Como sair ileso de uma briga

Autor do artigo:Gabriel Silva

Há muitas maneiras de sair ileso de uma briga. A maioria delas envolve conversar para sair da situação. Apele para o senso de simpatia ou orgulho de seu agressor e não o antagonize. Se houver outras pessoas por perto, peça ajuda. Se o agressor não recuar, procure uma oportunidade de escapar. Tome medidas para se defender ou desequilibrar o agressor, se necessário, antes de fugir.

Etapas

Conversando com seu agressor

  1. Etapa 1 Diminua a escalada da situação.
    Diminua a escalada da situação. Desescalar significa reduzir as tensões entre você e a pessoa que está brigando com você ou que deseja brigar com você. Para diminuir a escalada da situação, não antagonize a pessoa hostil. Expresse seu desinteresse em brigar.
    • Por exemplo, você pode dizer: 'Não estou interessado em brigar. Vamos cuidar de nossos negócios'.
    • Se alguém o empurrar, não o empurre de volta. Se alguém o encarar, não o faça de volta. Se alguém o chamar de um nome depreciativo, não o chame de volta.
    DICA DE ESPECIALISTA

    Tsahi Shemesh

    Treinador de defesa pessoal
    Tsahi Shemesh é um especialista em autodefesa, especializado em Krav Maga. Ele começou a aprender Krav Maga em 1988 e treinou diretamente com Imi Lichtenfeld, o fundador do esporte. Shemesh é o fundador e diretor de programas da Krav Maga Experts na cidade de Nova York. Ele certificou centenas de instrutores, treinou uma grande variedade de profissionais (incluindo paramédicos e policiais da polícia de Nova York) e seu currículo é ensinado em mais de uma dúzia de países em todo o mundo.
    Treinador de defesa pessoal de Tsahi Shemesh

    Seu mecanismo de defesa começa com o que você vê e ouve. Quando você está atento ao seu entorno, pode perceber quando alguém está agindo de forma estranha ou parece um pouco estranho. Seu primeiro passo é se desligar da situação. Não é necessário defender sua honra ou provar um ponto de vista.

  2. Etapa 2 Peça desculpas à parte hostil.
    Peça desculpas à parte hostil. Mesmo que você não tenha feito nada de errado, pedir desculpas à pessoa que quer brigar com você pode ajudá-lo a sair da briga sem se machucar. Basta dizer: 'Sinto muito por tê-lo ofendido'.
    • Se a parte hostil citar uma causa específica de ofensa, peça desculpas em referência à ofensa percebida. Por exemplo, se a parte hostil disser: 'Meu amigo não gosta de você. Eu também não gosto de você!', você pode dizer: 'Sinto muito'.
    • Se estiver em um bar, você pode encerrar seu pedido de desculpas oferecendo-se para pagar uma bebida ao agressor.
  3. Etapa 3 Apresente-se.
    Apresente-se. Se, depois de se desculpar com a parte hostil, ela continuar a agir de forma beligerante, você pode pegá-la desprevenida mostrando que é uma pessoa amigável. Diga: 'Olá, meu nome é ____. Qual é o seu nome?'. Isso mostrará que você é respeitoso e não quer participar de uma briga.
  4. Etapa 4 Inspire a simpatia da pessoa hostil.
    Inspire a simpatia da pessoa hostil. Se a apresentação e o pedido de desculpas não funcionarem, você pode tentar obter uma resposta simpática da parte hostil. Você pode, por exemplo, justificar seu comportamento (mesmo que não tenha feito nada de errado) dizendo: 'Tive uma noite difícil, terminei com meu parceiro', 'Desculpe, amigo, minha mãe acabou de falecer' ou 'Minha mente não está bem, acabei de ser diagnosticado com câncer'.
    • Em circunstâncias normais, você não deve mentir. Mas, para ganhar a simpatia da parte hostil e sair de uma briga sem se machucar, você pode optar por recorrer a uma leve decepção.
  5. Etapa 5 Confundir a outra pessoa.
    Confunda a outra pessoa. Em vez de chamar a parte hostil de nomes ou xingá-la, você pode desarmá-la dizendo algo maluco e inesperado. Seu non-sequitur a pegará desprevenida, diminuindo assim a tensão e permitindo que você saia da briga sem ser ferido. Por exemplo, você pode dizer:
    • As vacas às vezes têm manchas pretas e brancas.
    • Minha casa é azul e vermelha. Esta casa é azul e verde.
    • Ontem estava chovendo, mas amanhã vai fazer sol.
  6. Etapa 6 Intimidar o agressor.
    Intimidar o agressor. Se o fato de ser uma pessoa simpática não o ajudou a desescalar a situação, tome a atitude oposta e tente parecer forte e destemido. Jogue os ombros para trás e olhe diretamente nos olhos do agressor, gritando 'Vá embora!' ou 'Afaste-se!' o mais alto possível. Isso fará com que o agressor saiba que você está disposto a lutar se necessário e, com sorte, fará com que ele pense duas vezes antes de enfrentá-lo.

Como agir

  1. Etapa 1 Fuja da briga.
    Fuja da briga. Embora o número de pessoas que você esteja enfrentando afete sua capacidade de escapar de uma briga sem ferimentos, seu primeiro instinto deve ser fugir sempre que possível. Se necessário, empurre, incapacite ou distraia seu agressor de alguma forma e fuja.
    • As possíveis manobras de distração ou incapacitação que você pode precisar utilizar incluem dar um soco no nariz do oponente, empurrá-lo para longe ou dar um chute rápido na virilha (se estiver enfrentando um agressor do sexo masculino).
  2. Etapa 2 Execução
    Execute a 'cerca'. Se você não conseguir escapar imediatamente da briga ou se duvidar de sua capacidade de golpear o agressor com força suficiente para distraí-lo ou desestabilizá-lo, você deve tomar medidas para mantê-lo afastado. A cerca é uma manobra que demonstra desinteresse em lutar e o prepara para se defender, se necessário. Mostre à parte hostil suas mãos com as palmas voltadas para fora e os dedos apontados para cima.
    • Ao mesmo tempo, respire fundo e expire lentamente para ajudá-lo a relaxar.
    • Você também pode reiterar sua falta de vontade de brigar dizendo: 'Não quero brigar. Vamos cuidar de nossos negócios'.
  3. Etapa 3 Pedir ajuda.
    Peça ajuda. Se estiver em uma área com segurança ou polícia, chame a atenção deles para que possam amenizar a situação. No mínimo, chame a atenção dos transeuntes para que eles possam intervir em seu favor. Às vezes, um agressor pode ser dissuadido de prosseguir com a briga simplesmente por ter outro par de olhos sobre ele.
    • Para obter ajuda de outras pessoas, geralmente um simples 'Ajude-me!' é suficiente. Você também pode tentar: 'Aqui!' ou 'Polícia!'

Defendendo-se

  1. Etapa 1 Golpear o agressor's nose.
    Golpeie o nariz do agressor. Aponte a palma de sua mão para o nariz do agressor e empurre para cima. Movimente todo o seu corpo no movimento. O ataque deve desequilibrar o agressor temporariamente.
    • Ao dar um soco, aponte a junta do dedo médio para o nariz do agressor (ou o que quer que esteja mirando).
    • Além disso, mantenha a parte superior da mão alinhada com o pulso ao dar um soco. Isso evitará lesões na mão e no pulso.
    DICA DE ESPECIALISTA

    Ross Cascio

    Treinador de defesa pessoal
    Ross Cascio é instrutor de autodefesa, condicionamento físico e luta do Krav Maga Worldwide. Ele treina e dá aulas de autodefesa, condicionamento físico e luta no Krav Maga Worldwide HQ Training Centers em Los Angeles, CA, há mais de 15 anos. Ele ajuda as pessoas a se tornarem mais fortes, mais seguras e mais saudáveis por meio do treinamento do Krav Maga Worldwide.
    Treinador de defesa pessoal Ross Cascio

    Se você for atacado, é essencial saber como se defender. É preciso saber como dar socos, chutes, usar os joelhos e os cotovelos. É preciso causar dano suficiente ao agressor para que você possa escapar. Dê um soco no rosto, um chute na virilha e saia de lá.

  2. Etapa 2 Cegue seu oponente.
    Cegue seu oponente. Seu oponente não conseguirá lutar com você se não puder enxergar. Tente cutucar ou arranhar os olhos do agressor com seus dedos ou punho. Se tiver areia, terra ou outros detritos por perto, pegue um punhado e jogue no rosto do oponente.
  3. Etapa 3 Encaixotar o agressor's ears.
    Encaixe as orelhas do agressor. Se o oponente tiver agarrado seu braço ou pescoço, curve levemente a mão e bata em uma das orelhas dele com a parte plana da palma. A cabeça de seu agressor se moverá para o lado. Use a outra mão para golpeá-lo imediatamente nos olhos ou no nariz.
  4. Etapa 4 Golpeie o pescoço ou a garganta.
    Golpeie o pescoço ou a garganta. Use a lâmina de sua mão - a área entre o dedo mindinho e o pulso - para golpear o pescoço do agressor, deixando-o atordoado. Mantenha sua mão o mais reta e firme possível. Puxe a mão para trás como se estivesse coçando a orelha e, em seguida, gire-a para a frente, estendendo-a no cotovelo e, por fim, encaixando o pulso no pescoço do agressor.
    • Como alternativa, empurre todo o antebraço externo contra a garganta do agressor. Isso o empurrará para trás e fará com que ele perca o equilíbrio.
  5. Etapa 5 Use spray de pimenta.
    Use spray de pimenta. O spray de pimenta é um recipiente portátil cheio de um gás nocivo que irrita os olhos e os pulmões. Se você tiver spray de pimenta à mão, poderá borrifá-lo no agressor e depois escapar da briga antes que ele se recupere.
  6. Etapa 6 Bloqueie os socos recebidos.
    Bloqueie os socos que estão chegando. A técnica exata necessária para bloquear um soco varia um pouco, dependendo do tipo de soco que o agressor decidiu usar. No entanto, em geral, os bloqueios se enquadram em três categorias diferentes.
    • Para executar um bloqueio de 'guarda', cubra o rosto e o pescoço trazendo os antebraços para cima, na frente do rosto, enquanto encolhe o queixo. Esse bloqueio é bom para bloquear socos largos.
    • Para executar uma 'pegada', afaste a mão do agressor do seu corpo ou rosto pouco antes do contato. Seus reflexos precisarão ser rápidos para realizar um 'catch'.
    • Por fim, você pode fazer uma interceptação. Isso envolve levantar o braço em forma de 'L' no lado do corpo que o agressor está mirando. Por exemplo, se o agressor golpear com o punho direito, levante o braço esquerdo em um 'L' para desviar o golpe.

Golpeando com os pés e as pernas

  1. Etapa 1 Use um golpe na virilha para escapar.
    Use um golpe na virilha para escapar. Se estiver lutando com o agressor e não puder usar as mãos para desferir um golpe, bata o pé ou o joelho para cima na virilha do oponente. A dor do impacto fará com que ele o solte, permitindo que você escape.
  2. Etapa 2: incapacite seu oponente's knee.
    Aleijar o joelho de seu oponente. Dê um chute rápido com a parte inferior do pé no joelho do oponente. Você pode mirar na frente, na lateral ou na parte de trás do joelho. Não pare quando simplesmente fizer contato. Em vez disso, empurre todo o seu peso contra o joelho do agressor. O impacto o desequilibrará e permitirá que você escape.
  3. Etapa 3 Pisotear o agressor's foot when grabbed from behind.
    Pise no pé do agressor quando for agarrado por trás. Se a pessoa com quem você está lutando estiver com os braços em volta de você por trás, levante um pé o mais alto possível. Bata com o pé na parte superior dos dedos de seu agressor. Com a dor, ele afrouxará o aperto, permitindo que você escape.

Perguntas e respostas de especialistas

  • Pergunta
    É covardia fugir de uma briga?
    É sempre melhor se afastar de uma briga, se puder. Isso pode ferir seu ego, mas as consequências de uma briga, mesmo que seja 'apenas' uma briga de bar ou um incidente de raiva na estrada, podem alterar sua vida. Se você está se envolvendo em uma briga por causa de algo que é motivado pelo ego, você está realmente convidando uma série de problemas para si mesmo. É nesse momento que você deve se afastar. Não se trata de ego. Trata-se de sua segurança física e da segurança física de seus entes queridos. Lute somente se você for atacado e tiver que agir.

Dicas

  • Evite situações em que possa ocorrer uma briga. Por exemplo, não antagonize pessoas intoxicadas ou aquelas que você sabe que têm pavio curto.
  • Se você tiver treinamento em artes marciais, poderá utilizá-lo para sair ileso de uma briga.
  • A defesa é o melhor ataque. Quando você bloqueia o primeiro soco, geralmente fica com uma área aberta para golpear, como o rosto ou o estômago.