Como adotar uma postura de luta

Autor do artigo:Gabriel Silva

Você já sabe da importância de uma boa postura de luta, mas o que exatamente você precisa fazer para tê-la? Não se preocupe, não é difícil adotar uma boa postura de luta. Nós o orientaremos em tudo o que você precisa saber, como posicionar os pés, os braços, o tronco e a cabeça, para que você tenha mais condições de atacar e se defender. Você perceberá os benefícios de uma melhor postura de luta quase que imediatamente!

Passos

Posicionamento do corpo

  1. Passo 1 Posicione seus pés corretamente.
    Posicione seus pés corretamente. Pense em seus pés como as raízes que mantêm seu corpo no lugar. Se você tiver uma postura sólida e bem equilibrada, será muito mais difícil derrubá-lo. Primeiro, estenda o pé não dominante na direção do oponente. Gire a perna ligeiramente em direção ao corpo de modo que os dedos do pé e o joelho apontem para o lado do oponente. Estenda o pé dominante atrás de você, a uma distância de aproximadamente um ombro do pé dominante. Gire a perna dominante de modo que os dedos do pé e o joelho estejam apontando para longe do oponente.
    • Sua perna dominante não deve estar em um ângulo reto em relação ao seu pé dominante. Vire ligeiramente a perna em direção ao corpo se estiver fazendo isso.
    • Fique na ponta dos pés. Se você ficar com os pés chatos, poderá ser mais lento do que seu oponente.
  2. Etapa 2 Posicione seu tronco corretamente.
    Posicione seu tronco corretamente. Seus pés estão apontando para o lado do oponente; portanto, você terá de torcer ligeiramente os ombros para ficar de frente para ele. Manter o corpo posicionado nesse ângulo dá a seus oponentes um alvo muito menor para atingir. Certifique-se de manter os músculos da barriga contraídos e as costas retas. Caso contrário, você poderá se desequilibrar facilmente. Quando estiver em posição, dobre ligeiramente os joelhos e balance o peso para frente e para trás para testar seu equilíbrio.
    • Manter os músculos da barriga contraídos melhora o equilíbrio, mas também protege a barriga se você for atingido. Ser atingido em um estômago relaxado é doloroso!
  3. Etapa 3 Posicione os braços para se defender.
    Posicione seus braços para se defender. O posicionamento de seus braços é extremamente importante. Eles são sua primeira linha de defesa e protegem seu rosto e corpo de ataques. Feche as mãos em punhos soltos e levante-as na frente do rosto. Seu braço dominante deve estar próximo ao corpo, enquanto o braço não dominante deve estar ligeiramente à frente do corpo. Estenda o braço não dominante para a frente, mas não tanto a ponto de exaurir o ombro.
    • Mantenha os cotovelos próximos ao corpo, mas não tão próximos a ponto de tocarem suas laterais. Na verdade, se você estender os cotovelos apenas um ou dois centímetros, isso desencorajará o oponente a chutar.
  4. Etapa 4 Posicione sua cabeça de forma defensiva.
    Posicione sua cabeça de forma defensiva. Mantenha o queixo abaixado e a boca fechada. Ao manter o queixo abaixado, você torna os ossos delicados ao redor dos olhos e do nariz um alvo mais difícil de ser atingido. Da mesma forma, um soco forte em uma boca aberta pode causar lesões graves na mandíbula e nos dentes. Portanto, mantenha a boca fechada mesmo que o oponente esteja gritando insultos contra você. Certifique-se de que seus punhos estejam próximos ao rosto para se proteger de ataques.
    • Ficar quieto diante de insultos tem um benefício adicional. Pessoas confiantes não sentem a necessidade de zombar de seus oponentes, portanto, ficar quieto fará com que você pareça mais confiante. Isso pode assustar seu oponente e acabar com a briga.

Como se defender

  1. Etapa 1 Identificar um possível agressor.
    Identifique um possível agressor. Uma pessoa que está pensando em ser violenta geralmente cerra os dentes e cerra os punhos. Se tiver algum treinamento, poderá mover um pé para frente ou virar o corpo para o lado. Ela também pode abaixar o queixo, pois essa é uma reação natural para proteger a garganta. Mantenha a guarda alta e fique atento aos sinais de alerta. Se notar algum desses sinais, esteja pronto para se posicionar em uma postura de combate.
    • Sempre tente amenizar uma situação ruim com palavras antes de recorrer à violência. Da mesma forma, nunca inicie a luta; você só deve se envolver em violência quando estiver se defendendo ou defendendo outra pessoa.
    • Se você tiver praticado a postura de luta, verá que é fácil fazer isso quando estiver em uma situação estressante. Pratique sempre que puder!
  2. Etapa 2 Continue se movimentando.
    Continue se movimentando. Fique na ponta dos pés e movimente-se para frente e para trás e de um lado para o outro. Ao se movimentar, você poderá ficar alerta e pronto para lutar. Mantenha os braços rígidos e os joelhos ligeiramente dobrados ao se movimentar.
    • Movimente-se de forma aleatória. Se você se movimentar com ritmo, seu oponente poderá cronometrar os ataques de acordo com seus movimentos.
    • Certifique-se de não estar se movimentando demais, pois isso pode cansá-lo. Seus movimentos devem ser de apenas alguns centímetros de cada vez.
  3. Etapa 3 Mantenha sua confiança.
    Mantenha sua confiança. Mantenha-se equilibrado, mantenha a barriga contraída e olhe seu oponente nos olhos. Certifique-se de que suas costas estejam retas e seus ombros para trás. Essa postura sugere autoconsciência e confiança. Se o oponente achar que você não tem medo, ele poderá recuar. Mesmo que isso não aconteça, sua atitude abalará a confiança dele e o levará a cometer erros na luta.
    • Se alguém tentar sair da luta, deixe-o sair. No entanto, não dê as costas a um oponente derrotado, pois ele pode optar por atacar quando você não estiver olhando.
  4. Defenda-se dos ataques. Bloqueie os socos de seu oponente usando suas mãos. Mantenha os braços na posição de luta e coloque as mãos na altura dos olhos. Quando seu oponente golpear, afaste rapidamente o braço dele com uma de suas mãos em concha. Essa ação desequilibrará seu oponente e usará a própria força dele contra ele. Se a sua postura estiver bem equilibrada, você não precisará de muita força para fazer isso.
    • Se alguém der um soco em sua cabeça, tente se mover em direção ao soco e cerrar a mandíbula. Faça de sua testa o maior alvo. Sua testa é uma superfície muito dura e o agressor pode machucar a mão.
    • Se alguém desferir um soco em seu corpo, certifique-se de contrair os músculos do estômago. Mova o corpo de modo que o soco caia nas laterais do corpo e não na barriga.
  5. Dê os socos corretamente. Estenda o braço na frente do corpo. Verifique se o pulso está reto e se o polegar está do lado de fora do punho. Caso contrário, você poderá machucar o pulso ou quebrar o polegar. Ao estender o braço, gire o corpo para dar o soco. Ao socar com o braço não dominante, você girará com a perna não dominante e vice-versa. Aponte para um ponto logo após o local que está tentando atingir para garantir que o soco tenha a força máxima.
    • Se você não usar todo o seu corpo para dar o soco, ele não terá muita força. Certifique-se de que seus ombros estejam se movendo para o soco com o resto do corpo.

Aperfeiçoando sua forma

  1. Etapa 1 Pratique o shadowboxing.
    Pratique o shadowboxing. Shadowboxing é um termo para praticar sem um oponente. Esse exercício pode aumentar sua velocidade e melhorar sua forma. Para praticar o shadowboxing corretamente, imagine seu oponente em pé na sua frente. Em seguida, imagine os diferentes tipos de ataques que ele pode usar contra você. Reaja a esses ataques com a mesma velocidade e força que usaria em um oponente real.
    • Comece seu treino em uma posição de luta. Tudo o que você fizer precisa começar a partir dessa posição.
    • Quando você se tornar bom no shadowboxing, aumente seu treino fazendo shadowboxing enquanto segura pesos. Isso aumentará a força e a velocidade de seus braços.
  2. Etapa 2 Assista a lutas de bons lutadores.
    Assista a lutas de bons lutadores. Se você tem um lutador favorito, observe seus movimentos durante as lutas. Faça anotações sobre o que eles fazem e tente espelhar suas ações nas deles. Grave as lutas para poder assisti-las várias vezes. Depois de assistir algumas vezes, fique de pé enquanto assiste e tente imitar os movimentos deles.
    • Certifique-se de que está assistindo ao tipo certo de torneio de artes marciais para seus objetivos. Por exemplo, a luta livre é uma ótima forma de luta, mas não é necessariamente útil para iniciantes que estejam tentando aprender autodefesa.
    • Preste atenção às diferentes posturas de luta que os lutadores profissionais usam. Se notar algo útil, incorpore-o em sua própria postura de luta.
  3. Etapa 3 Participe de uma academia de autodefesa.
    Participe de uma academia de autodefesa. Há muitos tipos de aulas de autodefesa que você pode fazer. Por exemplo, você pode fazer uma aula de artes marciais, como Karatê ou Taekwondo. Todas as formas de arte marcial têm diferentes posturas de luta. Por exemplo, a postura de luta mais popular do Taekwondo envolve manter as mãos abertas na frente do rosto para proteger a cabeça. Entretanto, todas essas posturas de luta têm algo em comum: posicionar os pés ligeiramente separados e centralizar o corpo para obter força e equilíbrio.
    • Se você não estiver interessado nos princípios rígidos de uma aula de artes marciais, considere fazer um curso menos estruturado, como kickboxing ou boxe. Esses cursos são ótimas maneiras de aprender rapidamente técnicas poderosas de autodefesa.

Perguntas e respostas de especialistas

  • Pergunta
    Como posso vencer uma luta facilmente?
    Não permita que você seja um alvo se ficar parado. Mude seu trabalho de pés para que o ângulo entre você e seu oponente seja mais favorável e controle a distância entre você e seu oponente. Mantenha-se em movimento para que seu oponente tenha dificuldade em acertar um golpe sólido em você.

Dicas

  • Esteja ciente de seus arredores. Nunca é bom ser pego de surpresa!
  • Pratique sua postura com frequência. Se você não praticar, ela não será natural para você quando precisar.
  • Não existem táticas sujas quando você é vítima de um assalto. Bata em seu agressor com força, rápido e sem parar nas áreas que causam o máximo de dor: olhos, garganta, virilha e joelhos.

Advertências

  • Lutar é um assunto sério. Deve ser sempre o último recurso.

Vídeo