Como obter uma faixa preta em caratê

Autor do artigo:Gabriel Silva

Se você pratica karatê, uma das primeiras perguntas que as pessoas lhe farão quando souberem é 'você é faixa preta?'. A faixa preta é o símbolo internacional de um artista marcial avançado e um ponto muito empolgante em sua jornada no karatê.

Etapas

  1. Etapa 1 Entre em um clube de karatê
    Entre em um clube de caratê. Certifique-se de encontrar um clube com instrutores que você goste e considere inspiradores. Escolha um dia e horário que sejam adequados para você.
  2. Etapa 2 Treine pelo menos duas vezes por semana.
    Treine pelo menos duas vezes por semana. É quase impossível chegar à faixa preta treinando apenas uma vez por semana. A memória muscular não dura 7 dias, portanto, as pessoas que treinam uma vez por semana precisam reaprender muito em cada sessão de treinamento. Duas vezes por semana deve ser o mínimo para quem deseja alcançar a faixa preta e três vezes por semana é o ideal.
  3. Etapa 3: Não't overdo it.
    Não exagere. O ideal é treinar 3 vezes por semana. Se você estiver treinando de 4 a 7 vezes por semana regularmente, na maioria dos casos, ficará esgotado bem antes de alcançar a faixa preta. Além disso, treinar com muita frequência pode ser prejudicial ao seu desenvolvimento, pois você não terá o tempo de recuperação adequado para os músculos.
  4. Etapa 4 Pratique em casa.
    Treine em casa. Pratique seu Kata, alongue-se, faça um treinamento de força, experimente aquela combinação que você fez na aula. Trabalhe nas técnicas que seu sensei corrigiu naquele dia.
  5. Etapa 5 Ouça tudo o que seu instrutor disser.
    Ouça tudo o que seu instrutor disser. Algumas pessoas ficam chateadas quando são corrigidas, mas aquelas que aceitam as correções e tentam corrigi-las são as que chegam à faixa preta. Lembre-se de que toda vez que seu instrutor o corrige, ele está lhe dando uma das chaves para se tornar faixa preta.
  6. Etapa 6: Ouça todas as...
    Ouça todas as correções que seu instrutor fizer para os outros alunos da classe e para a classe em geral e veja se elas também se aplicam a você.
  7. Etapa 7 Competir em torneios.
    Participe de torneios. Cada torneio é uma oportunidade para você crescer e melhorar seu karatê. Os alunos que competem tendem a se desenvolver mais rapidamente.
  8. Etapa 8 Dê um passo de cada vez.
    Dê um passo de cada vez. São necessários muitos anos para alcançar a faixa preta, portanto, se você se concentrar apenas na faixa preta, essa meta pode estar tão distante que se tornará esmagadora. Concentre-se em uma etapa de cada vez, como obter sua próxima nota.
  9. Etapa 9 Seja paciente.
    Seja paciente. Em média, são necessários de 4 a 5 anos para obter a faixa preta no karatê. Algumas vezes mais, dependendo da sua idade, das suas habilidades naturais, do tipo de corpo, dos níveis de coordenação, dos níveis de condicionamento físico, do tipo de esporte que você praticou antes, do quanto você treina, do quanto você ouve o seu instrutor e assim por diante.
  10. Etapa 10 Participe de todos os eventos especiais, seminários e workshops que surgirem.
    Participe de todos os eventos especiais, seminários e workshops que surgirem. Tudo o que surgir, faça-o.
  11. Etapa 11 Cuide de seu corpo.
    Cuide de seu corpo. Seu corpo é sua ferramenta no karatê. Se ele estiver em boa forma, seu karatê também estará. Não fume nem use drogas; em vez disso, coma alimentos saudáveis e beba muita água.
  12. Etapa 12 Se você se machucar, procure um médico imediatamente.
    Se você se machucar, procure um médico imediatamente. O maior problema com lesões nos esportes é que as pessoas se lesionam e decidem que não é nada demais e continuam a treinar com elas até que piorem muito e seja tarde demais. As lesões tratadas imediatamente quase sempre podem ser curadas.
  13. Etapa 13 Certifique-se de que seu sensei tenha a capacidade de levá-lo até lá.
    Certifique-se de que seu sensei tem a capacidade de levá-lo até o fim. Para se tornar um faixa preta, seu sensei também precisa saber o que está fazendo. Seu sensei deve ter pelo menos o nível de faixa preta e também deve ter levado muitos outros alunos a esse nível antes.
  14. Etapa 14 Entenda que haverá períodos de inatividade.
    Entenda que haverá momentos de baixa. Todos os artistas marciais passam por altos e baixos em seu treinamento. Haverá momentos em que você sentirá que não está progredindo ou até mesmo que está regredindo. Mesmo assim, persista e você sempre conseguirá.
  15. Etapa 15 Desenvolva amizades fortes no dojo.
    Desenvolva amizades fortes no dojo. O segredo para se tornar um faixa preta é manter-se no karatê a longo prazo. Se você tiver boas amizades no dojo, terá mais chances de continuar.
  16. Etapa 16 Treinamento cruzado.
    Treino cruzado. Não deixe que o caratê seja sua única atividade. É uma boa ideia praticar outro esporte também, como natação, futebol, basquete, ginástica, aulas de dança, atletismo, ir à academia e assim por diante. Treine seus músculos de uma maneira diferente.

Perguntas e respostas da comunidade

  • Pergunta
    O caratê é bom como mecanismo de autodefesa?
    Sem dúvida! O karatê também é uma forma de encontrar paz interior e disciplina - não se concentre apenas em atacar e defender.
  • Pergunta
    Posso aprender artes marciais aos 17 anos de idade?
    Você pode aprender em qualquer idade.
  • Pergunta
    Se alguém se lesionar, deve continuar a praticar ou desistir do karatê?
    Espere até que a lesão se recupere e continue treinando. Lesionar-se faz parte da vida e da competição esportiva, e uma lesão muitas vezes pode ser uma valiosa experiência de aprendizado.

Dicas

  • No karatê, há dois tipos de graus: os graus 'kyu' e 'dan'. Kyu significa aluno e se refere a um aluno que ainda não é faixa preta, ou seja, uma faixa colorida. O número do kyu se refere a quantos graus de distância da faixa preta você está. Por exemplo, 6º kyu significa que você está a 6 graus da faixa preta. A maioria dos estilos tem 10 graus de kyu, mas alguns podem ter mais ou menos.
  • No início, você pode fazer a graduação com mais frequência, talvez a cada poucos meses, mas, à medida que subir de nível, levará de 6 a 12 meses para cada graduação. Como faixa preta, haverá um intervalo de anos entre as graduações.
  • Dan refere-se a um grau acima da faixa preta e funciona de forma oposta aos graus kyu. Por exemplo, um 6º dan seria 6 graus além da faixa preta.

Avisos

  • A faixa preta não é o fim da sua jornada, mas apenas o começo. Quando se chega à faixa preta, é quando o aprendizado realmente sério pode começar.
  • Muitos clubes têm um limite mínimo de idade para faixas pretas. Em outros clubes, as crianças são classificadas para a faixa preta júnior e, quando atingem uma determinada idade, fazem um novo teste para a faixa preta sênior.
  • Quando se chega à faixa preta, muitas pessoas enfrentam um novo conjunto de problemas. Muitas pessoas perdem o foco e o interesse no treinamento porque a faixa preta foi um objetivo muito grande para elas durante muito tempo. É importante ter outros objetivos em seu karatê, além da faixa preta.