Como pescar colheres

Autor do artigo:Gabriel Silva

O uso de colheres é um método clássico para atrair peixes, seja em águas profundas ou rasas. A peça côncava de plástico, madeira ou metal funciona refletindo a luz do sol através da água, atraindo os peixes. A pesca com colheres começa com a escolha do tipo certo de colher. Depois de selecionar a melhor colher, é muito fácil prendê-la à sua vara e sair para a água.

Etapas

Escolhendo uma colher adequada

  1. Etapa 1 Escolha uma colher que se adapte bem ao clima.
    Escolha uma colher que se adapte bem ao clima. Saber o clima que os peixes locais preferem é fundamental para decidir qual colher usar. Se o tempo estiver favorável, você precisará de uma colher mais rápida, como uma colher de fundição tradicional ou uma colher de superfície. Se o tempo não estiver favorável, é melhor usar uma colher de corrico ou uma colher de jigging.
    • Em um dia calmo e ensolarado, os robalos profundos permanecerão ativos, mas seus pares rasos se esconderão sob árvores, folhagens ou docas.
    • Um dia nublado incentiva os predadores a caçar perto da superfície. Espere que grandes lúcios patrulhem as águas rasas.
  2. Etapa 2 Escolha uma colher de arremesso tradicional para obter versatilidade geral.
    Escolha uma colher de arremesso tradicional para maior versatilidade. Essa colher se assemelha ao formato côncavo clássico usado desde a década de 1840. À medida que a colher desce na água, ela balança de um lado para o outro, atraindo os peixes para ela. As colheres de fundição tradicionais podem ser muito leves ou muito pesadas, dependendo do tamanho do peixe que você estiver pescando.
    • Essa colher é ideal para lúcios, trutas de lago, walleyes e robalos.
  3. Etapa 3 Experimente uma colher de pesca de corrico se você tiver um downrigger ou um avião de mergulho.
    Experimente uma colher de pesca se você tiver um downrigger ou um plano de mergulho. As colheres de pesca de corrico são muito mais leves e menores do que suas contrapartes. Uma colher de pesca típica de 7,6 cm pesa apenas 1⁄8 onça (3,5 g). Elas são usadas em downriggers ou aviões de mergulho devido à leveza da colher.
    • Uma colher de pesca de corrico é ideal para salmão, truta e walleyes.
  4. Etapa 4 Use uma colher sem ervas daninhas em pântanos ou terrenos pantanosos.
    Use uma colher sem ervas daninhas em pântanos ou terrenos pantanosos. As colheres típicas geralmente ficam presas em ervas daninhas e detritos. Experimente uma colher sem ervas daninhas se estiver indo para uma área onde os peixes usam a folhagem local como cobertura. Seu design aerodinâmico e a proteção de arame evitam que elas fiquem presas na água.
  5. Etapa 5 Experimente uma colher jigging para peixes de águas profundas.
    Experimente uma colher de jigging para peixes de águas profundas. Use uma colher de jigging se conhecer bem a vida selvagem local ou se tiver detectado um cardume de peixes em seus aparelhos eletrônicos em águas profundas. Essas colheres pesadas caem bem fundo na água. Para 'jigging' a colher, sacuda a linha a cada 5 segundos para tornar a colher mais atraente.
  6. Etapa 6 Selecione uma cor apropriada de acordo com a luz.
    Selecione uma cor apropriada de acordo com a luz. A cor ideal da colher depende do nível de luz. Cores específicas podem melhorar o reflexo do sol, tornando a colher mais eficaz. Fique preparado lendo a previsão do tempo antes de sua viagem de pesca.
    • Experimente uma colher vermelha, amarela ou laranja se a água e a luz estiverem claras e brilhantes.
    • Se a água estiver turva ou a luz for fraca, use uma colher azul, índigo ou violeta.
    • Use uma colher prateada em um dia sem nuvens. O sol refletido na colher será uma isca atraente.
  7. Etapa 7 Escolha um tamanho adequado de colher, dependendo da época do ano.
    Escolha um tamanho adequado de colher, dependendo da época do ano. Com o decorrer da temporada de pesca, os peixes ficarão maiores. Escolha uma colher pequena no início da temporada para peixes menores. No final da temporada, selecione uma colher maior que ficará na boca do peixe e parecerá uma presa atraente.
  8. Etapa 8 Ajuste a colher durante o dia de pesca.
    Ajuste a colher durante o dia de pesca. A luz, o clima e os peixes podem variar em um dia. Leve uma variedade de tamanhos, tipos e cores de colheres para que possa trocá-las se não estiver tendo muito sucesso. Quanto mais pesquisas você fizer antes de sair, mais adaptável será no dia.
    • Muitos pescadores enfrentam o problema do sol da manhã. Se você sair antes do amanhecer em um dia nublado, os níveis de luz serão baixos. Entretanto, o amanhecer pode apresentar uma mudança drástica nas condições de luz e clima. Isso pode fazer com que uma colher escura ou pequena pareça pouco atraente. Troque sua colher quando as condições mudarem.

Fixação da colher no anzol

  1. Etapa 1 Prenda os anéis divididos nas duas extremidades da colher.
    Prenda os anéis divididos nas duas extremidades da colher. Todas as colheres têm um orifício na parte superior e na parte inferior. Você precisará enfiar uma argola nesses orifícios. Separe a argola com um alicate e enfie-a no orifício. Gire o anel até que ele se encaixe na colher. Em seguida, faça o mesmo com o outro lado.
    • Você pode separar um anel dividido com as mãos, mas se não tiver unhas compridas, pode ser muito difícil.
  2. Etapa 2 Encaixe o girador de cano na extremidade superior da colher.
    Encaixe o girador de cano na extremidade superior da colher. Uma colher tem uma extremidade larga e uma estreita. A extremidade estreita é a parte superior. Use o alicate para abrir o anel de divisão superior e, em seguida, encaixe o girador de cano nele. Depois de prender os anéis, você está pronto para colocar o anzol na colher.
    • O girador de cano permite que a colher gire e gire. Isso é útil quando o peixe tenta escapar. O anzol girará com o peixe, dando a você mais tempo para puxá-lo.
  3. Etapa 3 Enrole o olho do anzol na parte inferior da colher.
    Enrole o olho do anzol na parte inferior da colher. Gire o anzol de modo que ele fique apontando para a parte superior da colher. Em seguida, encaixe o olho do anzol ao redor do anel de divisão inferior. Se o olho for muito largo, você precisará pressioná-lo sobre o gancho.
    • Coloque as duas extremidades do alicate sobre o olho do anzol e o anel de divisão e, em seguida, empurre com força. O anzol se dobrará até formar um círculo seguro ao redor da argola.
    • Depois de prender o anzol, amarre a extremidade da linha de pé da vara no girador de cano.

Pesca com a colher

  1. Etapa 1 Olhe exatamente para onde deseja arremessar.
    Olhe exatamente para onde pretende arremessar. Antes de levantar a vara, escolha um ponto preciso onde deseja arremessar. Escolha um ponto cerca de 6,1 m (20 pés) além do peixe-alvo. Isso lhe dá espaço para enrolar a isca. Você será muito mais preciso se olhar exatamente para onde deseja arremessar.
  2. Lance de lado com um estalo explosivo. Trazer a vara bem atrás da cabeça e fazer um grande arremesso é típico de um método de pesca tradicional. Entretanto, uma colher requer um arremesso diferente. Segurando a vara, leve as mãos para o lado da cabeça antes de lançá-la na água com os pulsos. Com alguma prática, essa técnica de arremesso é muito mais precisa.
  3. Etapa 3 Deixe a colher afundar até a profundidade adequada.
    Deixe a colher afundar até a profundidade adequada. Depois de arremessar a colher, seu instinto natural será puxá-la para dentro. Em vez disso, deixe a isca cair na água. Quando você achar que a colher afundou até a profundidade do peixe-alvo, puxe-a de volta.
    • Se estiver arremessando em águas novas e não souber onde fica o fundo, tente experimentar com a profundidade. Em seu primeiro arremesso, deixe a colher afundar por 5 segundos. Em seu segundo arremesso, 10 segundos. Continue aumentando o tempo que você deixa a colher afundar até encontrar o fundo. Você saberá que chegou ao fundo quando a linha parar de se estender.
  4. Experimente a velocidade do carretel. Há uma grande chance de que você não pegue nada no primeiro arremesso. Isso é normal. Tente experimentar a velocidade com que você puxa a colher a cada vez. Uma velocidade diferente pode atrair um peixe diferente. Se estiver pescando com um amigo experiente, ele poderá lhe dar dicas sobre qual velocidade é melhor para os peixes locais.
  5. Mova a vara para cima e para baixo. A colher tremulando suavemente no fundo da água imita um peixe morrendo. Para tornar esse desempenho convincente, tente balançar a vara inteira para cima e para baixo a cada 5 segundos. Isso fará com que a colher se movimente na água.

Perguntas e respostas de especialistas

Dicas

O que você precisará

  • Colher
  • Alicate
  • Gancho
  • Girador de barril
  • 2 anéis divididos