Como pescar tubarões

Autor do artigo:Gabriel Silva

Com seus grandes dentes e barbatanas, os tubarões podem ser assustadores. Embora muitas espécies de tubarões sejam protegidas por leis internacionais, o que torna ilegal caçar, pescar ou matar, a captura de outras espécies ainda é legal. Se você tem interesse em pescar tubarões, pode aprender a fazer isso da maneira mais segura possível, solicitando uma licença de pesca marítima, obtendo as ferramentas certas para o trabalho e aprendendo a trazer a pesca com segurança. Você também pode aprender a se proteger dos tubarões se estiver na água com eles.

Etapas

Como se manter legal

  1. Etapa 1 Solicite uma licença de pesca marítima.
    Solicite uma licença de pesca marinha. Da mesma forma que para qualquer tipo de pesca, se quiser sair para pescar tubarões, você precisa se registrar no Departamento de Vida Selvagem ou no Serviço de Caça e Pesca da sua região para que isso seja legal. Na maioria dos lugares, não há 'temporada de tubarões', mas outras diretrizes e restrições de pesca podem ser aplicadas em sua área.
    • Para pescar tubarões nos Estados Unidos, é necessário solicitar uma licença do National Marine Fisheries Service (Serviço Nacional de Pesca Marinha) ao Department of Hunting and Wildlife (Departamento de Caça e Vida Selvagem).
  2. Etapa 2 Descubra os regulamentos locais relativos à pesca de tubarões em sua área.
    Informe-se sobre as regulamentações locais referentes à captura de tubarões em sua área. As regulamentações para a caça de tubarões variam muito, dependendo da região em que você se encontra. Em algumas áreas, incluindo a Baía da Califórnia, não há 'temporada de tubarões', enquanto em Massachusetts, os requisitos de peso mínimo e as temporadas para tubarões azuis, makos e debulhadores são rigorosamente aplicados. É fundamental que você se informe sobre as regulamentações locais, obtendo informações do Department of Marine Wildlife (Departamento de Vida Selvagem Marinha) da sua região para garantir que qualquer expedição de pesca planejada seja legal.
    • Nos EUA, os tubarões-azuis são a variedade de tubarão mais frequentemente capturada, geralmente em expedições de pesca em alto mar em barcos fretados. Se você quiser pescar tubarões, essa é normalmente a melhor maneira de fazê-lo. Você terá a certeza de que está pescando em alto-mar. Você terá certeza de que está pescando os tubarões certos e poderá identificar rapidamente as espécies legais, com profissionais para ajudá-lo.
    • Procure torneios de pesca de tubarão em sua região. Em algumas regiões, biólogos marinhos e pescadores se uniram para experimentar a emoção da caçada e o conhecimento que pode advir da interação com tubarões de perto e depois liberá-los em segurança de volta à natureza. Esses tipos de torneios de pesca são uma união saudável e legal entre ciência e esporte.
  3. Etapa 3 Pesque somente o tipo certo de tubarão.
    Pesque somente o tipo certo de tubarão. Dependendo de onde você estiver pescando, certas espécies de tubarão podem estar mais presentes do que outras, enquanto algumas espécies são universalmente proibidas de serem pescadas. É universalmente ilegal matar qualquer uma das seguintes espécies de tubarão:
    • Tubarão-tigre
    • Tubarões-baleia
    • Grandes brancos
    • Anjo do Atlântico
    • Basking
    • Tigre-olho-grande, tigre-da-areia, seis ou sete guelras e debulhadores
    • Olho-de-boi
    • Recife do Caribe
    • Dusky
    • Galápagos
    • Tubarão-martelo grande, escalopado ou liso
    • Tubarão-limão
    • Tubarão-lixa
    • Dente estreito
    • Noturno
    • Sandbar
    • Tigre de areia
    • Seda
    • Cauda pequena
  4. Etapa 4 Evite pescar em áreas marinhas protegidas (MPAs).
    Evite pescar em áreas marinhas protegidas (MPAs). Nos Estados Unidos, estão sendo feitas tentativas para coordenar áreas identificadas localmente como áreas-alvo para conservação e pesquisa, para que essas áreas sejam supervisionadas pelo governo. Como o direito marítimo é um pouco mais complexo do que o direito terrestre, tem sido um desafio tornar as leis de caça ou pesca de tubarões aplicáveis em uma ampla variedade de locais e águas. A introdução das MPAs busca simplificar isso. Você pode se manter atualizado sobre a pesca em águas nacionais restritas clicando aqui.
  5. Etapa 5 Nunca
    Nunca 'retire as barbatanas' dos tubarões. A parte mais valiosa do tubarão geralmente são as barbatanas, que são usadas em muitas cozinhas culturais diferentes como base para um caldo de sopa. Por isso, a prática de 'finning' de tubarões - cortar suas barbatanas e jogar as carcaças, muitas vezes ainda vivas, de volta na água - é quase universalmente ilegal, sem mencionar a falência moral.
    • Embora a prática seja feita principalmente em espécies que já são restritas, a remoção de barbatanas de tubarões é ilegal, independentemente da espécie, e o comércio de barbatanas de tubarão é cada vez mais restrito e ilegal em todo o mundo. Mesmo que você queira usar as barbatanas para sopa, é preciso pegar o tubarão inteiro e prepará-lo usando um método humano.
  6. Etapa 6 Certifique-se de que você consegue identificar a espécie de tubarão que está pescando.'re likely to encounter.
    Certifique-se de que você sabe identificar as espécies de tubarão que provavelmente encontrará. Se você não consegue distinguir um tigre de um azul, é preciso tirar a linha de pesca da água. Invista em um bom guia de campo de tubarões e marque a variedade de tubarões legais, para que você possa consultá-los rapidamente enquanto estiver pescando e se certificar de que os tubarões que vir são legais ou identificar rapidamente os tubarões que tiver trazido a bordo.
    • Como os tubarões geralmente estão debaixo d'água, obviamente, pode ser difícil fazer uma identificação positiva. Na maioria das vezes, a identificação de tubarões consiste em examinar os entalhes e a coloração das nadadeiras e observar a distância entre a nadadeira dorsal e a cauda, para ter uma noção do comprimento do animal. Conhecer a geografia, o comprimento do tubarão e ver a dorsal é suficiente para que os especialistas identifiquem o tubarão corretamente.

Pesca de tubarões

  1. Etapa 1 Obtenha o equipamento de pesca marítima correto.
    Obtenha o equipamento de pesca marítima correto. Os tubarões precisam ser pescados com varas de alto mar resistentes e linha com alta resistência à tração. Tente mantê-la o mais leve possível e use combinações leves de vara e molinete projetadas especificamente para monofilamento trançado. Se você alugar um barco de pesca para pescar tubarões, o equipamento deverá ser fornecido para você.
    • Também são comuns na pesca de tubarões os arneses de pesca para prender-se e fixar-se ao barco. Usados como cintos de segurança, eles o prenderão no lugar por um longo período.
    • Use anzóis circulares em vez de anzóis em J. Para facilitar a captura e a soltura, use anzóis circulares, que tendem a ficar bem presos na mandíbula do tubarão, tornando-os fáceis de remover e relativamente indolores. Os anzóis em forma de 'J' podem se alojar no estômago do tubarão, dificultando extremamente a liberação do tubarão.
  2. Etapa 2 Use a isca certa.
    Use a isca certa. Os tubarões são predadores, o que significa que você precisa jogar algo saboroso e sangrento na água para estimulá-los. A isca mais comum usada na pesca de tubarões geralmente é o peixe-jaca, a cavala, a tainha, o badejo, a truta-da-areia ou a joaninha, embora as diferentes regiões geralmente tenham iscas específicas para os peixes locais que os tubarões estão acostumados a caçar. Saia com pescadores experientes de alto mar para ter uma ideia da melhor isca para o trabalho.
    • Tente colocar sua isca viva, através dos lábios. Os tubarões são atraídos pelo cheiro de sangue e também por sinais de luta, o que torna a isca viva ideal para atrair tubarões.
  3. Etapa 3 Encontre um bom local.
    Encontre um bom local. Os tubarões são comumente caçados em barcos de pesca fretados, em píeres e até mesmo na costa, dependendo de onde você estiver pescando. Converse com pescadores locais para descobrir onde estão os melhores locais para a captura de tubarões e se posicione com seu equipamento.
    • Procure bordas e linhas de arrebentação. Naufrágios, quedas submarinas profundas e outras texturas subaquáticas incomuns são ótimos habitats para a caça de tubarões. Se você quiser atrair tubarões, procure lugares com paisagens subaquáticas dinâmicas. Linhas de rasgo ou pequenas perturbações na água podem sugerir frenesi de alimentação subaquática, a presença de cardumes de peixes-isca e, em geral, apenas boa ação subaquática. Isso significa que é um bom lugar para colocar um pouco de chum.
  4. Etapa 4: Coloque um chum slick.
    Prepare uma mancha de chum. A maioria dos pescadores comerciais traz até 5 galões (18,9 L) de bluefish ou bunker para fazer 'chum', que é uma pasta grosseira de iscas de peixe fedorentas e picadas que os tubarões adoram. Normalmente colocado em sacos e pendurado na proa e na popa do barco, esse chum atrai cardumes de tubarões de forma rápida e confiável. E eles estarão famintos.
  5. Etapa 5 Aguarde uma mordida e prepare-se para a briga.
    Aguarde uma mordida e prepare-se para a briga. Como você está pescando em barcos, a maioria das embarcações comerciais monta as varas e espera por sinais de mordida. Se estiver em um barco fretado, coloque a linha na água, abra uma cerveja gelada e aproveite o sol até ver a linha sendo puxada. Você deve perceber e ouvir a linha começar a ser puxada rapidamente. Assim que você conseguir uma mordida, tire todas as outras linhas da água e desligue os motores para se preparar para a briga.
    • Depois que o tubarão puxar a linha, aguarde cerca de cinco ou dez segundos antes de fixar a linha, puxando-a bruscamente com duas bombadas rápidas e enrolando-a até ficar esticada. Isso deve fixar o anzol na parte mais grossa da mandíbula do tubarão, onde ele ficará seguro. Continue a enrolar parcialmente e deixe-o lutar com a linha de volta. Mantenha os motores ligados e fique pronto para o final do jogo.
    • Trazer o tubarão para a parte rasa para 'aterrissá-lo' pode ser uma maneira eficaz de cansá-lo e dar a ele menos oportunidade de mergulhar. Dependendo de onde você estiver, essa pode ser uma técnica eficaz.
    • Se você estiver lutando com um tubarão por 20 ou 30 minutos e pretende soltá-lo eventualmente, alguns pescadores preferem soltar o tubarão em vez de continuar a lutar e desgastá-lo. Cansar demais o tubarão pode colocar em risco sua saúde e sua capacidade de se recuperar da luta. Considere soltá-lo.
  6. Etapa 6 Pratique a captura e a liberação.
    Pratique a captura e a liberação. Remova o equipamento na água para diminuir ao máximo o estresse sobre o tubarão, segurando-o firmemente pela nadadeira dorsal e pelo meio do tronco e soltando o anzol com um alicate. Em seguida, solte o tubarão.
    • Se não quiser soltá-lo, os tubarões maiores precisam ser algemados, e o grupo todo precisa se coordenar para tornar o processo o mais seguro possível. Nesse processo, o tubarão precisa ser trazido para junto do barco e se acalmar um pouco. A primeira coisa a ser tirada da água é a cauda, que é a parte que pode lançar o tubarão em uma nova direção e, normalmente, isso é feito com um guincho e uma corda de cauda. Normalmente, o tubarão é deixado pendurado dessa forma por até uma hora, para evitar muita debulha e movimentação dentro do barco, o que pode ser extremamente perigoso.
    • Não há muita razão para caçar tubarões para fins de manutenção. Há pouca ou nenhuma carne, e a emoção pode ser obtida mais ao observá-los de perto. Cace algo regulamentado e com uma população mais segura, como espadarte, marlim ou outros peixes de águas profundas, se quiser manter os animais.
    • A maioria dos argumentos de que o abate de populações na Austrália pode ajudar a manter os nadadores seguros foi desmentida. Os ataques de tubarão, que estão aumentando em algumas áreas, podem ser atribuídos à mudança de padrões nas migrações de peixes que se aproximam das costas povoadas, o que, por sua vez, pode ser atribuído à mudança climática global, e não ao aumento das populações de tubarões hostis.
  7. Etapa 7 Mate o tubarão de forma humana, se for necessário.
    Mate o tubarão com humanidade, se for necessário. A maneira mais rápida de matar um tubarão é usar uma faca afiada, com pelo menos 15,2 cm (6 polegadas) de comprimento, para esfaquear o cérebro do tubarão. Para fazer isso, perfure a parte de trás da cabeça, de 2 a 3 polegadas atrás dos olhos, cortando para frente. Isso é extremamente difícil, pois o cérebro do tubarão é muito pequeno.
    • Esfaquear o tubarão nas guelras acabará matando-o, mas, embora seja um ferimento mortal, é um método desumano de matar o tubarão.
    • Há poucos motivos para matar tubarões, pois as populações cada vez menores já estão em constante ameaça devido à invasão humana. Se você quiser matar tubarões, a melhor maneira de fazer isso é continuar poluindo os oceanos. Se quiser pescar, pratique o pesque e solte.

Como se proteger de ataques de tubarão

  1. Etapa 1: Preste atenção aos avisos e fechamentos de praias.
    Preste atenção aos avisos e fechamentos de praias. Antes de viajar para Cape Cod ou para a Austrália, certifique-se de que as praias que você deseja visitar estejam abertas e livres de tubarões. Normalmente, as áreas que registram um aumento no número de avistamentos ou ataques de tubarões fecham as praias próximas. Se as praias estiverem fechadas, evite-as. Entre em contato com o conselho de turismo do estado onde estão as praias que você pretende visitar para saber mais sobre incidentes com tubarões e fechamento de praias.
  2. Etapa 2 Fique fora da água durante os períodos de caça.
    Fique fora da água durante os períodos de caça. Os tubarões são caçadores crepusculares, o que significa que eles ficam famintos ao amanhecer e ao anoitecer. Se você estiver na água logo que o sol nasce ou logo que ele se põe, é hora do tubarão. É melhor evitar águas que você suspeite que possam estar ocupadas por tubarões famintos no início da manhã e logo antes do anoitecer.
  3. Etapa 3 Se você vir um tubarão, fixe seus olhos nele.
    Se você vir um tubarão, fixe seus olhos nele. Quando estiver nadando, mantenha-se focado no tubarão o tempo todo, quer esteja apenas remando ou fazendo mergulho subaquático. Mantenha-se calmo e concentrado e evite fazer movimentos bruscos, o que atrairá o tubarão para sua luta.
    • Se você estiver entre o tubarão e a água aberta, libere um espaço saindo do caminho. A maioria dos tubarões não quer ter nada a ver com você. Sua melhor opção, ao avistar um tubarão, é começar a se aproximar lentamente do barco ou da costa, o que estiver mais próximo. Dê braçadas longas e suaves e mantenha seus olhos no tubarão.
    • Se possível, procure um abrigo. Apoiar-se em uma saliência de rocha, recife de coral ou outro afloramento pode lhe tirar certos ângulos de ataque. Mantenha-se em uma posição defensiva.
  4. Etapa 4 Encontre uma arma.
    Encontre uma arma. Uma faca de aço inoxidável de boa qualidade é útil se você estiver enfrentando a perspectiva de um ataque de tubarão, mas a maioria de nós não carrega facas Bowie em nossas roupas de mergulho. Caso contrário, você terá de improvisar. Você pode tentar arrancar os olhos do tubarão ou socá-lo no nariz várias vezes. Algo pesado também pode ajudá-lo a atordoar o tubarão, se você usá-lo nos pontos certos. Boas armas improvisadas podem incluir:
    • Um sapato
    • Uma pedra
    • Câmeras
    • Óculos de proteção ou máscaras
    • Outros equipamentos de mergulho
  5. Etapa 5 Atinja o tubarão em seus pontos fracos.
    Atinja o tubarão em seus pontos fracos. Embora pareçam assustadores, os tubarões têm tantas vulnerabilidades quanto qualquer ser humano. Um golpe no momento certo e posicionado com a pressão correta em um desses pontos fará com que o tubarão se afaste rapidamente, sem precisar matá-lo. Dê golpes curtos e rápidos nos olhos e nas guelras do tubarão para causar o máximo de dano e fazer com que você pareça menos desejável como lanche.
    • A parte inferior da mandíbula do tubarão também pode ser um ponto sensível, e alguns treinadores podem até mesmo manipular o tubarão para que ele fique zonzo ao fazer cócegas no 'queixo' do tubarão.
    • A ponta do nariz do tubarão é outro ponto sensível. Dê alguns socos fortes e afiados diretamente nele e não pare de bater até que ele o deixe em paz.
  6. Etapa 6 Saia da água e procure atendimento médico.
    Saia da água e procure atendimento médico. Vá até a superfície da água e procure por um barco ou pela margem. Se você vir um barco, chame-o com calma. Se você vir a margem, nade lentamente até lá. O tubarão pode voltar, portanto, nade rapidamente, mas não muito rápido para não alarmar o tubarão. Se você se feriu, procure atendimento médico imediatamente.

Perguntas e respostas da comunidade

  • Pergunta
    Eu sempre quis matar um tubarão. Tenho 10 anos. Ainda posso fazer isso?
    Isso não é aconselhável. Você pode se machucar seriamente fazendo isso e recomendo que fique longe. Além disso, os tubarões são difíceis de encontrar e você provavelmente não conseguirá se aproximar o suficiente de um antes que ele nade para longe. Novamente, não faça isso.
  • Pergunta
    Os tubarões são perigosos?
    Sim, os tubarões são considerados muito perigosos.
  • Pergunta
    Posso matar um tubarão atirando em seu rosto com um arpão?
    Sim, embora isso seja difícil de fazer.

Dicas

  • Os tubarões não estão em toda parte, portanto, tente se manter fora do território dos tubarões.
  • Os tubarões não parecem ser danificados por golpes que não sejam de arma de fogo em nenhum outro lugar além dos olhos, guelras ou focinho, mas reagem (ficam paralisados por alguns minutos) se receberem 'cócegas' sob o estômago.
  • Não se faça de morto na frente do tubarão. Isso fará com que ele queira comê-lo, já que você não pode revidar (supostamente).

Avisos

  • Mesmo que sua mordida seja pequena, vá ao médico. Mesmo uma mordida pequena pode causar problemas e mordidas grandes podem, às vezes, deixar os dentes alojados na pele, causando infecções e possivelmente outras doenças.
  • Os tubarões são perigosos e você só deve passar pelo território dos tubarões se esse for o único caminho. Caso contrário, siga por uma rota mais segura, sem tubarões.