Como ficar em uma postura adequada no boxe

Autor do artigo:Gabriel Silva

O que faz uma postura correta no boxe? A postura correta pode lhe dar uma vantagem competitiva sobre seu oponente e ajudá-lo a maximizar seus pontos fortes técnicos. A postura de boxe de cada pessoa será um pouco diferente, dependendo de sua mão dominante e de sua constituição física. Reunimos um guia passo a passo e dicas para se posicionar em uma postura de boxe que o preparará para o sucesso no ringue.

Passos

Posicionamento

  1. Etapa 1 Comece com os quadris paralelos ao chão.
    Comece com os quadris paralelos ao chão. Certifique-se de que os dois pés estejam firmes.
    • Se os quadris estiverem inclinados, então você já está em uma postura de boxe inadequada. Se não se sentir sólido sobre os dois pés, você está em uma postura inadequada.
  2. Etapa 2 Dê um passo à frente com seu pé não dominante.
    Dê um passo à frente com seu pé não dominante. Fique em pé de modo que seu pé dominante fique ligeiramente para trás e seu pé não dominante fique na frente. Por exemplo, se você for destro, seu pé esquerdo deve estar na frente.
    • Não coloque os pés diretamente em linha reta um com o outro. Além disso, não cruze os pés, ou você ficará desequilibrado.
    • Mantenha o calcanhar traseiro levantado.
  3. Etapa 3 Mantenha os pés separados apenas na largura dos ombros.
    Mantenha os pés separados apenas na largura dos ombros. Se os pés estiverem muito afastados, você ficará travado nessa posição; se os pés estiverem muito juntos, você ficará desequilibrado e será facilmente derrubado. Sua perna dianteira deve estar rígida e a perna traseira, flexionada. No entanto, você pode ficar com os pés muito abertos para obter mais força ou um pouco próximos para obter mais velocidade no soco. Ajuste conforme necessário.
  4. Etapa 4 Posicione seus pés em um ângulo.
    Posicione seus pés em um ângulo. Gire os dois pés de modo que eles fiquem virados para dentro em cerca de 45°. Você pode ajustar um pouco os graus da posição dos pés para seu conforto. Seu pé de trás pode ser apontado diretamente para o lado, se você se sentir mais confortável dessa forma.
  5. Etapa 5 Mantenha as mãos para cima e os cotovelos para baixo.
    Mantenha as mãos para cima e os cotovelos para baixo. Quando os pés estiverem posicionados, levante as mãos para mantê-las perto do rosto. Sua mão não dominante deve estar à frente - a mão que está na mesma altura do pé da frente. Além disso, mantenha os cotovelos bem próximos das costelas.

Variações de postura

  1. Etapa 1 Amplie sua postura para ficar mais defensivo.
    Amplie sua postura para ficar mais defensivo. Fique de pé com o dedo do pé da frente alinhado, cortando o calcanhar traseiro e ampliando a postura triangular. Com essa postura ampla, sua parte superior do corpo será um alvo pequeno. Você pode ajustar essa postura de acordo com seu conforto. Nessa postura, seu ombro dianteiro estará apontando para o oponente. Essa postura ampla tirará uma porcentagem do seu poder ofensivo e uma porcentagem do seu equilíbrio. Você terá mais porcentagem em relação à sua defesa e tirará uma porcentagem do seu ataque. Essa postura não é errada. Essa postura é mais adequada para o alcance do jabbing e para o longo alcance.
  2. Etapa 2 Mantenha uma postura mais quadrada para dar ao seu ataque todo o potencial.
    Mantenha uma postura mais quadrada para dar ao seu ataque todo o seu potencial. Isso pode ser chamado de encurtamento ou tornar a postura triangular mais curta em vez de mais longa. Lembre-se de que, nessa postura, você abrirá mão de uma certa porcentagem de sua defesa ao elevar os ombros e dar uma certa porcentagem ao seu ataque. Você estará em perfeito equilíbrio. Essa postura é perfeita para lutas de curta distância, pois você precisa estar em perfeito equilíbrio ao alcance de ganchos e uppercuts de curta distância. Essa postura também lhe dará mobilidade para escorregar e ter força.
  3. Etapa 3 Equilibre o ataque e a defesa com uma postura de compromisso.
    Equilibre o ataque e a defesa com uma postura de compromisso. Seu ombro dianteiro deve estar alinhado com o calcanhar dianteiro; seu pé dianteiro deve estar cerca de 25 graus para dentro; ajuste conforme necessário para maior conforto. Seu pé traseiro deve estar apontado diretamente para o oponente. Ajuste conforme necessário para seu conforto. Use essa postura a curta distância. Lembre-se de que o dedo do pé dianteiro e o calcanhar traseiro devem estar a cerca de 15 cm de distância um do outro. Essa postura lhe dará um bom equilíbrio a curta distância. Amplie ou encurte seus pés conforme necessário. Alargue para aumentar a potência; encurte para aumentar a velocidade.
  4. Etapa 4 Ajuste conforme necessário para que os quadris girem corretamente.
    Ajuste conforme necessário para que os quadris girem adequadamente. É necessário que a perna dianteira esteja rígida, mas não completamente travada. Ela é um pouco como um poste/ dobradiça de um portão no chão, para que você possa girar os quadris adequadamente ao socar com a mão traseira.
    • Se estiver socando com o gancho de chumbo, sua perna traseira deve estar rígida, mas não travada, como um poste no chão.
  5. Etapa 5 Mantenha seu peso equilibrado.
    Mantenha seu peso equilibrado. Seu peso deve estar 50% em um pé e 50% no outro pé. Isso o ajudará a se movimentar em seu trabalho de pés. Isso o ajudará a se movimentar de forma mais eficaz com o peso distribuído uniformemente, ajustando-o conforme necessário.
    • Para se movimentar de forma mais eficaz, coloque seu peso nas pontas dos pés. Se quiser que o peso fique sobre o calcanhar do pé dianteiro, mantenha a perna dianteira rígida com os ossos da perna alinhados. Se a perna dianteira estiver dobrada, seu peso estará em todo o pé dianteiro, em vez de apenas no calcanhar, o que pode dar uma sensação de maior equilíbrio.

Perguntas e respostas de especialistas

  • Pergunta
    Como você se posiciona para o boxe?
    Coloque seu pé dominante atrás e o pé não dominante na frente. Por exemplo, se você for destro, dê um passo à frente com o pé esquerdo. Em seguida, vire os pés em um leve ângulo de 45° e coloque as mãos perto do rosto com os cotovelos próximos às costelas.

Vídeo

Dicas

Avisos

  • Se o seu treinador lhe der instruções diferentes, ouça-o. Isso pode variar de acordo com seu estilo de luta. Isso pode variar de acordo com seu estilo de luta, como MMA ou outros estilos de luta, ou pode ser especificado por seu treinador de boxe. Saiba também que o boxe pode causar danos cerebrais se for praticado por muito tempo. Portanto, sempre use protetores auriculares e bucais e luvas de boxe adequadas para evitar lesões. Envolva suas mãos para evitar lesões no pulso e fraturas nas mãos. E, por favor, tenha supervisão certificada quando estiver lutando.