Como pescar jacaré-do-pantanal

Autor do artigo:Gabriel Silva

O alligator gar é um peixe sério. Se você estiver interessado em testar sua coragem contra uma criatura de 100 libras, de aparência pré-histórica, e tiver acesso às águas turvas e lentas da área de drenagem do baixo rio Mississippi, então o alligator gar pode ser o peixe ideal para você. Aqui estão algumas dicas para experimentar esse gigante dentuço em seu tamanho.

Passos

Encontrando o Alligator Gar

  1. Etapa 1 Vá para o sul dos Estados Unidos.1Vá para o sul dos Estados Unidos. O gar prospera na bacia do rio Mississippi, do sul de Ohio e Illinois até o Golfo do México. Encontrado principalmente em corpos de água doce do Texas, Alabama, Louisiana e Arkansas, o alligator gar é um peixe distintamente sulista. Como acontece com muitas coisas, os maiores são geralmente encontrados no Texas.
    • O Pântano de Henderson, a oeste de Baton Rouge, Louisiana, e o Lago Pontchartrain, ao norte de Nova Orleans, estão repletos de Alligator Gars.
    • O mesmo acontece com os rios Pearl e Pascagoula, no Mississippi, os rios Mobile, Tensaw, Tennessee e Tombigbee, no Alabama, e os rios Escambia, Choctawhatchee e Apalachicola, no panhandle da Flórida.
    • Os rios do Texas, como o Colorado, Trinity, Guadalupe, Sabine e outros canais principais, são os mais frequentados e têm o maior registro de gars até hoje, bem como as maiores populações conhecidas de alligator gar.
  2. Etapa 2 Encontre um canal ou remanso.2Encontre um slough ou backwater. Um 'lago morto' é um lago que é inundado por um rio adjacente quando a água está alta, mas não tem acesso quando o rio está em um nível normal. Esse é o tipo perfeito de lugar para pescar garças. Obtenha permissão para pescar nessa água e as licenças necessárias na jurisdição em que estiver pescando.
    • Você precisará ter acesso para pescar nos locais de sua escolha, portanto, se não houver acesso às margens, talvez seja necessário garantir um barco.
  3. Etapa 3 Aprenda a identificar os 'gator gar.3Aprenda a identificar o 'jacaré'. O alligator gar é apenas uma espécie de gar, um peixe pré-histórico de nariz comprido e dentes afiados. Eles podem pesar mais de 250 libras e podem sobreviver até duas horas acima da água. O jacaré é a maior espécie de gar e é o maior peixe exclusivamente de água doce da América do Norte. Ele pode ter de 2,5 a 3 metros de comprimento e o recorde mundial atual do maior alligator gar capturado com vara e molinete é de 279 lb 0oz. O maior peixe capturado em pesca com arco é de 365 lb.
    • Se o focinho do jacaré tiver mais do que o dobro do comprimento da cabeça e não tiver mais do que alguns centímetros de largura, provavelmente se trata de um jacaré de nariz longo.
    • Os gars da Flórida e os gars pintados têm focinhos mais curtos e são cobertos por manchas marrons distintas.
    • O alligator gar - seu alvo - é o maior desses peixes. Ele tem um nariz mais largo do que o nariz longo, com duas fileiras de dentes, enquanto os outros gar têm uma. Ele pode ser bem grande.
  4. Etapa 4 Saiba quando e onde procurar.4Saiba quando e onde procurar. O jacaré desova em águas salobras na primavera, por volta de abril, mas a melhor época para caçá-lo é no final do verão, quando está quente e seco.
    • Em julho e agosto, o alligator gar pode ser encontrado em curvas profundas de rios adjacentes a piscinas relativamente rasas. As águas profundas são onde os jacarés se reúnem, e as águas rasas permitirão que você os localize mais facilmente quando eles subirem para se alimentar.

Pesca de garças

  1. Etapa 1 Certifique-se de que seu equipamento esteja à altura da tarefa.1Certifique-se de que seu equipamento está à altura da tarefa. Se você vai tentar fisgar um peixe que pesa até 250 libras e tem dezenas de dentes afiados, semelhantes a agulhas, você vai querer mais do que um galho e uma bobber. Leve uma vara de material composto rígido com linha de teste forte. Esse é o tipo de peixe que você vai querer trazer para a superfície, portanto, é apropriado usar uma bobber como isca.
    • É melhor ter um carretel grande de face aberta ou giratório com capacidade para 150-200 jardas (137,2-182,9 m) de linha de monofilamento de teste de 30-100 libras. Uma vara de grafite ou compósito de ação rígida, com 1,5 a 2,5 metros de comprimento, é apropriada para esse tipo de peixe.
  2. Etapa 2 Para a linha, você'll want two-three feet of steel leader, and 40-80 pound test line.2Para a linha, você precisará de dois ou três pés de líder de aço e linha de teste de 40 a 80 libras.
    • Prenda a isca em um anzol de 6/0 e use uma chumbada de 1/4 oz., com uma chumbada de tiro dividido para mantê-la acima do anzol.
    • Bobber de plástico ou cortiça (flutuador), capaz de manter a isca e o equipamento suspensos perto da superfície da água.
  3. Etapa 3 Traga uma isca viva de bom tamanho.3Leve uma isca viva de bom tamanho. Algumas pessoas nas águas mais baixas do delta, perto da Costa do Golfo, preferem tainhas de 25,4 a 30,5 cm (10 a 12 polegadas) e geralmente sugerem a remoção das escamas antes de usá-las, mas qualquer peixe de isca legal, como canela, sável ou ventosas, faz parte do cardápio do gar.
    • Carpa, búfalo e perca grande também são comumente usados.
  4. Etapa 4 Observe a formação de cardumes de iscas, como shad, shiners ou tainhas de água doce.4Observe os cardumes de peixes-isca, como shad, shiners ou tainhas de água doce. Quando avistar um cardume de peixes quebrando a água como se estivessem sendo conduzidos por um carnívoro faminto, você provavelmente está na região do gar. Prepare sua isca e arremesse.
  5. Etapa 5 Lance na parte funda do canal.5Arremesse na parte funda do canal. Deixe o carretel aberto para permitir que o gar pegue a isca e corra com ela por alguns cliques. Fique de olho na boia. Quando ela começar a se mover como um torpedo pela superfície da água ou quando mergulhar em direção às profundezas, você saberá que tem um gar na linha. Abaixe a vara em direção a ele e espere pelo menos sete segundos depois que a linha for puxada.
    • A traíra nada com sua comida antes de tentar comê-la. Se tentar colocar o anzol cedo demais, você correrá o risco de soltá-lo ou de fisgar o peixe em um local não ideal.
  6. Etapa 6 Coloque o anzol.6Lançar o anzol. O crocodilo tem uma placa óssea dura na boca, razão pela qual os pescadores preferem anzóis de três pontas, e é necessária uma força considerável para penetrá-la. Para garantir que o anzol seja colocado na parte macia e segura da boca do jacaré, talvez seja necessário colocá-lo algumas vezes. Como você deixou algumas centenas de metros de linha se enrolarem, isso pode exigir uma força considerável e alguns puxões.
    • Quando o anzol estiver armado, é hora de se preparar para uma grande luta livre.

Lutando com o Gar

  1. Etapa 1 Avalie o peixe quando sentir a tensão em sua linha.1Avalie o peixe quando sentir a tensão em sua linha. Peixes muito grandes exigirão uma luta intensa para serem fisgados, e talvez seja necessário ajustar o arrasto para desgastá-los. Tente manter o peixe afastado de troncos, arbustos ou outros obstáculos para evitar que ele se enrosque, o que quase certamente o perderá.
  2. Etapa 2 Lute com o peixe até que ele fique exausto.2Lute com o peixe até que ele fique exausto. Traga-o um pouco de cada vez, deixando o peixe se desgastar. Não gaste mais energia do que o necessário para trazê-lo rapidamente. Nunca tente forçar um peixe menor a entrar no barco enquanto ele ainda estiver lutando. O jacaré é conhecido por morder agressivamente em legítima defesa. No caso de peixes muito grandes, talvez seja melhor usar uma algema de guelra, para que a cabeça (e os dentes) possa ser afastada dos ocupantes do barco antes de trazê-lo a bordo.
    • O gill gaff é basicamente uma vara com um anzol afiado na extremidade, para prender peixes grandes ao lado do barco. Geralmente, um parceiro fisga o peixe pelas guelras e sob a espinha dorsal, provavelmente ferindo-o mortalmente. Se quiser fisgar um gar e soltá-lo, não faça isso.
  3. Etapa 3 Seja extremamente cuidadoso se optar por soltar o peixe.3Tenha muito cuidado se optar por soltar o peixe. Em geral, os pescadores não recomendam a pesca de gar a menos que você pretenda matá-los. Trazer um gar vivo para dentro do barco ou para a praia é extremamente perigoso. A remoção de um anzol de três pontas de uma boca cheia de dentes em forma de agulha requer um alicate de bico muito longo. Certifique-se de que o peixe esteja exausto e que você esteja usando equipamento de proteção para os braços e as mãos se tentar fazer isso.
    • Cortar a linha deixará o anzol de três pontas embutido na boca do peixe, deixando-o com poucas chances de sobrevivência.
    • O alligator gar e muitos outros predadores de água doce estão cada vez mais ameaçados de extinção. A melhor política de preservação desses peixes é pescar e soltar, portanto, pelo menos esteja ciente das dificuldades de fazer isso se quiser caçar gar com responsabilidade.
  4. Etapa 4 Considere alternativas criativas.4Considere alternativas criativas. Muitos sulistas lhe dirão que o método preferido de pesca de jacarés é a pesca com arco, usando um arco de caça composto e flechas de pesca. A pesca com arco é muito mais interessante para muitos, pois combina pesca e caça.
    • Alguns pescadores também levam consigo uma .22 para acabar com o peixe quando ele se aproxima do barco. Seja extremamente cuidadoso e certifique-se de que tenha licença se for pescar com equipamento de caça.
  5. Etapa 5 Considere levar o gar para casa para o jantar.5Considere levar seu gar para o jantar. Em geral, o gar é um peixe troféu, devido ao seu tamanho e aparência feroz. É um peixe comestível (alguns dizem saboroso), mas bastante difícil de limpar. No entanto, as escamas são semelhantes a uma armadura e saem todas juntas, portanto, com a técnica certa, elas saem.
    • Pregue a cabeça do peixe em um pedaço de madeira e passe uma faca da cauda até a espinha dorsal, soltando as escamas. Corte a cabeça e a cauda e, em seguida, passe a faca pelas laterais do peixe. As escamas devem aparecer como uma crosta ao redor da carne por baixo. Estripar o peixe como faria com qualquer outro.

Perguntas e respostas da comunidade

  • PerguntaQue tipo de barco é melhor para usar em uma pescaria de jacaré? Os jacarés são incrivelmente sensíveis ao som, portanto, evite um barco a motor comum, pois isso assustará os peixes. Se possível, use um barco a remo ou um barco à deriva. Se tiver de usar um barco a motor ou com ventilador, encoste-se à margem quando chegar ao local e espere calmamente que os peixes retornem antes de lançar a isca.
  • PerguntaComo os peixes se alimentam? O Alligator gar costuma morder a presa e nadar com ela por vários minutos antes de tentar engoli-la. Eles engolem a presa inteira.
  • PerguntaPosso ter um Alligator Gar como animal de estimação? Os Gar não são bons animais de estimação. Eles precisam de muito espaço para nadar e de muita comida para serem adequados como animais de estimação.

Dicas

  • Ao trazer o jacaré para um barco ou para a terra, não o pegue pelo focinho, pois os dentes dele saem pela lateral da boca. Se ele se debater, poderá cortá-lo facilmente.
  • Há histórias (de certa forma comprovadas) de jacarés que mordem pés pendurados na água em cais e margens de rios.
  • Considere seriamente a possibilidade de contratar um guia em sua primeira viagem para pescar esses peixes. O tempo que um guia economizará, bem como as considerações de segurança, devem tornar sua viagem muito mais agradável.

Avisos

  • Respeite os dentes desse peixe; nunca coloque a mão, mesmo com luvas de couro, em sua boca.

Coisas de que você precisará

  • Equipamento de pesca resistente.
  • Barco e motor são opcionais, mas preferíveis.