Como pescar em água doce

Autor do artigo:Gabriel Silva

A pesca em água doce é popular porque requer uma configuração simples de equipamento e você pode pescar em uma variedade de locais, como lagos, lagoas e rios, em vez de oceanos. Antes de pegar seu equipamento, pense no tipo de peixe que deseja pescar, como truta ou robalo. Em seguida, prenda um equipamento de água doce à sua linha, faça seu lançamento e prepare-se para pescar um grande peixe!

Etapas

Selecionando seu equipamento

  1. Etapa 1 Selecione uma vara com cerca de 1,2 a 1,7 m de comprimento para pescar peixes pequenos.
    Escolha uma vara com cerca de 1,2 a 1,7 m de comprimento para pescar peixes pequenos. Procure varas feitas de fibra de vidro ou grafite. Os peixes pequenos de água doce são classificados por espécies menores ou comprimentos mais curtos de espécies maiores, como o robalo.
    • Varas menores são geralmente usadas para pescar bluegill, robalo, truta e crappie.
  2. Etapa 2 Use uma vara de 1,5 a 2,6 m (5 a 8,5 pés) de comprimento para pescar peixes maiores.
    Use uma vara de 1,5 a 2,6 m de comprimento para pescar peixes maiores. Varas mais longas são mais adequadas para pescar peixes maiores de água doce porque o comprimento maior ajudará a equilibrar o peso do peixe. Escolha uma vara feita de fibra de vidro ou grafite para dar flexibilidade à sua vara.
    • Esse é o tamanho padrão para uma vara de pesca. A maioria dos iniciantes escolhe um tamanho entre esses comprimentos.
    • Varas maiores são populares se você estiver pescando walleye, lúcio, truta ou robalo.
  3. Etapa 3 Use um carretel para lançamento de iscas para lançar iscas maiores a longa distância.
    Use um carretel de fundição de isca para lançar iscas maiores em uma longa distância. Você pode estar lançando uma isca da margem de um lago até o centro, ou descendo um rio longo. As iscas maiores também o ajudarão a capturar peixes maiores. Essas carretilhas também são boas para usar com iscas mais pesadas.
  4. Etapa 4 Use um carretel giratório de carretel aberto ou fechado se estiver usando iscas mais leves.
    Use um carretel giratório de bico aberto ou fechado se estiver usando iscas mais leves. Esses carretéis são fáceis de usar porque têm um captador mecânico que recupera a linha e uma alavanca anti-reversão que impede que a manivela gire enquanto um peixe estiver puxando.
    • A maioria dos iniciantes começa com um carretel giratório médio ou médio-leve.
  5. Etapa 5 Dimensione o anzol com base no tamanho do peixe que você espera pescar.
    Dimensione seu anzol com base no tamanho do peixe que você espera pescar. Os tamanhos dos anzóis de pesca variam de 32 a 1, sendo que quanto maior o número, menor o anzol. Você pode escolher entre três tipos básicos de anzol: anzóis para iscas, anzóis para moscas e anzóis para iscas e iscas de spin-cast.
    • Use um anzol de tamanho menor (32-20) para peixes menores e anzóis de tamanho maior (1-15) para peixes maiores
    • Você pode determinar o tamanho do seu anzol pesquisando on-line ou perguntando a um funcionário de uma loja de equipamentos local.
    • Especifique o tipo de anzol com base nas diferentes espécies de peixes e métodos de pesca. Por exemplo, use um anzol tamanho 4 com uma isca de plástico macio para pescar robalos.
  6. Etapa 6 Escolha uma isca viva ou artificial para pescar peixes de água doce.
    Escolha uma isca viva ou artificial para pescar peixes de água doce. Você pode comprar a isca em uma loja de equipamentos. Para iscas vivas, você também pode encontrar a sua própria isca. As iscas vivas incluem minhocas, peixinhos, grilos ou sanguessugas. As iscas artificiais imitam o alimento natural dos peixes e geralmente são apresentadas na forma de spinners, jigs, poppers, moscas e colheres.
    • Para determinar o tipo de isca, faça uma pesquisa on-line para ver qual isca os diferentes peixes preferem. Por exemplo, o peixe branco costuma ser pescado com um jig e uma colher.
  7. Etapa 7 Pegue sua linha e o restante do equipamento, como chumbadas e flutuadores.
    Pegue sua linha e o restante do equipamento, como chumbadas e flutuadores. A linha de pesca vem em muitos pesos diferentes com base na resistência. As chumbadas são equipamentos que pesam a isca até o fundo. Os flutuadores são pequenos pedaços de plástico que ficam na superfície da água, para que você possa controlar a linha.
    • Escolha uma linha de teste de 6 toneladas (5,905239165666 toneladas longas; 6,613867865546 toneladas curtas).
    • 'Teste de libra' significa a resistência da linha.
    • Tente combinar sua linha de pesca com o tamanho de sua vara e carretel.
    • Obter o peso certo da linha é importante porque, se a linha for muito pesada, poderá ser visível debaixo d'água e, se for muito leve, o peixe poderá rompê-la.
  8. Etapa 8 Compre uma caixa de equipamento para guardar todo o seu equipamento.
    Compre uma caixa de equipamento para guardar todo o seu equipamento. Pegue a linha, os anzóis, as iscas e o equipamento e coloque-os na caixa de equipamento para que você esteja pronto para ir. É útil levar também anzóis e tesouras extras.
  9. Etapa 9 Obtenha uma licença de pesca, se necessário.
    Obtenha uma licença de pesca, se precisar. Antes de sair, consulte as leis de pesca na área que você está visitando. Talvez seja necessário obter uma licença de residente, de não residente ou de turista, dependendo de quanto tempo você planeja pescar.
    • É possível obter licenças de pesca em lojas de caça ou de esportes ou on-line.
    • Nos Estados Unidos e no Canadá, a maioria dos estados exige uma licença de pesca para pescar peixes de água doce, e você será multado se for pego pescando sem uma licença.

Escolhendo quando pescar

  1. Etapa 1 Pesque entre a lua nova e a lua cheia para obter o melhor tempo de pesca.
    Pesque entre a lua nova e a lua cheia para obter os melhores horários de pesca. Os peixes de água doce são influenciados pela atração gravitacional da lua, assim como todos os animais. Alguns peixes têm horários de pico de pesca com base nas fases da lua, especialmente na lua cheia.
    • Você pode descobrir a fase da lua fazendo uma pesquisa on-line. Visite sites como https://www.moongiant.com ou consulte o Farmer's Almanac (Almanaque do Fazendeiro).
  2. Etapa 2 Pesque próximo ao nascer ou ao pôr do sol para aproveitar o tempo de alimentação.
    Pesque próximo ao nascer ou ao pôr do sol para aproveitar o tempo de alimentação. Os peixes tendem a ser mais ativos ao nascer e ao pôr do sol, e é nesse momento que eles se alimentam principalmente. Eles também são menos ativos durante as partes quentes e úmidas do dia, especialmente no verão.
  3. Etapa 3 Lance sua linha em águas rasas se você're fishing in the spring.
    Lance sua linha em águas rasas se estiver pescando na primavera. Na primavera, as águas rasas se aquecem mais rapidamente, e esse calor proporciona um local atraente para os peixes nadarem e se alimentarem.
  4. Etapa 4: Mire no meio do lago durante o verão.
    Procure o meio do lago durante o verão. Como as temperaturas da água no verão tendem a ser mais quentes, os peixes preferem as águas mais profundas no verão. Para obter melhores resultados, lance sua linha profundamente no lago ou rio se estiver pescando no verão.
  5. Etapa 5 Experimente pontos diferentes se você estiver pescando no verão.'re fishing in the fall.
    Experimente pontos diferentes se estiver pescando no outono. As temperaturas da água flutuam no outono, portanto, os peixes costumam se movimentar nessa época. Experimente alguns pontos diferentes no lago ou rio em que estiver pescando até começar a receber algumas mordidas.

Como fazer um equipamento de água doce

  1. Etapa 1 Use um nó de clinch para prender o equipamento à linha.
    Use um nó de clinch para prender o equipamento à linha. Passe a linha pelo equipamento e crie um pequeno laço quando chegar ao final, trazendo a ponta da linha em direção ao anzol. Faça 5 voltas em 'S' ao redor da linha e leve a extremidade em direção ao anzol. Empurre o nó através do primeiro laço feito perto do olho (o laço que você fez antes das torções em 'S') e puxe o nó com força.
    • Independentemente do tipo de equipamento que você fizer, você pode dar um nó de clinch para uma fixação segura.
  2. Etapa 2 Faça um equipamento básico de bobber para identificar facilmente sua linha na água.
    Faça um equipamento básico de bobber para identificar facilmente sua linha na água. Seu equipamento é a maneira como você monta o anzol, a isca, as iscas ou outros equipamentos. Passe a linha pelo orifício da bobber uma vez e amarre o anzol à linha. Esse é um ótimo equipamento para iniciantes.
  3. Etapa 3 Experimente um equipamento com chumbada deslizante se quiser arremessar para o fundo.
    Experimente um equipamento com chumbada deslizante se quiser arremessar para o fundo. Primeiro, corte um pedaço de linha de 61 cm (24 polegadas). Amarre um girador em uma extremidade da linha e um anzol na outra extremidade. Coloque uma chumbada na linha principal e, em seguida, passe a linha principal pelo girador. Em seguida, dê um nó para conectar a linha separada à linha principal.
    • Essa técnica é popular porque você pode pescar na costa ou em um barco e levar a isca facilmente para o fundo da água.
  4. Etapa 4 Use um equipamento de 3 vias se quiser manter a isca fora do fundo.
    Use um equipamento de 3 vias se quiser manter sua isca fora do fundo. Amarre sua linha principal em um olho de um girador. Corte duas linhas, uma com cerca de 30 a 41 cm e a outra com cerca de 61 a 81 cm, e amarre-as nos dois olhais restantes do girador. Amarre seu anzol na linha adicionada mais longa e, em seguida, amarre uma chumbada na linha adicionada mais curta.
    • Isso é recomendado para a pesca em rios ou em áreas com correnteza.
    • Faça isso para pescar bagres, por exemplo.

Pegando seu peixe

  1. Etapa 1 Isca...
    Coloque sua isca artificial ou viva no anzol. Selecione um pedaço de isca, artificial ou viva, e fure a isca com o anzol. Perfure o anzol várias vezes através da isca para que ela fique bem presa ao anzol. Tente esconder o anzol dentro da isca.
    • Guarde a isca artificial em sua caixa de equipamento quando não a estiver usando para pescar.
  2. Etapa 2 Coloque a vara por cima do ombro e mova-a para frente para fazer o arremesso.
    Coloque a vara por cima do ombro e mova-a para frente para fazer o arremesso. Pressione o botão de liberação e mantenha-o pressionado. Com sua mão dominante, levante a vara por cima do ombro e solte o botão de liberação para liberar a linha. Mova a vara de forma rápida e consistente para fazer o lançamento.
    • Os peixes tendem a ficar em locais onde as águas rasas se tornam mais profundas em lagos e rios. Procure arremessar nesses locais para capturar o maior número de peixes.
    • Verifique atrás de você antes de lançar o peixe para não atingir ninguém!
  3. Etapa 3 Aguarde pacientemente por uma mordida.
    Espere pacientemente por uma mordida. Às vezes, os peixes mordem imediatamente se estiverem com fome e, outras vezes, você ficará esperando por uma mordida por algum tempo. Você pode lançar a linha novamente se não estiver recebendo nenhuma mordida. Almoce enquanto espera ou converse com seus amigos de pesca.
    • Se você abaixar a vara, certifique-se de que poderá pegá-la rapidamente se um peixe morder. Você não quer que o peixe grande fuja com seu equipamento!
  4. Etapa 4 Coloque o anzol quando sentir algo puxando a linha.
    Coloque o anzol quando sentir algo puxando a linha. Quando sentir um leve puxão ou solavanco, puxe a vara para cima. Isso é chamado de 'armar' o anzol. Você está perfurando o lábio do peixe com o anzol e agora pode puxá-lo para dentro.
  5. Etapa 5 Enrolar o peixe rapidamente para trazer a captura.
    Enrole o peixe rapidamente para capturá-lo. Gire a manivela de forma rápida e consistente para não perder o peixe. Diminua um pouco a velocidade quando começar a ver o peixe sob a superfície, para que possa trazê-lo com segurança para a margem ou para o barco.
  6. Etapa 6 Mantenha ou solte o peixe, de acordo com as leis locais.
    Mantenha ou solte o peixe, de acordo com as leis locais. Identifique o tipo de peixe e analise as leis locais relativas à sua captura e liberação. Muitas áreas têm leis diferentes para todas as espécies de peixes de água doce, com base no tamanho e na população. Você pode soltar o peixe e levá-lo para casa para o jantar ou deixá-lo ir embora.

Perguntas e respostas da comunidade

  • Pergunta
    Devo usar uma chumbada na pesca do robalo?
    Você poderia, mas provavelmente se divertiria mais com um spinner brilhante.

Vídeo