Como fazer o flick no hóquei sobre grama

Autor do artigo:Gabriel Silva

O flick é um movimento importante no hóquei em campo, no qual o jogador chuta ou 'flicks' a bola elevando-a com o taco. É o movimento que o jogador usa para cobrar pênaltis, mas também é muito útil no jogo normal. A maneira de aprender o flick é primeiro certificar-se de que seu corpo está posicionado corretamente e, em seguida, realizar os movimentos certos com o corpo e o stick para elevar a bola em uma determinada direção.

Passos

Posicionamento do corpo

  1. Etapa 1 Use uma pegada básica com sua mão dominante abaixo da mão não dominante.
    Use uma pegada básica com sua mão dominante abaixo da mão não dominante. Segure o bastão como se fosse empurrar, com a mão não dominante na parte superior do bastão e a mão dominante na parte inferior da empunhadura de couro. Certifique-se de que os locais onde os polegares e os dedos indicadores se encontram em suas mãos estejam apontados para a borda da ponta do taco.
    • Um 'push' ou 'push pass' no hóquei em campo é a forma básica de passe, na qual você usa o taco para empurrar a bola em direção a outro jogador.
    • A borda do dedo do pé é a borda que leva à parte curva do taco.
    • O local onde o polegar e o indicador se tocam é chamado de 'V' no hóquei em campo.
    • Se você empurrar o taco para a frente, deverá ser capaz de ler um relógio no pulso. Se não conseguir, porque o pulso está girado demais para a frente, será necessário mover o pulso e a posição da mão para trás no taco para obter a posição correta.
  2. Etapa 2 Fique a cerca de 1,2 m (4 pés) de distância da bola.
    Fique a cerca de 1,2 m (4 pés) de distância da bola. Isso equivale a 1 comprimento de taco mais 1 passo de distância da bola. Se estiver cobrando um pênalti, você pode se posicionar um pouco mais longe da bola. No entanto, você deve sempre estar pelo menos a essa distância para ter tempo suficiente para dar um passo com força em direção à bola.
  3. Etapa 3 Posicione-se de forma que você're facing away from your target.
    Posicione-se de modo a ficar de costas para o alvo. Posicione os pés de modo que eles fiquem a 90 graus de distância do gol ou do alvo para o qual deseja chutar. Certifique-se de colocar o pé não dominante no lado do corpo mais próximo do gol.
    • Por exemplo, se você for destro, vire o corpo 90 graus para a direita do gol, de modo que o pé esquerdo fique mais próximo do gol do que o direito.

    Atenção: No hóquei sobre grama, qualquer chute levantado (ou seja, um chute acima da altura do joelho) que não seja direcionado ao gol e que seja perigoso para outro jogador será penalizado. Certifique-se de que esteja sempre se movimentando em direção ao gol para evitar uma penalidade.

  4. Etapa 4 Desloque os quadris e a parte superior do corpo para ficar de frente para o gol.
    Desloque os quadris e a parte superior do corpo para ficar de frente para o gol. Vire o corpo ligeiramente para o lado dominante, de modo que os quadris e a parte superior do corpo fiquem ainda mais longe do gol do que os pés. Isso lhe dará o torque e a força necessários para executar um movimento eficaz.

Execução do movimento

  1. Passo 1 Dê um passo com o pé não dominante e, em seguida, leve o outro pé para frente.
    Dê um passo com o pé não dominante e, em seguida, leve o outro pé para frente. A primeira passada com seu pé não dominante deve ser um passo longo em direção à bola. Em seguida, cruze o pé dominante por trás do pé não dominante à medida que o coloca a uma distância de cerca de 0,30 m da bola. Seu pé dominante deve estar cerca de 0,30 m atrás do pé não dominante.
    • Se você não conseguir aproximar o pé direito da bola em duas passadas, dê um leve salto em direção à bola depois de cruzar o pé direito atrás do pé esquerdo.

    Dica: Talvez seja necessário dar um grande passo para obter força suficiente para o chute. Use a força de suas pernas o máximo que puder para dar um chute forte.

  2. Etapa 2 Incline a parte superior do corpo para baixo e abaixe o taco para tocar a bola.
    Incline a parte superior do corpo para baixo e abaixe o taco para tocar a bola. Não bata na bola com o taco; apenas faça com que os dois tacos entrem em contato um com o outro. Certifique-se de manter as costas retas enquanto inclina o tronco para baixo.
    • Sua parte superior do corpo deve estar mais ou menos paralela ao chão no final dessa etapa.
    • Certifique-se de ficar bem abaixado para ter mais força por trás do movimento. Mantenha seu corpo abaixado durante todo o swing.
    • Não se esqueça de manter os olhos na bola durante todo esse processo.
  3. Etapa 3 Role a bola para frente em seu taco enquanto desloca seu peso para frente.
    Role a bola para frente em seu taco enquanto desloca seu peso para frente. Se você iniciou esse movimento colocando a perna esquerda para frente, comece a deslocar o peso do corpo para o pé esquerdo. Rolar a bola dessa forma fará com que ela se mova ligeiramente para cima na haste do taco à medida que você aproxima a parte superior do corpo do chão.
    • Talvez seja necessário girar um pouco a face frontal do taco para trás a fim de obter mais elevação no movimento.

    Dica: À medida que você se tornar mais proficiente em flicking, procure manter a bola no taco por mais tempo para flicking mais alto. Você também pode controlar a direção do flick, abrindo a face do stick mais cedo para flick para a direita ou girando o stick para a esquerda para lançar a bola para a esquerda.

  4. Etapa 4 Lance a bola para frente quando seu corpo estiver paralelo ao chão.
    Lance a bola para frente quando seu corpo estiver paralelo ao chão. Empurre a bola em uma linha reta no ar e em direção ao seu alvo. Certifique-se de permanecer abaixado durante todo o swing para maximizar a quantidade de força que está colocando na bola.
    • Para uma tacada alta, solte a bola para a frente quando o taco estiver um pouco abaixo do joelho da frente.
    • Para tacadas mais baixas, lance a bola assim que a vara estiver mais ou menos na altura do tornozelo.
  5. Etapa 5 Siga com todo o seu corpo ao lançar a bola.
    Siga com todo o seu corpo ao lançar a bola. Gire os quadris e os ombros em direção ao gol enquanto leva o bastão para a frente, ao longo do corpo. Enrole suavemente o bastão ao redor e abaixo de seu ombro dianteiro. Todo o seu peso deve estar apoiado no pé da frente ao final desse movimento.
    • Observe onde o taco oscila! Mantenha o taco abaixo da altura do ombro na sequência para evitar acertar a cabeça de outros jogadores e sofrer um pênalti.

Perguntas e respostas de especialistas

  • Pergunta
    Qual é o significado de um drag flick no hóquei sobre grama?
    O drag flick é uma nova técnica que evoluiu para marcar gols. Ela exige que o atacante arraste a bola pelo chão por alguns passos antes de torcer, girar o corpo e inclinar o taco (um pouco como uma tacada de golfe).
  • Pergunta
    O que a aceleração do pulso tem a ver com o movimento de arrasto no hóquei em campo?
    Quanto mais rápido for o pulso, mais longe a bola irá. Apenas certifique-se de que a velocidade do pulso não atrapalhe sua mira.
  • Pergunta
    Como faço para parar a bola no canto do pênalti?
    Para parar a bola, basta inclinar o taco para baixo em um ângulo de aproximadamente 60 graus. Em seguida, mantenha o braço e a mão firmes e pare a bola. Observação: Às vezes pode doer por causa da força/impacto!

Dicas