Como conseguir uma bolsa de estudos de futebol

Autor do artigo:Gabriel Silva

O futebol é um dos desportos mais populares do mundo. Todos os anos, milhares de estudantes do ensino secundário competem por bolsas de estudo para jogar futebol a nível universitário. As bolsas de estudo de futebol são altamente competitivas e exigem que os atletas joguem em seu nível mais alto e formem relacionamentos com os treinadores da faculdade.

Passos

Jogando no Ensino Médio

  1. Passo 1 Comece cedo.
    Comece cedo. No liceu, já deve ter anos de experiência de jogo. A maioria dos jogadores de futebol começa a jogar em ligas infantis e progride jogando em equipas escolares e em clubes privados.
    • É raro que um jogador de futebol experiente comece a praticar o desporto pela primeira vez na adolescência, mas não é impossível.
    • Quanto mais treinar e praticar, melhor se tornará. Algumas pessoas têm um talento natural para o futebol, mas para se tornar um jogador habilidoso é necessário trabalho árduo.
  2. Passo 2 Decida se quer especializar-se.
    Decida se quer especializar-se. Muitos atletas de futebol cresceram a praticar outros desportos e continuam a jogar em equipas quando o futebol não está na época. Pode decidir se quer especializar-se no futebol (e não praticar outros desportos) ou continuar a ser um atleta multi-desportivo.
    • Há vantagens em praticar outros desportos enquanto se procura uma bolsa de estudo para futebol. A prática e o treino durante a época baixa do futebol podem mantê-lo em boa forma física e reforçar determinadas capacidades. Por exemplo, correr na equipa de atletismo pode ser uma forma benéfica de reforçar as suas capacidades de corrida no campo de futebol.
    • Existe o risco de lesões quando se pratica um desporto físico (como o futebol) durante a época baixa do futebol.
    • Ao praticar vários desportos, pode começar a sentir-se sobrecarregado e a distrair-se no processo da bolsa de estudo.
  3. Passo 3 Jogar ao nível da equipa principal.
    Joga a nível da equipa principal. Quando entrar no liceu, terá de fazer provas para a equipa da escola. A maioria das escolas tem uma equipa júnior e uma equipa principal. As equipas do liceu organizam testes e determinam a equipa em que o jogador irá participar. É melhor começar a jogar na equipa principal o mais cedo possível. Será mais atrativo para os recrutadores e treinadores universitários se tiver jogado na equipa principal durante quatro anos em vez de um ou dois.
    • Os testes estão abertos a todos os escalões e a todos os níveis de aptidão. Como jogador habilidoso, tem de se destacar dos outros jogadores para ser selecionado.
    • As equipas de futebol de nível universitário podem variar muito nos seus níveis de competência e competitividade. A sua escola secundária pode não ter um programa de futebol muito forte ou pode ser bem conhecida como uma equipa competitiva.
    • É mais fácil destacar-se se estiver numa equipa menos competitiva, mas é menos provável que seja notado pelos recrutadores se não jogar numa escola secundária conhecida e competitiva.
  4. Passo 4 Jogue no nível júnior da equipa principal.
    Jogue no nível júnior da equipa principal. Se passar por testes e for selecionado para a equipa júnior, pode continuar a ser um recruta competitivo para uma bolsa de futebol. Utilize esta oportunidade para construir uma relação com o seu treinador e para aperfeiçoar as suas capacidades.
    • Os jogadores da equipa júnior têm espaço para crescer e desenvolver as suas capacidades antes de estarem prontos para jogar ao nível da equipa principal.
    • Jogue ao seu melhor nível na equipa de juniores para aumentar as suas hipóteses de entrar na equipa principal no ano seguinte.
  5. Passo 5 Jogar em clubes privados.
    Jogue em clubes privados. Existem ligas de clubes de futebol na maioria das regiões. Estas ligas dão aos atletas a oportunidade de jogar futebol de forma competitiva durante a época baixa, quando não jogam numa equipa da escola.
    • O futebol de clube é uma boa forma de aumentar a sua visibilidade para os recrutadores, especialmente se a equipa do liceu não for muito competitiva.
    • Os treinadores de clubes de futebol têm frequentemente contactos com treinadores universitários, tal como o seu treinador do liceu. Utilize-os como um recurso para estabelecer contactos com treinadores universitários e para divulgar o seu nome.

Determinar qual o nível universitário mais adequado para si

  1. Etapa 1 Decida que tipo de experiência universitária você quer ter.
    Decida que tipo de experiência universitária quer ter. Praticar um desporto na universidade é um grande compromisso. Nas escolas com melhor classificação, estará a jogar e a praticar quase todos os dias da semana. Durante a época desportiva, viajará e faltará às aulas para assistir aos jogos.
    • A maioria das equipas de futebol é regulada pela National Collegiate Athletic Association (NCAA), que tem três divisões. Apenas as escolas da Divisão I e da Divisão II são elegíveis para oferecer bolsas de estudo para atletas; pode restringir a sua pesquisa a estas escolas.
    • Os jogadores das equipas da Divisão III podem receber bolsas de estudo académicas e de mérito, mas estas não constituem bolsas de estudo para futebol.
  2. Passo 2 Definir objectivos adequados.
    Estabeleça objectivos adequados. Para tal, é necessário refletir sobre si próprio e ser honesto consigo mesmo sobre as suas capacidades. Jogar numa universidade de topo não será viável se as suas capacidades futebolísticas não forem de um nível excecionalmente elevado. Jogar futebol a nível universitário é um compromisso enorme e se não estiveres 100% empenhado em jogar, não terás sucesso.
    • A definição de objectivos adequados ao seu nível de competências pode evitar dores de cabeça e desilusões no futuro.
    • Dentro das escolas da Divisão I e da Divisão II, as faculdades variam em termos de competitividade. Consulte as classificações actuais do futebol universitário para identificar as escolas que são mais competitivas do que outras.
  3. Passo 3 Definir objectivos académicos.
    Estabelecer objectivos académicos. Apesar de quereres jogar futebol nesta faculdade, também estás lá para obteres uma educação. As universidades a que te candidatas devem corresponder aos teus objectivos académicos e ser adequadas para ti fora do futebol.
    • Mais uma vez, estes objectivos devem ser realistas e refletir as tuas capacidades académicas. Os colégios estabelecem requisitos académicos para os seus atletas e, se ficar abaixo dessa média, pode ser suspenso da equipa. Se for um aluno excecional, terá mais oportunidades disponíveis.
  4. Passo 4 Fale com os seus treinadores.
    Fale com os seus treinadores. Fale com o seu treinador do liceu e do clube sobre o seu nível de competências, o seu potencial para ganhar uma bolsa de estudo e os aspectos em que pode melhorar. Seja franco e aberto com os seus treinadores sobre os seus objectivos para ganhar uma bolsa de estudo e peça-lhes ajuda.
    • É muito provável que os seus treinadores tenham estabelecido relações com algumas faculdades e recrutadores. O número de contactos que o seu treinador terá pode variar muito, mas eles podem ajudá-lo a entrar no mercado.
    • Pergunte-lhes quais as competências e áreas em que pode melhorar. Até o melhor jogador de futebol pode afinar as suas capacidades e melhorar a sua consistência. Os seus treinadores podem ajudá-lo a identificar as áreas em que é fraco, para que possa melhorar antes de jogar perante os recrutadores.
  5. Passo 5 Falar com outros jogadores.
    Falar com outros jogadores. Fale com outros jogadores que conhece que passaram por este processo e com jogadores que são agora atletas universitários. Pergunte-lhes sobre as suas experiências e peça-lhes conselhos sobre o processo. Considere fazer-lhes perguntas como:
    • Como é que foi a tua experiência a jogar futebol na universidade?
    • Quais foram as partes mais difíceis do processo de recrutamento?
    • O que é que gostaria de ter sabido sobre o processo antes de o ter iniciado?
  6. Passo 6 Consultar as classificações das equipas.
    Consulte as classificações das equipas. As equipas masculinas e femininas são classificadas com base no seu registo de vitórias e derrotas e no seu desempenho em torneios. Se quiser concentrar a sua pesquisa nas escolas mais competitivas, deve procurar ser recrutado por escolas que estejam entre as 25 melhores do país.
    • As equipas masculinas e femininas são classificadas separadamente. Pode acontecer que algumas escolas tenham programas masculinos mais fortes do que os femininos ou vice-versa.
  7. Passo 7 Faça uma lista de escolas.
    Faça uma lista de escolas. Com base nos seus objectivos, nas opiniões dos seus treinadores e no seu nível de competências, pode começar a identificar as escolas que mais lhe interessam. Esta lista de escolas deve incluir o nome do treinador de futebol e as respectivas informações de contacto. A maioria das escolas tem um sítio Web dedicado ao seu programa desportivo, onde pode encontrar esta informação.
    • A sua lista de escolas deve ser grande no início do seu processo e ser reduzida ao longo do tempo.

Garantindo sua elegibilidade

  1. Passo 1 Cumprir os requisitos das bolsas académicas.
    Cumprir os requisitos académicos da bolsa. Para ganhar uma bolsa de futebol, é necessário cumprir determinados requisitos académicos. Quando estiver na faculdade, terá de continuar a cumprir estes requisitos para manter a bolsa.
    • Os requisitos de média de notas para uma bolsa de futebol dependem da escola. Por exemplo, uma escola da Ivy League terá requisitos de pontuação mais elevados do que a maioria das outras escolas.
    • Mesmo sendo um recruta de renome, se não cumprir os padrões académicos estabelecidos pela escola, não será elegível para uma bolsa de estudo.
  2. Passo 2 Conhecer a faculdade's academic requirements.
    Cumpra os requisitos académicos da faculdade. Agora que tem uma lista de escolas em que está interessado em ser recrutado, tem de se certificar de que é um bom candidato à escola. Tal como todos os candidatos a universidades, os potenciais estudantes-atletas têm de cumprir as normas que a escola estabeleceu para os seus alunos admitidos. Esses padrões provavelmente incluirão um limite para sua média de notas, suas pontuações em testes padronizados, cartas de recomendação fortes e ensaios de inscrição.
    • A maioria das universidades inclui estas informações nos seus sítios Web. Procure perfis de estudantes admitidos e estatísticas sobre os resultados académicos dos seus estudantes mais recentes. O orientador da sua escola secundária também o pode ajudar a encontrar esta informação.
  3. Passo 3 Contrate um tutor, se necessário.
    Contrate um tutor, se necessário. Se as suas notas ou resultados de testes padronizados não satisfazem os requisitos de elegibilidade para uma bolsa de futebol, precisa de aumentar a sua média de notas. Um tutor pode ajudá-lo a identificar as áreas em que tem dificuldades e dar-lhe apoio individual.
    • Um tutor de escrita pode ajudá-lo a reforçar os seus ensaios de candidatura e declarações pessoais.
    • Se tiver dificuldades numa determinada aula ou disciplina, peça ajuda adicional ao seu professor.
  4. Passo 4 Tenha cuidado com as redes sociais.
    Tenha cuidado com as redes sociais. As redes sociais alteraram a forma como os estudantes do ensino secundário são aceites na universidade e como os atletas são recrutados. Mantenha os seus perfis nas redes sociais privados, mas saiba que pode ser encontrado através dos perfis dos seus amigos.
    • Nunca publique conteúdos nas suas redes sociais que possam ser interpretados como discriminatórios. Como atleta universitário, representas a tua universidade. As universidades não querem recrutar jovens atletas que possam pôr em causa a reputação da escola. Isto pode desqualificá-lo como candidato ao recrutamento.
  5. Passo 5 Faça boas escolhas.
    Faça boas escolhas. Durante o processo de recrutamento, será avaliado como pessoa e não apenas como atleta. Os treinadores querem saber se é capaz de se integrar numa equipa e se cumpre a lei.
    • Não bebas álcool com menores de idade. Nunca publique fotografias ou conteúdos nos seus perfis das redes sociais que sugiram que está a beber álcool sem ser menor de idade.
    • Não use drogas ilegais. Além de correr o risco de ser condenado criminalmente, pode ser submetido a um teste de drogas antes de uma faculdade finalizar a sua bolsa de futebol.

Destacando-se para os técnicos da faculdade

  1. Passo 1 Faça um vídeo.
    Faça um vídeo. Um vídeo de destaque ou um vídeo que mostre suas habilidades de qualidade pode ajudá-lo a se destacar entre outros candidatos. Se o seu clube ou escola secundária filmar os seus jogos, contacte os seus treinadores para ter acesso a esses vídeos. Se não o fizerem, terá de investir numa câmara de qualidade e pedir a um amigo ou familiar que o filme. O filme deve incluir os destaques do jogo e algumas das suas melhores jogadas. Também pode incluir imagens suas a mostrar as suas capacidades durante os treinos ou sozinho.
    • Mantenha o vídeo relativamente curto. Regra geral, os vídeos devem ter menos de dez minutos. Se um treinador quiser ver mais filmes, ele pedir-lhe-á.
    • Coloque este vídeo online e anexe uma hiperligação para o vídeo no seu currículo.
  2. Passo 2 Faça um perfil de recrutamento.
    Crie um perfil de recrutamento. Existem vários sítios Web, como o BeRecruited e o Top Drawer Soccer, que se dedicam ao recrutamento no ensino secundário para desportos da NCAA. Pode criar um perfil nestes sítios para aumentar a sua exposição. Estes perfis incluem as suas estatísticas de futebol, o liceu, a altura, o peso e os prémios de futebol.
    • Os recrutadores podem consultar estes perfis para ter uma ideia geral do teu nível de competências com base nas tuas estatísticas e prémios.
    • Isto deve ser feito como uma parte complementar do seu processo de recrutamento e não pode substituir o contacto direto com os treinadores.
  3. Passo 3 Contactar os treinadores.
    Contactar os treinadores. Verifique com o seu treinador atual se ele tem contactos com alguma das escolas da sua lista. Envie um e-mail ou uma carta de apresentação aos treinadores das equipas em que está interessado.
    • O seu e-mail ou carta de apresentação deve incluir o seu nome, escola secundária, ano de graduação e informações de contacto. Informe o treinador de que está interessado em jogar na equipa e por que razão acha que seria uma boa opção para a equipa.
    • Deve incluir um currículo profissional que contenha estatísticas pormenorizadas das suas épocas anteriores de jogo no clube e no liceu. Inclua também uma cópia do seu histórico escolar do ensino médio e notas de testes padronizados. Não se esqueça de incluir uma hiperligação para o seu filme de destaque.
  4. Passo 4 Acompanhamento.
    Acompanhamento. Responda a todos os treinadores que responderem ao seu e-mail inicial. Estas fases iniciais da correspondência são muito importantes para estabelecer uma relação com o treinador.
    • Se não tiver notícias de um treinador após duas semanas, contacte-o novamente.
    • Nunca ignore um e-mail ou telefonema de um treinador, independentemente de estar ou não interessado na escola. Nunca se sabe como vai decorrer o processo de recrutamento e é importante manter relações positivas com as diferentes equipas.
  5. Passo 5 Faça a sua pesquisa.
    Faça a sua pesquisa. Os treinadores recebem centenas, ou milhares, de cartas de jogadores do liceu que querem jogar a nível universitário. Se um treinador estiver interessado, pode contactar o seu clube ou treinador do liceu para servir de intermediário. Para lhes mostrar que está interessado na equipa, deve conhecer a escola e a história da equipa.
    • Durante a sua correspondência com os treinadores, mostre que está familiarizado com a equipa e que está interessado em frequentar essa faculdade por algum motivo.
  6. Passo 6 Participar em campos de demonstração.
    Participar em campos de demonstração. As universidades organizam frequentemente campos de desenvolvimento ou de demonstração para atrair jogadores de alto nível de todo o país. Os recrutadores estarão presentes nestes campos e utilizarão esta oportunidade para avaliar as capacidades dos jogadores. Estes campos são predominantemente oferecidos no verão e na época baixa do futebol.
    • Seja amigável com as outras pessoas do acampamento. Embora possam estar todos a competir pelas mesmas bolsas de estudo, devem demonstrar que são jogadores de equipa e que conseguem dar-se bem com os colegas de equipa.
  7. Passo 7 Jogue ao seu melhor nível.
    Joga ao teu melhor nível. Atrairás a atenção dos recrutadores se fores bem sucedido em campo. Jogue ao seu mais alto nível nos jogos da equipa universitária e do clube e torne-se um jogador de destaque na sua equipa. Trata todos os treinos e jogos com seriedade como uma forma de melhorares as tuas capacidades e as tuas hipóteses de seres recrutado. Joga sempre o melhor que puderes e joga como se o treinador da tua escola de eleição te estivesse a observar.
    • Mantenha-se a par dos seus registos, das suas estatísticas e de quaisquer prémios que ganhe.
    • Informe os treinadores universitários se tiver um feito significativo que lhes interesse, como a vitória da sua equipa na liga estadual.

Avançando no processo de recrutamento

  1. Etapa 1 Passar pelas avaliações preliminares.
    Passar pelas avaliações preliminares. Depois de um treinador ter identificado potenciais recrutas, começa a analisar esses atletas mais de perto. Verificam os seus destaques e as suas estatísticas com os treinadores do clube e do liceu. Verificam também o seu historial escolar com a sua escola.
    • Nesta fase, é importante ter todas as suas informações organizadas. Os treinadores querem ver que os potenciais recrutas estão a levar este processo a sério e que são capazes de lhes dar seguimento com as informações que eles pedem.
  2. Etapa 2 Faça avaliações secundárias.
    Fazer avaliações secundárias. Esta é a fase em que os treinadores ou os recrutadores com quem trabalham vêm vê-lo jogar. Podem convidá-lo para visitas oficiais ou não oficiais à universidade e contactar os seus familiares.
    • Os treinadores querem ver que és um jovem íntegro, responsável, jogador de equipa, empenhado no futebol e interessado na universidade.
    • Durante este período, terá de passar algum tempo a visitar as escolas e a conhecer outros jogadores da equipa. Continue a construir a sua relação com o treinador da universidade e sublinhe que está muito interessado em jogar para ele.
  3. Passo 3 Receber ofertas.
    Receber ofertas. Nesta fase, os treinadores interessados em oferecer-lhe uma bolsa de estudo assumem compromissos verbais ou formais por escrito. Dependendo da escola, pode receber esta oferta através do seu treinador do liceu ou do clube. Poderá ter margem para negociar os termos da oferta, mas deve analisá-los cuidadosamente.
    • Lê cuidadosamente cada oferta com os teus pais e treinadores. Poderão existir condições para a oferta, como manter uma determinada média de notas ou participar num campo de treino antes do início das aulas, que terá de compreender e seguir.
  4. Passo 4 Negoceie a sua oferta, se possível.
    Negocie a sua oferta, se possível. A menos que seja um recruta de topo numa das melhores escolas da Divisão I, provavelmente não conseguirá negociar qualquer oferta que receba. Se houver alguns termos específicos que possa negociar, proceda com cautela. As equipas são conhecidas por retirar ofertas a atletas que consideram demasiado insistentes ou desrespeitosos.
    • Se receber várias ofertas, pode ser capaz de influenciar uma oferta em relação a outra. Lembre-se de que algumas escolas oferecem uma bolsa de estudos num montante específico, como 20 000 dólares por ano, ou numa percentagem, como 50% do valor da propina. É pouco provável que um treinador que lhe ofereça o montante mais elevado, mesmo que não seja uma viagem completa, aumente a sua oferta quando souber que as escolas lhe estão a oferecer menos dinheiro.
  5. Passo 5 Aceite a sua oferta.
    Aceite a sua oferta. Parabéns! Recebeu uma bolsa de futebol de uma equipa que lhe interessa. Nesta altura, assina com a universidade e aceita a bolsa de futebol. Trata-se essencialmente de um contrato entre o estudante e a universidade, no qual se compromete a jogar na equipa de futebol quando se matricular na escola.

Perguntas e respostas de especialistas

  • Pergunta
    É fácil conseguir uma bolsa de estudos de futebol?
    É necessário muito trabalho duro. O talento e o físico são importantes quando se trata de obter uma bolsa de estudo, mas certifique-se de que também desenvolve o seu cérebro e aprende os conceitos do jogo para que possa ser um jogador criativo, o que o ajudará a destacar-se.
  • Perguntas
    Como encontrar uma boa faculdade local para receber uma bolsa de futebol?
    Se quiser limitar a sua pesquisa de faculdades a uma região específica, utilize o sítio Web da NCAA para excluir faculdades com base nas suas conferências. Também podes limitar a tua pesquisa a faculdades que estejam dentro de uma área geográfica específica.
  • Pergunta
    Tenho 11 anos e quero muito conseguir uma bolsa de futebol no liceu. Acham que vou conseguir uma bolsa de estudo se continuar a jogar futebol?
    Sim. Pode conseguir uma bolsa de estudo. Basta continuares a jogar e a melhorar. Na tua idade, devias fazer mais exercícios de treino do que jogos. Os jogos são bons, mas quando fores mais velho vais arrepender-te de não teres treinado o suficiente. A prática leva à perfeição, por isso continua a treinar arduamente e alcançarás os teus objectivos.

Vídeo

Dicas

  • A percentagem de jogadores do liceu que ganham bolsas de estudo universitárias para o futebol é muito pequena. Pode ser desanimador ser descartado do processo de recrutamento, mas isso acontece na maioria dos casos.
  • Começa cedo! Este é um processo longo, especialmente se quiser competir numa escola da I Divisão. Você precisará começar a entrar em contato com os técnicos antes do primeiro ano do ensino médio.

Avisos

  • Seja cauteloso ao pagar agências de recrutamento ou comprar livros de recrutamento. Sempre pesquise e saiba a legitimidade desses lugares, ou você pode ser enganado.