Como flutuar de costas

Autor do artigo:Gabriel Silva

Flutuar de costas é uma ótima maneira de se sentir mais confortável na água e de se divertir relaxando de costas sem o esforço total de nadar. Para flutuar de costas, é preciso posicionar a cabeça, a parte superior do corpo e a parte inferior do corpo corretamente. Flutuar de costas não é apenas um ótimo truque para adicionar ao seu repertório de natação, mas é uma técnica de segurança fundamental se você estiver preso em um corpo d'água. Se você quiser aprender a flutuar de costas e aproveitar ainda mais seu tempo na água, basta ler os passos a seguir.

Etapas

Preparando-se para flutuar de costas

  1. Etapa 1: Fique confortável na água.
    Fique confortável na água. Para poder flutuar de costas sem entrar em pânico, você deve estar calmo e relaxado na água, mesmo que não seja um nadador experiente. Você deve aprender a flutuar de costas em uma piscina, não em um oceano ou lago com ondas. O ideal é que você se sinta razoavelmente confortável na água e saiba nadar de uma ponta a outra da piscina sem precisar de ajuda.
    • Se estiver flutuando de costas como forma de aprender a nadar, deve tomar cuidado extra e estar sempre com seu observador.
  2. Etapa 2 Obter um observador.
    Tenha um observador. Não tente boiar de costas sozinho pela primeira vez. Mesmo que você tenha dominado outras técnicas básicas de natação, se for a primeira vez que tenta flutuar de costas, não só deve ter um observador, mas também deve se certificar de que está em um local com um salva-vidas que possa vir em seu socorro se precisar de ajuda.
    • O observador colocará a mão sob suas costas e permitirá que você faça os ajustes necessários no seu corpo até que se sinta confortável para tentar a técnica sozinho.
  3. Etapa 3 Tente usar um dispositivo de flutuação.
    Tente usar um dispositivo de flutuação. O uso de um PFD (dispositivo de flutuação pessoal) ao redor dos braços ou da seção média também pode deixá-lo mais confortável na água. Se você trabalhou com um observador, mas ainda não está pronto para tentar flutuar de costas por conta própria, tente usar o dispositivo até se livrar dele.
  4. Etapa 4 Alinhe seu corpo com a superfície da água.
    Alinhe seu corpo com a superfície da água. Antes de começar a flutuar de costas por conta própria, você precisa alinhar seu corpo com a água - idealmente, seu corpo deve começar em uma posição quase paralela à água ou ao fundo da piscina. Você pode até mesmo ficar de costas e chutar a lateral da piscina até que seu corpo deslize naturalmente com a superfície da água.
    • Quando seu corpo estiver alinhado com a superfície da água e suas costas estiverem relativamente paralelas à água, será muito mais fácil fazer ajustes no restante do corpo.

Ajuste da cabeça

  1. Etapa 1 Coloque suas orelhas na água.
    Coloque suas orelhas na água. Embora possa não parecer confortável colocar as orelhas na água no início, incline a cabeça para trás até que as orelhas estejam completamente submersas. Se suas orelhas estiverem fora da água, isso significa que seu pescoço estará se esforçando e que seu corpo poderá flutuar com menos facilidade.
  2. Etapa 2 Levante o queixo.
    Levante o queixo. Quando suas orelhas estiverem submersas, levante o queixo. Você pode levantá-lo levemente, apenas alguns centímetros ou dois fora da água, ou até mesmo levantá-lo muito mais, de modo que ele fique apontando para o teto ou para o céu. Isso o ajudará a inclinar a cabeça para trás e deixará todo o seu corpo mais flutuante.
  3. Etapa 3 Certifique-se de que a linha da água esteja no meio da bochecha.
    Certifique-se de que a linha de água esteja no meio da bochecha. Ao colocar as orelhas embaixo d'água e começar a levantar o queixo, certifique-se de que a linha d'água esteja no meio da bochecha. Ela pode ficar um pouco mais baixa se você levantar o queixo de forma mais acentuada.
  4. Etapa 4 Mantenha-se centrado.
    Mantenha-se centrado. Mantenha a cabeça centralizada para não se inclinar para um lado ou para o outro. Manter a cabeça centralizada manterá o resto do corpo centralizado.

Ajuste de seu corpo

  1. Etapa 1 Posicione seus braços corretamente.
    Posicione seus braços corretamente. Há algumas maneiras de posicionar os braços quando estiver flutuando de costas. Se você for um iniciante absoluto, pode dobrar os braços na altura dos cotovelos e colocar as palmas das mãos sob a cabeça, como se estivesse fazendo um abdominal, e depois dobrar os cotovelos para trás para forçar o corpo a se inclinar ainda mais para cima. Aqui estão algumas outras coisas que você pode tentar ao posicionar os braços:
    • Se você se sentir mais confortável na água, pode mover os braços para trás da cabeça, imitando a posição de mergulho, o que mudará seu centro de flutuabilidade e equilibrará mais o peso das pernas.
    • Você também pode mover os braços para fora ou mantê-los a apenas alguns centímetros de distância das laterais do corpo.
    • Independentemente do que fizer com os braços, certifique-se de que as palmas das mãos estejam sempre voltadas para o teto ou para o céu.
  2. Etapa 2 Arqueie ligeiramente as costas.
    Arqueie ligeiramente as costas. Isso o ajudará a inclinar o corpo para cima. Basta arquear a parte superior das costas alguns centímetros para cima.
  3. Etapa 3 Levante o peito.
    Levante o peito. Ao arquear as costas, levante mais o peito para que ele fique fora da água.
  4. Etapa 4 Levante a barriga.
    Levante a barriga. Você também deve levantar ativamente a barriga até que a parte central do corpo ultrapasse a superfície da água.
  5. Etapa 5 Dobre os joelhos.
    Dobre os joelhos. Dobre os joelhos para abrir um pouco as pernas. Se suas pernas estiverem completamente retas, você terá mais chances de afundar.
  6. Etapa 6 Deixe suas pernas balançarem para baixo.
    Deixe suas pernas penduradas. Depois de dobrar os joelhos, deixe suas pernas penduradas em ambos os lados, com pelo menos alguns metros de espaço entre elas. Suas pernas não flutuarão naturalmente até o topo da água. Para muitos adultos, as pernas são mais pesadas do que os braços e a parte superior do corpo, portanto, as pernas podem flutuar naturalmente para baixo. Isso pode ser diferente para crianças pequenas, que não têm pernas musculosas.
  7. Etapa 7 Chute as pernas (se necessário).
    Chute suas pernas (se necessário). Se você sentir o corpo flutuando para baixo perto das pernas, dê pequenos chutes com as pernas para manter o corpo flutuando. Você pode flutuar de costas e dar os chutes sempre que sentir o corpo se deslocando para baixo, ou simplesmente chutar levemente as pernas para evitar o deslocamento para baixo.
  8. Etapa 8 Faça pequenos ajustes.
    Faça pequenos ajustes. Enquanto continua a flutuar de costas, ouça seu corpo e veja se ele está afundando em algum lugar. Continue a chutar os pés se estiver afundando perto dos pés e das pernas, e mova suavemente as mãos e os braços na água se sentir que a parte superior do corpo está saindo da posição. Você também pode tentar levantar mais o queixo ou arquear um pouco mais as costas para deixar seu corpo mais flutuante.
    • Se você sair da posição de flutuação, basta alinhar seu corpo com a superfície da água e tentar novamente. Aprender a flutuar de costas leva tempo.

Perguntas e respostas da comunidade

  • Pergunta
    Todo mundo pode flutuar na água?
    Sim, todos podem flutuar na água, mas o medo pode impedir algumas pessoas de aprender. Além disso, a altura ou a profundidade em que você flutua (flutuabilidade) depende de fatores como o tipo e o tamanho do seu corpo. Os fatores que podem afetar a altura ou a profundidade da flutuação incluem o índice de massa corporal (níveis de gordura), a densidade muscular, o tamanho dos pulmões e a forma de flutuação adotada - observe que as pernas tendem a cair mais do que o resto do corpo ao flutuar. As crianças tendem a flutuar melhor do que os adultos e as mulheres tendem a flutuar melhor do que os homens. Além disso, é naturalmente mais fácil flutuar mais alto em água salgada do que em água doce.
  • Perguntas
    Por que eu afundo na água?
    Se você está tentando flutuar, mas está afundando muito, é possível que tenha ossos ou músculos mais densos do que outras pessoas com níveis mais altos de gordura (a gordura ajuda a flutuar). Entretanto, você ainda pode flutuar se for ensinado adequadamente. Lembre-se de que as pernas tendem a afundar mais do que o resto do corpo, portanto, a técnica adequada de natação é essencial para aprender a superar essa tendência. Relaxar mais pode ajudar a evitar o afundamento quando se aprende a flutuar, assim como ter a 'sensação' de como seu corpo responde melhor à flutuação na água. Optar por flutuar em água salgada em vez de água doce também pode lhe dar mais flutuabilidade.
  • Perguntas
    Você consegue flutuar sem se mover?
    Você pode fazer isso segurando-se na lateral da piscina ou em algum outro objeto ancorado que não esteja se movendo, como uma boia ou plataforma de mergulho. Isso o manterá preso no lugar e você não 'flutuará'. Caso contrário, em águas abertas, a correnteza tenderá a fazer com que você fique à deriva; mesmo em uma piscina, você provavelmente se moverá devido às pequenas ondulações na água da piscina causadas pelo movimento de outras pessoas na piscina.

Vídeo

Dicas

  • Esteja sempre relaxado. Você pode sonhar acordado, se isso ajudar!
  • Tente empurrar os quadris para cima e mantê-los assim.
  • Certifique-se de que você sabe nadar antes de tentar flutuar. Isso ajudará a melhorar seu senso de equilíbrio e lhe dará confiança se você se sentir caindo.

Avisos

  • Pratique com um adulto perto de você.
  • Saiba nadar debaixo d'água primeiro, pois você pode afundar a qualquer momento, e pratique isso em 0,9 m (3 pés) se você tiver mais de 1,5 m (5 pés).
  • Se esta for a primeira vez que você tenta flutuar, peça ajuda a um professor! Não faça isso sozinho!
  • Não esteja cheio ou quase cheio ao fazer isso.
  • Tenha cuidado! Não faça isso na parte funda e não faça isso sem outras pessoas por perto para ajudá-lo.