Como sair de uma chave de braço

Autor do artigo:Gabriel Silva

A chave de cabeça é uma chave de submissão muito poderosa. Quando seu agressor ou oponente inicia uma tentativa, você deve se esforçar ao máximo para escapar. Com algumas táticas importantes, quase sempre é possível obter algum tipo de renúncia, mesmo que o agressor seja maior do que você.

Etapas

Como escapar de uma chave de braço lateral

  1. Etapa 1 Vire a cabeça na direção do agressor.
    Vire a cabeça em direção ao seu agressor. Vire-se para o corpo de seu oponente para que suas vias aéreas não fiquem mais apertadas. Isso permitirá que você respire para poder escapar da chave de braço.
  2. Etapa 2 Atordoe seu agressor.
    Atordoe seu agressor. Use a mão mais próxima da frente do corpo do agressor para golpear seus testículos (se o agressor for homem). Tente também atingir seu oponente no intestino ou nas costelas com o cotovelo. Golpear o agressor no intestino e nas costelas funciona tanto para homens quanto para mulheres.
    • Mantenha a mão externa livre para atacar os testículos ou para proteger seu rosto se o agressor tentar atingi-lo.
    • Se for uma situação de vida ou morte, a mordida é totalmente aceitável e é uma excelente maneira de ferir um agressor se ele não estiver preparado adequadamente.
    • No entanto, esteja ciente de que, se ele o tiver em um estrangulamento adequado (a articulação do cotovelo está alinhada verticalmente com o esôfago, e a mão do braço estrangulador está no bíceps oposto, com a mão oposta na base do crânio), tentar morder dará a ele uma chance fácil de puxar seu pescoço em direção a si mesmo, deixando-o inconsciente.
  3. Etapa 3 Alcance seu agressor's head.
    Alcance a cabeça de seu agressor. Use o braço externo para alcançar o rosto do agressor. Se essa for uma situação de vida ou morte, use os dedos para tentar arrancar os olhos do agressor, passe a mão ou os dedos por baixo do nariz para puxar a cabeça para trás ou passe a mão por baixo do queixo para puxar a cabeça para trás. Mantenha a outra mão no braço ou na mão que o estava prendendo com a cabeça.
    • O corpo deve seguir a cabeça. É por isso que puxar a cabeça para trás o deixará desequilibrado.
  4. Etapa 4 Levante-se e ataque.
    Levante-se e ataque. Ao puxar a cabeça do agressor para trás, fique em pé para desarmá-lo ainda mais (as costas dele ficarão curvadas). Use a mão que estava segurando a mão e o braço que prendem a cabeça do agressor para atacá-lo novamente nas costelas ou na virilha e empurrá-lo para longe de você.
    • Esse é o momento de correr e escapar.

Como escapar de uma chave de braço traseira

  1. Etapa 1 Proteja suas vias aéreas.
    Proteja suas vias aéreas. Vire a cabeça para o lado em que o agressor o está sufocando. Isso garantirá que suas vias aéreas não sejam cortadas. Use as mãos para agarrar o braço do agressor, com os dedos na parte interna do braço, perto do queixo.
  2. Etapa 2: Coloque o queixo para dentro.
    Encaixe o queixo. Levante ou encolha os ombros de modo a criar um espaço para que você possa encostar o queixo no corpo e colocar os dedos no espaço entre o braço da pessoa e o queixo. Procure enfiar o queixo na dobra do cotovelo; é aí que haverá mais espaço para se mexer. Afunde-se na pegada dele dobrando os joelhos.
    • Isso fará com que seja mais difícil para o agressor travar o braço em seu pescoço.
  3. Etapa 3 Dê um passo para trás.
    Dê um passo para trás. No lado em que o agressor estiver sufocando você, dê um passo para trás, atrás do pé dele, para travar a perna.
    • Não arqueie suas costas para trás. Em vez disso, mantenha suas costas curvadas para frente. Se você se inclinar para trás, ficará indefeso e sem equilíbrio.
    • Não dê um passo para o lado, mas para trás, atrás do pé dele, de modo que suas pernas fiquem na altura da panturrilha.
  4. Etapa 4 Vire-se para fora e jogue-o no chão.
    Vire-se e jogue-o no chão. Dobre os joelhos e gire 180° em direção ao pé que está pisando. Suas mãos ainda devem estar no braço da pessoa, entre o queixo e o braço dela. Uma vez fora da chave de cabeça, puxe diagonalmente o corpo para jogar o agressor no chão.
    • Mantenha o pé oposto (o pé que não ficou preso atrás da perna do agressor) forte para tropeçar no oponente ao jogá-lo no chão através do seu corpo.
    • Se não conseguir arremessar o agressor, continue girando os ombros e os quadris para dentro para criar mais alavancagem. Eventualmente, isso deve criar espaço suficiente para que você possa puxar sua cabeça para fora.

Perguntas e respostas de especialistas

  • Pergunta
    Como evitar entrar em um headlock?
    Incline o queixo na direção das mãos do agressor. Isso pode ajudar a impedir que os braços do agressor cheguem à sua traqueia, para que ele não o sufoque.
  • Pergunta
    Como faço para me libertar de uma chave de braço?
    Obtenha alavancagem - envie seus braços e mãos na direção do estrangulamento em uma ação de arrancar para baixo. A partir daí, gire os quadris e os ombros para dentro para criar alavancagem. Se você continuar se esforçando, acabará abrindo espaço suficiente para puxar a cabeça para fora.

Vídeo

Dicas

  • Mantenha o queixo para dentro para que seu oponente não possa iniciar um estrangulamento.
  • Se a situação for perigosa, tente machucar a pessoa nas partes íntimas ou nos olhos. Não faça isso a menos que esteja em perigo!
  • Tenha um plano de fuga pronto para o momento em que você estiver livre.

Avisos

  • Escapar de uma chave de braço geralmente coloca uma grande quantidade de tensão na cabeça e no pescoço, o que pode ser muito perigoso e doloroso. Se você tiver a opção de desistir (luta livre casual), considere seriamente essa possibilidade.