Como entrar em forma para o futebol

Autor do artigo:Gabriel Silva

O futebol é um esporte intenso e exigente. Para ser um bom jogador de futebol, você precisa estar em ótimas condições físicas. Embora a prática com uma equipe e a participação em jogos competitivos possam elevar seu nível de condicionamento físico, também é importante fazer algum condicionamento extra. Ao aumentar sua resistência, melhorar sua agilidade e aperfeiçoar seu trabalho com os pés, você poderá ter um melhor desempenho durante os jogos e até mesmo ficar em forma durante a baixa temporada.

Passos

Aumento da potência e da resistência

  1. Etapa 1 Corra para melhorar seu condicionamento cardiovascular.
    Corra para melhorar seu condicionamento cardiovascular. Corra em um ritmo moderado até começar a se cansar e, em seguida, faça uma pequena pausa para descanso antes de retomar a corrida. Você também pode estruturar sua corrida em intervalos, correndo por 3-4 minutos, caminhando ou descansando por 2-3 minutos, depois correndo por mais 3-4 minutos e assim por diante. Ao correr com frequência e aumentar a distância com o tempo, você desenvolverá a resistência necessária para se manter no jogo.
    • Correr voltas em uma pista pode ajudá-lo a acompanhar seu tempo e distância. Escolas, igrejas e centros de recreação às vezes abrem suas pistas para uso da comunidade.
  2. Etapa 2 Faça um sprint para aumentar a velocidade.
    Faça um sprint para ganhar velocidade. Os sprints são essenciais para ser um jogador de futebol bem-sucedido, pois exigem altos níveis de potência e controle. Meça uma distância definida (é melhor começar com uma distância entre 30 e 50 metros) e fique em uma posição inicial. Quando estiver pronto, dê um impulso para frente e corra até o ponto final o mais rápido que puder.
    • Como os sprints são extremamente cansativos, eles devem ser programados no início do exercício, logo após o aquecimento.
    • À medida que seu condicionamento físico melhora, você pode trabalhar com distâncias maiores, como o sprint de 100 ou 200 metros. Os sprints mais longos preenchem a lacuna entre intensidade e resistência.
  3. Etapa 3 Faça treinamento de força de 3 a 4 dias por semana.
    Faça treinamento de força de 3 a 4 dias por semana. Embora a velocidade e a agilidade sejam atributos fundamentais no futebol, também é importante ser forte. Certifique-se de incorporar exercícios musculares regulares em sua rotina. Você pode usar exercícios calistênicos, como flexões, pull ups, agachamentos aéreos e lunges, ou levantar pesos se tiver acesso a uma academia. Tente fazer algum tipo de exercício de resistência em dias alternados.
    • Os exercícios de peso corporal podem ser realizados em praticamente qualquer lugar, o que significa que você não precisará contar com nenhum equipamento especializado.
    • Ao levantar pesos, mantenha a intensidade alta e o número de repetições baixo para aumentar a força.
  4. Etapa 4 Enfatize seus músculos centrais.
    Enfatize os músculos do core. Você usa os músculos do core para correr, parar, mudar de direção e atirar, portanto, dê atenção especial a eles. Abdominais, abdominais, levantamento de pernas, V-ups e bicicletas são exercícios excelentes para fortalecer o core. Tente fazer meia hora de treinamento do core pelo menos duas vezes por semana. Isso pode ser feito próximo ao final do treino ou como um exercício separado.
    • Aperte bem a barriga durante todo o movimento para obter o máximo de cada exercício.
    • Trabalhe seu núcleo e seus retornos ao mesmo tempo, dirigindo uma bola arremessada por um amigo na parte superior de cada exercício de abdominais.

Execução de exercícios essenciais de condicionamento

  1. Etapa 1 Corrida suicida.
    Executar suicídios. Os suicídios combinam a força explosiva com a destreza. Coloque marcadores em distâncias regulares ao longo do campo ou da pista. Corra de seu ponto de partida até o primeiro marcador, depois vire-se imediatamente e volte ao início. A partir daí, corra até o segundo marcador, depois volte para o início, depois para o terceiro marcador e assim por diante.
    • Quando estiver pegando o jeito dos suicídios, corra um circuito completo e depois faça uma pausa para recuperar o fôlego. Trabalhe até o ponto em que possa completar vários circuitos sem parar.
    • Algumas rodadas de suicídios são suficientes para desgastar até mesmo os jogadores mais experientes, portanto, tente não exagerar.
  2. Etapa 2 Faça joelhos altos.
    Faça joelhos altos. Fique em pé com um pé no chão e leve o outro joelho até a altura da cintura. Em um movimento suave, abaixe o pé levantado até o chão e levante rapidamente o joelho oposto. Os joelhos altos ensinam você a levantar mais os pés quando corre, tornando seus passos mais elásticos e evitando tropeços. Eles também são um bom exercício dinâmico para o núcleo.
    • Você pode executar os joelhos altos por tempo, por uma distância definida ou simplesmente como aquecimento.
  3. Etapa 3 Treine com a escada de agilidade.
    Treine com a escada de agilidade. Estenda a escada de agilidade em um terreno plano e, em seguida, corra de uma extremidade à outra usando diferentes padrões de trabalho de pés. Certifique-se de colocar seus pés somente nos espaços abertos entre os degraus. A escada de agilidade exige um posicionamento preciso dos pés e maior concentração, o que será útil durante um scrimmage.
    • Por exemplo, você pode percorrer a escada arrastando-se para os lados, pular cada degrau ou usar passos e saltos alternados como na amarelinha.
    • Faça rodadas na escada de agilidade entre outros treinos e exercícios.
  4. Etapa 4 Pratique cobranças de pênaltis.
    Pratique cobranças de pênaltis. No final do treino, esfrie a cabeça dando alguns chutes livres no gol ou em outro alvo. Chute de diferentes ângulos e posições para simular as condições de um jogo real. O chute é uma das habilidades mais fundamentais no futebol, portanto, não há substituto para a repetição à moda antiga.
    • Apontar para um alvo pequeno, como uma trave de gol ou um quadrado preso à rede, pode ajudá-lo a refinar sua precisão.
    • Execute um mínimo de 30 chutes com cada perna. Aprender a chutar com as duas pernas o tornará mais versátil.

Aquecimento e alongamento

  1. Etapa 1 Traga o equipamento adequado.
    Traga o equipamento adequado. Antes de começar a praticar, você deve verificar novamente se tem tudo o que precisa. Use roupas confortáveis e folgadas para facilitar a movimentação e leve bastante água. Talvez você também queira usar equipamentos de treinamento adicionais, como caneleiras, uma toalha ou um cronômetro.
    • Certifique-se de manter-se hidratado durante todo o treino, especialmente quando estiver quente lá fora.
    • Pratique com um par de chuteiras de futebol para se acostumar com a sensação de manobrar com elas durante os jogos.
  2. Etapa 2 Faça um aquecimento completo.
    Faça um aquecimento completo. Comece correndo no lugar para deixar seu corpo mais solto. Em seguida, faça alguns minutos de corrida leve e alguns abdominais, agachamentos no ar ou alongamentos dinâmicos. Isso ativará seus músculos. Faça um aquecimento de pelo menos 10 minutos, ou mais em manhãs cedo e dias frios.
    • Seu aquecimento deve ser vigoroso o suficiente para bombear o sangue e aquecer e relaxar os músculos.
    • Um aquecimento adequado também ajudará a reduzir a dor de exercícios anteriores.
  3. Etapa 3 Alongue os músculos.
    Alongue seus músculos. Faça uma sessão de alongamento de corpo inteiro. Comece com as pernas, os quadris e os tornozelos, mas não se esqueça de alongar também as costas, os ombros, os pulsos e o pescoço. O alongamento melhora sua mobilidade e diminui a probabilidade de entorses e distensões. É muito fácil puxar algo se você não tiver se alongado o suficiente.
    • Mantenha o alongamento na amplitude de movimento mais profunda que puder por vários segundos.
    • O quadríceps e os isquiotibiais são os dois maiores músculos da perna e devem receber a maior atenção durante o alongamento.
    • Os alongamentos dinâmicos, ou alongamentos em movimento, imitam os tipos de movimentos encontrados no futebol. Exemplos de alongamentos dinâmicos são os chutes de balanço, as flexões laterais e os toques com os dedos dos pés.
  4. Etapa 4 Pratique suas habilidades de manuseio da bola.
    Pratique suas habilidades de manejo de bola. Passe para alguns exercícios técnicos básicos. Exercícios úteis de manuseio incluem dribles, malabarismos e passes para si mesmo. Esses exercícios aumentam seu foco, coordenação e tempo de reação, forçando-o a manter os olhos na bola.
    • Trabalhe o manuseio da bola por 10 a 15 minutos no início e no final de cada sessão de prática.
    • Equipamentos como cordas e cones permitirão que você mapeie seus exercícios de manuseio com mais eficiência.

Corra mais rápido e por mais tempo com esta série de especialistas

Perguntas e respostas de especialistas

  • Perguntas
    Que exercícios ajudam no futebol?
    Tente correr! Os jogadores de futebol correm, em média, pelo menos 4 milhas em um jogo. Tenha como meta correr 5 km em um ritmo moderado para estar pronto para um jogo de futebol.
  • Pergunta
    Os jogadores mais jovens também podem fazer isso?
    Sim. O aquecimento, o alongamento e o condicionamento adequados beneficiarão jogadores de todas as idades.
  • Pergunta
    É necessário entrar em forma para os jogadores de futebol?
    Sim, entrar em forma é fundamental. O esporte exige muita resistência.

Vídeo

Dicas

  • Beba muita água depois do treino.
  • Certifique-se de praticar todas as posições para que você esteja pronto para tudo.
  • Alimente-se de forma saudável.

Avisos

  • Tenha cuidado para não se esforçar demais. Embora o objetivo seja ser capaz de fazer mais, você corre o risco de sofrer insolação, exaustão ou lesão quando tenta fazer demais. Pratique muito, mas com inteligência.

O que você precisará

  • Bola de futebol
  • Chuteiras de futebol
  • Garrafa de água
  • Caneleiras
  • Relógio de parada
  • Toalha
  • Escada de agilidade
  • Cones de manobra
  • Pesos e outros equipamentos de treinamento de força (opcional)