Como consertar um buraco em um caiaque
Autor do artigo:Gabriel SilvaAntes de consertar um buraco em seu caiaque, pesquise on-line a marca e o modelo do seu caiaque para ver se ele é feito de polietileno reticulado ou linear. Se for reticulado, você não poderá aquecer, lixar, preencher ou reparar o dano e deverá substituir o caiaque. Se você tiver um caiaque de fibra de vidro, só poderá reparar os furos usando resina epóxi, embora a resina epóxi também funcione com o polietileno linear. Felizmente, a maioria dos caiaques fabricados atualmente é feita de polietileno linear. Embora existam algumas maneiras de reparar danos em seu caiaque, o trabalho de preparação é sempre o mesmo. Depois de lixar, limpar e oxidar a superfície, você pode usar um epóxi, um pedaço de plástico ou um remendo para reparar o dano.
Etapas
Limpeza e lixamento do dano
1Faça furos nas bordas do dano se ele estiver rachado. Se você tiver uma rachadura específica na superfície do casco, ela continuará a se espalhar se você a reparar. Para evitar que isso aconteça, coloque uma broca piloto em uma furadeira. Coloque a ponta da broca em uma extremidade da rachadura e perfure 1⁄8-1⁄16 pol. (0,32-0,16 cm) no plástico. Repita esse processo na outra extremidade da rachadura. Isso evitará que a rachadura se espalhe após o reparo.- Você só precisará perfurar a superfície da rachadura se o dano não atravessar todo o casco. Se você puder ver através da rachadura até o outro lado, perfure todo o casco do caiaque.
- Não é necessário perfurar goivas, furos, arranhões ou furos passantes, que são furos no casco com profundidade suficiente para que você possa ver o outro lado.
2Aspere a área danificada com uma lixa de grão 80. Pegue uma folha de lixa de grão 80. Coloque-a sobre o furo ou arranhão e esfregue-a para frente e para trás sobre o caiaque. Raspe as 2,5 a 5,1 cm ao redor do dano e, se possível, raspe a parte interna da reentrância ou rachadura. Se estiver lidando com um furo passante, raspe as bordas do furo da melhor maneira possível.Dica: você só precisa fazer isso no lado em que ocorreu o dano. Em quase todos os casos, os caiaques são danificados pela fricção contra algo no lado externo do casco, portanto, não será necessário mexer na parte interna do caiaque.
3Limpe a área com álcool isopropílico e toalhas de papel. Pegue um rolo de papel-toalha e rasgue algumas folhas. Coloque luvas de borracha e coloque um pouco de álcool isopropílico nas toalhas de papel para encharcá-las. Esfregue bem a área danificada com as toalhas de papel úmidas para remover quaisquer detritos ou restos de plástico do lixamento.- Você pode usar água e sabão se não tiver álcool isopropílico. O objetivo principal aqui é apenas limpar a área.
4Enxágue a área e seque-a para terminar de limpar a área danificada. Pegue uma mangueira ou encha um balde com água e despeje-a sobre a área que você molhou com álcool. Em seguida, pegue algumas toalhas de papel secas e limpe a área para secá-la. Isso limpará qualquer resíduo na superfície do caiaque.
5 Passe um maçarico de butano rapidamente sobre a superfície para oxidar o plástico. Pegue um maçarico de butano e ligue-o. Sem deixar a chama entrar em contato direto com o plástico, passe o maçarico para frente e para trás sobre a superfície danificada. Cubra 30 a 41 cm (12 a 16 polegadas) a cada 1 segundo movendo rapidamente o maçarico para evitar derreter o plástico. Faça isso por 5 a 15 segundos para preparar o caiaque para o reparo.- O objetivo aqui é oxidar o polietileno, não derretê-lo. A oxidação da superfície garante que o material de enchimento que você usar se unirá permanentemente ao caiaque. Se isso não for feito, é muito mais provável que o remendo se desfaça.
Preenchimento de uma cavidade profunda com epóxi
1Pole o caiaque de modo que o dano fique paralelo ao chão. Coloque alguns blocos de concreto ou tijolos ao longo das bordas do caiaque para apoiá-lo em um ângulo em que a área danificada fique voltada diretamente para cima. A resina epóxi que você usará escorrerá pelo orifício se a superfície danificada não estiver paralela ao chão.- Esse processo é ideal para goivas, arranhões profundos e pequenos furos que não atravessam todo o casco.
- Se você tiver um caiaque de fibra de vidro sofisticado, essa é a única maneira de reparar os danos.
2Misture o epóxi de duas partes em um copo de plástico para ativá-lo. Coloque luvas de nitrila para evitar que o epóxi entre em contato com suas mãos. Pegue um epóxi de duas partes e esprema a resina em um copo plástico. Adicione uma quantidade igual do agente ativador e misture os dois compostos lentamente com um bastão de madeira. Isso ativará o epóxi e fará com que ele comece a endurecer lentamente.- Você pode comprar uma resina epóxi de duas partes em uma loja de ferragens, de materiais de construção ou automotiva. Ela é geralmente usada para preencher canos ou superfícies plásticas danificadas.
- Qualquer resina epóxi de duas partes funcionará para isso.
Dica: Depois de fazer isso, você terá cerca de 30 a 45 minutos para trabalhar. Se demorar muito, o epóxi endurecerá no copo.
3Despeje o epóxi diretamente na goiva para preenchê-la até que fique nivelada com o caiaque. Incline o copo sobre a área danificada e despeje lentamente o epóxi. Mova o copo conforme necessário para preencher o furo, o arranhão ou a goiva totalmente com epóxi. Limpe o excesso de epóxi que transbordar sobre o dano com um pano seco. Continue despejando até que todo o dano esteja preenchido e o epóxi esteja nivelado com a superfície do caiaque.- Parece bem espesso no copo, mas o epóxi é derramado sem problemas. Você não deve precisar movê-lo na área danificada. Se precisar espalhá-lo, fique à vontade para usar o dedo com luva para fazer isso.
4Aguarde de 7 a 10 horas para que o epóxi cure. Depois de preencher a área danificada, deixe o caiaque descansar por 7 a 10 horas. Isso dará tempo ao epóxi para curar o polietileno. Quando o epóxi estiver curado, você poderá pintar a superfície ou levar o caiaque para a água.- A maioria dos entusiastas de caiaques não se preocupa em pintar sobre os reparos na parte inferior do casco, já que não é possível vê-los. Se você quiser pintar por cima, use tinta acrílica em spray comum.
Reparo de danos no casco com sucata plástica
1Encontre alguma sucata de plástico reciclável nº 2 para preencher o dano. O mesmo polietileno do seu caiaque é usado para fabricar vários outros produtos. Procure qualquer objeto de plástico com a inscrição #2 impressa e três setas ao redor. Esse é o polietileno de alta densidade e você pode usá-lo para consertar seu caiaque. Pegue um balde, uma jarra de leite, um frasco vazio de detergente ou xampu ou um pedaço de plástico para fazer esse reparo.- Esse reparo é ideal para danos graves no casco que não podem ser facilmente consertados com resina. Se o formato do furo ou do arranhão estiver malformado e você precisar mover o material de reparo, esse é o caminho a seguir.
- Se o plástico não estiver limpo, lave-o com água e sabão e seque-o antes de fazer isso.
- Se possível, use um plástico que combine com a cor de seu caiaque. Isso fará com que o reparo seja menos perceptível.
- Você vai destruir esse objeto para fazer o reparo, portanto, não pegue algo de que poderá precisar um dia!
2Corte o plástico de acordo com o formato do dano no casco. Pegue um alicate de corte e corte um pedaço de plástico que corresponda ao formato do dano. Se estiver usando um material mais fino, como uma jarra de leite, corte o dobro da quantidade necessária e coloque as peças umas sobre as outras. Não se preocupe em ser científico aqui - você sempre pode raspar o excesso durante a aplicação.- Se você não tiver um alicate de corte e estiver usando um plástico mais fino, poderá cortá-lo do objeto com um estilete.
3Aqueça o plástico com uma pistola de calor por 1 minuto para amolecê-lo. Pegue um alicate ou uma trava de canal para segurar o plástico com segurança longe de você. Levante o plástico e segure a pistola de calor a uma distância de 13 a 25 cm (5 a 10 polegadas) do plástico. Ligue-a e mova a pistola de calor para frente e para trás até que o plástico perca a forma e pareça frágil, pendurado no ar.- Você pode usar um maçarico de butano em vez de uma pistola de calor. Apenas certifique-se de não deixar a chama tocar diretamente o plástico e movimente o maçarico para derreter cada peça uniformemente.
4Coloque o plástico sobre o dano e continue aquecendo-o por 10 a 20 segundos. Enquanto o plástico estiver macio e maleável, coloque-o lentamente sobre a área danificada para preenchê-la. Mova a pistola de calor para frente e para trás. Continue aquecendo a área por 10 a 20 segundos para aquecer todo o polietileno e derreter o plástico que está sendo usado para remendar o caiaque.- Se o remendo de plástico começar a pingar ou borbulhar, pare de aquecê-lo e aguarde de 10 a 20 segundos antes de continuar.
Aviso: Não aqueça o caiaque diretamente por muito tempo. O objetivo é aquecê-lo apenas para que os dois polietilenos se unam.
5 Espalhe e alise o plástico usando uma espátula ou uma chave de fenda. Pegue uma espátula se o dano for muito grande ou uma chave de fenda se o dano for menor ou de formato estranho. Use a borda plana de sua ferramenta para espalhar o plástico derretido lentamente. Continue movendo o plástico derretido até que a superfície do caiaque esteja plana e nivelada.- Você pode repetir esse processo várias vezes se ficar sem plástico para remendar.
- Use a ponta da espátula ou da chave de fenda para raspar o excesso de plástico. Limpe o plástico em um pedaço de papel ou pano.
6Espere de 20 a 30 minutos para que o plástico seque e lixe-o, se desejar. O plástico secará muito rapidamente. Basta deixá-lo descansar por 20 a 30 minutos para que o plástico tenha tempo de curar. Quando estiver seco, você pode deixá-lo como está, se desejar. Como alternativa, você pode lixá-lo com uma lixa de grão 200 e pintá-lo com tinta spray.- A maioria das pessoas não se preocupa em lixar ou pintar o dano se ele não for realmente perceptível ou se estiver na parte inferior do casco.
Remendo de um furo passante
1Compre um remendo do fabricante, se puder, para combinar com o plástico. Se você tiver um furo que atravessa todo o casco, primeiro envie um e-mail ou ligue para o fabricante. Pergunte se eles têm plugues ou sucata de plástico para reparar o dano. Se houver, pague para que eles enviem para você. Essa é a maneira ideal de consertar o buraco.- Se você comprou o caiaque recentemente, o fabricante pode cobrir o dano com a garantia. Eles podem simplesmente enviar um caiaque novo se você pedir.
- Remendar um furo passante é bastante difícil. Certamente pode ser feito, mas o produto final pode não ter a melhor aparência.
Advertência: Não leve o caiaque para águas profundas quando terminar de consertar um furo no fundo do barco. Ele ainda estará bom em riachos e rios rasos, mas sempre há uma chance de que um buraco no fundo volte a aparecer. Se você estiver em águas profundas quando isso acontecer, poderá ter problemas.
2Pegue alguns pedaços de polietileno se não puder comprar um remendo. Se você não conseguir obter um pouco de plástico do fabricante, poderá remendar o buraco com um pedaço grosso de plástico nº 2. Obtenha um balde feito de polietileno para criar o remendo.- Se possível, obtenha um balde de plástico que seja mais ou menos da mesma cor do seu caiaque.
3Recorte o plástico para que fique 1⁄2 pol. (1,3 cm) maior do que o furo. Pegue o balde ou o plástico de sucata e segure-o sob o furo. Trace as bordas do furo com um marcador apagável. Em seguida, pegue um alicate de corte e corte ao redor do contorno para fazer com que o plástico fique 1⁄2 pol. (1,3 cm) maior do que o furo que você está remendando.- É muito difícil fazer isso em dois ou três cortes. Talvez seja necessário cortar pequenas porções, uma de cada vez, até conseguir moldar o plástico de acordo com seu caiaque.
4Coloque o plástico sobre o furo e comece a derretê-lo com uma pistola de calor. Coloque um par de luvas de trabalho grossas. Coloque o plástico sobre o furo e alinhe as bordas de modo que o remendo fique sobre o caiaque. Pegue a pistola de calor e coloque-a em temperatura baixa. Mova a pistola de calor para amolecer o remendo e derretê-lo. Tente evitar derreter a parte do plástico que envolve o remendo.- Se o meio do adesivo começar a cair no centro, levante-o cuidadosamente por baixo com o dedo enluvado. Se seu dedo começar a ficar quente, pegue um pedaço de madeira para segurá-lo por baixo.
5 Empurre as bordas do remendo para dentro da costura com o dedo enluvado. Tenha cuidado ao fazer isso e trabalhe lentamente para evitar queimar o dedo. Empurre suavemente o remendo para dentro do orifício de modo que as bordas coincidam. Se o plástico endurecer em algum ponto, reaqueça-o por 5 a 10 segundos para derretê-lo novamente. Se o adesivo de plástico começar a se inclinar, segure-o pelo outro lado com o dedo enluvado.
6Aguarde o adesivo secar e lixe-o com uma lixa de grão 200. Aguarde de 20 a 30 minutos para que o plástico e o caiaque sequem. Depois que a superfície endurecer, pegue uma folha de lixa de grão 200 e passe-a suavemente sobre o remendo e a área ao redor para alisá-la. Em seguida, fique à vontade para pintar a área com tinta spray, se desejar.- Você pode cobrir a costura entre o remendo e o caiaque com uma haste de solda de plástico ou calafetagem Lexel para vedá-la, se desejar um acabamento mais limpo.
Perguntas e respostas de especialistas
Dicas
- O método de reparo popular antigamente era usar uma haste de solda de plástico para reparar o dano. Você ainda pode fazer isso, se foi assim que lhe ensinaram, mas é extremamente ineficiente e requer um conhecimento profundo dos materiais de soldagem. Esse não é mais o método mais popular de reparo de caiaques.
Avisos
- Não leve o caiaque para águas profundas se você consertar um furo no fundo do caiaque. Se o reparo falhar, você pode acabar tendo problemas.
- Você não pode usar calafetagem de silicone para vedar um furo. A calafetagem pode funcionar por um curto período de tempo, mas não se unirá ao polietileno por muito tempo e o reparo cairá na água rapidamente.
O que você precisará
Limpeza e lixamento do dano
- Lixa
- Papel toalha
- Álcool para esfregar
- Água
- Maçarico de butano
- Luvas de borracha
- Sabão (opcional)
- Furadeira (opcional)
- Broca piloto (opcional)
Preenchimento de uma goiva profunda com epóxi
- Epóxi de duas partes
- Copo plástico
- Luvas de nitrilo
- Bastão de mistura
- Objetos pesados
- Pano seco
Reparo de danos no casco com sucata plástica
- Sucata de plástico (nº 2)
- Cortadores de lata
- Luvas
- Alicates ou alicates de pressão
- Pistola de calor
- Espátula ou chave de fenda de cabeça chata
- Lixa (opcional)
Remendo de um furo passante
- Remendo ou sucata de plástico (nº 2)
- Alicate de corte
- Marcador apagável
- Lixa
- Pistola de calor
- Luvas
- Lixa
- Bloco de madeira (opcional)