Como pescar lulas

Autor do artigo:Gabriel Silva

A pesca é uma forma divertida de sair à rua e interagir com a natureza, e a pesca de lulas pode ser uma verdadeira alegria para pescadores novatos e experientes. No entanto, pode ser um desafio, uma vez que as lulas gostam de se esconder em zonas com relva e também atiram tinta quando se sentem ameaçadas. Mas, ao encontrar o equipamento adequado, escolher a hora e o local certos e aprender algumas dicas de especialistas para aperfeiçoar sua técnica, você estará pegando muitas lulas em pouco tempo.

Passos

Encontrar o equipamento correto

  1. Passo 1 Escolha um carreto de pesca leve e comprido.
    Escolha um carreto de pesca leve e comprido. Porque quer sentir até as mais pequenas mudanças enquanto pesca lulas, escolha uma cana leve e comprida. Pode usar qualquer linha de 6 a 20 libras, mas quanto mais leve, melhor.
    • Não é necessário investir em equipamento especial - quase todos os tipos de cana e carreto funcionam para a pesca da lula.
  2. Passo 2 Experimente um gabarito de lula como isco.
    Experimente um gabarito de lula como isco. As lulas têm técnicas alimentares especiais, o que significa que também precisam de um isco especial. Um gabarito de lula é o tipo de isco mais popular. Ele tem um corpo que se parece com um peixe, é iluminado para chamar a atenção deles e tem uma ou duas fileiras de pontas afiadas que permitem que eles sejam puxados quando mordem.
    • Todos os tipos de jigs de lula capturam peixes e, nalguns dias, certas cores são melhores do que outras. É melhor ter uma variedade de tamanhos e cores para testar até encontrar uma que funcione.
    • Os tamanhos populares para os gabaritos de lula são 2,5, 3,0 e 3,5. O número indica a rapidez com que caem na água por segundo.
  3. Passo 3 Utilize isco vivo.
    Utilize isco vivo. Menos comum do que um jig de lula, mas também bem sucedido, é o isco vivo. Se preferir não investir num gabarito de lulas ou preferir apenas nadadores vivos, pesque lulas com lulas mais pequenas ou com outros peixes de isco comuns, como os peixinhos.

Escolher a altura e o local certos

  1. Passo 1 Pescar à noite.
    Pesque à noite. A pesca de lulas é sobretudo uma atividade nocturna. As lulas alimentam-se à noite e são atraídas pela luz, pelo que é mais fácil apanhá-las depois de escurecer.
  2. Passo 2 Ir na maré alta.
    Vá na maré alta. Os peixes gostam de estar em águas mais profundas, onde se sentem mais protegidos. Isto significa que, se a maré estiver alta, as suas hipóteses de apanhar muitas lulas são ainda maiores. Consulte o calendário para saber quando a maré está a subir e prepare-se para apanhar muitas lulas!
    • As hipóteses são ainda maiores na maré alta numa noite nublada ou chuvosa.
    • Se possível, tente pescar lulas na lua cheia.
  3. Passo 3 Pesque na primavera ou no verão.
    Pesque na primavera ou no verão. É mais provável apanhar muitas lulas quando está calor, pelo que a primavera e o verão, ou mesmo o início do outono, são as alturas ideais para pescar na maior parte do mundo.
    • Consulte a Internet para conhecer as especificidades da pesca da lula na sua área.
  4. Passo 4 Encontre um molhe ou cais.
    Procure um pontão ou cais. Não precisa de um barco para pescar lulas. As lulas gostam de se esconder dos predadores nas ervas daninhas, e a combinação de relva e luz num molhe ou cais iluminado torna-o o local perfeito para a pesca de lulas.
    • Ver manchas de tinta nos convés ou nos molhes é um grande indício de que as lulas foram apanhadas recentemente nesse local.
    • Mantenha-se afastado de locais onde já se encontrem barcos ou outros pescadores.
    • Também pode pesquisar online para encontrar locais populares na sua área para a captura de lulas.
  5. Passo 5 Pesque a partir de um barco.
    Pesque a partir de um barco. Se não houver um cais por perto ou se simplesmente preferir estar num barco, ainda pode ter muita sorte. Coloque luzes no fundo ou nos lados do seu barco ou canoa. Ou, se tiver um barco maior, pode usar uma luz subaquática, afundando-a no fundo e trazendo-a de volta para cima para atrair os peixes.
    • Escolha um local com um fundo de areia e ervas daninhas.

Aperfeiçoar a sua técnica

  1. Etapa 1: lançar o ovo.
    Começar a pescar. Amarre o seu jig ou isco de lula ao seu líder. Lance-o e deixe-o afundar até à profundidade em que pensa que as lulas podem estar. Levante a linha duas ou três vezes e depois deixe-a afundar novamente. Repita até atingir o topo.
    • O mais importante é manter o jig em constante movimento na água.
    • Variar o tempo de afundamento - de longo a curto e entre ambos - ajudá-lo-á a descobrir onde as lulas se encontram na água.
    • Embora não seja totalmente necessário, utilizar uma cana especializada em lulas ajudá-lo-á a sentir se o gabarito está a roçar as algas ou o fundo.
  2. Passo 2 Utilizar uma boia.
    Use um flutuador. Amarre o seu gabarito ou isco de lula a um flutuador, que o deixará pendurado à profundidade em que pensa que as lulas estão na água. Terá de experimentar várias profundidades diferentes para encontrar as lulas.
    • É um bom método para águas pouco profundas, porque não tem de se preocupar com o facto de o seu jig ou isco ficar preso no fundo.
  3. Passo 3 Experimente uma sonda.
    Experimente uma sonda. Amarre duas iscas de lula na linha principal de um equipamento que está ligado a uma pequena chumbada, que o ajudará a atingir a profundidade desejada.
    • Uma sonda é boa para pescar ao largo de um cais, porque pode deixá-la assentar enquanto pesca com outro jig.
  4. Passo 4 Altere o seu gabarito ou isco.
    Mude o seu jig ou isco. Independentemente da técnica utilizada, se não estiver a ter muita sorte, tente mudar o peso, o tamanho ou a cor do isco e veja qual o fator que faz a maior diferença.
    • Se usar isco vivo, veja se usar outro tipo de peixe funciona melhor. Em alternativa, pode querer mudar para um gabarito se não estiver a ter sorte.

Apanhar a lula

  1. Passo 1 Utilize uma rede para evitar a tinta.
    Utilizar uma rede para evitar a tinta. As lulas têm um mecanismo de defesa único: tinta preta escura que atiram para afugentar potenciais ameaças (como pescadores entusiastas). Prepara-te para que a tua captura esguiche a tinta escura quando a puxares. Usar uma rede para puxar a lula ajuda-o a ter cuidado com a tinta. Espere que a lula acabe de deitar tinta antes de a trazer para o seu barco.
    • Se sujar a roupa, as mãos ou o barco com tinta, não se preocupe. A tinta é solúvel em água e será removida se atuar antes de secar.
  2. Passo 2 Coloque-a num balde.
    Coloque-a num balde. Traga um balde ou outro recipiente suficientemente grande para a lula. Encha-o com um pouco de água e coloque a lula lá dentro. Desta forma, se sobrar alguma tinta, esta ficará no recipiente e não espalhada pelo barco.
    • Se a lula ainda parecer gorda ou inchada quando a trouxer para o seu barco, é provável que ainda tenha alguma tinta.
  3. Passo 3 Cuidado com as picadas.
    Cuidado com as picadas. Para além de disparar tinta, as lulas têm um bico semelhante ao do papagaio, que utilizam para matar a comida e morder potenciais ameaças. Não deixe os seus dedos ficarem muito tempo perto da lula depois de a ter apanhado.

Perguntas e respostas de especialistas

  • Perguntas
    Como é que atraio mais lulas?
    Pesque-as à noite, com lua cheia, e use luzes muito brilhantes apontadas para a água para as atrair para a superfície. Quando estiverem à superfície, pode apanhá-las facilmente com redes.
  • Questão
    Qual é a melhor altura do ano para pescar lulas?
    Pescar lulas durante a época de desova, que é normalmente no inverno e no início da primavera.
  • Questão
    Se eu precisar de mais lulas para capturar, posso colocar 4 jigs numa linha?
    Os pescadores comerciais têm muitas vezes seis ou mais jigs numa linha, normalmente com pelo menos alguns metros de distância. A única coisa que o impede de fazer o mesmo é a sua configuração - se usar uma cana, o manuseamento de um grande número de jigs dar-lhe-á alguns problemas.

Vídeo

Dicas

  • Leve jigs de lula extra para o caso de perder um.
  • Leve alguns amigos para ajudar - a pesca de lula é uma ótima atividade em grupo!

Avisos

  • Entenda o tamanho mínimo das lulas e outras restrições ou arrisque-se a violar as leis de pesca locais.