Como consertar um gancho de golfe

Autor do artigo:Gabriel Silva

Um gancho no golfe é um problema no swing do golfista; no entanto, um gancho na verdade significa que você está no caminho certo para dar tacadas impressionantes e confiáveis. Até mesmo bons drivers podem desenvolver involuntariamente um gancho que precisa ser corrigido. Normalmente, a causa de um gancho é uma empunhadura forte que faz com que o taco gire. Você pode corrigir um gancho em casa ou no campo alterando sua empunhadura, tornando a rotação do seu corpo mais ativa e praticando com adereços.

Etapas

Diagnóstico de um gancho de golfe

  1. Etapa 1 Reconhecer um gancho padrão ou de impulso.
    Reconheça um gancho padrão ou de impulso. Se você for destro, um push hook começa à direita do alvo, mas acaba se curvando para a esquerda. Se você for canhoto, um push hook começa à esquerda do alvo, mas se curva para a direita.
  2. Etapa 2 Diagnosticar um gancho reto.
    Diagnosticar um straight hook. Para jogadores de golfe destros, um straight hook começa no alvo, mas se desvia para a esquerda. Se você for canhoto, um straight hook também começará em linha reta em direção ao alvo, mas depois se curvará para a direita.
  3. Etapa 3 Identificar um pull hook.
    Identifique um pull hook. Um pull hook começa à esquerda do alvo para golfistas destros. Ele começará à direita do alvo para golfistas canhotos. As bolas atingidas com pull hooks geralmente voam baixo ou rolam muito longe.

Praticando com um taco de golfe

  1. Etapa 1 Altere sua empunhadura.
    Altere sua empunhadura. Coloque sua mão direita em uma posição mais neutra. Você não deve conseguir ver o polegar esquerdo. Ajuste o dedo indicador direito sob a empunhadura em uma posição de 'gatilho' para segurar o taco. A menos que você tenha um timing excelente, deixar a palma da mão direita sair do taco durante o swing resultará em um snap-hook.
    • Esta etapa pressupõe que o golfista seja destro. Se você for canhoto, faça isso com a mão oposta à instruída.
  2. Etapa 2 Examine a trajetória de seu corpo com o taco.
    Examine a trajetória de seu corpo com o taco. Você pode estar fechando a cabeça do taco muito cedo. Em vez de fazer um movimento como se estivesse jogando a cabeça do taco na bola, você deve mover seu corpo com o taco. Imagine que há um punhal na parte superior do taco que você está mirando na bola durante o downswing. Isso o ajudará a evitar que o pulso se abra muito cedo.
  3. Etapa 3 Mantenha a velocidade durante a rotação.
    Mantenha a velocidade durante a rotação. Em vez de se concentrar na tentativa de fazer uma correção, concentre-se no movimento do seu corpo como um movimento suave. Leve a face do taco durante o swing sem hesitação. Seu corpo deve guiar o taco, para que você não compense demais com o movimento dos pulsos e das mãos.
  4. Etapa 4 Verifique o posicionamento da face do taco.
    Verifique o posicionamento da face do taco. A face do taco é o lado da cabeça do taco de golfe que atinge a bola. Gire a face do taco para abrir no backswing conforme seus braços e quadris giram. Quando o taco estiver na altura da cintura, a face do taco deve estar voltada para cima. Ao fazer o swing, abra a face do taco para a esquerda (ou para a direita, se você for canhoto).
    • Uma face do taco 'aberta' significa que a ponta do taco está muito para trás.
    • Não se aproxime da bola como se fosse uma base para a qual está deslizando, ou você acabará tentando passar por baixo da bola em vez de dar estabilidade ao seu swing. A face do taco deve permanecer reta durante toda a tacada.

Usando adereços

  1. Etapa 1: Segure um tee de golfe em sua empunhadura.
    Segure um tee de golfe em sua empunhadura. A palma de sua mão direita deve aplicar pressão contínua sobre o polegar da mão esquerda. (Se você for canhoto, a palma da mão esquerda deve pressionar o polegar da mão direita). Tente manter um tee entre esses pontos de contato ao balançar o taco. Mantenha a mão direita sobre a mão esquerda na empunhadura durante o downswing ou, se você for canhoto, mantenha a mão esquerda sobre a mão direita.
    • Isso o ajudará a se conscientizar da pressão de empunhadura que deve manter, para que não mude a empunhadura durante o swing e, assim, enganche a bola.
  2. Etapa 2 Pratique seu swing em casa usando um bambolê.
    Pratique seu swing em casa usando um bambolê. Não use o taco de golfe para esse exercício; tudo de que você precisa é o bambolê. Coloque o bambolê sobre seu corpo de modo que fique atrás da nuca e na frente da parte superior das coxas. Segure o bambolê como se estivesse segurando um taco de golfe e gire o corpo para frente e para trás como se estivesse balançando o taco.
    • O movimento de sua tacada será mantido sob controle pela curvatura do bambolê.
  3. Etapa 3 Prenda um braço em seu peito.
    Prenda um braço em seu peito. Para este exercício, seu braço funcionará como apoio. Sem usar o taco de golfe, finja que está fazendo um backswing. Segure o braço principal contra o peito com o braço de apoio. Dobre o braço de apoio como se estivesse enrolando um peso em direção ao coração, com a palma da mão segurando a parte superior do braço de apoio atrás do cotovelo. Seu braço principal deve estar preso contra o peito e sua mão enluvada faz o balanço.
    • Pratique o balanço. Seu movimento deve girar o corpo como se estivesse batendo na bola com as costas da mão enluvada. Isso lhe dará a sensação de manter o braço principal em sincronia com o corpo.
    • Se você for destro, o braço principal é o esquerdo e o braço de apoio é o direito. Se você for canhoto, será o contrário.

Perguntas e respostas de especialistas

  • Pergunta
    O que está causando meu gancho de golfe?
    A face no impacto representa 80% do formato da tacada. Portanto, no impacto, se a bola começa reta e vira para a esquerda, normalmente é porque sua trajetória está muito para dentro ou para fora, se você for destro - se a bola começa para a esquerda e continua se movendo para a esquerda, é porque sua face precisa se fechar no impacto.