Como pescar com iscas

Autor do artigo:Gabriel Silva

Iscas artificiais ou iscas de pesca têm sido usadas para capturar peixes desde 2.000 a.C. Feitas de uma ampla variedade de materiais, cores, tamanhos e estilos, as iscas são usadas para atrair os peixes e convencê-los a morder o anzol preso. Se quiser pescar com iscas, você precisa conhecer as técnicas mais comuns de isca e como usá-las para pegar um peixe.

Etapas

Escolhendo iscas

  1. Etapa 1 Obtenha uma variedade de iscas para experimentar.
    Obtenha uma variedade de iscas para experimentar. O objetivo principal de pescar com uma isca é imitar da melhor forma possível os movimentos da presa natural de um peixe. Consequentemente, há uma enorme variedade de materiais, cores e formas de iscas de pesca, cada uma adequada a um cenário ou peixe específico. Não existe 'a melhor' combinação de isca e cor a ser usada, por isso é bom adquirir uma variedade e ver o que funciona melhor para você e para o peixe que está tentando pescar.
    • O tipo e o tamanho da isca geralmente são determinados pela espécie de peixe que você está mirando. Embora não exista uma função definida para as várias iscas, a ideia é combinar a isca da melhor forma possível com a presa natural do peixe. Por exemplo, um robalo geralmente se alimenta de pequenos lagostins, o que o torna menos propenso a morder uma isca grande em forma de peixe. Entretanto, o robalo tende a ser atraído por iscas mais ativas, como o chatterbait.
  2. Etapa 2 Experimente colheres.
    Experimente colheres. Uma colher é uma isca que se assemelha à cabeça de uma colher sem o cabo. Esse formato faz com que a isca flutue na água ao afundar, o que cria a ilusão de um peixe ferido. O red devil, uma colher vermelha e branca, é muito popular. As listras vermelhas parecem sangue para um peixe faminto.
    • Como as colheres se assemelham a shads, elas funcionam melhor em águas onde há shad em abundância.
  3. Etapa 3 Experimente os jigs.
    Experimente as jigs. Os jigs são provavelmente a isca mais comum usada na pesca em água doce e salgada. Eles consistem em uma cabeça com peso e uma cauda feita de penas ou plástico, que é usada para esconder um anzol. Muitas vezes, um pedaço de isca viva ou um aroma à base de óleo é anexado ao anzol para tornar a isca ainda mais atraente, embora isso não seja estritamente necessário.
    • Os aromas à base de óleo são uma opção eficaz porque não se aglomeram nem estragam as penas.
  4. Etapa 4 Experimente uma isca crankbait.
    Experimente uma isca crankbait. Uma das iscas de pesca mais reconhecidas, a crankbait é geralmente feita de plástico ou madeira e usada principalmente para pescar robalos. Essa isca geralmente apresenta um bico na frente que se parece muito com um pato. Em geral, o bico da isca crankbait permite que ela mergulhe em uma profundidade predefinida, permitindo que os pescadores trabalhem em uma coluna específica dentro da água. Muitos crankbaits vêm com recursos adicionais, como anzóis de arrasto e chocalhos.
  5. Etapa 5 Experimente iscas giratórias.
    Experimente iscas giratórias. Um spinner é um tipo de jib com uma lâmina que gira, puxando a isca pela água. Os spinners e as colheres são geralmente feitos de metal e balançam ou giram na água da mesma forma que os peixes reais, e um spinner é um pouco híbrido entre crankbaits e colheres. Geralmente, essas iscas apresentam um único anzol grande que é coberto por alguma forma de material de arrasto, bem como uma lâmina de metal que gira na água quando a isca está sendo recolhida. Essas iscas geralmente causam vibrações que podem induzir o peixe a atacar.
    • Procure uma isca giratória em forma de V. Elas produzem mais vibrações, o que pode ser mais eficaz para atrair os peixes.
  6. Etapa 6 Experimente um plugue.
    Experimente um plugue. Os plugs são feitos de madeira ou plástico e funcionam de várias maneiras, deslizando ao longo da superfície da água, arrastando no meio da água ou pescando no fundo. É uma variedade de isca versátil e muito útil para adicionar à coleção de qualquer pescador.
    • Se estiver pescando à noite, procure uma versão iluminada dessa isca.

Técnicas de isca

  1. Etapa 1 Aprenda a passear com o cachorro.
    Aprenda a passear com o cachorro. Uma das técnicas de isca mais úteis e eficazes é chamada de 'passear com o cachorro', porque se assemelha ao tipo de movimento de pulso que você pode fazer ao levar o Rover para passear. Para essa técnica, você usará uma isca de superfície com uma extremidade traseira pesada.
    • Lance a isca e aponte a ponta da vara em direção à água em um ângulo de 45 graus. Mova a ponta da vara para baixo em um ângulo de 90 graus em um movimento de sacudida. Enrole a folga na linha e, em seguida, puxe a linha novamente.
    • Mova a vara lentamente no início e, em seguida, aumente gradualmente a velocidade para copiar o movimento de um peixe-isca nadando para longe.
  2. Etapa 2 Use uma isca para imitar o comportamento do peixe-isca.
    Use uma isca para imitar o comportamento do peixe-isca. O mimetismo é uma das técnicas de isca mais avançadas a ser usada por pescadores experientes. É uma maneira sutil e sofisticada de capturar peixes que requer o uso de duas iscas pop ou plugs para obter o melhor efeito.
    • Amarre uma isca atrás da outra em um líder de monofilamento e lance a isca para o fundo. Mova a ponta da vara em um movimento de contração, variando a velocidade em várias direções, tentando imitar o comportamento dos peixes vivos. Use o pulso para manter a linha relativamente esticada, sacudindo a isca e variando seus movimentos.
  3. Etapa 3 Aprenda a usar o dead stick.
    Aprenda a usar o dead stick. Use uma isca de superfície ou de superfície para imitar o comportamento de uma presa ferida ou vulnerável. Se os peixes estiverem hesitantes, o uso dessa técnica pode fazer com que até mesmo os peixes cautelosos comecem a morder.
    • Depois de lançar a isca, deixe-a imóvel na água até que as ondulações desapareçam, fazendo uma pausa e contando até 10 antes de fazer qualquer movimento.
    • Mova a ponta da vara, fazendo com que a isca se mova suavemente no lugar e, em seguida, permaneça imóvel por mais um breve período. Repita o movimento breve da ponta da vara, movendo a isca no lugar. Os movimentos devem parecer erráticos e afundando, mas fáceis de capturar.
  4. Etapa 4 Aprenda a mergulhar.
    Aprenda a mergulhar. Use uma isca de manivela ou uma isca de plugue de mergulho para aprender a jogar sua isca mais fundo na água se quiser entrar no território profundo onde os peixes maiores geralmente ficam.
    • Lance sua isca e deixe-a parada enquanto a linha começa a afundar. Não faça nada por vários segundos e, em seguida, comece lentamente a trabalhar a isca abaixo da superfície, fazendo curtos carretéis de recuperação e deixando-a afundar novamente.
    • As iscas flutuantes, como iscas de manivela ou plugs de mergulho, precisam ser constantemente enroladas para que permaneçam embaixo da água. Caso contrário, elas podem simplesmente flutuar na superfície da água.
  5. Etapa 5 Aprenda a rasgar a superfície.
    Aprenda a rasgar a superfície. Use uma isca de superfície para saltar sua isca pela superfície e imitar o comportamento de um inseto voador ou outro tipo de presa. Isso pode ser especialmente útil na captura de peixes-lua ou outros peixes de água doce de águas rasas.
    • Depois de lançar a isca, mantenha a linha imóvel até que as ondulações na água desapareçam e, em seguida, varra a vara até a superfície da água. Use o movimento de varredura lenta ou rapidamente, dependendo da assertividade do peixe.
  6. Etapa 6 Experimente o trolling.
    Experimente a pesca de corrico. Nada poderia ser mais fácil em um dia de pesca preguiçoso do que pescar atrás do barco com uma isca de colher, plugue ou espinhel. Também é extremamente eficaz, pois imita o comportamento de um peixe-isca viajante, cuidando de sua própria vida e cobrindo uma grande quantidade de terreno.
    • Tudo o que você precisa fazer para lançar uma isca é arremessar atrás de um barco em movimento e enrolar a linha lentamente enquanto se move. Geralmente, você deve usar o motor de pesca e ir bem devagar.
    • Outra maneira de fazer isso é deixar a isca afundar até a profundidade desejada. Não enrole a linha enquanto o barco se move para frente. Isso a manterá na profundidade correta.

Dicas de pesca com isca profissional

  1. Etapa 1: pescar't overdo it.
    Não exagere. A pesca é muito parecida com o xadrez, um jogo de movimentos silenciosos e sutileza, não de bobagens. A maioria dos iniciantes sacode demais a linha. É importante puxar o carretel bem devagar, usando movimentos calmos e suaves na linha. Se não estiver pegando nada, comece com movimentos lentos e depois acelere gradualmente os movimentos.
    • Se você conseguir uma mordida, pare imediatamente de enrolar e mova a isca muito lentamente para a esquerda e para a direita até que a bobina entre na água. No segundo em que isso acontecer, puxe a isca com muita força e vigor. Isso é feito porque, quando o peixe morder a isca e você puxar, o anzol ficará preso no lábio e você poderá puxá-lo.
  2. Etapa 2: Combine a cor com a da água.
    Combine a cor com a água. O uso da cor 'certa' de isca é geralmente determinado pela claridade da água. A água turva e a pesca no crepúsculo ou à noite exigem iscas de cores brilhantes, mais facilmente vistas pelos pescadores e pelos peixes. As iscas brancas e vermelhas são comuns nessas condições, enquanto as condições de águas claras exigem cores mais suaves ou naturais, como marrom, azul, preto e verde.
    • A cor certa a ser usada também pode depender de onde você está pescando. Uma isca brilhante e padronizada pode ser melhor para atrair peixes de água salgada, mas essa mesma isca pode afugentar os peixes de água doce.
  3. Etapa 3: Arremesse't keep casting in the same area.
    Não fique lançando a isca na mesma área. Quando estiver pescando com isca, é muito importante se movimentar e evitar jogar em uma área específica. Os peixes não são tão estúpidos quanto você pensa e, eventualmente, começarão a reconhecer a isca, tornando-a menos eficaz. Se você receber uma isca cuspida de volta, é hora de ir para outro lugar.
    • Trabalhe em todo o corpo de água e em diferentes profundidades até encontrar o peixe. Também trabalhe com a isca em velocidades diferentes e mude a ação.
  4. Etapa 4 Mantenha suas iscas limpas.
    Mantenha suas iscas limpas. Quando estiver pescando, ao puxar a isca de volta, reserve alguns segundos para verificar o estado da isca e limpe-a, se necessário. Em determinadas condições de pesca, as iscas podem ficar sujas com ervas daninhas, galhos e outros detritos, tornando-as menos eficazes para atrair peixes e menos eficazes para parecerem reais. Certifique-se de que suas iscas estejam limpas e prontas para uso antes de lançá-las novamente.
  5. Etapa 5 Aprenda a cuidar de suas iscas.
    Aprenda a cuidar de suas iscas. É importante manter os anzóis de suas iscas o mais seco possível quando não estiverem em uso para evitar ferrugem. Os anzóis enferrujados precisam ser substituídos o mais rápido possível, pois ficam muito enfraquecidos e quebram quando você mais precisa deles. Você pode comprar anzóis de reposição em lojas de iscas e na maioria das lojas de artigos para atividades ao ar livre.

Perguntas e respostas de especialistas

  • Pergunta
    Quais são algumas dicas para fazer suas próprias iscas?
    Seja criativo. Especialmente para água salgada, você pode ser muito criativo e pensar no que pode atrair um peixe para vir à superfície para pegar uma mosca. Talvez você tenha um pedaço de palha e pense em uma maneira criativa de incorporá-lo ao seu design. A maioria das amarras de mosca é realmente criativa, portanto, solte sua criatividade e pense realmente no que está funcionando na área em que você estará pescando e, em seguida, coloque sua própria marca nisso.
  • Perguntas
    Há um lago que é escuro e marrom. Uma isca marrom-esverdeada ou laranja é a isca certa para esse lago?
    Não existe uma 'isca certa', mas algo que desça provavelmente seria mais eficaz devido à claridade da água, a menos que você veja peixes comendo coisas em cima da água. A cor que você está usando seria apropriada. A cor preta e azul seria minha melhor recomendação, pois está comprovado por estudos que é a cor mais facilmente visível para os peixes.
  • Pergunta
    E se a isca não tiver peso, como a isca macia? Você precisa adicionar peso? Em caso afirmativo, quanto ela deve pesar?
    Se a isca não tiver peso, adicione a quantidade necessária para descer até a profundidade desejada ou alcançar a distância desejada. Mais peso a levará mais fundo e facilitará o lançamento mais longe.

Vídeo

Dicas

  • Se estiver interessado em fazer suas próprias iscas de pesca, tente reproduzir as presas que os peixes comem na área em que você vai pescar.
  • Você pode ter mais sucesso se for pescar ao nascer ou ao pôr do sol. O clima também pode desempenhar um papel importante. Por exemplo, se for pescar salmão ou cabeças de aço em rios, tente ir quando estiver nevando ou chovendo.
  • Para aumentar sua captura, tente usar roupas escuras ou camufladas quando for pescar.

O que você precisará

  • Isca de superfície
  • Vara de pesca
  • Isca pop ou plug
  • Líder de monofilamento
  • Isca de superfície ou de superfície
  • Isca de manivela ou isca de plugue de mergulho
  • Isca de colher
  • Jig
  • Spinner