Como pescar robalos

Autor do artigo:Gabriel Silva

Quer você seja um pescador esportivo competitivo ou apenas queira passar uma tarde divertida com a família no lago, a pesca do robalo é um passatempo difícil se você não estiver devidamente equipado. A natureza é imprevisível, mas se você entender os hábitos do robalo e as condições em que está pescando, poderá empregar as técnicas e os equipamentos mais eficazes para conseguir uma captura espetacular.

Etapas

Conhecendo suas condições de pesca

  1. Etapa 1 Entenda os hábitos do robalo em cada estação.
    Entenda os hábitos do robalo durante cada estação. A primavera e o verão oferecem condições ideais de pesca, pois o robalo se alimenta mais perto da costa no início da manhã e se desloca para águas abertas em torno de canais e estruturas de riachos no final do dia.
    • Divida a primavera em quatro segmentos para otimizar o comportamento de desova. A pré-desova, a desova, a pós-desova e o final da primavera exigem abordagens diferentes.
    • Na pré-desova, você pesca a cerca de 2,4 a 4,6 m de profundidade; na desova, você vai para uma profundidade mais rasa em direção aos leitos de desova; na pós-desova, você volta para 2,4 a 4,6 m e o final da primavera é o momento ideal para pescar em torno de estruturas e na costa.
    • Durante o inverno e as temperaturas mais baixas, o robalo não fará muito esforço e só morderá quando a isca estiver imediatamente dentro da zona de ataque. Os robalos são irregulares durante o outono, mas se alimentam mais perto da costa quando a temperatura cai.
  2. Etapa 2 Otimize seu terreno.
    Otimize seu terreno. Os robalos gostam de ficar perto de certas áreas ou se esconder dentro de detritos, dependendo do clima, da hora do dia e da fase do ciclo de desova em que se encontram. Vegetação, fundos rochosos, planícies rasas, árvores caídas, estruturas, arbustos e grama são todos ótimos lugares para lançar o peixe.
    • Os robalos maiores costumam ficar embaixo de docas.
  3. Etapa 3 Escolha o local com base na hora do dia.
    Escolha seu local com base na hora do dia. Os robalos gostam de se alimentar mais perto da costa pela manhã e se deslocam para águas abertas no final do dia. Pesque fora das estruturas no final da tarde, pois o robalo procurará sombra e águas mais profundas.

Escolhendo a isca certa

  1. Etapa 1 Pesque com crankbaits quando quiser cobrir uma grande quantidade de água.
    Pesque com crankbaits quando quiser cobrir uma grande quantidade de água. Os crankbaits são melhores em vegetação leve, fundos rochosos, planícies rasas e entre arbustos e grama. Essas iscas são bastante versáteis. Os Crankbaits vêm sem lábios ou com lábios e cada um deles é eficaz, dependendo da profundidade e da velocidade com que você enrola.
    • Use crankbaits sem borda se estiver pescando em 0,30 m (1 pé) de água ou se estiver pescando a 15 m (50 pés) de profundidade. Você terá de puxar o carretel mais rápido ou usar uma isca mais leve em águas rasas, ao passo que puxará o carretel mais devagar ou usará uma isca mais pesada ao pescar em águas mais profundas.
    • Use um crankbait com lábio específico dependendo da profundidade da água, pois eles são classificados como de mergulho raso, médio ou profundo com base em uma linha de monofilamento de náilon de 10 lb (4,5 kg) ou de fluorocarbono.
    • A isca não mergulhará tão fundo se você usar uma linha de mais libras. O efeito aumenta à medida que o diâmetro da linha aumenta.
    • Use crankbaits de bico quadrado ou crankbaits com lábios redondos e atarracados e narizes afiados e angulados ao pescar robalos em águas rasas, ao redor de madeira ou rocha.
    • Use crankbaits de mergulho médio ao pescar em uma faixa de 1,5 a 3 metros. Se estiver pescando a 3,7 m (12 pés) ou mais fundo, use crankbaits de mergulho profundo.
    • As crankbaits sem bico podem ser facilmente arrancadas da grama ou esbarradas em um fundo limpo, ao passo que uma crankbait com bico baterá em algo e chutará para fora porque o bico age como um defletor.
    • O formato da sua crankbait determina a quantidade de movimento que você obterá, o que é importante dependendo da temperatura da água, pois os robalos são menos ativos em temperaturas mais frias.
    • Com um crankbait de corpo mais arredondado, você obterá uma oscilação ampla que é atraente para os robalos agressivos, geralmente quando a água está mais quente; em contrapartida, um crankbait plano com lados estreitos terá uma oscilação mais apertada que é mais atraente para os robalos em água fria que não reagem a grandes movimentos.
  2. Etapa 2 Pesque com spinnerbaits quando quiser pescar em uma cobertura rápida.
    Pesque com spinnerbaits quando você quiser pescar em uma cobertura rápida. Graças ao formato exclusivo de sua lâmina, elas podem mergulhar e ser recolhidas rapidamente. As iscas spinner funcionam melhor quando o tempo está nublado e com vento, pois elas têm o objetivo de causar uma reação do robalo. Use iscas giratórias mais rápidas em águas mais claras e as mais lentas em águas mais turvas.
    • Lance primeiro perto de você e depois lance mais longe para cobrir áreas maiores sem assustar os peixes. Procure variar a velocidade com que você recupera o arremesso e o tempo que você deixa a isca afundar antes de recolhê-la.
    • Escolha spinnerbaits padrão ou sem ervas daninhas. Um spinnerbait sem espinha é uma boa opção se você estiver pescando em um local com muita cobertura, mas também é mais difícil de prender o anzol. Acrescente um anzol de trapaça para capturar peixes de ataque curto.
    • Existem três tipos principais de lâminas: folha, Colorado e Indiana. Cada tipo de lâmina é eficaz para diferentes condições.
    • A lâmina leaf é mais eficaz quando se pesca na grama e em águas claras, quando se deseja uma recuperação rápida. É uma lâmina longa e fina com pontas arredondadas em cada extremidade para permitir um giro mais rápido e menor resistência à água.
    • Use a lâmina Colorado ao pescar à noite ou em águas lamacentas e turvas. O formato arredondado permite que ela gire mais devagar, dando ao robalo mais oportunidade de morder.
    • Utilize a lâmina Indiana como um meio-termo entre a lâmina Colorado, mais lenta, e a lâmina leaf, mais rápida.
    • Quanto maior a lâmina, mais fácil será manobrar em torno de tocos, pedras e outros detritos, enquanto as lâminas estreitas se movem rapidamente pela grama rala.
  3. Etapa 3 Pesque com iscas de água superior em águas muito rasas.
    Pesque com iscas de água superior em águas muito rasas. Elas também são eficazes em áreas cobertas por vegetação de superfície, como nenúfares. Essas iscas devem ondular a superfície da água com estalos e respingos ao serem recolhidas.
    • Na primavera, as cores brilhantes funcionam melhor e, no outono e no inverno, o preto, o branco ou o cinza funcionam bem.
    • Escolha iscas de superfície que produzam muito barulho e respingos para chamar a atenção do robalo.
    • As iscas de água superior são do tipo walkers, poppers, wakebaits, minnows/twitch baits, prop baits, buzzbaits e frogs. Cada tipo diferente de isca de água superior é mais eficaz em condições diferentes.
    • As walkers são mais eficazes quando se cobre rapidamente uma grande quantidade de água superior, pois mantêm a isca à distância de ataque do robalo.
    • Os poppers devem ser usados na pesca em torno de tocos, docas, arbustos, rochas e pequenas áreas cobertas, pois essas iscas estimulam o robalo a morder. Elas também são ótimas para pescar em riachos.
    • Wakebaits funcionam melhor em águas claras quando os peixes são atraídos pela esteira em forma de V.
    • As iscas Minnows/twitch são excelentes em lagos claros ou áreas pequenas onde o robalo pode se assustar com iscas agressivas. Elas são ótimas durante a desova, quando o robalo está protegendo seus ninhos.
    • As iscas propulsoras devem ser usadas em locais com muita grama, especialmente durante a temporada de desova. Elas criam muito movimento mesmo sem se moverem por uma grande distância, o que as mantém no alcance de ataque do robalo por mais tempo.
    • Os Buzzbaits devem ser usados em grama esparsa e em locais onde você acha que a isca pode ficar presa, mas ainda deseja uma apresentação de água superior. Eles são mais eficazes após a desova no final do verão.
    • As rãs são feitas para imitar rãs de verdade, portanto, use-as com eficiência em torno de grama pesada. Elas também podem ser usadas ao redor de coberturas, pois são uma das iscas mais difíceis de serem fisgadas. As rãs e os camundongos são ótimos para pescar em nenúfares.
  4. Etapa 4 Pesque com jigs quando quiser ter uma sensação muito precisa da linha.
    Pesque com jigs quando quiser ter uma sensação muito precisa da linha. Os jigs também são bons quando você está usando técnicas de lançamento e arremesso de curto alcance, em vez de arremessar à distância. O contorno de plástico comum atrai o robalo durante todo o ano.
    • O robalo geralmente acerta a isca enquanto ela está caindo, portanto, depois que ela estiver no fundo por um tempo, dê uma pequena sacudida na ponta da vara para ver se alguma coisa pegou a isca.
    • Os jigs são mais eficazes quando usados em áreas cobertas ou próximas a áreas cobertas, portanto, esteja ciente do risco de ficar preso. Os jigs são feitos para imitar lagostins, portanto, tente fazê-los deslizar pelo fundo.
    • Tanto os jigs quanto as minhocas de plástico devem ser usados lentamente.
    • Use um gabarito de ¾ de onça ao pescar na grama grossa.
    • Os gabaritos também são eficazes na pesca em docas e cais, pois oferecem proteção contra predadores.
  5. Etapa 5 Pesque com iscas de plástico e borracha para imitar minhocas ou lagartos.
    Pesque com iscas de plástico e borracha para imitar minhocas ou lagartos. Essas iscas são as mais versáteis e eficazes porque são muito realistas. Elas também podem ser pescadas com ou sem peso.
    • Plásticos flutuantes podem ser usados como topwater, e qualquer tipo de plástico pode ser pescado sem ervas daninhas para permitir a pesca em vegetação extremamente pesada.
    • Pesque com iscas de plástico/borracha no inverno, quando os robalos não estão muito ativos. Essas iscas ainda podem ser eficazes em climas mais quentes se você empregar um pouco mais de movimento, mas o único momento em que essas iscas são ineficazes é quando o robalo está muito ativo.
    • As iscas de plástico/borracha funcionam melhor quando a água está acima de 13 °C (55 °F). Use iscas grandes de 18 a 25 cm (7 a 10 polegadas) quando a água estiver turva, mas iscas mais curtas de 10 a 13 cm (4 a 5 polegadas) quando a água estiver limpa e o robalo estiver letárgico.
    • Tanto os equipamentos quanto as iscas de plástico/borracha devem ser usados lentamente.

Selecionando a linha certa

  1. Etapa 1: Adapte sua linha à profundidade do mergulho.
    Combine sua linha com a profundidade do mergulho. Combine o tamanho correto de linha com sua crankbait de acordo com a profundidade que você deseja que a isca atinja.
    • Por exemplo, use uma linha de fluorocarbono de 4,5 kg (10 lb) para aliviar uma crankbait de mergulho profundo ou você pode usar a mesma linha de fluorocarbono de 4,5 kg (10 lb) para fazer com que uma crankbait de mergulho médio permaneça em sua faixa mais profunda.
  2. Etapa 2 Escolha spinnerbaits mais leves para águas rasas e iscas mais pesadas para profundidades maiores.
    Escolha spinnerbaits mais leves para águas rasas e iscas mais pesadas para profundidades maiores. O peso varia de ⅛ onça a 2 onças.
    • Lembre-se de que, quanto mais lento for o carretel, mais fundo a isca nadará, enquanto o carretel rápido mantém a isca em águas rasas.
    • O tamanho da lâmina também afeta a profundidade da isca, mas você também pode adicionar um reboque ao anzol para aumentar a flutuabilidade e o movimento.
  3. Etapa 3 Use uma isca flutuante de plástico/borracha, de cerca de 18 cm, com um equipamento de arame leve.
    Use uma isca flutuante de plástico/borracha, com cerca de 18 cm, com um equipamento de arame leve. As iscas de plástico/borracha vêm em diferentes formas e tamanhos, mas lembre-se de que elas têm o objetivo de imitar minhocas ou lagartos, portanto, use linhas que não fiquem presas facilmente na vegetação ou em detritos onde minhocas ou lagartos seriam normalmente encontrados.

Escolhendo a vara certa

  1. Etapa 1 Use uma vara leve para buzzbaits e spinnerbaits.
    Use uma vara leve para buzzbaits e spinnerbaits. A vara ideal é leve, de 2,0 a 2,1 m (6,5 a 7 pés), com ação média e ponta macia média. É importante garantir que você use uma vara sensível, pois o robalo geralmente bate na lâmina antes de atacar.
    • Quanto mais leve for a vara, mais sensível ela será.
    • Uma vara mais curta lhe dará mais precisão em seu arremesso, mas uma vara mais longa lhe dará mais força para armar o anzol, alavancagem ao enrolar o robalo e distância para o arremesso.
  2. Etapa 2 Use uma vara leve e sensível para iscas crankbaits e iscas topwater.
    Use uma vara leve e sensível para iscas crankbaits e iscas topwater. A vara ideal é leve, sensível, de 1,8 a 2,1 m (6 a 7 pés), de fibra de vidro e com ponta de ação média ou leve, de acordo com o peso da isca.
    • Uma vara de ação média também pode ser usada se for capaz de fixar o anzol e ser flexível durante o lançamento. Uma isca de ⅛ onças precisa de uma ponta leve, enquanto uma isca de 314 onças precisa de uma ponta média.
    • Uma vara sensível ajuda a determinar com que tipo de estrutura você está entrando em contato.
    • Uma vara de 2,1 m (7 pés) é eficaz quando se lança a uma grande distância e quando se usam iscas mais pesadas. Uma vara de 6 pés é mais eficaz em termos de precisão ao tentar arremessar em direção a árvores caídas ou entre estruturas.
    • As varas de fibra de vidro permitem que o robalo inale o anzol antes de ele ser colocado, pois a flexibilidade da vara evita que o anzol se desaloje.
  3. Etapa 3 Use uma vara de grafite leve e sensível ao usar jigs ou iscas de plástico/borracha.
    Use uma vara de grafite leve e sensível ao usar jigs ou iscas de plástico/borracha. A vara ideal é leve, extremamente sensível, de 2,0 a 2,1 m (6,5 a 7 pés), de grafite, com ação média e ponta média leve.
    • Ao pescar em águas profundas, a sensibilidade e o peso são essenciais para que você possa sentir as mordidas sem se cansar de segurar a vara na posição de 9 a 10 horas por longos períodos de tempo.
    • Use uma vara de 2,0 m (6,5 pés) quando estiver pescando estruturas de 6,1 m (20 pés) ou mais profundas e uma vara de 2,3 m (7,5 pés) quando estiver pescando em qualquer lugar mais raso do que 6,1 m (20 pés).
    • O grafite é mais rápido e mais sensível do que a fibra de vidro, o que permite que você lance o anzol rapidamente. É vital ter uma ponta macia para garantir que haja tensão com o robalo o tempo todo, pois você pode facilmente perder um peixe se apenas a ponta do anzol estiver encaixada.

Empregando a técnica correta

  1. Etapa 1 Arremesse sua isca dentro ou perto de arbustos visíveis e detritos subaquáticos.
    Arremesse sua isca dentro ou perto de arbustos visíveis e detritos subaquáticos. Os robalos ficam perto e embaixo de estruturas para esperar por uma oportunidade de emboscada para se alimentar. À medida que você se tornar mais confiante com seu arremesso, tente saltar a isca para fora das estruturas para solicitar uma reação de ataque de um robalo próximo.
    • Os robalos atacam as iscas quando estão com fome e quando estão irritados.
    • Lance sua isca perto de possíveis esconderijos de robalos e recupere-a em uma velocidade lenta a moderada, imitando o movimento da presa.
    • Em áreas com cobertura pesada, use a técnica de flipping e pitching para lançar a isca discretamente em possíveis esconderijos.
    • Em um clima mais quente, experimente iscas de água superior, como sapos ou poppers. Os ataques explosivos na superfície podem ser muito empolgantes.
  2. Etapa 2 Lance a linha e a isca paralelamente à costa e puxe a isca de volta para você.
    Lance a linha e a isca paralelamente à costa e puxe a isca de volta para você. Isso fará com que a isca permaneça mais tempo na zona de ataque e, com o tempo, aumentará as porcentagens de ataque, pois você estará aumentando a exposição da isca ao robalo.
    • Um pescador experiente trabalhará as porcentagens, mas não desanime se não conseguir uma mordida.
  3. Etapa 3 Imite uma presa em fuga ou indefesa com movimentos erráticos.
    Imite uma presa em fuga ou indefesa com movimentos erráticos. Faça isso ao usar iscas de água superior para ativar a resposta de alimentação e agitação do robalo. Crie um padrão de vai-e-vem ou ziguezague na superfície da água ao usar uma isca walker. Mova o pulso e a ponta da vara para baixo em um ângulo agudo e, em seguida, aponte a ponta da vara de volta para a isca rapidamente para que ela deslize. Dê uma série de estalos rápidos para fazer a isca se mover da esquerda para a direita.
    • Mova a ponta da vara para baixo para ativar a boca côncava e a cauda estreita de um popper.
    • Recupere sua wakebait com firmeza para utilizar seu lábio angular afiado e fazer com que ela se mova para frente e para trás.
    • Movimente e flutue as iscas minnows/twitch baits de volta à superfície para atrair os robalos que guardam seus ninhos durante a desova.
    • Use uma série de movimentos curtos em sua vara para borrifar a água com iscas de hélice.
    • Recupere sua buzzbait com firmeza para usar sua lâmina para enrolar a água, cuspindo e borrifando durante os movimentos rápidos.
    • Movimente as rãs ao longo da grama e da água para fazer com que o robalo exploda em sua isca.
  4. Etapa 4 Lance uma isca jig e dê tempo suficiente para a linha atingir o fundo.
    Lance uma isca jig e dê tempo suficiente para a linha atingir o fundo. Jigs e plásticos são pescados de forma diferente de outros tipos de iscas. Em vez de enrolar para produzir a 'ação', a isca é recolhida movendo-se a ponta da vara.
    • Depois que a isca tiver atingido o fundo e você tiver dado um puxão, levante lentamente a ponta da vara até que ela aponte para cima, na posição de 12 horas. Deixe-a parada por um momento e, em seguida, abaixe-a para a posição de 9 a 10 horas e enrole a linha. Repita essas etapas até que a linha esteja no lugar.
    • É preciso ter uma boa percepção da linha para saber quando um peixe está mordendo, por isso a maioria das pessoas segura o dedo contra a linha enquanto levanta a ponta da vara.
    • Observe se há resistência repentina ou batida na linha, se a linha fica frouxa de repente ou se desvia para os lados. Para colocar o anzol, abaixe a ponta da vara rapidamente até a posição de 3 horas e puxe-a de volta com força até 12 horas.
    • Use jigs ao redor de árvores caídas onde o robalo está se escondendo.
    • Pilhas de arbustos em um fundo rochoso, madeira em pé, grama grossa e planícies são locais privilegiados para usar um gabarito.
    • Arremesse ou vire um gabarito em torno dos ângulos onde os galhos se conectam aos troncos das árvores caídas. Deixe o gabarito cair no fundo com uma linha semi-apertada.
    • Arraste ou pule o gabarito pelas bordas ou quedas para imitar os movimentos de um lagostim.
  5. Etapa 5 Levante e abaixe a vara ao pegar a folga da linha para iscas de borracha.
    Levante e abaixe a vara ao pegar a folga da linha para iscas de borracha. Para pescar uma isca de plástico/borracha, use a mesma técnica que usaria ao usar um gabarito. Não enrole as iscas de plástico ou de borracha, mas recupere-as com propósito, levantando e soltando a vara. Lance a isca e dê tempo suficiente para que a linha atinja o fundo.
    • Depois que a isca atingir o fundo e você der um puxão nela, levante lentamente a ponta da vara até que ela aponte para cima, na posição de 12 horas. Deixe-a parada por um momento e, em seguida, abaixe-a para a posição de 9 a 10 horas e enrole a linha. Repita essas etapas até que a linha esteja no lugar.
    • É preciso ter uma boa percepção da linha para saber quando um peixe está mordendo, por isso a maioria das pessoas segura o dedo contra a linha enquanto levanta a ponta da vara.
    • Observe se há resistência repentina ou batida na linha, se a linha fica frouxa de repente ou se desvia para os lados. Para lançar o anzol, abaixe a ponta da vara rapidamente até a posição de 3 horas e puxe-a de volta com força até 12 horas.
    • Flipping e pitching: essa técnica envolve o uso de uma vara curta e pesada para fazer lançamentos curtos e precisos sob árvores, arbustos ou docas pendentes. Solte a isca na água e deixe-a afundar até o fundo e, em seguida, puxe-a rapidamente para evitar que fique presa.
    • Jigging: A pesca com jigging envolve o balanço de uma isca pesada para cima e para baixo na coluna d'água, imitando o movimento de um peixe-isca ferido. Os jigs podem ser equipados com larvas de plástico ou caudas de lagostim e podem ser usados para pescar em águas profundas ou rasas.
    • Trolling: A pesca de corrico envolve arrastar lentamente uma isca atrás de um barco, cobrindo uma grande quantidade de água e atraindo peixes ao longo do caminho. Use uma variedade de iscas em diferentes profundidades para encontrar o que os peixes querem.
    • Pesca com água superior: Use iscas de superfície barulhentas, como poppers ou buzzbaits, para atrair robalos que estejam se alimentando na superfície. Lance perto de estruturas subaquáticas ou leitos de ervas daninhas e recupere a isca de forma lenta e rítmica.
    • Arremesso de queda: Essa é uma técnica refinada que envolve o uso de uma vara leve e um peso preso à linha acima da isca. A isca fica suspensa acima do fundo, onde o robalo pode vê-la e se sente tentado a morder.

Perguntas e respostas de especialistas

  • Pergunta
    Quais são alguns dos erros mais comuns que as pessoas cometem ao se prepararem para pescar?
    Provavelmente, não se preparar para o clima. Às vezes, vai chover. Tenha sempre uma capa de chuva pronta. Ter equipamento de reserva também é muito importante. Certifique-se de ter duas varas com você, porque as coisas acontecem. Óculos polarizados são absolutamente indispensáveis. Eles permitem que você enxergue dentro da água. A mentalidade é outra coisa a ser preparada. Vá com um senso de aventura. Saiba que você provavelmente cometerá erros, todos nós cometemos. Talvez não pegue peixes e tudo bem, mas aprenderá algo no processo e, se pegar peixes, será um bônus.
  • Pergunta
    Como posso encontrar os requisitos de licença de pesca para minha região?
    Pesquise no Google por licença de pesca e o nome do estado. Na maioria dos lugares, você pode obter sua licença imediatamente. Muitos estados também têm um aplicativo para telefone, portanto, sua licença de pesca é digital, o que facilita as coisas.
  • Pergunta
    Quanto tempo leva para o robalo morder?
    Isso pode levar de alguns minutos a algumas horas. Tudo depende da época do ano e da isca que você está usando - não há uma resposta certa para essa pergunta. Pescar tem tudo a ver com desenvolver paciência e aproveitar a jornada, não apenas os resultados.

Dicas

  • Não ignore as iscas de criaturas e minhocas artificiais - muitos pescadores de robalo experientes confirmarão essa sugestão: sem falta, os maiores robalos já capturados foram fisgados usando essas iscas e técnicas simples com uma combinação de molinete e vara.
  • Os aromas e pesos podem aumentar sua chance de pegar um peixe. Experimente uma grande variedade para ver qual é a mais adequada para a área em que está pescando.
  • Não dependa apenas de iscas artificiais - um bom night crawler também pode produzir resultados espetaculares.

Avisos

  • Certifique-se de que você tem uma licença para pescar.
  • Pense duas vezes antes de comer um robalo que você possa pegar. Reservatórios e lagoas de retenção podem produzir alguns robalos grandes; no entanto, as lagoas de retenção coletam resíduos de escoamento e toxinas de águas subterrâneas. Comer esses peixes pode ser perigoso para sua saúde. Por outro lado, os robalos capturados em lagos e rios maiores são sua melhor aposta para peixes com menor probabilidade de serem tóxicos com metais como mercúrio e outros contaminantes. Isso se deve, em grande parte, ao fato de que a água do lago é reabastecida em graus variados por rios alimentadores e fontes subterrâneas.

O que você precisará

  • Isca
  • Vara
  • Carretel
  • Barco de pesca, se possível
  • Licença