Como consertar um mastro de barraca

Autor do artigo:Gabriel Silva

Um mastro de barraca quebrado pode fazer com que suas esperanças de uma viagem de acampamento perfeita desmoronem ao seu redor - literalmente. A menos que você saiba como fazer alguns reparos básicos. Seja para colar uma vara que se partiu ao meio, reforçar um segmento quebrado ou substituir um cabo de choque desgastado, alguns materiais baratos e prontamente disponíveis o levarão de volta ao conforto e à segurança de seu fiel abrigo em minutos.

Etapas

Colocação de fita adesiva em uma fenda

  1. Etapa 1 Coloque a vara danificada em uma superfície plana.
    Coloque o mastro danificado em uma superfície plana. Uma mesa de acampamento portátil ou uma mesa de piquenique é ideal para essa finalidade. Se não tiver acesso a nenhum desses móveis, coloque a vara em cima de uma peça plana de equipamento, como um refrigerador ou uma caixa de ferramentas. Na pior das hipóteses, uma pedra lisa ou um trecho nivelado do solo também funcionará.
    • Não há necessidade de desmontar a vara nem de remover o cabo elástico que a mantém unida.
    • Reserve um momento para limpar sua superfície de trabalho de folhas, galhos, agulhas de pinheiro, areia e outros detritos semelhantes. Se esses itens entrarem em contato com a fita, poderão comprometer sua capacidade de aderir adequadamente.
  2. Etapa 2 Rasgue uma tira de gaffer's tape the same length as the split segment.
    Rasgue uma tira de fita gaffer do mesmo comprimento do segmento dividido. Para determinar o comprimento da tira necessária, alinhe a extremidade solta da fita com a extremidade extrema do segmento e, em seguida, desenrole o rolo lentamente até chegar à extremidade mais distante. Rasgue a fita da forma mais limpa possível para garantir que ambas as extremidades estejam bem ajustadas.
    • A fita de gaffer é um tipo de fita de alta resistência para serviços pesados, normalmente usada para reparar componentes eletrônicos e mecânicos. Você pode comprar um rolo em qualquer loja de ferragens ou centro de melhorias domésticas por apenas alguns dólares.
    • Se por acaso você não tiver levado fita gaffer, um rolo comum de fita adesiva também servirá.

    Dica: esse reparo rápido e sem frescuras é mais adequado para situações de emergência, como quando uma vara se parte quando você já está na natureza.

  3. Etapa 3 Pressione a borda lateral da fita no lugar sobre a fenda.
    Pressione a borda lateral da fita no lugar sobre a fenda. Cubra toda a extensão da fenda com 1⁄4-1⁄2 polegada (0,64-1,27 cm) de fita. Isso deixará você com 1⁄2-11⁄2 polegadas (1,3 a 3,8 cm) de reforço, dependendo da largura do rolo com o qual você está trabalhando.
    • Colocar a fita em uma divisão no sentido do comprimento é muito mais eficaz do que simplesmente enrolar as extremidades. Quanto mais área de superfície a fita tiver para se agarrar, mais firmemente ela prenderá a divisão.
  4. Etapa 4 Continue enrolando a fita ao redor de toda a divisão.
    Continue enrolando a fita ao redor da fenda. Dobre a fita com cuidado para não deixar rugas ou vincos. Depois de colocar toda a fita no lugar, use as pontas dos dedos para alisá-la. Agora você pode retomar a montagem da sua barraca sem maiores preocupações!
    • Ao enrolar a fita dessa forma, você sobreporá a própria divisão pelo menos duas vezes e, ao mesmo tempo, prenderá o restante do comprimento.
    • Desde que você use o tipo certo de fita adesiva e envolva bem a vara, ela deverá aguentar o restante da temporada, se não mais.

Como fazer uma tala em uma ruptura

  1. Etapa 1 Apare ou quebre as bordas irregulares ao redor da quebra, se necessário.
    Apare ou quebre as bordas irregulares ao redor da ruptura, se necessário. Use um alicate de corte para remover quaisquer fragmentos ou lascas que estejam saindo do eixo do segmento ou solte-os com um alicate. Isso dará ao local afetado uma espessura uniforme e evitará que as bordas ásperas causem mais danos.
    • Talvez também seja necessário dobrar manualmente as varas de alumínio para que elas se encaixem nas luvas de reparo de varas de barracas que você usará. Muitas varas de alumínio para barracas podem ser dobradas à mão, mas, se tiver dificuldade, você pode tentar usar uma prensa de mandril da mesma forma que dobraria pequenos pedaços de chapa de alumínio.
  2. Etapa 2 Deslize uma luva de reparo do mastro da barraca sobre o segmento danificado.
    Deslize uma luva de reparo do mastro da barraca sobre o segmento danificado. Estenda a vara o mais reto possível e passe a luva tubular em uma extremidade. Guie a luva ao longo do comprimento da vara até cobrir a ruptura. Para obter resultados melhores e mais duradouros, certifique-se de que ela esteja centralizada da forma mais uniforme possível.
    • A maioria das tendas novas vem com pelo menos uma luva de reparo para consertos convenientes no campo. Em geral, elas são feitas de liga de alumínio ultra-resistente, o que resulta em uma tala durável e leve.
    • Se não tiver uma luva de reparo à mão, uma estaca de barraca ou um bastão resistente pode ser um substituto aceitável.

    Dica: embora não seja necessário desmontar o mastro para colocar a luva no lugar, pode ser mais fácil fazer isso.

  3. Etapa 3 Prenda as extremidades da luva com duto ou gaffer's tape.
    Prenda as extremidades da luva com fita adesiva ou gaffer. Rasgue algumas tiras de fita de 10 a 15 cm (4 a 6 pol.) e enrole-as ao redor dos pontos do mastro onde elas saem das bordas externas da luva. Depois de aplicar a fita, você poderá montar ou arrumar a barraca como faria normalmente, sabendo que a tala agirá para segurar a ruptura.
    • Sinta-se à vontade para enrolar a fita quantas vezes achar necessário para ter mais certeza de que a luva permanecerá no lugar. Se desejar, você pode até mesmo cobrir toda a luva.
    • Embora a manga de reparo de uma vara de barraca comum seja resistente o suficiente para suportar várias temporadas de acampamento, ainda assim é uma boa ideia procurar uma vara de reposição o mais rápido possível.

Substituição de um segmento inteiro da vara

  1. Etapa 1 Encontre um segmento de substituição que's the same size as the damaged pole.
    Encontre um segmento de reposição que seja do mesmo tamanho da vara danificada. Alguns fabricantes de barracas embalam seus produtos com peças de reposição, incluindo varas e segmentos de varas. Se a sua barraca não tiver peças de reposição, você precisará encomendar um novo segmento do fabricante original. Não se esqueça de medir a abertura de um dos segmentos antigos para ter certeza de que está adquirindo um com as dimensões corretas.
    • Você também pode conseguir encontrar um segmento de mastro individual que atenda às suas necessidades em um site ou varejista que venda equipamentos usados para atividades ao ar livre.
    • Os segmentos de varas de barracas de reposição geralmente são muito mais longos do que os segmentos padrão, o que permite que sejam cortados no tamanho certo com facilidade.
  2. Etapa 2 Meça e marque o novo segmento para que corresponda ao comprimento do antigo.
    Meça e marque o novo segmento para que corresponda ao comprimento do antigo. Coloque os dois segmentos lado a lado em uma superfície plana com as bordas inferiores alinhadas. Use um marcador com ponta de feltro para desenhar uma linha fina no eixo do novo segmento onde o segmento antigo termina. Essa linha indicará onde você fará as modificações necessárias no novo segmento.
    • Como alternativa, você pode usar um pedaço de fita adesiva contrastante ou fita de pintor ao redor do segmento para marcar a linha de corte. Cortar através da fita, em vez de cortar através da haste desprotegida, também pode ajudar a evitar rachaduras ou fendas se as varas forem feitas de fibra de vidro.
    • Não se preocupe em ser perfeitamente preciso aqui. Desde que o segmento de substituição tenha aproximadamente o mesmo comprimento que o antigo, ele funcionará perfeitamente.
  3. Etapa 3 Corte o segmento no tamanho certo usando uma serra.
    Corte o segmento no tamanho certo usando uma serra. Posicione a peça da vara na borda da superfície de trabalho de modo que a seção que contém a marca que você acabou de fazer se estenda além dela. Em seguida, pegue a serra e deslize os dentes para frente e para trás sobre a linha usando movimentos suaves e pressão constante e moderada. Continue serrando até atravessar todo o segmento.
    • Segure firmemente a extremidade oposta do segmento com a mão livre para evitar que ele se mova inesperadamente enquanto você estiver tentando se concentrar na serragem.
    • Tenha cuidado ao manejar a serra. Elas não são ferramentas especialmente perigosas, mas um acidente pode acontecer se você não prestar atenção no que está fazendo.

    Dica: Uma serra compacta pode ser uma adição extremamente útil ao seu equipamento de acampamento, se você ainda não tiver uma.

  4. Etapa 4 Lixe ou lixe a extremidade cortada do novo segmento para suavizar as bordas afiadas.
    Lixe ou lixe a extremidade cortada do novo segmento para suavizar as bordas afiadas. Depois de cortar a peça no comprimento adequado, tudo o que resta a fazer é passar uma lima de metal ou uma folha de lixa de grão médio sobre a nova abertura. Um polimento leve evitará que o novo corte desfie o cabo elástico que mantém o mastro unido.
    • Uma lixa com grão entre 80 e 120 é a melhor opção para essa tarefa.

Instalação de um novo cabo de choque

  1. Etapa 1 Corte o nó de ancoragem em uma das extremidades da vara para remover o cabo antigo.
    Corte o nó de ancoragem em uma das extremidades da vara para remover o cabo antigo. Insira um alicate de bico fino na extremidade aberta da vara para pescar o nó. Use uma faca afiada ou uma tesoura para cortar a corda logo abaixo do nó e retirá-la dos segmentos da vara articulada.
    • Tenha cuidado para não perder nenhum dos segmentos soltos da vara ao puxar a corda. Eles são cilíndricos, o que significa que estarão propensos a rolar.
    • Esse é um bom momento para substituir os segmentos da vara que estiverem mais desgastados, já que você estará desmontando a vara para instalar o novo cabo de choque de qualquer maneira.

    Dica: Numere os segmentos da vara com um marcador com ponta de feltro, começando pela extremidade que você cortou. Isso facilitará a montagem de todos eles na configuração correta mais tarde.

  2. Etapa 2 Dê um nó em uma extremidade do cabo de reposição para fixá-lo.
    Dê um nó em uma das extremidades do cabo de reposição para ancorá-lo. Não é necessário caprichar - basta dar um nó em uma das extremidades do cabo de reposição para ancorá-lo. Não é necessário ser sofisticado - basta escolher um ponto de 10 a 15 cm da extremidade do cabo e dar um nó simples de mão dupla. Depois disso, dê alguns puxões fortes no nó para confirmar que ele está firme.
    • Se desejar, você pode deslizar uma arruela de aço na seção onde planeja dar o nó. A arruela circular dará ao cordão algo para morder e aumentará a durabilidade do nó acabado.
    • Prender uma extremidade da corda antes de passá-la pelos vários segmentos que compõem a vara evitará que ela se solte acidentalmente.
  3. Etapa 3 Passe o novo cabo por cada um dos segmentos da vara.
    Passe a nova corda por cada um dos segmentos da vara. A maneira mais fácil de fazer isso é passar o cabo por cada segmento, um a um, e depois prendê-los todos juntos quando terminar. Quando você compra um cabo de choque de reposição, ele geralmente vem com um dispositivo de passagem de fio acoplável para ajudar a acelerar um pouco o processo.
    • Pode ser útil pedir a um assistente que segure cada segmento para você enquanto se concentra em passar o cabo, ou vice-versa.
  4. Etapa 4 Amarre a outra extremidade do cabo com a vara estendida em seu comprimento total.
    Amarre a outra extremidade da corda com a vara estendida em seu comprimento total. Depois de passar a nova corda por cada segmento, coloque o conjunto inteiro no chão. Estique a corda para criar alguma tensão e faça um segundo nó duplo de 10 a 15 cm a partir da extremidade oposta à que você começou. É simples assim!
    • Não se esqueça de colocar uma segunda arruela no cabo antes de dar o último nó, caso tenha usado uma no primeiro lado.
    • Se as cordas do amortecedor forem fixadas com pontas de tração de metal em vez de nós de ancoragem, certifique-se de reinstalá-las de acordo com as instruções do fabricante.

Perguntas e respostas de especialistas

Dicas

  • Se a sua barraca ainda estiver na garantia, entre em contato com o fabricante para solicitar uma vara de reposição. Em alguns casos, eles podem até substituir a barraca inteira por um pequeno prêmio.
  • As varas de aço das barracas precisarão ser remodeladas por um metalúrgico habilidoso, embora, em longo prazo, possa acabar saindo mais barato comprar um conjunto totalmente novo de varas.
  • Recursos de compras on-line, como o eBay, podem ser ótimos lugares para encontrar peças de reposição para modelos populares de barracas.

O que você precisará

Colocar fita adesiva em uma fenda

  • Fita adesiva
  • Fita adesiva (opcional)
  • Superfície plana

Como fazer a tala de uma ruptura

  • Manga para reparo do mastro da barraca
  • Fita gaffer ou fita adesiva
  • Alicate de corte ou alicate (opcional)
  • Estaca de barraca ou vara resistente (opcional - para uma tala improvisada)

Substituição de um segmento inteiro do mastro

  • Segmento de vara de reposição
  • Marcador com ponta de feltro
  • Serra de arco
  • Lixa de metal ou lixa de grão médio
  • Fita de contraste (opcional)

Instalação de um novo cabo de choque

  • Cabo de choque de reposição
  • Faca afiada ou tesoura
  • Arruela de aço (opcional)
  • Segmento de poste de reposição (opcional)
  • Serra de serra (opcional)
  • Lixa ou lixa (opcional)
  • Marcador com ponta de feltro (opcional)