Como fazer a flutuação frontal com segurança

Autor do artigo:Gabriel Silva

Dominar a flutuação frontal é uma etapa importante em sua jornada de natação. Como ela é a base para muitos outros estilos de nado, como o nado peito, o estilo livre e o borboleta, aprender a fazer a flutuação frontal com segurança permitirá que você aprenda muitas outras técnicas de nado. Neste artigo, vamos orientá-lo sobre a técnica correta de flutuação frontal, compartilhar algumas dicas de segurança para ajudá-lo a se sentir confortável e confiante na água e dar ideias de outras técnicas e exercícios de flutuação que você pode tentar em seguida.

O que você deve saber

  • Para flutuar de frente, inspire profundamente e empurre o rosto para dentro da água. Deixe suas pernas flutuarem atrás de você enquanto olha para o chão da piscina.
  • Para fazer a flutuação frontal com segurança, fique na parte rasa da piscina, perto de uma parede. Use dispositivos de flutuação para ajudá-lo a se manter à tona, se necessário.
  • Depois de dominar a flutuação frontal, experimente outras técnicas de flutuação, como a flutuação de água-viva e o exercício I.

Passos

Técnica de flutuação frontal

  1. Etapa 1 Comece na parte rasa da piscina, perto da parede.
    Comece na parte rasa da piscina, perto da parede. É muito mais fácil praticar a flutuação frontal se você puder colocar rapidamente os pés embaixo de você novamente. Vá para a parte rasa e encontre um ponto próximo à parede no qual você possa se agarrar, se necessário.
    • Se você estiver nervoso ou ainda for novato na natação, peça a um amigo ou membro da família para observá-lo enquanto você pratica a flutuação frontal.
    • Ainda não se sente confortável na água? Tente mergulhar o dedo do pé para sentir como é. Entre na piscina devagar e com calma, seguindo seu próprio ritmo.
  2. Etapa 2: Segure uma boia...
    Segure uma boia ou um macarrão em cada mão para obter apoio extra. As bóias de espuma e o macarrão de piscina proporcionam a flutuabilidade necessária para você se manter à tona na água. Se quiser ajuda extra com a flutuação frontal, segure um floatie ou um macarrão em cada mão enquanto pratica.
    • Para obter ainda mais apoio, coloque um dispositivo de flutuação embaixo de cada axila ou em sua barriga. Isso ajudará a apoiar a parte superior do corpo e permitirá que você relaxe um pouco mais.
    • O macarrão de piscina pode ajudá-lo bastante a acertar a posição do seu corpo na água. Você pode usá-los de costas ou de frente para começar a flutuar.
    • O macarrão de piscina pode lhe dar um meio-termo, sem realmente elevá-lo acima da água. Eles o mantêm no nível da superfície, o que é ótimo para a prática da flutuação.
  3. Etapa 3 Inspire profundamente e pressione o rosto na água.
    Inspire profundamente e pressione o rosto contra a água. Inspire profundamente e, em seguida, empurre o rosto para dentro da água. Você perceberá que o ar em seus pulmões ajuda a mantê-lo flutuando. Continue prendendo a respiração por cerca de 15 segundos ou até que você queira se levantar novamente.
    • Se você não tem experiência em natação, tente soprar bolhas enquanto seu rosto estiver embaixo d'água. Você pode fazer isso soprando suavemente o ar pela boca.
  4. Etapa 4 Incline-se para frente até que seu rosto e a parte superior do corpo estejam na água.
    Incline-se para frente até que o rosto e a parte superior do corpo estejam dentro da água. Mantenha o peito, o abdômen e o rosto apontados para baixo em direção ao fundo da piscina durante a transição para a posição de flutuação frontal. Não vire a cabeça ou o corpo para o lado.
    • Se estiver usando óculos de proteção, olhe para o fundo da piscina e aprecie a vista!
    • Você também pode usar um clipe nasal para manter a água fora do nariz enquanto flutua de bruços.
    • Se estiver se sentindo nervoso, segure-se na parede da piscina quando se inclinar para frente. Dessa forma, você permanecerá no mesmo lugar e poderá levantar a cabeça rapidamente se precisar.
  5. Etapa 5 Estenda as pernas para trás.
    Estenda as pernas para trás. Enquanto prende a respiração, levante suavemente os pés do chão e deixe-os pendurados atrás de você na água. Você sentirá seus quadris começarem a subir em direção à superfície da água, que é exatamente o que você quer.
    • Mantenha as pernas ligeiramente abertas atrás de você.
  6. Etapa 6: Dobre os joelhos e levante o rosto para parar de flutuar.
    Dobre os joelhos e levante o rosto para parar de flutuar. Quando estiver prestes a ficar sem fôlego, traga as pernas em direção ao peito para colocá-las embaixo de você e, em seguida, empurre os pés em direção ao chão. Levante o rosto para fora da água para ficar de pé na piscina novamente.
    • Para ficar bom na flutuação frontal, tente praticá-la de 5 a 10 vezes seguidas.

Variações e exercícios de flutuação frontal

  1. Etapa 1 Experimente a flutuação de água-viva, deixando os braços e as pernas pendurados.
    Experimente flutuar como uma água-viva deixando seus braços e pernas pendurados. Comece em pé na água até a cintura, depois respire fundo e mergulhe na água. Permita que suas pernas e braços fiquem pendurados em direção ao fundo da piscina enquanto você flutua. Relaxe e permaneça nessa posição pelo tempo que desejar.
  2. Etapa 2 Faça o exercício
    Faça o exercício do 'I' para flutuar com o corpo em linha reta. Fique em pé na água até a cintura, respire fundo e, em seguida, incline-se para frente até que seu rosto fique submerso. Deixe suas pernas flutuarem atrás de você e empurre os braços para trás ao lado do corpo. Mantenha essa posição enquanto flutua e levante a cabeça para fora da água para respirar quando necessário.
    • Algumas pessoas acham difícil evitar que suas pernas afundem nessa posição. Se esse for o caso, concentre-se em envolver o núcleo para manter o corpo em linha reta.
  3. Etapa 3 Alternar entre estender os braços e as pernas em uma posição de flexão
    Alterne entre estender os braços e as pernas em forma de 'Y'. Fique em pé na água até a cintura, respire fundo e abaixe-se até que seu rosto fique submerso na água. Fique na posição de 'I', estenda os braços para fora em forma de 'Y' e, em seguida, traga-os lentamente de volta à posição de 'I'. Em seguida, mantenha os braços na posição de 'I', estenda as pernas para fora em forma de 'Y' invertido e, lentamente, traga-as de volta para a posição de 'I' novamente.
    • Continue a alternar e flutuar dessa forma pelo tempo que desejar.
    • Mover os braços e as pernas ajuda a fortalecer o tronco para que você possa flutuar melhor na frente.
  4. Etapa 4 Mova os braços e as pernas simultaneamente de um 'I' para um 'X'.
    Mova os braços e as pernas simultaneamente de um formato de 'I' para um formato de 'X'. Respire fundo e mergulhe o rosto na água enquanto se inclina para a posição de flutuação frontal. Mova as pernas e os braços para fora ao mesmo tempo, de modo que seu corpo se pareça com um 'X' visto de cima. Em seguida, traga os braços e as pernas de volta em forma de 'I' ao mesmo tempo.
    • Repita isso pelo tempo que desejar.
    • Esse exercício é semelhante ao exercício em 'Y', exceto que você moverá os braços e as pernas para fora e para dentro ao mesmo tempo, em vez de alterná-los. Esse exercício também ajuda a fortalecer seu núcleo e a melhorar sua flutuação frontal.

Perguntas e respostas da comunidade

  • Pergunta
    E se você ficar sem fôlego embaixo d'água e não estiver na parte rasa? Como você se levanta?
    Quando estiver flutuando na parte funda da piscina, dobre os joelhos em direção ao peito para impulsionar o corpo para cima. Levante o rosto para fora da água e, em seguida, chute os braços e as pernas para pisar na água e manter-se à tona. A partir daí, você pode nadar para a lateral da piscina ou voltar para a parte rasa.

Dicas