Como sair da areia movediça

Autor do artigo:Gabriel Silva

Você está caminhando sozinho na natureza, perdido em seus pensamentos, quando de repente se vê preso em areia movediça e afundando rapidamente. Morte certa na lama? Não é bem assim. Embora a areia movediça não seja tão perigosa quanto parece nos filmes, ela é um fenômeno real. Praticamente qualquer areia ou lodo pode se tornar temporariamente areia movediça se estiver suficientemente saturado com água e/ou sujeito a vibrações, como as que ocorrem durante um terremoto. Veja o que fazer se você tiver essa sensação de afundamento.

Etapas

Tirando os pés para fora

  1. etapa 1 largue tudo.
    Largue tudo. Se pisar em areia movediça e estiver usando uma mochila ou carregando algo pesado, tire imediatamente a mochila ou largue o que estiver carregando. Como o seu corpo é menos denso do que a areia movediça, você não conseguirá afundar totalmente, a menos que entre em pânico e se debata demais ou esteja sobrecarregado por algo pesado.
    • Se for possível tirar os sapatos, faça isso. Sapatos, especialmente aqueles com solas planas e inflexíveis (muitas botas, por exemplo), criam sucção quando você tenta puxá-los da areia movediça. Se você souber de antemão que é muito provável que encontre areia movediça, troque de botas e fique descalço ou use sapatos dos quais possa tirar os pés facilmente.
  2. etapa 2 mova-se horizontalmente.
    Mova-se horizontalmente. Se sentir que seus pés estão ficando presos, dê alguns passos rápidos para trás antes que a areia movediça se instale. Geralmente, leva um minuto para a mistura se liquefazer, o que significa que o melhor método para se desprender é não ficar preso em primeiro lugar.
    • Se seus pés ficarem presos, evite dar passos largos e pesados para tentar sair. Dar um grande passo à frente pode desprender um pé, mas empurrar o outro para baixo, tornando extremamente difícil se desprender completamente.
  3. etapa 3 deite-se para trás.
    Deite-se. Sente-se e incline-se para trás se seus pés estiverem presos rapidamente. A criação de uma 'pegada' maior deve liberar seus pés ao remover a pressão que eles criam, permitindo que flutuem. Quando sentir que eles começam a se soltar, role para o lado, afastando-se da areia movediça e livrando-se de sua aderência. Você se sujará, mas é a maneira mais rápida e segura de se libertar.
  4. etapa 4 não tenha pressa.
    Não tenha pressa. Se você estiver preso em areia movediça, movimentos frenéticos só prejudicarão sua causa. O que quer que você faça, faça-o lentamente. Os movimentos lentos evitarão que você agite a areia movediça; as vibrações causadas por movimentos rápidos podem transformar um solo relativamente firme em mais areia movediça.
    • Mais importante ainda, a areia movediça pode reagir de forma imprevisível aos seus movimentos. Se você se mover lentamente, poderá interromper mais facilmente uma reação adversa e, ao fazê-lo, evitará ficar preso ainda mais. Você precisará ser paciente. Dependendo da quantidade de areia movediça ao seu redor, pode levar vários minutos ou até horas para sair lenta e metodicamente.

Como sair de uma areia movediça profunda

  1. etapa 1: relaxe.
    Relaxe. A areia movediça geralmente não tem mais do que alguns metros de profundidade, mas se você se deparar com um local particularmente profundo, é bem possível que afunde rapidamente até a cintura ou o peito. Se entrar em pânico, poderá afundar ainda mais, mas se relaxar, a flutuabilidade do seu corpo fará com que você flutue.
    • Respire profundamente. A respiração profunda não apenas o ajudará a manter a calma, mas também o deixará mais flutuante. Mantenha o máximo de ar possível em seus pulmões. É impossível 'afundar' se seus pulmões estiverem cheios de ar.
  2. etapa 2 deite-se de costas e swim.
    Deite-se de costas e 'nade'. Se afundar até a altura dos quadris ou mais, incline-se para trás. Quanto mais você distribuir seu peso, mais difícil será afundar. Flutue de costas enquanto libera suas pernas lenta e cuidadosamente. Quando as pernas estiverem livres, você poderá se mover para a segurança usando os braços para se impulsionar lenta e suavemente para trás com os braços em um movimento de varredura, como se estivesse nadando. Quando chegar perto da borda da areia movediça, você poderá rolar para o chão duro.
  3. etapa 3 use um bastão.
    Use um bastão. Carregue um bastão de caminhada sempre que estiver em uma região de areia movediça. Assim que sentir seus tornozelos afundarem, coloque a vara na superfície da areia movediça horizontalmente atrás de você. Deite-se de costas em cima da vara. Depois de um ou dois minutos, você alcançará o equilíbrio na areia movediça e parará de afundar. Trabalhe o bastão em uma nova posição; mova-o para baixo dos quadris. A vara impedirá que seus quadris afundem, de modo que você possa soltar lentamente uma perna e depois a outra.
    • Fique deitado de costas com os braços e as pernas tocando totalmente a areia movediça e use a vara como guia. Avance lateralmente ao longo da vara até o solo firme.
  4. etapa 4 faça pausas frequentes.
    Faça pausas frequentes. O trabalho de extração pode ser exaustivo, portanto, você precisa trabalhar de forma criteriosa, conservando sua energia antes de ficar muito cansado.
    • No entanto, você precisa se mover rapidamente, pois a pressão da areia pode interromper o fluxo sanguíneo e causar danos aos nervos, entorpecendo suas pernas e tornando quase impossível se libertar sem ajuda.
    • Ao contrário do que se vê nos filmes e na televisão, a maioria das fatalidades relacionadas a areias movediças não ocorre porque você é sugado para baixo, mas por exposição ou afogamento nas marés que chegam.

Como evitar areia movediça

  1. etapa 1 reconheça as áreas comuns de areia movediça.
    Reconhecer áreas comuns de areia movediça. Embora a areia movediça não seja um tipo único de solo, ela pode se formar em qualquer lugar em que a água subterrânea se misture com o solo arenoso, criando uma mistura de sopa distinta. Aprender a prever os locais onde você pode encontrar areia movediça é a melhor maneira de evitar ficar preso nela. A areia movediça ocorre mais comumente em:
    • Planícies de maré
    • Pântanos e brejos
    • Perto das margens de lagos
    • Perto de fontes subterrâneas
  2. etapa 2 procure ondulações.
    Procure ondulações. Fique atento ao solo que pareça instável e úmido ou à areia que tenha 'ondulações' de aparência não natural na textura. Você deve ser capaz de ver a água se infiltrando por baixo da areia, o que torna a areia movediça bastante visível se você estiver atento durante a caminhada.
  3. etapa 3 teste o solo à sua frente com o bastão de caminhada.
    Teste o solo à sua frente com o bastão de caminhada. Leve sempre um bastão de caminhada robusto, tanto para usá-lo no caso de ficar preso, como também para bater no chão à sua frente enquanto caminha. Alguns segundos com um bastão de caminhada podem ser a diferença entre uma luta livre com uma poça de areia movediça e uma caminhada segura.

Perguntas e respostas da comunidade

  • Perguntas
    Como se formam as areias movediças?
    A areia movediça se forma quando a areia molhada é subitamente deslocada. A água não consegue escapar e cria um sólido liquefeito.
  • Pergunta
    Por que a areia movediça é tão perigosa?
    Porque ela continua puxando você para baixo. Se seu corpo afundar na área do peito, a pressão pode dificultar sua respiração.
  • Pergunta
    Como faço para tirar outra pessoa da areia movediça?
    Se você tiver uma corda ou bengala, use-a para puxá-los para fora de uma distância segura. Não entre na areia movediça por conta própria.

Vídeo

Dicas

  • Relaxe sua cabeça e mantenha-a erguida o máximo que puder sem ficar tenso.
  • Torcer-se e contorcer-se só o afundará ainda mais. Faça todos os movimentos lentamente e não tenha pressa.
  • Se estiver caminhando com outra pessoa em uma área onde é provável encontrar areia movediça, leve consigo pelo menos 6,1 m de corda. Dessa forma, se uma pessoa cair, a outra poderá ficar em segurança em solo firme e puxá-la para fora. Se a pessoa que estiver em solo firme não for forte o suficiente para puxar a vítima, a corda deve ser amarrada a uma árvore ou a outro objeto fixo para que a vítima possa se puxar sozinha.

Avisos

  • Embora a opção de caminhar descalço possa não ser capaz de protegê-lo da areia movediça, ela pode expô-lo a parasitas que entram pela pele, como ancilostomídeos e vermes.
  • Se o seu amigo quiser puxá-lo para fora, pode ser uma má ideia puxar a sucção.

O que você precisará

  • Uma vara robusta
  • Corda
  • Dispositivo de flutuação