Como melhorar no ténis

Autor do artigo:Gabriel Silva

Como qualquer outro desporto, o ténis requer muita prática para se tornar um jogador competente. No entanto, embora a prática ajude, também é necessário identificar os pontos fracos do seu jogo. Assim que tiver determinado os pontos fracos do seu jogo, pode tomar medidas para os melhorar. No final, com algum trabalho árduo e uma boa dose de prática, será capaz de melhorar no ténis.

Coisas que deve saber

  • Concentre-se na precisão em vez da velocidade e coloque o peso na perna de trás; mantenha os olhos na bola, mova-se devagar e segure a raquete com cuidado.
  • Pratique regularmente com pessoas mais hábeis do que você, grave-se a jogar e peça críticas construtivas; participe também em torneios.
  • Beba muita água e coma uma barra nutricional durante as mudanças de bola; alongue-se antes de cada jogo, faça exercício todas as semanas e treine a força.

Passos

Identificar e corrigir pontos fracos específicos

  1. Passo 1 Concentre-se na precisão, não na velocidade, ao servir a bola.
    Concentre-se na precisão, e não na velocidade, quando servir a bola. Os tenistas principiantes servem frequentemente a bola utilizando toda a sua velocidade e força. No entanto, não precisa de bater na bola com toda a sua força! Não coloque 100% da sua energia num serviço. Os jogadores profissionais tendem a dar cerca de 80% de energia. Quando servir, concentre-se mais na precisão do que na potência.
    • Pratique bater a bola exatamente onde quer que ela vá, em vez de bater com toda a força que conseguir. Concentre-se na sua pontaria. Reserve tempo na sua rotina de ténis para treinar o serviço.
  2. Passo 2 Coloque todo o seu peso na perna de trás antes de fazer um remate.
    Coloque todo o seu peso na perna de trás antes de fazer um remate. Ao colocar o seu peso na perna de trás, está a preparar-se para criar um impulso para a frente. Isto fará com que o seu corpo se mova de uma forma muito mais fluida e natural quando rematar.
  3. Passo 3 Mantenha os olhos na bola em todos os momentos.
    Mantenha os olhos na bola em todos os momentos. Embora isto pareça fácil, todos os jogadores de ténis devem dominar esta competência. Treine os seus olhos para a bola quando o seu adversário a serve. Faça dela o foco de toda a sua visão. Siga-a à medida que ela chega até si. Veja como a bate com a raquete. Depois, continue a seguir a bola enquanto ela se desloca pelo campo.
    • Mantenha a cabeça imóvel e os olhos na bola, mesmo quando esta entra em contacto com a raquete. É natural querer olhar para a frente, para o seu alvo, mas tem de quebrar esse hábito.
    • Lembre-se durante cada treino de fazer isto e acabará por se tornar uma segunda natureza.
  4. Passo 4 Mova-se lenta e deliberadamente no campo.
    Mova-se lenta e deliberadamente no campo. Não apresse os seus lançamentos. Utilize o máximo de tempo possível para servir, posicionar-se e organizar os seus pensamentos entre pontos. Se se apressar desnecessariamente, vai perder a concentração e fazer pancadas imprecisas.
  5. Passo 5 Segure a raquete com cuidado, se o seu swing for rígido ou lento.
    Segure a raquete com cuidado, se o seu swing for rígido ou lento. Evite agarrar a raquete com força. Isto não só irá cansar a sua mão rapidamente, como também irá provavelmente demorar mais tempo a responder à pancada do seu adversário. Em vez disso, segure a raquete de forma solta e suave. Embora isto possa levar algum tempo a habituar-se, conseguirá melhorar a sua potência e precisão.
  6. Passo 6 Restringir a raquete se o seu swing se tornar fraco ou impreciso.
    Restringir a raquete se o seu swing se tornar fraco ou impreciso. Algumas pessoas restringem as suas raquetes sozinhas, mas a menos que tenha uma máquina de encordoar ténis e algumas ferramentas especiais, é melhor contratar um profissional para o fazer. Assim que o fizer, é provável que veja algumas melhorias nas suas pancadas. Isto é especialmente verdade se sentir que não tem um serviço suficientemente forte.
    • Procure lojas de ténis ou lojas de artigos desportivos na sua área e ligue para saber se fazem o reenquadramento. Muitas delas fazem-no.

Levar o seu jogo para o nível seguinte

  1. Passo 1 Pratique regularmente.
    Pratique regularmente. Com o feedback correto, muita prática permitir-lhe-á abordar e corrigir muitos dos pontos fracos do seu jogo. Consequentemente, deve estabelecer um horário regular de ténis para estar sempre a melhorar.
    • Se possível, pratique 4 ou 5 vezes por semana durante cerca de 2 horas.
    • Qualquer feedback que receba durante a prática ajudá-lo-á a melhorar o seu jogo.
  2. Passo 2 Jogue com pessoas que são melhores do que você.
    Jogue com pessoas que são melhores do que você. Não vai melhorar o seu jogo se jogar com pessoas que não são tão boas como você. Em vez disso, desafie-se a si próprio jogando com pessoas que têm mais habilidade e experiência do que você. Desta forma, não só poderá observá-los, como também obterá o seu feedback sobre o que pode fazer para melhorar o seu jogo.
    • Encontre um novo parceiro de treino se achar que já ultrapassou o antigo. Pode procurar novos parceiros no seu clube de ténis ou anunciar que está à procura de um. Se não fizer parte de um clube de ténis, procure aderir a um!
  3. Passo 3 Participe em torneios e jogue com pessoas diferentes.
    Participe em torneios e jogue com pessoas diferentes. Procure torneios na sua região. Dependendo do local onde vive, pode haver vários ou mesmo uma dúzia ou mais de torneios de ténis todos os anos. Muitos destes torneios incluem pessoas de todos os níveis de aptidão.
    • Pode ser possível participar num torneio através do seu clube de ténis local.
    • Se for estudante do ensino secundário ou universitário, pode tentar juntar-se à equipa da sua escola.
    DICA DO ESPECIALISTA

    Peter Fryer

    Instrutor de ténis
    Peter Fryer é um escritor e treinador de ténis que vive em Derry, na Irlanda do Norte. Concluiu a sua qualificação de professor de ténis profissional pouco depois de terminar a universidade e ensina ténis há mais de 13 anos. Peter começou o Love Tennis Blog em 2010 e contribui para a BBC e para os meios de comunicação social nacionais.
    Peter Fryer Instrutor de ténis

    Continue a esforçar-se para enfrentar desafios mais difíceis. O treinador de ténis Peter Fryer afirma: 'Dou sempre aos meus alunos um objetivo a atingir. Depois, quando atingem esse objetivo, reavaliamos e voltamos a avançar. Podem ser jogos, competições da liga, ligas da USTA ou campeonatos estatais.'

  4. Passo 4 Peça críticas construtivas aos seus parceiros de jogo.
    Peça críticas construtivas aos seus parceiros de jogo. Tenha uma conversa informal com os seus adversários sobre o seu jogo. Pergunte-lhes sobre o seu desempenho. Descubra o que eles acham que pode fazer para melhorar o seu jogo. Além disso, pergunte-lhes quais são os seus pontos fortes.
    • Só faça críticas construtivas ao seu adversário se ele as pedir.
    • Independentemente da resposta do seu parceiro, deve responder educadamente e expressar a sua gratidão pelo seu feedback.
  5. Passo 5 Encontre um treinador ou profissional para lhe dar feedback.
    Procure um treinador ou um profissional para lhe dar feedback. Contrate um treinador ou um jogador profissional para o observar a jogar. Quanto mais jogos ele observar, melhor. Desta forma, ele poderá estudar o seu jogo e dar-lhe feedback sobre as formas de melhorar o seu jogo. Para encontrar um treinador ou profissional:
    • Contacte um clube de ténis local perto de si.
    • Procure na Internet para ver se existem profissionais ou treinadores na sua área que possam encontrar-se consigo.

    Continue a praticar de forma independente, mesmo que tenha um treinador. O escritor e treinador de ténis Peter Fryer afirma: 'Se quiser melhorar no ténis, tem de jogar o máximo que puder. Mesmo que tenha aulas semanais, continua a ser importante ir aos campos algumas vezes durante a semana para praticar o que o seu treinador lhe está a ensinar.'

  6. Passo 6 Faça um vídeo de si próprio a jogar.
    Grave-se a si próprio a jogar. Instale uma câmara ou peça a um amigo para o gravar enquanto joga. Depois, veja o vídeo e anote os aspectos do seu jogo que podem ser melhorados. É provável que descubra problemas com o seu serviço, posição e postura que desconhecia.
    • Veja se as suas pancadas são demasiado curtas ou demasiado profundas.
    • Repare se está no sítio errado para servir ou para defender.
    • Veja se há tipos de pancadas em que tem dificuldade. Por exemplo, se tem problemas em acertar em bolas de ressalto alto com o seu backhand.

Concentrar-se na sua condição física

  1. Passo 1 Beba água ou uma bebida desportiva durante as trocas de bola.
    Beba água ou uma bebida desportiva durante as mudanças. Mantenha-se tão hidratado quanto possível. Tire partido das bebidas desportivas com vitaminas e electrólitos para manter a sua energia. Desta forma, poderá ter o melhor desempenho possível.
  2. Passo 2 Coma uma barra de cereais, uma barra energética ou uma barra nutricional a cada duas mudanças.
    Coma uma barra de granola, uma barra energética ou uma barra nutricional de dois em dois dias. Também pode comer qualquer outra fonte de hidratos de carbono. Além disso, considere um lanche que tenha alguma proteína. Ao comer hidratos de carbono e proteínas, estará a repor alguma da energia que gastou enquanto jogava. Isto permitir-lhe-á jogar durante mais tempo e de forma mais eficaz.
    • Para obter uma dose rápida de proteínas, coma uma mão-cheia de frutos secos.
    • Frutos secos ou uma banana dar-lhe-ão uma dose rápida de hidratos de carbono durante uma mudança.
  3. Passo 3 Alongar...
    Alongue-se antes do jogo. Reserve 5 ou 10 minutos antes do jogo para fazer alongamentos. Pode fazer alongamentos estáticos (esticar e manter a postura) ou dinâmicos (fazer uma variedade de movimentos). Se já se alonga, considere alongar-se um pouco mais.
    • Alongue o peito, esticando os braços o mais que puder.
    • Alongue o seu núcleo dobrando-se lentamente para um lado e depois para o outro.
    • Alongue as pernas esticando os dedos dos pés.
  4. Passo 4 Comprometa-se a fazer um regime de cardio durante uma hora, 3 ou 4 vezes por semana.
    Comprometa-se a fazer um regime de cardio durante uma hora, 3 ou 4 vezes por semana. Os melhores exercícios que pode fazer são correr ou nadar. Os exercícios de cardio ajudam a aumentar a sua resistência e permitem-lhe deslocar-se rapidamente pelo campo.
  5. Passo 5 Pratique exercícios aeróbicos durante meia hora, 3 ou 4 vezes por semana.
    Pratique exercícios aeróbicos durante meia hora 3 ou 4 vezes por semana. Um treino aeróbico complementará o cardio sustentado, aumentará a sua agilidade e melhorará os seus reflexos. Um bom treino aeróbico inclui uma variedade de exercícios. Em última análise, quanto mais exercícios e quanto mais tempo despender, melhor.
    • Pratique saltos de pogo para melhorar a sua capacidade de salto e para fortalecer os tornozelos.
    • Faça alguns lunges para melhorar a resistência e a força da parte inferior do corpo.
    • Experimente saltar para melhorar o seu núcleo e agilidade.
  6. Passo 6 Faça treino de força algumas vezes por semana.
    Faça treino de força algumas vezes por semana. Escolha exercícios que visem as costas, as pernas, o tronco e os ombros. Os exercícios de puxar para baixo, prensas de pernas e movimentos com bandas de resistência são excelentes formas de se concentrar nessas áreas. Para trabalhar os braços, utilize máquinas de pesos com cabos e roldanas que reproduzam os movimentos dos braços no ténis.

Perguntas e respostas de especialistas

  • Pergunta
    Como posso melhorar rapidamente no ténis?
    Em termos de melhorar a um ritmo mais rápido, tudo depende da quantidade de trabalho que pretende dedicar ao ténis. É sempre útil ter um objetivo e, depois de o atingir, reavaliá-lo e procurar um objetivo mais elevado. Mas, em última análise, tudo se resume a jogar e a praticar. Quanto mais praticar, mais bolas de ténis conseguir acertar, mais rapidamente se sentirá confortável a pé e mais rapidamente melhorará as suas capacidades e o seu jogo.
  • Questão
    O que é que acontece se eu parar a bola com as mãos depois de ver que ela caiu fora?
    Isto resultará num ponto para ti, uma vez que o outro jogador já bateu a bola para fora. A única altura em que não pode fazer isto é se vir a bola a sair e a apanhar no ar. Tocar na bola com o seu corpo, cabelo ou roupa durante o jogo resulta num ponto para o seu adversário.
  • Pergunta
    Como é que me mantenho consistente e controlado sem perder potência?
    Muita, muita prática e treino. Um treinador ou mentor pode ajudar-te a criar uma rotina que te ajude a resolver este problema.

Dicas