos treinos. Diferencie o grande jogo de todos os outros, tornando o dia ou a noite anterior numa ocasião especial. Façam algo novo em grupo para reforçar os vossos laços. Organizem um jantar, façam uma viagem de carro ou vão ao cinema ver um filme inspirador juntos.
    • Não tem necessariamente de ser no dia ou na noite anterior ao jogo. Os horários podem entrar em conflito, ou o treinador pode querer que todos estejam bem descansados para o jogo. Mas façam-no um pouco antes do grande jogo.
    • Pode fazer do próximo jogo o foco da sua noite se falar sobre ele aumentar o entusiasmo de todos. Mas também pode deixar isso para o treino e concentrar-se na diversão. O objetivo é reforçar os laços e criar um espírito de equipa, independentemente do que fizerem.
  2. Passo 2 Ver jogos antigos em conjunto.
    Vejam jogos antigos em conjunto. Se possível, peça a alguém que filme os vossos jogos ao longo da época. Depois, antes do grande jogo, faça uma projeção com a sua equipa para ver os seus melhores momentos. Veja o seu melhor jogo, em que todos estiveram no ponto, ou crie uma série de destaques de jogadas individuais e triunfos.
    • Pode fazer isto em qualquer altura nos dias que antecedem o jogo. Faça um treino tardio e veja-o depois do treino, torne-o parte do seu encontro especial fora do treino, ou veja-o no dia do jogo, na viagem de autocarro ou no balneário.
  3. Passo 3 Cantar em grupo.
    Cantem em grupo. Lembre-se: ouvir música é uma óptima forma de se animar. Tal como manter-se ativo. Por isso, combine as duas estratégias e crie unidade e entusiasmo ao mesmo tempo.
    • Cantem as canções que vos vierem à cabeça como grupo durante a viagem de autocarro, para se divertirem e aumentarem a vossa camaradagem.
    • Depois, escolham um hino ou hinos para serem a vossa canção de combate durante o aquecimento, para se animarem à medida que se aproxima a hora de começar.
  4. Passo 4 Dê um incentivo à sua equipa.
    Dê à sua equipa um discurso de incentivo. Concentre a atenção de todos no jogo que se aproxima com um discurso rápido. Faça-o durante o treino anterior, durante o convívio, no dia do jogo, ou nos três. Seja breve, não mais do que dois minutos, porque quer que os seus colegas de equipa se mantenham activos para se animarem também. E também:
    • Concentre-se em afirmações positivas. Evite chamar a atenção para algo negativo. Por exemplo, se já não ganha um jogo há algum tempo, não mencione o seu recorde. Em vez disso, realce o bom desempenho de todos nos últimos treinos.
    • Mantenha a simplicidade. Deixe de lado a definição de estratégias e instruções específicas para os colegas de equipa. Limite-se a declarações gerais, como 'Temos isto no papo' e 'Eu sei que conseguimos fazer isto'.
    • Dê ênfase à equipa e não aos indivíduos. Evite destacar os melhores jogadores e colocar demasiada pressão sobre eles, o que pode deixá-los nervosos em vez de os animar. Ao mesmo tempo, aumente a confiança dos outros colegas de equipa usando sempre o termo inclusivo 'nós'.

Lidar com o nervosismo

  1. Passo 1 Pense no grande jogo como apenas mais um jogo.
    Pense no grande jogo como apenas mais um jogo. Quer se trate de um jogo contra os seus rivais ou de um jogo de qualificação, lembre-se: não é jogado de forma diferente dos jogos menos importantes. Por isso, retire o 'grande' do 'grande jogo'. Concentre-se apenas no que tem de fazer para ganhar e não no que depende do seu desempenho.
    • Tenha isto em mente quando der um incentivo aos seus colegas de equipa. Evite preocupá-los com o significado de uma vitória ou derrota neste caso. Não mencione as circunstâncias especiais e fale simplesmente do jogo como se fosse outro qualquer.
  2. Passo 2 Confrontar os seus medos o mais rapidamente possível.
    Confronte os seus medos o mais depressa possível. Pense em todas as coisas que o deixam nervoso quando está a atuar. Agora reconheça que elas não têm quaisquer poderes mágicos sobre si e que o seu nervosismo é uma resposta que vem apenas de si, não de um feitiço lançado sobre si. Por isso, comece a desafiar-se a si próprio muito antes do grande jogo, enfrentando os seus medos de frente. Dê a si mesmo um impulso adicional no dia do jogo, olhando para trás como desafios enfrentados e superados. Por exemplo:
    • Se duvida das suas capacidades em relação a um determinado aspeto do desporto (como fazer um lançamento de 3 pontos no basquetebol ou vencer colinas no corta-mato), adapte os seus treinos ou dedique-se a um treino extra para o resolver.
    • Se a presença de um determinado membro da família, amigo ou pessoa especial no meio da multidão o deixar constrangido, convide-o para os treinos ou jogos menos importantes com antecedência, ou mesmo apenas para o ver a lançar cestos na entrada da garagem (ou algo semelhante).
  3. Passo 3 Concentre-se nos seus progressos.
    Concentre-se no seu progresso. Quer esteja a pensar em si próprio ou na sua equipa, aumente a sua confiança acompanhando a evolução do seu desempenho desde o início da época. Concentre-se no seu desempenho, e não no seu recorde. Não se deixe abater por confundir as duas coisas se estiver a ter uma época menos boa. Enfatize sempre o quanto melhorou, tanto a nível individual como geral, independentemente do número de vitórias que obtiver ao longo do percurso.
    • Quase toda a gente passa por contratempos numa altura ou noutra durante uma época. Concentre-se menos nos contratempos em si e mais na rapidez com que recuperou deles. Reforce-se lembrando a si próprio a rapidez com que consegue recuperar.
    • Lembre-se: uma derrota não significa necessariamente que o seu desempenho foi mau. Pode muito bem jogar o seu melhor jogo de sempre durante uma derrota. Por isso, honre esse desempenho, reconhecendo-o como tal.
  4. Passo 4 Evitar outras fontes de stress.
    Evite outras fontes de stress. Qualquer que seja a dieta que o seu desporto exija, não se esqueça de comer bem nos dias que antecedem o grande jogo e no dia do mesmo. Descanse também bastante na semana anterior. Planeie bem antes do dia do jogo para eliminar quaisquer distracções que possam desviar a sua atenção do seu desempenho, tais como:
    • Definir um alarme duplo, confirmar todos os planos de viagem e preparar e/ou embalar o seu uniforme, equipamento de aquecimento e equipamento para reduzir as hipóteses de chegar atrasado no dia do jogo.
    • Concluir previamente quaisquer tarefas não relacionadas, como os trabalhos de casa ou o pagamento de contas, para não se sentir tentado a preocupar-se com elas durante o jogo.
  5. Etapa 5 Saber quando recuar.
    Saiba quando deve recuar. Lembre-se: preparar-se para o grande jogo não significa ficar louco. Por exemplo, não se deve entusiasmar tanto para uma corrida que se arranca da linha de partida a um ritmo que não se consegue manter. Por isso, preste muita atenção à sua capacidade de se concentrar no que realmente precisa de fazer durante o jogo. Se se sentir sobrecarregado com os riscos envolvidos, tente:
    • Meditar para concentrar a sua mente no aqui e agora e não no que o futuro lhe reserva.
    • Distrair-se com livros, filmes, música mais lenta, trabalhos de casa ou sair com amigos fora da sua equipa.
    • Fazer duas listas relativas ao jogo, uma das coisas que estão sob o seu controlo e outra das que estão fora dele, para que se possa concentrar no que pode realmente controlar.

Ficar entusiasmado como adepto

  1. Etapa 1 Enfeitar-se com cores.
    Enfeite-se com cores. Mostre a sua lealdade à equipa com as suas roupas. Use camisolas oficiais, casacos, chapéus ou outro equipamento. Ou então, procure nas suas outras roupas e monte um conjunto que reflicta as cores da equipa. Mostre o seu apoio e anime-se identificando-se claramente como um adepto para que todos o tratem como tal.
    • Também pode usar maquilhagem ou até mesmo pintura corporal para se comprometer ainda mais.
  2. Passo 2 Organize uma festa.
    Faça uma festa. Aumente o seu próprio entusiasmo fazendo com que os outros também se entusiasmem. Convide pessoas para uma reunião antes do jogo. Vá mais longe e realce o seu apoio decorando o local e criando actividades divertidas centradas no jogo. Por exemplo:
    • Compre guardanapos, pratos, copos e outros artigos de festa coloridos que combinem com as cores da sua equipa, ou até mesmo utilize artigos oficiais se estiverem disponíveis.
    • Reproduza um resumo de vitórias passadas e jogadas fantásticas como entretenimento de fundo.
    • Organize um jogo de perguntas e respostas sobre o desporto em si e a sua equipa favorita.
    • Faça um jogo de apostas sobre jogadas, resultados, lesões e outros factores.
  3. Passo 3 Saia de casa.
    Saia de casa. A menos que esteja a organizar uma festa, veja o jogo num local diferente do seu ambiente habitual. Torne-o numa ocasião especial, optando por uma experiência de visualização que o distinga dos desenhos animados de sábado de manhã, dos talk shows de domingo e dos noticiários noturnos. Experimente:
    • Comprar bilhetes para o próprio jogo para o ver pessoalmente, se possível.
    • Ir a um bar, restaurante ou outro estabelecimento que exiba o jogo na televisão.
    • Ir a casa de um amigo ou familiar para assistir ao jogo com eles.

Perguntas e respostas de especialistas

  • Pergunta
    Como é que se abastece antes de um jogo?
    É importante compreender como gerir a sua respiração e a sua mente. Para entrar numa mentalidade de campeão, visualize-se a ter sucesso antes mesmo de o jogo começar. Veja-se em qualquer situação em que queira estar, como passar a bola por cima da vedação ou ver-se a fazer o último lançamento e todos os jogadores a correrem para o monte. O trabalho de respiração é algo que eu gostaria de ter aprendido quando era mais jovem. Há muitos exercícios de respiração diferentes, e o trabalho de respiração faz parte da visualização, colocando-se nesse momento e mantendo uma consciência das suas emoções e um controlo geral sobre a forma como está a processar cada momento. A tua respiração tem muito a ver com a tua capacidade de fazer isso.
  • Questão
    O que posso fazer para ajudar com o nervosismo no campo?
    Transforme esse nervosismo em energia e não pense nos 'e se'. Não pense em si próprio como se tivesse feito asneira, pense em si próprio como se tivesse marcado o golo da vitória ou feito a defesa que salvou o jogo. Não pense em nada que o possa perturbar.
  • Pergunta
    E se estiver a começar a praticar este desporto?
    Estas dicas também podem funcionar para os principiantes. Sempre que joga um jogo, deve concentrar-se no que pode fazer aqui e agora, por isso, pensar na sua falta de experiência não é algo que deva fazer no dia do jogo.

Dicas