Como pescar em um lago

Autor do artigo:Gabriel Silva

Planejando a viagem dos seus sonhos para pescar em um lago? Os lagos oferecem oportunidades incríveis de pesca, seja para pescar uma refeição deliciosa ou simplesmente para se divertir. Se você for um iniciante, estamos aqui para ajudá-lo com tudo o que precisa saber. Este artigo é baseado em uma entrevista com nossa instrutora de pesca com mosca, Kathy Sparrow, MA. Confira a entrevista completa aqui.

Passos

Melhor equipamento para pesca em lago

  1. Etapa 1 Prepare sua vara de pesca com um molinete e linha de pesca.1Configure sua vara de pesca com um carretel giratório e linha de pesca. Se você for iniciante na pesca em lagos, uma vara de pesca de peso médio de 2,1 m (7 pés) vara de pesca será uma ótima escolha. Essa configuração é perfeita para o robalo, a truta do lago e o lúcio. Em seguida, prenda um molinete spin cast à vara de pesca, insira a linha de pesca e passe a linha por cada guia da vara de pesca para garantir que esteja segura.
    • Use uma vara de peso médio pesado se estiver pescando bagres e salmões.
    • Os molinetes spin cast são uma ótima opção para um iniciante, pois são acessíveis e permitem que você lance facilmente com um botão.
  2. Etapa 2 Opte por um anzol farpado se quiser ficar com o peixe.2 Opte por um anzol farpado se quiser ficar com o peixe. Um anzol farpado de ponta única é forte o suficiente para fisgar a maioria dos peixes, além de ser um pouco mais fácil de ser retirado da boca do peixe. Se eles forem legais em sua área, você também pode tentar um anzol triplo. Esses anzóis têm três pontas farpadas, o que pode ajudar a segurar o peixe. Depois de escolher o anzol perfeito, amarre-o à linha.
    • Se você planeja manter o peixe, certifique-se de consultar as leis e restrições da área no site do governo local. Muitas áreas impõem restrições de tamanho aos peixes que você pode manter para conservar a população de peixes.
  3. Etapa 3 Use um anzol sem farpa e uma pinça hemostática se você're releasing the fish.3Use um anzol sem barbela e uma pinça hemostática se for soltar o peixe. Um anzol sem barbela não tem a ponta em forma de V na extremidade do anzol, o que ajuda a desalojá-lo sem machucar o peixe. Escolha um com uma única ponta para minimizar os danos. Não se esqueça de levar também uma pinça hemostática! Essa é uma ferramenta de pesca especial que ajuda a soltar o anzol do peixe.
    • Se você não tiver uma pinça hemostática, leve um alicate para soltar o peixe.
  4. Etapa 4 Leve consigo uma variedade de iscas.4Leve uma variedade de iscas. Para aumentar suas chances, leve iscas como plugs, spinnerbaits e colheres. Os peixes de lago mais populares (como a truta do lago e o robalo) são atraídos por essas iscas, pois elas se assemelham a peixes pequenos e lagostins, duas partes importantes de sua dieta. Se preferir usar iscas vivas (minhocas, peixinhos, grilos etc.), pesquise primeiro as restrições em sua área. Quando você estiver na água, coloque a isca em seu anzol de pesca.
    • Alguns estados e regiões, como Oregon e Washington, proíbem o uso de iscas vivas.
    • Se você for iniciante na pesca, considere também prender uma bobber à sua linha. Também conhecido como flutuador, ele ajuda a sua isca a se mover com a corrente e pode até mesmo ajudá-lo a identificar quando um peixe está mordendo a isca.
  5. Etapa 5 Leve uma rede de pesca para fazer sua captura.5Leve uma rede de pesca para fazer sua pescaria. Leve uma rede com você, mesmo que pretenda soltar o peixe. É a ferramenta perfeita para guiar o peixe para águas rasas, de modo que você possa guardá-lo para o jantar ou simplesmente levantá-lo para uma foto rápida. Experimente uma rede de pesca com cabo curto para facilitar a captura do peixe depois de pegá-lo e opte por uma rede feita de borracha para diminuir o risco de ferir o peixe.
  6. Etapa 6 Use roupas adequadas ao clima em cores discretas.6Use roupas adequadas ao clima em cores discretas. Se estiver quente lá fora, uma camiseta e uma bermuda/calça em cores neutras ou um padrão de camuflagem funcionarão. Quanto aos calçados, opte por sandálias resistentes, sapatos aquáticos ou botas de mergulho se for ficar na água. No inverno, use roupas íntimas longas, meias térmicas, uma camisa de manga longa e capa de chuva. Opte por botas ou botas de mergulho para se manter aquecido. Para proteção adequada, use óculos de sol polarizados, chapéu e protetor solar.
    • Se estiver pescando em um barco, certifique-se de usar um colete salva-vidas.
    • Evite cores brilhantes, pois isso pode assustar os peixes.
  7. Etapa 7 Compre uma licença de pesca, não importa onde você pesque.7Compre uma licença de pesca, não importa onde você pesque. As diretrizes variam dependendo de onde você está, mas nos Estados Unidos, todos os estados exigem que você compre uma licença de pesca. Para comprar uma licença, consulte o site do Department of Fish and Wildlife (Departamento de Pesca e Vida Selvagem) do seu estado ou procure um vendedor local para comprar uma licença pessoalmente (muitas lojas de artigos de pesca podem lhe vender uma licença). Em seguida, imprima sua licença ou faça o download da versão móvel para tê-la pronta para ser apresentada a um guarda florestal local a qualquer momento.
    • Em média, uma licença de pesca custa US$ 25,42 para um residente e US$ 61,52 para um não residente.
    • Certifique-se de não se esquecer de comprar uma licença! Ser pego sem uma licença pode resultar em multa.

Localização e horário

  1. Etapa 1 Encontre peixes em áreas com pedras e galhos caídos.1Encontre peixes em áreas com pedras e galhos caídos. Os peixes gostam de ter lugares para se esconder para se proteger. Para aumentar suas chances, pesque em locais com pilhas de pedras, galhos e troncos.
  2. Etapa 2 Aumente suas chances procurando locais com sombra e águas mais profundas.2Aumente suas chances procurando locais com sombra e águas mais profundas. Muitos peixes de lago, como a truta do lago e a truta de riacho, preferem habitats um pouco mais frios. Para encontrar água fresca, procure águas mais profundas e áreas com muita sombra e cobertura de árvores.
  3. Etapa 3 Verifique as entradas e saídas do lago.3Verifique as entradas e saídas do lago. Essas áreas são onde o rio ou riacho deságua no lago. Os peixes gostam de passar o tempo nessas áreas, pois a água é um pouco mais fria e a correnteza traz um suprimento constante de alimentos.
  4. Etapa 4 Observe mais peixes nas bordas e nos declives dos lagos artificiais.4Veja mais peixes nas bordas e nos declives dos lagos artificiais. Os lagos artificiais, como os reservatórios, geralmente são criados pelo represamento de córregos e rios próximos. Se estiver pescando em um lago artificial, procure peixes perto das bordas e dos declives (às vezes chamados de áreas à beira do lago). Os peixes preferem essas áreas por causa do suprimento constante de alimentos e das águas mais profundas.
  5. Etapa 5 Localize peixes em áreas com mais vegetação e folhagem em lagos naturais.5Localize os peixes em áreas com mais vegetação e folhagem em lagos naturais. Como os peixes gostam de ter muitos esconderijos, eles geralmente preferem locais com nenúfares, algas e outras plantas subaquáticas. Se estiver pescando em um lago natural, procure áreas que ofereçam uma grande variedade de vegetação aquática.
  6. Etapa 6 Pesque no início da manhã ou no final da tarde para aumentar suas chances.6Pesquise no início da manhã ou no final da tarde para aumentar suas chances. Se puder, comece sua aventura de pesca cedo e esteja na água antes do nascer do sol. Isso aumentará suas chances de avistar peixes, pois a água está mais fria pela manhã. Se preferir dormir até mais tarde, o final da tarde e o início da noite são outros horários ideais, pois a água esfria à medida que o sol se põe.

Lançando sua linha

  1. Etapa 1 Enrole a linha até que a isca esteja a 0,30 m (1 pé) de distância da ponta da vara.1Enrole a linha até que a isca esteja a 0,30 m (1 pé) de distância da ponta da vara. De frente para a direção em que você gostaria de lançarsegure o cabo do carretel (também conhecido como manivela do carretel) e gire-o no sentido anti-horário. Pare quando a isca estiver a cerca de 0,30 m (1 pé) de distância da extremidade da vara de pescar.
  2. Etapa 2 Aperte o botão na parte superior do carretel e segure-o com o polegar.2Pressione o botão na parte superior do carretel e segure-o com o polegar. Pressionar esse botão inicia o processo de lançamento, pois ele prepara a linha para ser liberada quando você a soltar. Segure firmemente o botão para garantir que a linha não seja liberada por acidente.
  3. Etapa 3 Segure a vara em linha reta no ar e mova-a para trás de seu ombro.3Segure a vara em linha reta no ar e mova-a para trás do ombro. Essa é a primeira etapa do lançamento por cima da cabeça. Antes de iniciar o lançamento, olhe para trás para ter certeza de que não há pessoas ou galhos de árvores no caminho.
  4. Etapa 4 Leve a vara para frente, tirando o polegar do botão para lançar a linha.4Traga a vara para frente, tirando o polegar do botão para lançar a linha. Com a vara caindo diretamente atrás de seu ombro, jogue-a para frente e pare a vara, tirando simultaneamente o dedo do botão. Isso liberará a linha e a lançará na água.

Técnicas básicas

  1. Etapa 1 Observe o movimento da linha de pesca.1Observe o movimento da linha de pesca. Agora que você lançou a linha, é apenas uma questão de tempo até que um peixe morda a isca (ou o anzol). Para ter certeza de que não perderá nenhum peixe, fique de olho na bobber ou na ponta da linha. Se você vir a bobber se movendo ou sentir um puxão na linha de pesca, é provável que um peixe esteja mordendo.
    • Fique muito quieto e calmo enquanto espera. Barulhos altos e movimentos rápidos podem assustar um peixe que está se aproximando.
  2. Etapa 2 Jigue a isca para atrair o peixe.2Jigue a isca para atrair os peixes. O jigging é uma técnica especial que envolve o uso de um anzol de pesca com peso (também conhecido como jig) com uma isca na ponta. Depois de prender o jig à isca, faça o lançamento simplesmente soltando a linha na água. O gabarito pesará a isca e a baixará na água para atingir a profundidade desejada. Em seguida, levante e abaixe a ponta da vara para fazer o gabarito saltar sob a água (isso é conhecido como jigging da isca).
    • Esse movimento ajuda a atrair os peixes ao imitar o movimento de criaturas como lagostins e peixes-isca (o suprimento de alimento dos peixes). A técnica funciona muito bem com todos os tipos de peixes, inclusive salmão, truta e robalo.
    • Para fazer experiências com sua técnica, ajuste a velocidade com que a isca salta. Alguns peixes podem se sentir mais atraídos pelo movimento do que outros.
  3. Etapa 3 Experimente o trolling se você're fishing in a boat.3Tente pescar com corrico se estiver pescando em um barco. A pesca de corrico consiste em lançar a linha para a terra atrás do barco e deixá-la seguir atrás de você à medida que o barco avança. Isso atrai os peixes, fazendo-os confundir a isca com uma criatura em movimento (como o peixe-isca, uma grande parte da dieta dos peixes). Embora haja uma variedade de técnicas, a maneira correta de pescar sem nenhum equipamento especial envolve lançar a linha o mais longe possível atrás do barco. Em seguida, deixe-a flutuar atrás de você à medida que o barco se move.
    • Esse método pode capturar uma variedade de peixes, mas é particularmente eficaz em trutas, salmões, robalos e walleye.
    • Alguns pescadores usam um outrigger para pescar. Essa engenhoca é acoplada ao barco e permite que a isca alcance uma distância maior, o que ajuda a evitar que os peixes se assustem com o barulho e o spray do barco.
  4. Etapa 4 Escolha uma nova isca ou mude de local, se for o caso're not catching any fish.4Escolha uma nova isca ou mude de local se não estiver pegando nenhum peixe. Às vezes, os peixes são mais atraídos por sua linha do que por outras. Se já faz algum tempo e você ainda não teve sorte, experimente uma nova isca. Basta enrolar sua linha e prender uma das outras opções que você trouxe. Você também pode tentar mudar para outro local. Se puder, procure uma área com mais pedras e troncos caídos e água com uma profundidade diferente (mais rasa ou mais funda do que aquela em que você estava pescando até agora).
    • Às vezes, até mesmo um pescador experiente pode levar algumas horas para pegar um peixe, portanto, o tempo de espera depende de você.
    • Se estiver usando iscas, experimente uma de tamanho, formato ou cor diferente para ver se ela atrai mais peixes.
    • Se estiver usando isca viva, mude para um tipo diferente se tiver outra opção.

Captura e armazenamento de peixes

  1. Etapa 1 Levante a vara em um movimento rápido e ascendente assim que sentir uma mordida.1Levante a vara em um movimento rápido e para cima assim que sentir uma mordida. Esse movimento fixa o anzol no peixe. Se você sentir algo puxando a vara ou vir a bobber cair embaixo d'água, é provável que o peixe tenha se prendido. Para colocar o anzol na boca do peixe e pegá-lo, levante a vara de pesca em um movimento brusco.
  2. Etapa 2 Segure a linha com firmeza e enrole o peixe.2Segure a linha com firmeza e enrole o peixe. Mantenha a linha de pesca esticada pressionando o dedo sobre a linha, segurando-a firmemente contra a vara de pesca. Em seguida, enrole a linha no sentido anti-horário com sua mão dominante. Ao enrolar o peixe, continue levantando a vara para cima em um movimento suave e constante.
    • Se o peixe estiver lutando e tentando fugir, enrole a linha ligeiramente no sentido horário para evitar colocar muita tensão na vara de pesca. Em seguida, enrole-a mais uma vez. Continue repetindo esse movimento até que o peixe se canse de lutar.
  3. Etapa 3 Use uma rede para levar o peixe para águas rasas.3Use uma rede para levar o peixe para águas rasas. Depois de puxar o peixe, retire a rede e coloque o peixe dentro dela. Se pretender soltar o peixe, certifique-se de mantê-lo embaixo d'água (um peixe pode morrer mesmo que fique alguns segundos fora d'água). Se estiver pescando com um amigo, peça a ele que segure a rede para facilitar um pouco essa tarefa.
  4. Etapa 4 Solte o peixe e solte-o de cabeça na água.4Desengate o peixe e solte-o de cabeça na água. Molhe suas mãos antes de manusear o peixe. Em seguida, segure o o anzol com o alicate de hemostato para desalojá-lo cuidadosamente da boca do peixe. Em seguida, submerja o peixe na água com a cabeça (mantendo-o seguro em suas mãos). Isso permite que a água flua para sua boca e guelras. Continue segurando o peixe com as mãos até que ele tente nadar por conta própria e, em seguida, solte-o e deixe-o nadar.
    • Se o anzol estiver preso na boca do peixe, deixe-o lá dentro e, em vez disso, corte a linha de pesca com uma tesoura. O anzol sairá naturalmente em alguns dias, e isso evitará que o peixe sangre e se machuque enquanto você tenta removê-lo.
    • Seja rápido se quiser tirar uma foto antes de soltar o peixe. Levante o peixe apenas um pouco acima da água e peça a um amigo para tirar a foto. Em seguida, submerja imediatamente o peixe de volta na água, mantendo-o sob controle.
  5. Etapa 5 Solte o anzol e mate o peixe se quiser ficar com ele.5Desengate e mate o peixe se você quiser ficar com ele. Primeiro, prenda o alicate de sua pinça hemostática no anzol e desaloje-o da boca do peixe. Em seguida, golpeie imediatamente o corpo do peixe com um porrete para nocauteá-lo. Quando o peixe estiver inconsciente, use uma faca para perfurar seu cérebro e matá-lo.
    • Derrubar o peixe e matá-lo enquanto estiver inconsciente é mais humano do que deixá-lo asfixiar no ar.
    • Se você não tiver um porrete, use qualquer objeto contundente disponível.
  6. Etapa 6 Armazene e limpe o peixe para que ele's safe to eat.6Armazene e limpe o peixe para que ele possa ser consumido com segurança. Assim que matar o peixe, armazene-o em um refrigerador com isolamento térmico, com bastante gelo e água fria. Isso o manterá fresco enquanto você continua a pescar. Para obter o máximo de frescor, é melhor eviscerar o peixe assim que chegar em casa. Se não for possível, armazene-o na geladeira e eviscere-o dentro de dois dias para evitar a deterioração.
    • Para manter o peixe fresco, certifique-se de que o refrigerador permaneça entre 0-4 °C (32-40 °F) o tempo todo.

Perguntas e respostas de especialistas

Avisos

  • Consulte as regras e restrições locais de pesca na área antes de sair para pescar. Para obter mais informações sobre limites de tamanho de peixe e outras leis, visite o site do governo local.
  • Para maior segurança, leve consigo um kit de primeiros socorros. Dessa forma, você não ficará sem bandagens ou outras necessidades quando estiver na água.

Dicas

  • Leve uma caixa de equipamento para armazenar facilmente todo o seu equipamento. Manter todo o seu equipamento de pesca em um só lugar pode ajudá-lo a se manter organizado e aproveitar ao máximo sua viagem. Isso também lhe dará espaço para levar anzóis, iscas e outros itens extras.
  • Não se preocupe se não pegar um peixe em sua primeira viagem! A pesca requer um pouco de prática e paciência para ser bem-sucedida. Abrace a aventura e você pegará um peixe em pouco tempo.