Como ficar mais rápido na natação estilo livre

Autor do artigo:Gabriel Silva

O estilo livre é um dos estilos de natação mais comuns. Se você nada no estilo livre para se exercitar ou competir, é provável que queira melhorar sua velocidade. Felizmente, há muitas maneiras de nadar mais rápido. Ao melhorar seu chute, usar melhor os braços e o corpo, trabalhar a respiração e criar uma rotina de prática, você poderá ficar mais rápido no nado livre.

Passos

Melhorando seu chute

  1. Etapa 1 Exercite seus tornozelos.
    Exercite seus tornozelos. Ao exercitar os tornozelos, você desenvolverá a força e a flexibilidade dos tornozelos. O aumento da força e da flexibilidade o ajudará a arrancar mais rápido e a virar mais rápido. Para conseguir isso, faça exercícios como
    • Pular corda
    • Ficar em pé em uma perna só
    • Agachamentos
    • Balanços de tornozelo. Faça isso sentando-se na parte de trás dos tornozelos, inclinando-se para trás e levantando os joelhos para cima. Tente manter a posição por cerca de um ou dois minutos. Faça várias repetições.
    • Rotações de tornozelo. Basta girar os tornozelos em círculos de 15 a 20 vezes.
  2. Etapa 2 Equilibre o chute.
    Equilibre o chute. Um chute equilibrado o ajudará a se movimentar na água de forma muito mais consistente. Para aprimorar seu chute, comprometa-se com uma rotina de treinamento de chute vertical. Para isso, fique em uma parte moderadamente profunda da piscina e trabalhe seu chute de natação em pé. Para melhorar ainda mais o equilíbrio do seu chute:
    • Use um cinturão de pesos ou um calção de arrasto.
    • Tente chutar com nadadeiras.
  3. Etapa 3 Chute para trás.
    Chute para trás. Um dos maiores problemas que as pessoas têm é que elas chutam para baixo em vez de chutar para trás. Em vez disso, mova as pernas (como um todo) para trás - como se estivesse empurrando para trás - em vez de chutar para baixo.
    • Pense em suas pernas como uma grande nadadeira movendo-se para frente e para trás na água.
  4. Etapa 4 Chute com propósito.
    Chute com propósito. Concentre-se e certifique-se de que seus chutes sejam deliberados. Certifique-se de que esteja concentrado em como seu corpo e suas pernas estão se movendo juntos. Se estiver sem foco, você poderá chutar, mas não chutará com propósito e de maneira eficaz. No final, você pode acabar fazendo zigue-zague ou se atrasando.

Como usar melhor os braços e o corpo

  1. Etapa 1 Aponte sua cabeça para frente.
    Aponte sua cabeça para frente. Sua cabeça deve estar ligeiramente apontada para frente. Evite forçar o pescoço. Se a cabeça estiver ligeiramente virada para o lado ou se você a mover, acabará diminuindo sua velocidade.
    • Seu pescoço não deve estar enterrado nos ombros.
    • Evite inclinar o queixo para baixo.
  2. Etapa 2: Mantenha as mãos na horizontal.
    Mantenha as mãos retas. Suas mãos devem ser mantidas na horizontal na largura dos ombros. Seus dedos mindinhos e polegares devem estar paralelos aos outros dedos. Isso lhe dará muito mais força ao se movimentar na água.
  3. Etapa 3 Pegue a água com as mãos.
    Pegue a água com as mãos. As pontas dos dedos devem apontar para baixo em direção ao fundo da piscina enquanto você rema na água. Se não estiverem, você perderá energia e não conseguirá se mover tão rápido quanto poderia.
  4. Etapa 4 Evite girar demais os ombros.
    Evite girar demais os ombros. Ao girar os ombros, você acabará fazendo com que os quadris girem. Isso acabará reduzindo a velocidade e fazendo com que você perca força e impulso. Em vez disso, concentre-se em mover os braços como se estivesse remando em uma prancha de surfe.
  5. Etapa 5 Nade em linha reta.
    Nade em linha reta. Tente seguir a linha no fundo da piscina o melhor que puder. Se não houver uma linha, certifique-se de permanecer em linha reta em sua raia de natação. Além disso, certifique-se de que seus braços não cruzem o meio do corpo quando estiver completando as braçadas.
    • Sua mão direita ou esquerda nunca deve se aproximar do lado oposto do corpo.

Trabalhando a respiração e o descanso

  1. Etapa 1 Respire regularmente.
    Respire regularmente. Faça respirações de tamanho moderado enquanto sua cabeça se vira para o lado. Em seguida, expire lentamente enquanto sua cabeça se move para baixo d'água. Não faça isso:
    • Respire muito profundamente. Em última análise, respirações regulares e de tamanho moderado são mais importantes do que respirações profundas.
    • Prenda a respiração.
  2. Etapa 2 Faça uma pausa depois que seus braços entrarem na água.
    Faça uma pausa depois que seus braços entrarem na água. Depois que seus braços entrarem na água, faça uma pequena pausa. Dessa forma, você deixará que o impulso da braçada o mova. Você também poderá se recarregar um pouco antes de continuar com a próxima braçada.
    • A pausa que você deve fazer será muito curta, talvez de um segundo ou mais.
  3. Etapa 3 Permita que a liberação e a recuperação sejam naturais.
    Permita que a liberação e a recuperação sejam naturais. Não force a liberação e a recuperação após a fase de força. Deixe que tudo aconteça naturalmente - seu braço deve se mover naturalmente para a recuperação à medida que sua mão se aproxima do quadril.
    • O ângulo do cotovelo não importa realmente durante a liberação e a recuperação.

Praticando

  1. Etapa 1: Crie uma rotina.
    Crie uma rotina. Embora seja provavelmente impossível passar todos os dias na piscina, você pode criar uma rotina regular que lhe proporcionará a experiência necessária para nadar mais rápido. Estabeleça uma meta de nadar uma hora por dia, pelo menos três dias por semana.
    • Reserve um tempo antes ou depois do trabalho ou da escola.
    • Passe parte de um dia do fim de semana nadando.
  2. Etapa 2 Aumente o número de jardas nadadas por semana.
    Aumente o número de jardas nadadas por semana. Um dos fatores mais importantes para nadar mais rápido é se esforçar para bater seus recordes antigos. Como resultado, você deve se esforçar constantemente para melhorar o número de jardas nadadas em um determinado período de tempo. Tente aumentar seu tempo ou distância em 10% a cada semana.
    • Se você nada 1.500 jardas por hora, desafie-se a aumentar para 3.000 jardas por hora. Embora isso possa parecer um grande aumento, você conseguirá fazê-lo com o tempo.
    • Use um cronômetro para se desafiar a ir mais longe em um determinado período de tempo.
    • Estabeleça metas para si mesmo para que possa acompanhar mais facilmente seu progresso.
  3. Etapa 3 Pratique natação com os punhos fechados.
    Faça natação com os punhos fechados. Em vez de manter a mão estendida ou em concha ao nadar, feche o punho. Isso diminuirá o impulso que você dá com as mãos e forçará seus braços a trabalhar mais. Isso ajudará a treiná-lo para usar os antebraços mais do que o normal.
  4. Etapa 4 Experimente o estilo livre subaquático.
    Experimente o estilo livre subaquático. Nade embaixo d'água da mesma forma que você nadaria acima da água. Isso fará com que você se acostume a ter muito mais resistência ao nadar. Como resultado, quando voltar ao estilo livre acima da água, você poderá nadar mais rápido.
    • Misture sua rotina normal nadando debaixo d'água por algumas voltas.
  5. Etapa 5 Nade com a cabeça erguida.
    Nade com a cabeça para cima. Em vez de inclinar a cabeça embaixo d'água ao nadar, mantenha-a acima da água o tempo todo. Isso exige que você dê um chute mais forte e mais rápido para se mover em linha reta e rapidamente. Depois de fazer isso por algum tempo, você perceberá que tem melhor controle do seu corpo.
    • Tente fazer isso em algumas de suas voltas quando estiver praticando natação.
  6. Etapa 6 Arraste sua mão durante a fase de recuperação do estilo livre normal.
    Arraste sua mão durante a fase de recuperação do estilo livre normal. Mova a mão para fora para criar alguma resistência na água depois de dar uma grande braçada. Depois de fazer isso por algum tempo, você sentirá muito mais força ao nadar normalmente.
    • Tente arrastar sua mão periodicamente ao nadar.
  7. Etapa 7 Use chutes de golfinho.
    Use os chutes de golfinho. Os chutes de golfinho são quando você move as duas pernas juntas como se fossem a nadadeira de um golfinho. Isso funciona porque o acostumará a um determinado ritmo.
    • Tente nadar com chutes de golfinho por meia hora pelo menos uma vez por semana.

Perguntas e respostas de especialistas

  • Pergunta
    Como posso acelerar meu nado livre?
    Quando estiver nadando, leve os braços até a coxa. Caso contrário, você não estará dando uma braçada completa e não conseguirá nadar tão rápido.
  • Pergunta
    Como posso aumentar minha velocidade de natação?
    Estabeleça metas alcançáveis para si mesmo, para que tenha algo pelo que se esforçar. Certifique-se de entrar em uma piscina e praticar pelo menos três vezes por semana.
  • Pergunta
    Como posso melhorar meu tempo se já sei nadar o estilo livre e o flipturn muito bem?
    Muitas pessoas os conhecem bem, mas não maximizaram sua força. Trabalhe no fortalecimento de seus ombros e glúteos fazendo agachamentos e flexões. Você também pode nadar voltas usando apenas os ombros.

Dicas