Como melhorar no Tae kwon do Poomsae

Autor do artigo:Gabriel Silva

Poomsae. No Taekwondo, há o sparring e o poomsae. O sparring também é conhecido como luta. Poomsae também é conhecido como padrões ou formas. No Taekwondo, o Poomsae é considerado mais uma forma de arte em que você aprende muitas formas e faz seus movimentos com precisão e consistência, em vez de se concentrar na força e na velocidade.

Etapas

Antes de iniciar a prática

  1. Etapa 1 Certifique-se de que todo o seu corpo esteja flexível antes de praticar poomsae.
    Certifique-se de que todo o seu corpo esteja flexível antes de praticar poomsae. Você precisará dedicar pelo menos 30 minutos a uma hora para fazer alongamentos básicos diários antes de cada treino.
  2. Etapa 2 Esta é uma rotina básica que você pode experimentar:
    Esta é uma rotina básica que você pode experimentar:
    • Comece com 30 polichinelos e, em seguida, incline-se totalmente para frente e para trás, contando até 10. Faça um total de 10 repetições.
    • Em seguida, alongue o lado do corpo colocando o braço em um quadril e usando o outro braço para alcançar o outro lado, e depois troque.
    • Alongue os joelhos alternando entre dobrá-los e endireitá-los. Depois disso, gire-os para a direita 10 vezes e depois para a esquerda 10 vezes. Isso é muito importante porque, infelizmente, lesões nos joelhos são incrivelmente comuns no TKD.
    • Faça a meia abertura dobrando um joelho, estendendo a outra perna e encostando a cabeça no joelho. Repita com outra perna. Faça uma contagem de 10 repetições no total.
    • Divisão central. Sente-se na divisão central e vá o mais longe que puder por 10 minutos; em seguida, sente-se e revezem-se no alongamento, colocando a cabeça no joelho à esquerda, à direita e no centro. Faça 10 contagens de 5 repetições cada.
    • Divisões frontais (nos dois sentidos), permaneça nelas por 10 minutos de cada vez. Se quiser dar um passo adiante, sente-se o mais longe que puder e coloque a testa na canela para cada lado.
    • Termine com o alongamento borboleta. Tente empurrar os joelhos até o chão e termine encostando o nariz nos dedos dos pés ou no chão.
    • Alongamento com chutes: aponte os dedos dos pés e, mantendo a perna reta, balance-a o mais alto possível. Dê 10 chutes com cada perna.
    • Dê algumas voltas.
  3. Etapa 3 É muito importante alongar as pernas no Poomsae.
    É muito importante alongar as pernas na Poomsae. Definitivamente, considere a possibilidade de se alongar em seu tempo livre para tentar melhorar sua flexibilidade:
    • Sente-se em espacates completos por meia hora a uma hora por dia enquanto lê, faz a lição de casa ou assiste à TV.
    • Em seguida, faça espacates frontais com cada perna por cerca de 20 minutos de cada vez. Tente ir mais fundo a cada vez - você pode tentar ficar em pé sobre o papel de raio X e deixar as pernas deslizarem (mas esteja preparado para ter as mãos prontas para ajudá-lo a parar), ou apoiar os pés nos dois lados para aprofundar a abertura central.
    • Você também pode fazer o alongamento borboleta e pedir que alguém pressione seus joelhos por trás (ou fique em cima deles).
    • Quanto mais tempo você dedicar ao alongamento, mais próximo estará de um sidekick vertical!

Posturas

  1. Etapa 1 Postura do gato ou beom sohgi.
    Postura do gato ou beom sohgi.
    • Coloque os pés afastados na largura dos ombros.
    • Dê um meio passo para o lado e vire o pé dianteiro para que fique alinhado com o corpo.
    • Dobre levemente o joelho dianteiro.
    • Dobre a perna de trás para formar um ângulo de 90 graus.
    • O pé de trás deve estar perpendicular ao pé da frente e os calcanhares dos pés devem estar na mesma linha.
    • Mantenha o calcanhar do pé dianteiro fora do chão.
    • Mantenha as costas retas e os quadris alinhados.
  2. Etapa 2 Postura frontal ou ahp sohgi.
    Postura frontal ou ahp sohgi.
    • Fique em pé com os pés separados na altura dos ombros.
    • Dê um grande passo à frente com a perna dianteira e dobre o joelho, quase como se estivesse fazendo um lunge.
    • Seus pés devem estar voltados para a frente.
    • Dobre o joelho da frente em um ângulo de 90 graus.
    • Sua perna de trás deve estar reta.
    • Mantenha os quadris retos e apontados para a frente.
  3. Etapa 3 Postura do cavalo ou juchoom sohgi.
    Postura do cavalo ou juchoom sohgi.
    • Mova os pés para os lados, separados pela distância de dois ombros.
    • Dobre os joelhos, como se estivesse sentado em uma cadeira ou montado em um cavalo.
    • Seus pés e quadris devem estar voltados para a frente.
    • Mantenha as costas retas.
  4. Etapa 4 Pratique a forma apenas com as posturas primeiro.
    Pratique a forma apenas com as posturas primeiro.
    • Coloque as mãos nos quadris e mantenha-as ali o tempo todo. Pratique as posturas da forma completa primeiro, até que seus movimentos estejam perfeitos. Peça a alguém que o observe e o corrija após cada movimento ou pratique na frente de um espelho (parando para verificar após cada postura). Certifique-se de que suas costas estejam retas e que seus ombros estejam retos em cada movimento. Seus ombros também devem estar alinhados.

Movimentos das mãos

  1. Etapa 1 Pratique os movimentos das mãos.
    Pratique os movimentos das mãos.
    • Fique em um lugar e trabalhe os movimentos das mãos sem as posturas. Percorra todo o formulário e pratique até que seus movimentos estejam perfeitos. Muitos movimentos exigem que sua mão esteja plana e que seus dedos estejam juntos. Se estiver fechando o punho, certifique-se de que ele esteja bem fechado e que o polegar esteja do lado de fora.
    • Quando seus movimentos estiverem perfeitos, pratique o fluxo de lento para rápido e fixe o movimento final, para que seus movimentos pareçam nítidos.

Chutes

  1. Etapa 1 Pratique primeiro os chutes separadamente.
    Primeiro, pratique os chutes separadamente. Os chutes no Taekwondo evoluíram com o tempo. Os chutes no Poomsae são os chutes tradicionais, enquanto os chutes para a luta têm mais a ver com potência e velocidade. O equilíbrio é importante, use toda a amplitude de movimento e demonstre força.
    • Pratique o equilíbrio primeiro. Embora isso venha com a prática de chutes ao longo do tempo, você pode fazer exercícios adicionais para praticar se essa área precisa de mais aprimoramento. Pratique ficar em uma perna só por um longo período de tempo e encontrar seu centro de equilíbrio. Troque de perna! Quando tiver aprendido isso, tente pular em uma perna só para atravessar uma sala. Troque de perna! Talvez você ache mais fácil fazer isso com uma perna do que com outra, mas a outra perna tem o mesmo potencial. Certifique-se de sempre praticar com as duas pernas - quem sabe, sua perna mais fraca pode acabar se tornando a mais forte!
    • Em seguida, trabalhe com chutes. Os chutes tradicionais exibidos no Poomsae exigem uma gama completa de movimentos. Embora os chutes e os movimentos reais possam ser diferentes, o processo é o mesmo. Primeiro, leve o joelho até o peito. Ao chutar, certifique-se de que a perna esteja totalmente estendida em uma linha reta (se for um chute lateral, certifique-se de que as costas sejam uma continuação dessa linha; na maioria dos casos, é necessário arquear as costas mais para trás para obter essa linha). Da mesma forma que os movimentos das mãos, você deve executar o chute no final da extensão. Depois de executar o chute, traga a perna totalmente de volta para o peito. Em seguida, leve a perna para o chão de forma controlada.
  2. Etapa 2 Trabalhe em sua flexibilidade.
    Trabalhe em sua flexibilidade. A flexibilidade ajuda muito nos padrões (daí toda a sugestão de alongamento!). É nesse momento que você terá de ser capaz de fazer os splits, nas três formas. Isso significa que você deve se alongar todos os dias! Se você é naturalmente flexível, está causando inveja nas pessoas. Mas isso não significa que você ainda não precise praticar.
  3. Etapa 3 Trabalhe na altura de seus chutes.
    Trabalhe a altura de seus chutes. Quando estiver fazendo padrões, a altura do chute é importante. Se você chutar ao redor do nariz e da testa, isso é muito bom. Mas se quiser surpreender seu mestre, chute acima da cabeça. Quanto mais alto, melhor. Essa é uma combinação de flexibilidade e equilíbrio. Para trabalhar esse tipo de equilíbrio, você pode praticar seus chutes segurando-se em algo primeiro. Você também pode praticar chutando para cima/ao longo de uma parede enquanto se segura em alguém ou em alguma coisa. Será preciso muita prática para ganhar força e acertar esses chutes com precisão, e muita prática em geral!
    • Karatê significa caminho de mãos abertas. Ele se baseia mais nas mãos do que nos chutes, enquanto o Taekwondo é mais pesado na área de chutes do que nas técnicas de mãos.
    • Em alguns estilos, há cerca de 70% de chutes e 30% de técnicas de mão. Por exemplo, o estilo Tae-Gup tende a ser muito baseado em chutes, em que 70% a 75% das técnicas são chutes.
    • Outros estilos são um pouco mais equilibrados. O estilo Chang-Hon tem quase 50% de mãos e pés.

Junte todos os movimentos

  1. Etapa 1 Quando você tiver aprendido todos os movimentos básicos, junte-os!
    Quando você tiver aprendido todos os movimentos básicos, junte-os! Primeiro, examine cada movimento: postura, movimento das mãos e chutes. Pare após cada movimento para ter certeza de que tudo ainda está correto. Sinta-se à vontade para começar devagar até conseguir a combinação correta de todos os movimentos, mantendo a forma adequada. Em seguida, mostre força nos movimentos das mãos, na postura e no rosto - concentre-se! Mesmo com a potência adicionada, os movimentos devem permanecer consistentes: você não deve perder o equilíbrio, a postura ou qualquer detalhe.
  2. Etapa 2 Adicione nitidez a todos os movimentos quando eles estiverem perfeitos.
    Adicione nitidez a todos os movimentos quando eles estiverem perfeitos. Certifique-se de que está fixando os movimentos das mãos, as posturas e os chutes.
  3. Etapa 3 Depois disso, adicione intensidade.
    Depois disso, adicione intensidade. A intensidade é mais difícil de descrever, mas é o esforço que você demonstra em cada movimento e em seu rosto durante a execução da forma. Você também pode demonstrar isso gritando 'kihap' bem alto nas partes apropriadas do exercício.
  4. Etapa 4 Memorize os padrões.
    Memorize os padrões. Seja diligente ao se comprometer com a prática das formas. Sua meta deve ser melhorar continuamente, passo a passo. Reserve um tempo todos os dias para se alongar, fazer exercícios para melhorar as áreas que precisam ser trabalhadas, praticar e analisar seu progresso. Certifique-se de fazer todos os movimentos com exatidão, mas não desanime se não conseguir, apenas tente novamente!
    • Os padrões podem ser mais difíceis do que o sparring. Isso ocorre porque você só tem uma chance de vencer uma competição de poomsae. Uma chance de fazer tudo exatamente certo. No sparring, se eles chutarem você ou se você chutar eles, um ponto é ganho. Memorizar os padrões é importante. Se você esquecer um padrão no meio do caminho, não poderá vencer. Dar um passo adiante e empenhar sua memória física para acertar cada movimento é ainda mais difícil! Mas se você acreditar em si mesmo, isso pode ser feito!
  5. Etapa 5 Divirta-se!
    Divirta-se! A prática leva à perfeição. É como construir uma casa do zero - você precisa de uma base sólida. Ver o resultado final depois de todo o seu trabalho árduo e poder compartilhá-lo é o resultado mais satisfatório!

Perguntas e respostas da comunidade

  • Perguntas
    Como posso aprender Poomsae mais rápido?
    Você só precisa praticar (contanto que esteja em uma escola de Tae Kwon Do) e perguntar ao instrutor após as aulas se ele pode fazer isso com você.
  • Pergunta
    O Poomsea me ajudará a melhorar minhas habilidades no Tae Kwon Do?
    Sim, ajudará.
  • Pergunta
    Sou um nadador competitivo e geralmente me saio muito bem nas competições, mas quando se trata de níveis mais altos, como os nacionais, fico com medo e perco o equilíbrio em meus sidekicks. O que devo fazer?
    Trabalhe seu núcleo. Fazer um chute lateral envolve a força do estômago. Faça abdominais, elevações de pernas duplas ou encontre outras coisas para fortalecer seu núcleo na Internet. Além disso, não deixe que a pressão o afete. Não pense no que está em jogo quando estiver nadando. Finja que os campeonatos nacionais são apenas uma competição comum para não se deixar levar pela ansiedade.

Vídeo

Dicas

  • Tente se filmar, fazer isso na frente de um espelho e/ou pedir a alguém que observe sua forma. Cada movimento é importante, da cabeça aos pés!
  • Pratique, pratique, pratique - é tudo uma questão de consistência.
  • Certifique-se de que todos os seus movimentos sejam limpos, fortes e consistentes sempre que os fizer.

Avisos

  • Certifique-se de que esteja devidamente aquecido, ou poderá se machucar.