Como pescar num riacho pequeno

Autor do artigo:Gabriel Silva

A pesca em riachos é única e requer competências e conhecimentos diferentes dos de outros tipos de pesca. Para apanhar peixe com sucesso, terá de ser capaz de escolher um riacho apropriado, manter-se calmo e usar o isco adequado. Continue lendo para descobrir o que fazer para maximizar suas chances de pegar peixes em um pequeno riacho.

Passos

Localize um pequeno riacho ou córrego adequado para a pesca.

  1. Você precisará levar em conta várias considerações ao fazer sua escolha.
    Você precisará abordar várias considerações ao fazer a sua escolha. Aqui estão algumas delas:
    • O riacho está em propriedade pública, ou você tem permissão para pescar lá?
    • Qual o grau de limpeza da água? Os cursos de água em zonas agrícolas ou industriais podem ter níveis de poluição que tornam os peixes pouco saudáveis ou, em casos extremos, venenosos. Idealmente, escolha riachos acima da elevação da indústria próxima.
    • O ribeiro tem um bom caudal de água durante todo o ano? Alguns cursos de água apenas mantêm um caudal durante a época de fusão da neve ou quando ocorre precipitação suficiente para os suportar.
    • As espécies de peixes que pretende pescar. Tenha em mente que pequenos riachos geralmente não suportam espécimes de tamanho grande dos peixes que vivem neles, devido aos limites impostos a esse ambiente em particular.

Reúna as coisas de que vai precisar para a sua viagem.

  1. Geralmente, os itens básicos que você precisa ter são um anzol, uma linha e uma isca.
    Geralmente, os artigos básicos que tem de possuir são um anzol, uma linha e um isco. No entanto, para efeitos práticos, poderá querer considerar alguns equipamentos de pesca mais sofisticados para a pesca em pequenos riachos. Estas são algumas coisas a considerar:
    • Utilizar equipamento de pesca leve ou ultraleve. Os pequenos riachos são muitas vezes cristalinos e precisará de uma linha de monofilamento muito leve para evitar que o peixe se assuste.
    • Isco ou iscas artificiais apropriadas para o peixe que está a pescar.
    • Utilize anzóis de arame de haste longa e do tamanho mais pequeno possível. Os anzóis de fio de haste longa dobram-se, em vez de se partirem, pelo que se libertam do obstáculo. Isto poupará tempo a substituir os anzóis perdidos. Outro benefício é a facilidade de retirar um anzol de haste longa da boca de um peixe pequeno.
    • Os acessórios apropriados podem incluir repelente de insectos, um cesto ou balde para a captura e, em alguns casos, botas para manter os pés secos.

Escolha o seu isco.

  1. Os peixes de riacho são geralmente peixes verdadeiramente selvagens, ou nativos, e preferem frequentemente alimentos nativos como isco.
    Os peixes de riacho são geralmente peixes verdadeiramente selvagens, ou nativos, e preferem frequentemente alimentos nativos como isco. Vermes, larvas, larvas de insectos e pequenos insectos como grilos e gafanhotos são boas escolhas. Pequenos jigs e iscos giratórios podem ser mais fáceis de usar se a espécie de peixe que está a pescar os morder.

Cave ou apanhe o seu isco, se aplicável.

  1. Cavar minhocas requer um local adequado, como uma pilha de composto ou outro lugar com boa humidade e solo rico.
    A escavação de minhocas requer um local adequado, como uma pilha de composto ou outro local com boa humidade e solo rico. Apanhar grilos ou gafanhotos irá testar os seus reflexos, velocidade e coordenação olho-mão, mas qualquer um dos métodos irá aumentar a experiência de autossuficiência, se é isso que procura.

Carregue o equipamento e faça-se à estrada.

  1. A menos que você tenha a sorte de ter um riacho por perto, você precisará carregar o carro ou caminhão e dirigir até o riacho.
    A menos que tenha a sorte de ter um riacho por perto, terá de carregar o carro ou camião e conduzir até ao riacho. Encontrar uma área remota como uma floresta estatal ou nacional pode oferecer uma experiência de boa pesca e um cenário agradável.

Afaste-se do caminho batido.

  1. Mesmo os pequenos riachos...
    Mesmo os pequenos riachos podem sofrer uma pressão de pesca significativa, por isso, afastar-se da civilização pode aumentar as suas hipóteses de ter uma boa viagem, tanto no que diz respeito à quantidade de peixe apanhado, como ao prazer de uma floresta ou bosque imaculado.

Não julgue uma piscina ou riacho pela sua superfície.

  1. Pesque em qualquer poça ou remoinho que tenha água suficiente para suportar peixes.
    Pesque em qualquer poça ou remoinho que tenha água suficiente para suportar peixes. Muitas vezes, um bom peixe pode ficar na corrente, imóvel e invisível, até que o seu isco ou isca se aproxime o suficiente para o atacar. Pescar em buracos de troncos, cortes nas margens, poças de água e outros locais que tenham água suficiente para suportar os peixes dar-lhe-á mais hipóteses de sucesso.

Adapte a sua técnica às condições.

  1. Pequenos riachos em...
    Pequenos riachos em bosques densos têm muitas vezes margens cobertas de arbustos e muitas árvores derrubadas ou destruídas no próprio leito do riacho. Poderá descobrir que a única abordagem a um potencial buraco de pesca é vadear o riacho e permanecer na corrente enquanto pesca o local escolhido. Se usar um carreto, ou se usar uma cana, pode colocar o seu isco por baixo dos ramos e obstruções mais baixas.

Pesque em cada buraco a diferentes profundidades.

  1. Os peixes ficarão suspensos...
    Os peixes ficam suspensos numa profundidade em que as condições da água são mais favoráveis e alimentam-se na profundidade em que o alimento natural está presente. Por vezes, isto é na superfície ou perto dela, outras vezes é no fundo, por isso não exclua nenhuma zona da sua oferta de isco.

Utilize a corrente do riacho para apresentar o seu isco.

  1. Se pescar...
    Se pescar com um equipamento de spinning ou de lançamento de isco, pode aproximar-se de uma piscina a partir da extremidade a jusante, lançar para a extremidade superior e deixar o isco flutuar na água. Isto oferecerá aos peixes a apresentação mais natural do isco, uma vez que os insectos e as minhocas que caem ou são arrastados para a corrente seguem um caminho semelhante.

Mude de isco se estiver a ter pouco ou nenhum sucesso.

  1. Quando utilizar diferentes iscos artificiais, experimente cores, tipos e tamanhos diferentes para tentar estabelecer o peixe's preference.
    Quando utilizar diferentes iscos artificiais, experimente cores, tipos e tamanhos diferentes para tentar estabelecer a preferência dos peixes. Para isco vivo, pode experimentar minhocas, insectos ou larvas de insectos, mesmo insectos que possa encontrar na margem do riacho. Poderá também encontrar no vapor parasitas e lagostins que poderá apanhar para pescar.

Utilize um flutuador ou uma bobber se a corrente e o espaço o permitirem.

  1. Isto torna-o...
    Isto torna muito mais fácil para um pescador menos experiente saber se um peixe está a morder, e também mantém o isco a uma profundidade desejada. Utilize a boia mais pequena que mantenha o isco fora do fundo. Isto torna a configuração mais sensível, uma vez que a boia requer menos força para ser puxada para baixo quando o peixe morde. Usar uma chumbada e um anzol mais pequenos permitirá usar a menor boia possível.

Solte o seu peixe.

  1. Depois, amarre-o...
    Depois, amarre-o numa corda, coloque-o no seu covo ou simplesmente deite-o num balde limpo com um pouco de água fresca do riacho para manter o peixe vivo durante o máximo de tempo possível.

Carregue a sua captura e o seu equipamento quando terminar a pesca.

  1. Não't leave anything but your footprints when you go, so the next visitor to the spot you have enjoyed will find it clean.
    Não deixe nada a não ser as suas pegadas quando se for embora, para que o próximo visitante do local de que gostou o encontre limpo.

Limpe o seu pescado.

  1. Isto pode ser...
    Este pode ser um processo incrivelmente meticuloso para peixes de riacho muito pequenos, mas escama, eviscera e remove as cabeças em preparação para cozinhar. Guarde os resíduos para que possam ser enterrados ou eliminados para evitar um problema de odor mais tarde.

Cozinhe a sua captura.

  1. Os peixes pequenos podem...
    Os peixes pequenos podem ser difíceis de comer por causa das muitas espinhas, mas os peixes frescos apanhados num riacho de nascente são óptimos, fritos de forma estaladiça e dourada (para que as espinhas fiquem estaladiças como bolachas).
    • Adicione alguns hush puppies, salada de repolho e feijão cozido e terá uma refeição deliciosa para terminar o dia.
      Os peixes pequenos podem...

Perguntas e respostas da comunidade

  • Pergunta
    Que tipo de isco devo usar para pescar trutas num riacho de movimento rápido?
    Experimente uma pequena isca de lagostim. Atire-a para baixo do riacho e depois puxe-a de volta para cima.
  • Pergunta
    Usei night crawlers para um pequeno riacho para o bluegill/sunfish. Alguma sugestão para chamar a atenção deles?
    Pequenos pedaços de night crawlers são bons para os peixes-lua. Se consegue ver onde eles estão mas não estão a morder, então atire alguns pedaços e depois coloque o anzol. Também pode tentar não usar um bobber e usar a sua cana para manter o isco suspenso na água.
  • Questão
    Quanto tempo é que o peixe demora a morder?
    Depende do local onde se encontra e do isco que está a utilizar. Para mais mordidelas, tente pescar de manhã cedo e ao anoitecer.

Vídeo

Dicas

  • Consulte mapas, especialmente mapas topográficos, para localizar riachos e ribeiros e pontos de acesso adequados ao longo deles na sua área.
  • Saiba quais as espécies de peixe específicas que habitam os ribeiros da sua área e descubra quais os limites de saco, limites de tamanho e restrições que se aplicam a estas espécies.
  • Adapte o tamanho do seu isco e equipamento ao tamanho do peixe que espera apanhar.

Avisos

  • Informe alguém para onde vai e quando regressa.
  • Tenha cuidado ao caminhar ou trepar em superfícies molhadas, pois estas podem ser muito escorregadias.
  • Cuidado com as poças profundas, especialmente se estiver a caminhar com botas de anca ou de peito.
  • Alguns riachos e ribeiros podem conter animais selvagens perigosos, como jacarés e cobras venenosas.
  • Certifique-se de que possui as licenças adequadas antes de ir pescar. Algumas áreas de gestão ou parques requerem licenças especiais para actividades recreativas dentro dos seus limites.
  • Não se esqueça de que ir à loja local para comprar o seu peixe custar-lhe-á provavelmente menos dinheiro, mesmo a curto prazo.
  • Na região dos ursos, evite limpar o peixe até estar em casa ou numa área segura. Se acampar, enterre as entranhas longe do acampamento.
  • Tenha em atenção a possibilidade de inundações se houver tempestades na sua área. Alguns riachos podem subir rapidamente, mesmo que a chuva não chegue ao seu local, uma vez que a precipitação que ocorre a montante acabará por chegar até si.

Coisas de que vai precisar

  • água e comida
  • Licença de pesca
  • Equipamento e isco
  • Roupa adequada, incluindo fato de chuva
  • Repelente de insectos
  • Mapas da sua zona