Como remover a cabeça de um carrapato embutido

Autor do artigo:Gabriel Silva

Você conseguiu retirar um carrapato do seu corpo, do seu cão ou talvez até do seu filho, mas o que fazer se a cabeça do carrapato ainda estiver incrustada na pele? A boa notícia é que as peças bucais do carrapato não podem transmitir doenças graves por si só, mas a má notícia é que uma cabeça de carrapato incrustada pode levar à infecção. Este artigo é baseado em uma entrevista com nossa veterinária certificada, Natalie Punt, fundadora e CEO da mPet. Confira a entrevista completa aqui.

Etapas

Remoção de uma cabeça de carrapato embutida

  1. Etapa 1 Tente remover...
    Tente remover a cabeça com uma pinça ou uma agulha esterilizada. Segure firmemente a cabeça e puxe-a para fora sem torcer. Use uma pressão uniforme ao puxar. Não manuseie o carrapato com as mãos desprotegidas nem tente usar um fósforo quente para retirá-lo.
    • Se o corpo ainda estiver preso, segure o corpo do carrapato o mais próximo possível da pele. Isso também lhe dará a melhor chance de retirar a cabeça.
    • Se a cabeça se quebrar em pedaços minúsculos quando você a remover, não tente cavar, pois isso pode causar infecção.
    • Esterilize as pinças com álcool isopropílico antes e depois de retirar o carrapato.
    • Para transmitir a doença, o carrapato geralmente precisa estar embutido por 36 horas.
  2. Etapa 2 Deixe a cabeça em paz, se puder't fully remove it.
    Deixe a cabeça de lado se você não conseguir removê-la totalmente. Pode parecer um pouco nojento, mas sua pele se recuperará e soltará a cabeça como se fosse uma farpa. A cabeça deve sair em alguns dias e, enquanto isso, siga as etapas do próximo método para evitar uma infecção.
    • Mergulhe a pele em água morna para ajudar a expulsar a cabeça mais rapidamente.
  3. Etapa 3 Envolva o corpo do carrapato em fita adesiva, em um saco fechado ou em um recipiente.
    Envolva o corpo do carrapato em fita adesiva, em um saco selado ou em um recipiente. Depois de retirar o carrapato, é útil que seu médico veja o carrapato se você apresentar algum sintoma em potencial. Ao selar o carrapato, tome cuidado para não apertá-lo com os dedos, pois isso pode aumentar o risco de entrar em contato com bactérias causadoras de doenças.
    • Se tiver apenas uma cabeça de carrapato, descarte-a com segurança colocando-a em álcool ou jogando-a no vaso sanitário.

Cuidados com o local da picada do carrapato

  1. Etapa 1 Lave as mãos com água e sabão.
    Lave as mãos com água e sabão. Independentemente de você ter removido o carrapato de sua própria pele ou da pele de outra pessoa, é fundamental limpar as mãos. Lavar as mãos pode protegê-lo de doenças transmitidas por carrapatos.
    • Esfregue suas mãos por pelo menos 20 segundos.
    • Se você não tiver acesso a água e sabão, use um desinfetante para as mãos à base de álcool com pelo menos 60% de álcool.
  2. Etapa 2 Limpe a área da picada com água e sabão ou álcool isopropílico.
    Limpe a área da picada com água e sabão ou álcool isopropílico. Lavar bem a área com água e sabão reduz a chance de infecção (tanto do carrapato quanto do contato com pinças ou com as mãos).
    • A limpeza da área da picada também é uma etapa segura de tratamento de feridas para animais de estimação. Basta usar um sabonete não tóxico projetado para animais de estimação. Não se deve usar xampu para humanos, pois nossa pele tem um pH diferente.
  3. Etapa 3 Aplique pomada antibiótica.
    Aplique a pomada antibiótica. Evite infecções e acalme a pele aplicando polysporin ou o creme antibiótico de venda livre de sua preferência. Você só precisa aplicar a pomada uma vez.
    • Os animais de estimação podem ter uma reação alérgica à pomada antibiótica de venda livre para humanos. Aplique uma pequena quantidade primeiro para testar a tolerância de seu animal de estimação. Desde que ele não apresente erupção cutânea ou urticária, o uso é seguro.
    • Se decidir usar a polisporina em seu cão, cubra também a picada do carrapato ou coloque o animal em um cone para evitar que ele ingira a pomada.

Monitoramento de doenças transmitidas por carrapatos

  1. Etapa 1 Espere ver um inchaço pequeno e sensível por alguns dias.
    Espere ver um inchaço pequeno e sensível por alguns dias. Pode parecer uma espinha, mas você não deve se preocupar com essa reação leve. Essa é apenas a resposta de sua pele a uma pequena irritação. Não é um problema, a menos que o inchaço comece a ficar significativamente maior ou mais vermelho.
  2. Etapa 2 Fique atento aos sintomas da doença de Lyme ou de uma infecção grave.
    Fique atento aos sintomas da doença de Lyme ou de uma infecção grave. Fique de olho na área da picada por várias semanas após a remoção do carrapato. Normalmente, a doença de Lyme aparece de 3 a 10 dias após a picada, mas pode levar até 30 dias para você perceber os sintomas. Uma mancha plana, rosa e redonda e/ou febre podem indicar a doença de Lyme. A mancha pode parecer clara no centro e pode crescer até 6,4 cm (2,5 polegadas) de diâmetro. Fique atento também a estes sintomas de infecção:
    • Calafrios
    • Fadiga
    • Vermelhidão, dor ou inchaço no local da picada
  3. Etapa 3: Doe't send the tick in for testing.
    Não envie o carrapato para teste. Talvez você se pergunte se deve enviar o carrapato a um laboratório para testar se ele está transmitindo alguma doença. No entanto, o CDC não recomenda testar os carrapatos em laboratório. O laboratório pode não lhe dar uma boa leitura, pois mesmo que o carrapato dê positivo, você pode não ter sido exposto. Além disso, os sintomas de uma doença geralmente aparecem antes de você receber os resultados.
    • No entanto, você pode levar o carrapato a um veterinário ou médico para identificação visual. Eles podem lhe dar informações com base na sua região e no tipo de carrapato para ajudá-lo a descobrir se você corre o risco de contrair a doença de Lyme.

Perguntas e respostas de especialistas

Dicas

  • Se você vir um inseto redondo e achatado e não tiver certeza de que se trata de um carrapato, conte as pernas - os carrapatos adultos têm 8 pernas.

Avisos

  • Os carrapatos de pernas pretas (também conhecidos como carrapatos de veado) têm maior probabilidade de transmitir a doença de Lyme. Você pode identificar um carrapato de veado pelo seu tamanho - aproximadamente o tamanho de uma semente de papoula ou de gergelim.
  • Não use vaselina ou esmalte de unha para tentar sufocar o carrapato. O objetivo é remover o carrapato o mais rápido possível, e essas soluções folclóricas não funcionarão de forma eficaz.