Como melhorar no futebol

Autor do artigo:Gabriel Silva

O futebol é o esporte mais popular do mundo por um bom motivo: é simples o suficiente para ser aprendido em uma tarde e complexo o suficiente para que você passe a vida inteira aprendendo. Ser um jogador de futebol melhor significa coisas diferentes para pessoas diferentes, mas um bom controle de bola e inteligência em campo são essenciais para qualquer jogador. Depois de sentir a sensação de marcar um gol, fazer aquela assistência importante ou ser uma parede na defesa, você ficará viciado no esporte para o resto da vida.

Passos

Aprimorando suas habilidades com os pés

  1. etapa 1 aperfeiçoe seu primeiro toque, preparando-se para o próximo passe, chute ou drible sem pausas.1Perfeccione seu primeiro toque, preparando-se para o próximo passe, chute ou drible sem pausa. Seu primeiro toque é essencial, e essa habilidade é o que separa os profissionais dos amadores. Você precisa ser capaz de parar uma bola a seus pés pelo ar ou pelo chão, colocando-a bem à sua frente para que seu próximo toque possa iniciar imediatamente o ataque. Certifique-se de aprender a 'prender' a bola com todo o seu corpo:
    • Passes de um toque a curta distância com um parceiro. Se o seu primeiro toque for um passe preciso, os defensores terão dificuldade em tentar roubar a bola de você. Você também pode praticar isso chutando contra uma parede.
    • Pedir a um colega de equipe ou amigo que lance ou cruze uma bola no ar. Você deve dar apenas dois toques - um para se acomodar e o outro para passar a bola de volta para ele.
    • Passe e chute na corrida. Peça a alguém que lhe dê uma bola durante a corrida, cronometrando seu primeiro toque para que você possa passar ou chutar no segundo toque sem interromper a passada.
  2. etapa 2 pratique exercícios de manuseio de bola com toque próximo.2Pratique exercícios de manuseio de bola com toque de perto. Seu objetivo com os exercícios a seguir não é apenas ficar mais rápido, mas também mais preciso, aprendendo a controlar a bola com todo o pé para se tornar um melhor driblador e passador. Experimente estes exercícios, com o objetivo de dar 100 toques em cada pé em cada exercício:
    • Quique a bola entre os pés, usando as palmilhas para manter a bola entre os joelhos e 'passando' para frente e para trás o mais rápido possível.
    • Toque a bola rapidamente na parte superior com os dedos dos pés, tentando ser o mais rápido possível. À medida que você melhora. Tente rolar a bola levemente com a sola do dedo do pé, concentrando-se nesse toque pequeno e preciso.
    • Experimente o 'in-and-out'. Use a sola do pé direito para rolar a bola para a direita. Role o pé todo sobre a bola para a direita e, em seguida, use o peito do pé para passar a bola para o pé esquerdo. Controle-a com a sola do pé esquerdo e role-a para fora, repetindo o exercício com os dois pés, para frente e para trás.
  3. etapa 3 pratique a execução de chutes e cruzamentos durante a corrida.3Pratique a execução de chutes e cruzamentos durante a corrida. Se você já joga há algum tempo, geralmente sabe como chutar e cruzar com eficiência quando a bola não está em movimento. Mas isso não é especialmente 'realista' em um jogo real, e você estará muito acima da concorrência quando tiver precisão e força em movimento. Felizmente, essa é uma habilidade fácil de praticar, tanto sozinho quanto com um parceiro. Basta dar um toque, atingir cerca de 75% da velocidade máxima e, em seguida, dar o chute.
    • À medida que você for melhorando, aumente a velocidade. Quando conseguir fazer um sprint mortal, dar um toque e disparar um chute ou cruzamento, você será o pior pesadelo de um defensor.
    • Faça a abordagem de vários ângulos, desde acertar chutes enquanto corre pelo centro do campo até trabalhar em cruzamentos sobre seu corpo a partir das linhas laterais.
    • Trabalhe nas habilidades de sua posição. Um zagueiro, por exemplo, precisa ser capaz de girar a bola e subir no campo o mais rápido possível para liberar a pressão de um ataque.
  4. etapa 4 preste atenção em seu 'oposto'.  opposite= or= non-dominant= foot.=4Preste atenção em seu pé 'oposto' ou não dominante. Não importa quão bom seja o seu pé direito quando estiver enfrentando os melhores defensores, que aprenderão a forçá-lo rapidamente para a esquerda. Os grandes jogadores são perigosos com os dois pés, forçando os defensores a cobrir todas as opções. Não elimine metade de seu corpo de seu arsenal - certifique-se de trabalhar com os dois pés.
  5. etapa 5 aprenda a driblar com controle preciso e firme.5Aprenda a driblar com controle preciso e firme. A bola deve parecer uma extensão de seu pé. Leve-a para uma área pequena (como a área de pênalti) e drible entre as linhas, variando a velocidade com sprints bruscos e paradas rápidas. Experimente alguns movimentos e use os dois pés, trabalhando até se cansar. Seu objetivo é deixar a bola o mais perto possível de seus pés, em qualquer velocidade. Você dificultará muito a vida dos defensores e poderá continuar treinando:
    • Crie pistas de obstáculos com bandeiras, cones ou camisetas velhas. Faça zigue-zague, entrelace e mude de direção o mais rápido que puder sem perder a bola.
    • Malabarismo pode parecer 'inútil' em um jogo real, mas é a maneira mais fácil de melhorar seu toque na bola, mantendo-a perto com todo o corpo. Trabalhe com os dois pés, bem como com o comprimento do seu toque, alternando pequenos malabarismos apertados e toques mais altos e difíceis de controlar.
    • Trabalhe em alguns movimentos e truques avançados, pois eles exigem controle preciso da bola e oferecem novas ferramentas ofensivas nos jogos.
  6. etapa 6 aprenda a bater na bola em diferentes áreas para obter diferentes giros e chutes.6Aprenda a bater na bola em diferentes áreas para obter diferentes giros e chutes. Onde e como você bate na bola mudará muito a forma como ela se desloca, e os melhores jogadores têm o melhor controle de bola. Seja no ataque ou na defesa, aprender a usar a bola inteira aumenta muito suas opções em qualquer lugar do campo.
    • Os passes curtos e precisos geralmente ocorrem com a parte interna do pé. Até mesmo cruzamentos precisos e de nível médio podem ser feitos dessa forma.
    • Bater na bola com os terços externos fará com que ela se dobre se você usar os cadarços. Tente passar um pouco por baixo da bola, como se estivesse batendo-a em um ângulo diagonal.
    • Você pode fazer um knuckle na bola, batendo-a com os cordões logo abaixo do ponto morto e evitando um arremesso subsequente, tirando o giro e fazendo com que a bola caia de forma imprevisível.
    • Passe por baixo da bola, usando a borda entre os cadarços e o peito do pé, para um chip backspin, que é bom para cruzamentos precisos que não podem quicar ou pular.
    • Sempre siga com o pé quando bater na bola, seja em um chute, um passe ou um cruzamento. Isso lhe dará mais controle sobre o destino da bola.

Como melhorar seu QI de futebol

  1. etapa 1 aprenda a defender um contra um para ser útil em qualquer lugar do campo.1Aprenda a defender um contra um para ser útil em qualquer lugar do campo. De atacantes a zagueiros, todos precisam saber defender individualmente. Portanto, arranje um parceiro e comece a jogar 1 contra 1, trabalhando no controle de seu homem e pressionando-o com eficiência. Ao defender um contra um, lembre-se de:
    • Ficar ligeiramente agachado e na ponta dos pés. Seus joelhos devem estar dobrados em uma posição atlética, permitindo que você reaja rapidamente.
    • Incline seu corpo, com um pé à frente do outro, de modo que você convide o atacante a ir para um lado. Force-o a ir para a linha lateral ou para os outros defensores, em vez de ficar em pé e deixar que ele escolha sua direção.
    • Observe os quadris de um jogador para evitar ser enganado. Os quadris são o seu centro de gravidade e, em geral, telegrafam para onde um jogador está indo, a menos que ele seja Lionel Messi. É quase impossível mudar rapidamente a direção dos quadris, e você pode usar isso a seu favor como defensor.
  2. etapa 2 mantenha os olhos abertos durante todo o jogo, especialmente quando estiver com a bola.2Mantenha os olhos abertos durante todo o jogo, especialmente quando estiver com a bola. Os grandes jogadores estão sempre examinando o campo, especialmente quando estão com a bola. Isso requer prática, pois é mais difícil controlar uma bola que você não consegue ver. Mas aprender a usar a parte inferior de sua visão ao examinar o campo é uma habilidade essencial para se tornar um jogador mais inteligente e, portanto, melhor.
    • Use os treinos para trabalhar para manter sua cabeça erguida. Vire a bola agora, não nos jogos, e você verá rapidamente a melhora.
  3. etapa 3 comunique-se em campo, conversando constantemente para ajudar sua equipe.3Comunique-se em campo, conversando constantemente para ajudar sua equipe. Os grandes jogadores estão sempre falando: 'Homem aberto', 'Estou com a bola', 'Preciso de ajuda' e muito, muito mais está sendo gritado constantemente no campo, e há um bom motivo para isso. O futebol é um jogo de equipe, e os jogadores inteligentes sabem que a equipe deve estar na mesma página durante os 90 minutos para obter o máximo do jogo. Seja um líder de equipe e comece a conversar a cada jogo e treino. As coisas essenciais para conversar durante o jogo incluem:
    • Marcações defensivas: informe à sua equipe quem você está cobrindo se quiser desafiar a bola e se há algum defensor sem marcação que precise ser coberto.
    • Conselhos para o jogador que está driblando: não grite toneladas de informações para ele, mas não o deixe no escuro. Diga a eles quando tiverem tempo e quando houver um 'homem na jogada'.
    • Fazendo corridas: diga ao seu colega de equipe que você está 'sobrepondo!' ou que 'você pode jogar para trás' se ele precisar. Quando você fizer uma grande corrida, não presuma que ele sempre o verá, especialmente se ele estiver de cabeça baixa.
  4. etapa 4 assista a jogos profissionais pelo menos uma vez por semana, aprendendo com os melhores.4Veja jogos profissionais pelo menos uma vez por semana, aprendendo com os melhores. Observe onde os jogadores estão não apenas quando estão com a bola, mas também fora dela. Que corridas as pessoas em sua posição estão fazendo? Quando eles sobem para atacar e quando recuam. Não tenha medo de ser um pouco crítico - use esses jogos para aprender novas ideias e entender por que certas coisas não funcionaram. Como você jogaria de forma diferente e como gostaria de imitar seus jogadores favoritos?
    • Os jogadores em ascensão também podem conferir tutoriais, clipes e destaques no YouTube, que podem ajudar a preencher lacunas se você não tiver certeza de quais técnicas os profissionais estão usando em chutes ou passes.
    • Encontre um time ou liga de que goste e torne-se um fã - quanto mais você assistir, melhor será seu jogo.
  5. etapa 5 aprenda os fundamentos das táticas de equipe, tornando-se um líder de equipe no ataque e na defesa.5Aprenda os fundamentos das táticas de equipe, tornando-se um líder de equipe no ataque e na defesa. Uma grande parte da inteligência no futebol é aprender a trabalhar em equipe. Embora cada equipe tenha estratégias específicas que devem ser desenvolvidas em conjunto, há algumas táticas que se aplicam independentemente da equipe em que você esteja:
    • Contrair na defesa, expandir no ataque. Essa é a base de todas as estratégias: você quer tirar espaço na defesa e criar espaço no ataque. Portanto, na defesa, vocês se reúnem perto do centro do campo, formando uma base unificada e movendo-se juntos para evitar ameaças ofensivas. No ataque, você tenta fazer com que eles rompam essa base, esticando-se para defender você e sua equipe.
    • Acompanhe todos os chutes, forçando a defesa a reagir. Até mesmo chutes decentes podem se transformar em gols se a sua equipe estiver batendo no gol em chutes e cruzamentos. Esse tipo de pressão pode acabar com as defesas, pois os zagueiros ficarão de frente para o próprio gol em um rebote e terão muita dificuldade para limpá-lo com segurança.
    • Mantenha sua forma defensiva. Mesmo que você não esteja jogando uma armadilha de impedimento, a defesa deve estar em uma linha horizontal, mantendo a forma. Quando as defesas perdem essa forma, elas criam lacunas e buracos entre si. Se você joga atrás, olhe sempre para a esquerda e para a direita e mantenha todos em uma linha quase uniforme.

Como desenvolver seu talento ao máximo

  1. etapa 1 experimente e...1Faça testes e jogue nos melhores times que puder encontrar. Não há atalhos para ser um jogador de futebol melhor do que jogar o máximo que puder. Dito isso, você melhorará muito mais rápido se estiver enfrentando a competição mais difícil que puder. Faça um teste em uma equipe que o incentive ou, se isso não for possível, crie desafios para si mesmo. Participe de uma partida de futebol para adultos (basta levar chuteiras e entrar em campo), chame seus colegas de equipe para jogar com você na entressafra e continue praticando sozinho quando não houver ninguém para se juntar a você.
    • Se não houver nenhum jogador por perto com quem possa jogar, atire contra uma parede, passe para frente e para trás com uma cerca ou faça malabarismos e trabalhe seus truques no quintal.
    • Jogue também jogos pequenos, como 1 contra 1 ou 4 contra 4. Os jogos pequenos lhe dão mais chances de praticar com a bola e melhorar suas habilidades.
  2. etapa 2 fique em forma para sua posição e aproveite ao máximo o treinamento.2Fique em forma para sua posição e aproveite ao máximo o treinamento. Embora todos os jogadores de futebol precisem treinar para tirar o máximo proveito de suas jogadas, todos os jogadores precisam treinar de forma diferente. Pensando nas necessidades específicas da sua posição, você pode tirar o máximo proveito do seu corpo e ser o maior ativo da sua equipe.
    • Goleiros: Concentre-se na força, no tempo de reação e em um corpo esguio e rápido que possa se mover em um instante.
    • Defensores: Devem ser fisicamente fortes, tanto na parte superior quanto na inferior do corpo, para vencer qualquer tackle ou desafio. Também precisam de grande velocidade de corrida e devem estar em forma.
    • Meio-campistas: Devem ser capazes de correr, correr e correr. A tomada de decisões rápidas, o toque de bola e a capacidade de passe são essenciais.
    • Atacantes: Devem ser velozes e capazes de se movimentar com defensores fortes. Eles também tendem a ser corredores de resistência, capazes de correr durante todo o jogo para abrir espaço e ainda ganhar uma corrida até a linha de fundo.
  3. etapa 3 mantenha-se em movimento fora da bola, não apenas quando a receber.3Mantenha-se em movimento fora da bola, não apenas quando puder recebê-la. Os grandes jogadores de futebol raramente ficam parados. Como defensor, você está constantemente fechando o espaço e reagindo ao ataque. Como meio-campista, você está sempre examinando o campo e se movendo em direção à bola, abrindo espaço no meio. Como atacante, você está sempre tentando enganar um zagueiro, passando por ele ou desaparecendo quando ele está observando a bola. Você deve estar sempre em movimento, mantendo o campo aberto e dinâmico e o outro time adivinhando - ficar parado o torna quase inútil para o seu time.
    • Cheque a bola, mesmo que não a receba. Assim que você aparecer, exija a bola, mas saia imediatamente se não a conseguir. Você terá um defensor atrás de você, o que abrirá o espaço em que você estava para a sua equipe.
    • Espalhe-se bem quando seu time receber a bola se você jogar perto de uma ala - um contra-ataque rápido para as laterais geralmente tem mais espaço para avançar.
    • Se você não tiver um homem para marcar, preencha o espaço que um atacante pode querer. Tente descobrir quais são os caminhos mais perigosos para o gol e sente-se neles, obstruindo-os para a outra equipe.
  4. etapa 4 leve cada treino a sério, trabalhando em seus pontos fracos.4Leve cada treino a sério, trabalhando em seus pontos fracos. O treino é o momento de superar seus pontos fracos, não de impressionar seus colegas de equipe. Trate cada treino como um aquecimento para um grande jogo, trabalhando duro em cada exercício e testando novos movimentos agora para que se tornem naturais em um jogo.
    • Jogue em várias posições - melhore tanto como arremessador quanto como defensor
    • Concentre-se em ambos os pés - ninguém se importa se você virar a bola agora, mas eles se importam nos jogos.
    • Jogue rapidamente, principalmente nos treinos. Não diminua a velocidade nem se descuide, mesmo que seus defensores estejam pressionando menos do que no jogo.
  5. etapa 5 jogue e tome decisões o mais rápido possível.5Jogue e tome decisões o mais rápido possível. Os olheiros e os técnicos observam muito o seu ritmo de jogo - a rapidez com que você recebe a bola, olha para cima e passa, chuta ou dribla. Não segure a bola por muito tempo e pratique tomar decisões rápidas e decisivas com a bola, forçando-se a jogar com urgência. Boas maneiras de fazer isso incluem:
    • Passe a bola e continue se movimentando. Alguns toques rápidos geralmente são suficientes, pois a bola se move muito mais rápido do que você pode correr. Quanto mais tempo você ficar na mesma área, mais tempo a defesa terá para fechar os buracos e se preparar.
    • Se planeja driblar, faça-o em um bom ritmo rápido em vez de lentamente. Coloque os zagueiros com o pé atrás.
    • Procure cruzamentos, especialmente aqueles que forçam os defensores a ficarem de frente para o próprio gol. Os grandes passes forçam a defesa a se deslocar rapidamente para novas posições, o que geralmente abre buracos.
  6. etapa 6 procure aconselhamento, orientação e treinamento em suas áreas fracas.6Procure aconselhamento, orientação e treinamento em suas áreas fracas. Não importa o quanto você melhore no futebol, você nunca será um jogador perfeito. O futebol requer 11 jogadores em completa sintonia para ser bem-sucedido, portanto, mantenha seus ouvidos abertos para seus técnicos e mentores. Cada jogador tem pontos fracos específicos que podem ser trabalhados - não feche os ouvidos para os seus.
    • Pergunte ao seu técnico o que você pode fazer para melhorar algumas vezes por temporada. Como você pode trabalhar em suas próprias habilidades fora dos treinos?
    • Considere a possibilidade de chamar um treinador ou preparador físico para trabalhar as habilidades que você não tem tempo para treinar. Se realmente quiser se destacar, especialmente em uma área sem equipes de alto nível, você precisará de atenção individual.

Como posso ser um ótimo defensor de futebol?

Perguntas e respostas de especialistas

  • PerguntaComo posso melhorar minhas habilidades no futebol? Tente praticar todos os dias. Quanto mais tempo você passar com uma bola de futebol, seja jogando ou fazendo exercícios, melhor você se tornará.
  • PerguntaQue tipos de alimentos fortalecem seu corpo? Os alimentos ricos em fibras e proteínas magras fortalecem o corpo. Além disso, mantenha-se hidratado com água e consuma muitas frutas e vegetais frescos todos os dias.
  • PerguntaPreciso treinar para ficar melhor? Claro que sim. Você precisa praticar qualquer coisa em que queira melhorar.

Dicas

  • Encontre uma parede e comece a se atirar contra ela, pratique o chute e a recepção da bola com as duas pernas. Não fique estático nesse exercício; quanto mais seu corpo tiver que se mover, melhor será sua habilidade.
  • Pegue cones e tente passar com a bola por eles. Isso melhora o controle da bola e a habilidade.
  • O futebol é um jogo de enganação, tente enganar e ser o mais imprevisível possível.

Avisos

  • Se você vem de um estilo de vida inativo, tente aumentar a carga de treinamento lentamente. Se sentir que seus músculos estão doendo no dia seguinte ao treino, espere até que a dor desapareça.
  • Se você não se alongar, poderá distender um músculo.
  • Aguarde até que seu corpo tenha se recuperado totalmente de uma lesão antes de jogar ou treinar. Continuar a praticar atividades físicas enquanto ainda estiver se recuperando pode piorar a lesão a longo prazo ou atrasar a recuperação.