Como dar cambalhotas no trampolim

Autor do artigo:Gabriel Silva

Usar um trampolim é um bom exercício em casa. No entanto, depois de pular por um tempo, você vai querer fazer mais. Os saltos são uma opção chamativa para dominar o equilíbrio e impressionar seus amigos. No entanto, sem a técnica adequada, eles são perigosos. Aprenda a dar cambalhotas como um ginasta profissional, endireitando o corpo, se encolhendo e fazendo a aterrissagem.

Passos

Fazendo um Frontflip

  1. Etapa 1 Pular alto.
    Pule alto. Depois de se aquecer, pule em um único ponto. Mantenha suas costas retas. Pule algumas vezes para ganhar impulso e, em seguida, pule o mais alto possível antes de começar o salto.
  2. Etapa 2 Observe um ponto à sua frente.
    Observe um ponto à sua frente. Escolha um ponto notável à sua frente, como um ponto na parede ou uma bola que alguém deixou de fora. Sua cabeça deve estar reta. Observe esse objeto o máximo de tempo que puder enquanto estiver começando o flip. Ele o ajudará a monitorar a posição em que seu corpo está durante o salto.
    • Lembre-se desse ponto para que possa encontrá-lo novamente e usá-lo para iniciar a aterrissagem.
  3. Etapa 3 Incline-se ligeiramente para a frente.
    Incline-se ligeiramente para a frente. Incline-se ligeiramente para a frente durante seu último salto. Sua cabeça e suas costas ficarão ligeiramente inclinadas para frente em relação a uma posição neutra. Como em um backflip, isso garante que você tenha uma trajetória suficiente para completar o salto.
  4. Etapa 4: Estenda os braços.
    Estenda seus braços. No auge do salto, levante os braços para gerar força. Mantenha-os um pouco flexionados como se estivesse jogando uma bola sobre a cabeça. Endireite rapidamente os braços quando o salto começar. Mantenha o corpo reto quando começar a dar a cambalhota para frente.
  5. Etapa 5: Dobre os joelhos.
    Dobre os joelhos. Traga os joelhos para cima em direção ao peito. Mova os braços para baixo, tentando alcançar as panturrilhas em vez dos joelhos. Quanto mais apertado você ficar, mais rápido você vai girar.
  6. Etapa 6 Endireite-se.
    Endireite-se. Quando vir o local que escolheu antes, comece a desenrolar o corpo. Estique os braços para ajudá-lo a se equilibrar. Retorne sua cabeça à posição normal, reta e olhando para frente.
  7. Etapa 7 Faça a aterrissagem.
    Faça a aterrissagem. Dobre as pernas antes de aterrissar para evitar danos aos joelhos. Tente aterrissar primeiro com as pontas dos pés. Quando os pés atingirem o chão pela primeira vez, abaixe os calcanhares para se estabilizar.

Execução de um backflip

  1. Etapa 1 Pular alto.
    Pule alto. Os backflips parecem mais assustadores, mas são mais fáceis de executar do que os front flips. Depois de se aquecer e sentir o trampolim pulando, comece a pular em um ponto. Fique em pé, com as mãos ao lado do corpo. Em seu salto mais alto, prepare-se para dar o salto mortal.
    • Pode ser útil escolher um número entre quatro e oito. Conte seus saltos. No número que você escolheu, dê o salto mais alto e comece o salto.
    • Pule pelo menos 1,8 m (6 pés) no ar antes de se preparar para o salto.
  2. Etapa 2 Incline-se ligeiramente para trás.
    Incline-se ligeiramente para trás. Para completar o salto, você precisará criar a trajetória adequada. Incline-se um pouco para trás ao se levantar em seu último salto no trampolim. As costas, os ombros, o pescoço e a cabeça devem apontar ligeiramente para trás da posição reta que você tinha ao saltar.
    • Se você se inclinar muito para trás, não terá impulso suficiente. Se você se inclinar para a frente, terá mais dificuldade para dar o salto.
  3. Etapa 3 Levante os braços.
    Levante os braços. Quando chegar ao ápice do salto, levante os braços com força sobre a cabeça, ligeiramente flexionados, como se fosse jogar uma bola para trás. Endireite-os rapidamente antes de começar a dar a cambalhota. É importante fazer isso com força para ajudar a iniciar a rotação.
  4. Etapa 4: Incline seu corpo.
    Incline seu corpo para dentro. Quando começar a cair para trás, traga as pernas em direção ao peito. Ao mesmo tempo, abaixe os braços. Alcance os joelhos e puxe com força. Contraia também os abdominais para ajudar a puxá-lo durante a rotação.
  5. Etapa 5 Abra-se.
    Abra-se. Quando sua visão ultrapassar a área do trampolim, é hora de se preparar para a aterrissagem. Posicione-se desenrolando as pernas. Traga os braços para fora para ajudá-lo a manter o equilíbrio.
  6. Etapa 6 Faça a aterrissagem.
    Faça a aterrissagem. Antes de seus pés atingirem o solo, dobre ligeiramente as pernas. Nunca trave as pernas durante a flexão, caso contrário o impacto danificará seus joelhos. Tente aterrissar primeiro nas pontas dos pés antes que os calcanhares atinjam o chão.
    • Caso comece a cair, não se apoie com as mãos. Isso pode causar danos ao pulso.

Virando para o lado

  1. Etapa 1 Comece a pular.
    Comece a pular. Os flips laterais funcionam da mesma forma que os outros flips, exceto pelo fato de o movimento ser mais estranho. Comece normalmente, mantendo-se ereto enquanto salta no lugar no trampolim. Durante seu salto mais alto, prepare-se para iniciar o salto.
  2. Etapa 2 Puxe a cabeça e os ombros para o lado.
    Puxe a cabeça e os ombros para o lado. Na parte superior do salto, puxe a cabeça e os ombros para o lado com toda a força que puder. Isso cria um impulso para a direção que você escolher.
    • Seus braços não são usados para dar impulso nesse salto, portanto, não é necessário levantá-los.
  3. Etapa 3 Empurre os quadris para fora.
    Empurre os quadris para fora. Na direção oposta à da cabeça e dos ombros, empurre os quadris. Você pode ficar tentado a empurrar o corpo para trás, mas mantenha-o reto enquanto move os quadris para o lado. Esse movimento dá a você um pouco mais de rotação na parte inferior do corpo para ajudá-lo a completar o flip.
  4. Etapa 4: Dobre as pernas.
    Dobre as pernas. Como você faz em qualquer flip, traga as pernas para cima, em direção ao peito. Traga os braços para baixo até os joelhos ou panturrilhas para ajudá-lo a girar. Aperte-se em uma bola o máximo possível para completar o salto.
  5. Etapa 5 Endireite-se.
    Endireite-se. No final do flip, traga suas pernas para fora. Mantenha as pernas ligeiramente flexionadas quando seus pés atingirem o trampolim. Estenda os braços para fora se precisar deles para se equilibrar.
  6. Etapa 6 Aterrisse com segurança.
    Aterrisse com segurança. Dobre um pouco as pernas antes de atingir o chão. Tente aterrissar primeiro na sola dos pés. Mantenha os pés separados na largura dos ombros, se possível. Isso lhe dá mais estabilidade ao aterrissar.

Como fazer um flipping com segurança

  1. Etapa 1 Primeiro, faça um treinamento supervisionado.
    Primeiro, faça um treinamento supervisionado. Usar um trampolim pode ser muito perigoso, portanto, é melhor treinar primeiro em um ambiente seguro. O treinamento acontece em aulas de esportes competitivos, incluindo ginástica e mergulho. Lá, um professor ou treinador pode ajudá-lo a aprender a usar o trampolim adequadamente.
    • O uso inadequado de um trampolim pode causar lesões graves na cabeça e na coluna. Dar cambalhotas aumenta suas chances de isso acontecer.
    • As cambalhotas não devem ser tentadas até que você se sinta completamente confortável no uso do trampolim.
  2. Etapa 2 Escolha uma área com amortecimento.
    Escolha uma área acolchoada. A área ideal para colocar o trampolim é uma superfície plana, longe de obstáculos, como árvores, cercas e equipamentos de gramado. Coloque o trampolim em um solo absorvente, como um gramado, lascas de madeira ou areia. Adicione tapetes acolchoados para proteção extra.
    • O amortecimento adequado o protege quando você cai. O movimento e o impulso da queda aumentam a probabilidade de fraturas ósseas.
  3. Etapa 3 Instale almofadas de segurança.
    Instale almofadas de segurança. O acolchoamento de segurança é uma proteção de cor clara que envolve as bordas do trampolim, cobrindo a estrutura e as molas. Encomende o acolchoamento on-line ou escolha um trampolim que tenha o acolchoamento mais espesso possível. A estrutura é uma superfície dura e também pode causar fraturas se você cair sobre ela.
  4. Etapa 4 Envolva o trampolim em uma rede de segurança.
    Coloque o trampolim em uma rede de segurança. Nunca suba no trampolim até que tenha encomendado uma rede e a tenha colocado com segurança ao redor do trampolim. Quando você cair, a rede reduzirá seu impulso ou o pegará antes que você atinja o chão. Isso é importante no flipping devido a todos os movimentos que você fará.
  5. Etapa 5 Limite o uso a uma pessoa por vez.
    Limite o número de pessoas por vez. Os trampolins maiores têm espaço suficiente para mais de uma pessoa, mas isso não é seguro. Além da dificuldade de controlar o movimento quando várias pessoas pulam, a outra pessoa pode facilmente esbarrar em você e fazê-lo voar. A pessoa mais leve no trampolim tem mais chances de se machucar.
  6. Etapa 6: Pular't jump off.
    Não pule. Pular enquanto estiver dando cambalhotas cria um forte impacto que pode danificar os joelhos e quebrar os tornozelos, mas isso também se aplica aos saltos normais. Em vez disso, permaneça no lugar até parar. Caminhe até a borda do trampolim e desça ou deslize.

Perguntas e respostas de especialistas

  • Pergunta
    Como você mantém o equilíbrio?
    Comece pulando para cima e para baixo no trampolim por vários minutos. Ao fazer isso, você pode criar grandes círculos com os braços para ganhar equilíbrio. Além disso, procure um ponto que esteja diretamente à sua frente, o que o ajudará a manter o equilíbrio.
  • Pergunta
    Como posso treinar para um salto mortal frontal?
    Muitas pessoas presumem que dar um mortal é apenas jogar o peso do corpo para frente ou para trás e esperar que ele caia. Na verdade, grande parte da força do flipping vem do core, portanto, concentre-se no treinamento do core, juntamente com o treinamento assimétrico e a repetição.
  • Perguntas
    Consigo fazer o frontflip, mas caio de bunda no chão. Quando devo desengatar?
    Desencaixe próximo ao final do flip. Antes de dar o salto, escolha um ponto de referência. Pode ser qualquer coisa que você veja sem mover ou inclinar a cabeça, como uma pessoa ou uma característica na parede. Quando você vir esse ponto novamente, saberá que está na hora de desengatar.

Vídeo

Dicas

  • Faça alguns saltos antes do salto para se aquecer no trampolim.
  • Mantenha a imagem do salto em sua cabeça enquanto pratica, isso o ajudará a se lembrar das ações a serem tomadas ao executá-lo.
  • Tente fazer cinco saltos ao tentar dar o salto mortal. No quarto salto, faça um salto para baixo. No quinto, faça o salto mortal.

Avisos

  • Tentar dar saltos mortais pode resultar em lesões graves. Aprenda a técnica correta antes de tentar.
  • Mantenha as pernas um pouco flexionadas ao aterrissar para que o impacto não machuque os joelhos.
  • Se cair, tente não se apoiar com as mãos. Isso o ajudará a evitar lesões no pulso.
  • Não tente dar um salto mortal se não estiver confiante em sua capacidade.