Como consertar uma vara de pesca quebrada

Autor do artigo:Gabriel Silva

As canas de pesca modernas não se partem facilmente, mas podem ser facilmente reparadas com algumas ferramentas simples que pode ter em casa. Se a cana se partiu, pode remendá-la com uma vara de fibra de vidro e epóxi para esconder a quebra. Quando uma das guias se parte, pode removê-la e colocar uma nova no seu lugar. Também pode trocar as pontas das canas se estas se partirem ou quebrarem. Com um pouco de trabalho, você pode consertar sua vara para que ela fique como nova!

Passos

Consertando uma vara de fibra de vidro quebrada

  1. Passo 1 Lixe ou corte as pontas quebradas da vara para que elas're flush.
    Lixe ou corte as extremidades partidas da cana de modo a ficarem niveladas. Utilize uma lixa de grão 180 ou 220 para alisar as extremidades de modo a que se encaixem facilmente se a cana tiver uma quebra limpa. Se a sua cana de pesca tiver uma extremidade dentada, use uma tesoura para cortar as extremidades afiadas da extremidade da cana para que as peças fiquem niveladas. Depois de fazer o corte, utilize uma lixa para alisar as extremidades e tornar a superfície mais áspera.
    • As arestas afiadas são mais fracas e têm mais probabilidades de se voltarem a partir do que as arestas que estão niveladas umas com as outras.
  2. Passo 2 Medir a circunferência da haste.
    Meça a circunferência da haste. Utilize uma fita métrica flexível e envolva-a à volta da extremidade partida da sua cana de pesca. Depois, meça a circunferência da outra parte da sua cana de pesca para ver se é mais fina. Anote as medidas para saber qual o tamanho de vara que precisa para consertar a sua cana.
    • Também pode medir o diâmetro da cana em ambas as extremidades partidas se não tiver uma fita métrica flexível.
  3. Passo 3 Corte um pedaço de varão de fibra de vidro de modo a que's about 12 in (30 cm) long.
    Corte um pedaço de varão de fibra de vidro de modo a que tenha cerca de 30 cm de comprimento. Obtenha um poste de fibra de vidro que tenha uma circunferência de cerca de 1⁄8-1⁄4 polegada (0,32-0,64 cm) menor do que a sua vara de pesca. Use uma serra para cortar uma seção de 30 cm da vara para que ela caiba dentro da vara de pesca e a sustente sem quebrar.
    • Você pode comprar varas de fibra de vidro numa loja de ferragens local. Não importa a cor usada, pois ela caberá dentro da vara.
    • Se a sua cana de pesca não for oca, então usar uma vara de fibra de vidro não vai funcionar. Pode tentar colar a cana com fita adesiva ou comprar uma nova.

    Sugestão: também pode cortar uma secção de uma cana de pesca antiga que já não utilize, se não tiver uma cana de fibra de vidro.

  4. Passo 4 Introduza a cana de fibra de vidro num dos lados da cana de pesca.
    Introduza a cana de fibra de vidro num dos lados da cana de pesca. Segure a cana na horizontal para poder posicionar a cana de fibra de vidro na cana sem que esta deslize demasiado. Empurre uma extremidade da vara de fibra de vidro para dentro da extremidade da cana com o cabo. Continue deslizando a vara para dentro da vara de pesca até que haja 15 cm saindo da extremidade.
    • Se a cana não encaixar bem no interior da cana de pesca, envolva-a com fita adesiva ou fita adesiva para a tornar mais espessa.
  5. Passo 5 Aplique epóxi de duas partes no lado exposto da cana de fibra de vidro.
    Aplique epóxi de 2 componentes no lado exposto do poste de fibra de vidro. Abra o epóxi de duas partes e deite-o numa tigela. Use um pincel para espalhar uma camada fina de epóxi na extremidade exposta do poste de fibra de vidro. Quando o epóxi de duas partes estiver misturado, trabalhe rapidamente para que não seque ou endureça antes de voltar a montar a vara.
    • Pode comprar epóxi de duas partes em qualquer loja de ferragens ou de artesanato.
  6. Passo 6 Deslize a outra parte da cana para a fibra de vidro e deixe-a secar.
    Deslize a outra parte da cana para a fibra de vidro e deixe-a secar. Empurre lentamente a outra extremidade da vareta para a extremidade exposta da vara de fibra de vidro. Certifique-se de que as guias da vara estão alinhadas umas com as outras para que a linha não fique emaranhada quando tentar usar a vara novamente. Empurre as duas peças da cana para que fiquem alinhadas. Deixe o epóxi assentar durante a noite para que adira firmemente à vara.
    • O epóxi não endurece imediatamente, então você ainda pode girar ou mover as peças da vara depois de juntá-las.
    • Se algum epóxi sair da junta enquanto estiver a deslizar as peças juntas, molhe o dedo e alise o epóxi para que não seja tão visível.
    • Enrole uma camada de fita isolante ao redor da junção se quiser uma camada adicional de segurança.

Substituir uma guia de haste

  1. Passo 1 Corte a fita ou o fio à volta da guia partida com uma lâmina de barbear.
    Corte a fita ou o fio à volta da guia partida com uma lâmina de barbear. Utilize uma lâmina de barbear ou uma faca de artesanato para remover qualquer fio que possa estar à volta da guia da haste. Se for difícil de remover usando apenas uma lâmina, tente aquecer a área por 3-4 segundos com um isqueiro para soltar qualquer um dos adesivos. Retire a fita adesiva e desenrole a rosca até que a guia antiga e partida saia da haste.
    • As guias da cana são as peças de metal circulares ao longo do comprimento da cana que ajudam a manter a linha reta.
    • Tenha cuidado para não aquecer a vara durante muito tempo, pois isso pode danificá-la.
    • Não corte a vareta com a lâmina de barbear, caso contrário pode danificá-la e torná-la mais fraca.
  2. Passo 2 Lixe a haste e o pé da nova guia para obter uma melhor aderência.
    Lixe a haste e o pé da nova guia para obter uma melhor aderência. Utilize uma lixa de grão 120 ou 220 para eliminar os restos de cola e para dar mais dureza à haste. Esfregue toda a volta da haste no local onde pretende colocar a nova guia. Depois, use a lixa no pé da guia, que é a parte plana que fica encostada à cana de pesca.
    • Pode comprar novas guias de pesca em lojas de artigos desportivos. Certifique-se de que a nova guia é do mesmo tamanho e estilo que as outras guias da sua cana de pesca, caso contrário a linha pode ficar presa ou emaranhada.
  3. Passo 3 Cole a nova guia na cana de modo a que's aligned.
    Colar a nova guia na haste para que fique alinhada. Pressione o pé da nova guia na vara para que fique alinhado com as outras guias. Rasgue um pedaço fino de fita adesiva e enrole-o à volta do pé para que fique no lugar. Desta forma, não precisa de continuar a segurá-lo no lugar enquanto o enrola.
    • Também pode utilizar super cola, mas será difícil mover ou reajustar depois de a cola estar fixa.
  4. Passo 4 Enrole a base da guia com fio para a manter no sítio.
    Envolva a base da guia com linha para a manter no sítio. Qualquer tipo de fio serve para enrolar a guia na vareta. Enrole a linha ao redor da haste para que ela fique 1⁄2-3⁄4 polegadas (1,3-1,9 cm) da base da guia no lado mais próximo do cabo. Mantenha a tensão no laço e comece a enrolar firmemente a linha à volta da vareta. Certifique-se de que a linha não se sobrepõe aos laços que já fez e que estes estão nivelados uns com os outros.
    • Retire o pedaço de fita do pé onde enrolou tudo o que estava por baixo.

    Dica: Utilize uma linha que combine com a cor do seu varão, se quiser que este se misture.

  5. Passo 5 Coloque um pedaço de linha em laço por cima do embrulho's 1⁄8 in (0.32 cm) left.
    Coloque um pedaço de linha em laço por cima do enrolamento quando houver 1⁄8 in (0,32 cm). Quando o embrulho estiver 1⁄8 polegadas (0,32 cm) da parte circular da guia, pare de enrolar o fio à volta do varão. Corte um outro pedaço de fio com cerca de 15 cm de comprimento e dobre-o ao meio para formar um laço. Coloque o segundo pedaço de fio em cima do seu embrulho, de modo a que o laço fique para fora, perto da sua guia.
    • Se não tiver outro fio, também pode utilizar uma linha de pesca fina.
  6. Passo 6 Enrole os últimos 1⁄8 in (0,32 cm) sobre o segundo pedaço de linha.
    Enrole o último 1⁄8 final (0,32 cm) sobre o segundo pedaço de linha. Quando o pedaço de linha enrolado estiver por cima do embrulho, continue a girar a linha à volta da base da guia. Continue a enrolar o último 1⁄8 (0,32 cm) final da guia, de modo a que o meio da peça enrolada fique encostado à haste.
  7. Passo 7 Passe a linha através da peça enrolada e puxe-a com força.
    Passe a linha através da peça enrolada e puxe-a com força. Quando chegar ao fim do embrulho, corte a extremidade do fio que utilizou para embrulhar e passe-o pelo meio do laço. Puxe a outra extremidade da peça enrolada para baixo e para longe da guia para puxar a linha por baixo do embrulho. Desta forma, o embrulho fica preso à vara sem ter de dar um nó.
    • Se não quiser utilizar um pedaço de fio enrolado, também pode tentar dar um nó na linha, mas pode não ser tão forte e pode ser mais difícil.
  8. Passo 8 Pintar epóxi de 2 partes no fio e deixar secar.
    Pintar epóxi de 2 partes no fio e deixar secar. Misture as duas partes de epóxi num prato pequeno com um pincel até ficarem bem combinadas. Pinte uma camada fina de epóxi sobre a linha para que endureça e fique no lugar. Mantenha a vara na horizontal e deixe-a secar durante a noite antes de tentar usar a vara novamente.
    • Trabalhe rapidamente com o epóxi, pois ele começará a secar e endurecer rapidamente depois de misturado.

Mudar a ponta de uma cana

  1. Passo 1 Aqueça o topo da ponta da cana de pesca com um isqueiro para soltar o adesivo.
    Aqueça o topo da ponta da sua cana de pesca com um isqueiro para soltar o adesivo. Coloque a cana na horizontal para poder alcançar facilmente a ponta. Segure um isqueiro por baixo da ponta da cana, que é a peça em forma de anel na extremidade da cana, e aqueça-a durante 4-5 segundos de cada vez. Quando estiver aquecida, tente puxá-la com um alicate ou com a mão. Se não sair facilmente, tente aquecê-la durante mais alguns segundos.
    • O aquecimento do topo da ponta ajuda a soltar o adesivo que o mantém no sítio para que seja mais fácil de remover.
    • Se a ponta se partiu da sua cana, pode remover a ponta antiga da peça partida ou pode saltar este passo.
  2. Passo 2 Alise a ponta da cana com uma lixa para remover quaisquer fragmentos.
    Alise a ponta da vareta com uma lixa para remover quaisquer fragmentos. Esfregue a ponta exposta da vareta com uma lixa de grão 120 ou 220 para a alisar. Gire a haste em torno da lixa até que a ponta fique lisa e nivelada. Não faz mal se existirem pequenas marcas de abrasão na ponta da vara, uma vez que esta terá uma melhor aderência ao novo topo da ponta.

    Dica: Se a lixa não for suficiente para remover os cacos da ponta da cana de pesca, corte cuidadosamente as pontas com uma tesoura.

  3. Passo 3 Corte pedaços de cimento para varas em tiras que caibam no interior da sua nova ponta.
    Corte pedaços de cimento para varas em tiras que caibam no interior da sua nova ponta. O cimento para canas é um adesivo que vem num bloco sólido e é utilizado em canas de pesca para manter as guias e as pontas no lugar. Use uma lâmina de barbear ou uma faca de artesanato para cortar pequenas tiras de cimento para varas, de modo que elas caibam dentro da câmara oca na ponta da sua vara.
    • Pode comprar cimento para canas e pontas novas na sua loja de artigos desportivos local ou online.
  4. Passo 4 Derreta o cimento para varas no interior da ponta da cana com o isqueiro.
    Derreta o cimento da cana no interior da ponta da cana com o isqueiro. Segure o novo topo com um par de alicates e coloque os pedaços de cimento para varas no tubo oco na extremidade do mesmo. Utilize o isqueiro para aquecer o cimento para varetas durante 4-5 segundos e derreta-o para o poder fixar à vareta. Quando o cimento para varetas estiver derretido, trabalhe rapidamente para que não volte a solidificar.
  5. Etapa 5 Deslize o topo da ponta na sua cana de modo a que fique alinhado com as guias e deixe secar.
    Deslize o topo da ponta na sua cana de modo a que fique alinhado com as guias e deixe secar. Enquanto o cimento ainda está quente, deslize-o para a ponta da sua cana e rode-a de modo a que o anel fique alinhado com as outras guias. Limpe qualquer excesso de cimento para varas com um pedaço de papel de cozinha e deixe-o assentar durante pelo menos 1-2 horas. Quando o cimento estiver seco, a cana está pronta a ser utilizada!
    • Se precisar de ajustar ou reposicionar o topo da ponta depois de o cimento estar seco, aqueça-o novamente durante 3-4 segundos com o isqueiro.

Perguntas e respostas da comunidade

  • Pergunta
    Onde posso comprar cola de resina epóxi?
    Em qualquer loja de artigos para o lar ou de ferragens.

Vídeo

Dicas

  • Se precisar de reparar uma cana partida numa emergência, sobreponha as peças em 15 cm e cole-as bem com fita-cola.
  • Leve a vara a uma loja de artigos de pesca ou a um reparador se tiver dificuldade em consertá-la sozinho.

Avisos

  • Não segure uma chama contra a vara por mais de alguns segundos, ou então você pode danificar permanentemente a vara.
  • Tenha cuidado ao trabalhar com lâminas de barbear para não se cortar acidentalmente.

Coisas que você vai precisar

Consertar uma vara de fibra de vidro quebrada

  • Tesoura
  • Lixa
  • Fita métrica
  • Vara de fibra de vidro
  • Serra de arco
  • Epóxi de 2 componentes
  • Tigela
  • Pincel
  • Fita eléctrica (opcional)

Substituição de uma guia de haste

  • Lâmina de barbear
  • Isqueiro
  • Lixa
  • Fita adesiva
  • Guias de varas
  • Rosca
  • Epóxi de 2 componentes
  • Prato
  • Pincel

Mudar a ponta de uma cana

  • Isqueiro
  • Alicate
  • Lixa
  • Cimento para varetas
  • Faca de artesanato
  • Ponta de vara