Como pescar um Jerkbait

Autor do artigo:Gabriel Silva

A jerkbait é uma isca pequena e dura usada para pescar robalos. A isca foi projetada para se mover como um peixinho que se debate, o que fará com que o robalo predador reaja e ataque a isca. As Jerkbaits são longas e estreitas, geralmente entre 7,6 e 15,2 cm, e têm três anzóis pendurados na parte inferior e na cauda. Essas iscas também têm um bico saliente na frente da isca que faz o peixe mergulhar quando o pescador a enrola rapidamente ou puxa a linha com força. Como o nome indica, quando um pescador enrola uma jerkbait de volta, ele pode fazê-la se contorcer e mergulhar na água ao sacudir a linha.

Etapas

Escolhendo o estilo e a cor do Jerkbait

  1. Etapa 1 Pesque um jerkbait flutuante se você quiser're a beginner.
    Pesque um jerkbait flutuante se você for um iniciante. Como o nome sugere, os jerkbaits flutuantes não afundam na água até serem sacudidos. Portanto, é muito improvável que um jerkbait flutuante fique preso em ervas daninhas, arbustos ou obstáculos debaixo d'água.
    • Os jerkbaits flutuantes também são ótimos para capturar robalos nos 0,91 m superiores da água.
  2. Etapa 2 Opte por jerkbaits suspensos para pescar em uma profundidade específica.
    Opte por jerkbaits suspensos para pescar em uma profundidade específica. Os jerkbaits de suspensão constituem a categoria mais comum de jerkbaits. Esse estilo de jerkbait afundará até uma profundidade específica na água e permanecerá suspenso nessa profundidade. Mesmo quando você sacudir a isca, ela retornará à profundidade de suspensão especificada. Isso é útil quando se está tentando pescar robalos a uma certa profundidade abaixo da superfície da água.
    • Por exemplo, algumas jerkbaits de suspensão são projetadas para afundar somente até cerca de 1,2 m, enquanto outras afundam até 3,0 m.
    • Experimente algumas profundidades diferentes de iscas de suspensão para descobrir qual funciona melhor em seu lago local.
  3. Etapa 3 Experimente usar jerkbaits que afundam para capturar robalos em um lago profundo.
    Experimente usar jerkbaits que afundam para pescar robalos em um lago profundo. Depois de adquirir alguma experiência na pesca com jerkbaits flutuantes, você pode passar para iscas que afundam mais. Essas iscas são pesadas para que afundem em uma determinada velocidade e, em seguida, subam quando sacudidas. Diferentes iscas de afundamento contêm diferentes quantidades de peso, de modo que afundam em diferentes velocidades. Experimente alguns pesos diferentes para descobrir qual é o melhor para suas condições atuais de pesca.
    • Por exemplo, se estiver pescando no verão e o robalo estiver se escondendo nas profundezas do lago, um jerkbait de afundamento rápido levará sua isca até o peixe mais rapidamente do que uma isca de afundamento lento.
  4. Etapa 4 Comece com um jerkbait de cor natural para atrair o robalo em águas claras.
    Comece com um jerkbait de cor natural para atrair o robalo em águas claras. Os jerkbaits vêm em uma variedade de cores, desde tons naturais de peixinhos (verdes, azuis e prateados) até cores mais artificiais (vermelhos, dourados e laranjas). Em águas claras, o robalo verá as cores claramente e estará inclinado a atacar iscas de cores naturais que se parecem com peixinhos de verdade. Portanto, comece com uma isca semitranslúcida e de cor natural.
    • A pesca com jerkbait geralmente funciona melhor quando você tem uma variedade de jerkbaits para experimentar. Antes de sua expedição de pesca, visite a loja de pesca local ou a loja de artigos esportivos e escolha de 5 a 7 jerkbaits diferentes.
  5. Etapa 5 Experimente um jerkbait de cor artificial para atrair o robalo em águas turvas.
    Experimente um jerkbait de cor artificial para atrair o robalo em águas turvas. Em águas ligeiramente turvas, o robalo não conseguirá ver as cores da isca com tanta clareza. De fato, uma isca de cor chartreuse brilhante pode chamar a atenção do robalo em águas turvas melhor do que uma isca de cor natural. Portanto, use as cores brilhantes quando estiver pescando em águas turvas.
    • Como alternativa, se os robalos não estiverem atacando suas iscas de cor natural em águas claras, mude as coisas e use uma isca de cor artificial. Os peixes podem ser exigentes, e a cor ou o jerkbait que eles atacam pode variar de um dia para o outro.
    • Pesque também com jerkbaits de cores artificiais no verão. As cores brilhantes chamarão a atenção dos peixes. Como os robalos têm mais energia no verão, eles virão investigar a isca.

Como encontrar as condições ideais para pescar um Jerkbait

  1. Etapa 1 Pesque seu jerkbait em água fria e estática.
    Pesque seu jerkbait em água fria e estática. Os jerkbait são projetados para imitar os movimentos de peixes-isca feridos (por exemplo, peixinhos) em água muito fria. Os robalos estão cientes de como esses peixinhos lentos e atordoados se movem e estarão mais propensos a atacar seu jerkbait em água fria. Portanto, use um jerkbait para a pesca na primavera (ou no inverno sem gelo).
    • No entanto, os jerkbaits são versáteis o suficiente para fazer um bom trabalho na maioria das estações. Se estiver pescando com um jerkbait em águas quentes de verão, diminua a duração das pausas para que os robalos quentes e ativos tenham mais chances de serem perseguidos.
    • O Jerkbait não seria uma isca eficaz em um riacho ou rio em movimento. Use-as somente em águas estáticas, como lagos ou reservatórios.
  2. Etapa 2 Use o jerkbait em água doce clara e sem nuvens.
    Use a jerkbait em água doce clara e sem nuvens. Como a isca ficará imóvel durante boa parte de seu tempo na água, o robalo precisa ser capaz de vê-la claramente. Ao contrário de outros tipos de iscas para robalo, a jerkbait não emite luz solar para a água ao redor. Portanto, é melhor pescar em águas claras a uma profundidade de pelo menos 0,61 m. Percorra o lago local até encontrar uma área clara e jogue a isca lá.
    • Dessa forma, um robalo faminto será capaz de ver (e poderá atacar!) o jerkbait através de vários metros verticais de água.
  3. Etapa 3 Experimente o jerkbait em águas abertas e sem vegetação.
    Experimente o jerkbait em águas abertas e sem vegetação. A pesca de robalo com um jerkbait funciona melhor em águas abertas, onde não há chance de a isca ficar presa na vegetação subaquática. Isso ocorre porque o jerkbait é uma isca relativamente delicada com anzóis relativamente pequenos. Se você estiver lutando com um robalo grande em meio à vegetação densa, o peixe provavelmente fugirá.
    • Portanto, evite lançar o jerkbait perto de margens ou saliências, onde é provável que encontre grama, arbustos e tocos submersos.
  4. Etapa 4 Lance sobre o robalo em canais subaquáticos profundos.
    Lance sobre o robalo em canais subaquáticos profundos. Durante o calor do dia, os robalos adoram se reunir em grandes cardumes em canais subaquáticos. Esses canais podem ocorrer em lagos e reservatórios naturais ou artificiais. Em águas claras, você deve ser capaz de olhar para baixo e ver onde os canais estão localizados. Se você vir um robalo na água, lance seu jerkbait sobre o cardume e o enrole.
    • Com um jerkbait, é melhor ficar em águas com pelo menos 3 m de profundidade. Fique longe das águas rasas, a menos que queira correr o risco de perder sua isca em meio à densa vegetação subaquática.

Enrolando o Jerkbait

  1. Etapa 1 Lance o jerkbait...
    Lance o jerkbait sobre a área que você gostaria de pescar. Depois de encontrar um trecho de água limpa, lance sua linha. Segure a vara do lado direito ou esquerdo de seu corpo com cerca de 0,30 m de linha pendurada na frente. Mantenha o polegar sobre o carretel do molinete. Em seguida, em um movimento rápido e fluido, balance a vara diretamente à sua frente. Quando a vara estiver diretamente na frente de seu corpo, tire o polegar do carretel e deixe a linha sair.
    • Procure lançar a isca a cerca de 12 m, para que ela voe sobre a área de águas claras que você gostaria de pescar. Em seguida, você estará preparado para enrolar o jerkbait de volta sobre a área que o robalo pode habitar.
  2. Etapa 2 Arremesse com seu jerkbait se você're chasing a school of bass.
    Lance com o jerkbait se estiver perseguindo um cardume de robalos. Os robalos em cardumes tendem a ser caçadores mais agressivos. Se estiver pescando em águas claras, o cardume será capaz de ver sua isca a muitos metros de distância. Isso significa que você pode ter um cardume inteiro de robalos perseguindo e tentando atacar sua isca. Se você lançar seu jerkbait sobre (ou próximo a) um cardume de robalos, eles deverão demonstrar interesse e atacar a isca.
    • Se estiver pescando em um lago claro e vir um cardume de robalos, comece a pescar com o jerkbait.
  3. Etapa 3 Puxe a linha para baixo para fazer o jerkbait mergulhar na água.
    Puxe a linha para baixo para fazer com que o jerkbait mergulhe na água. Depois de arremessar a isca, segure a vara bem longe do corpo. Para sacudir a isca, mergulhe a ponta da vara bruscamente para baixo. Isso puxará o jerkbait para frente e para baixo em cerca de 0,30 m na água. Para ajudar com o movimento, visualize os ponteiros de um relógio. Comece com a vara na posição das 3 horas e puxe-a para baixo até a posição das 5 horas.
    • Devido ao design do bico do jerkbait, ele mergulhará na água quando for puxado. Isso deve atrair os robalos que estão bem abaixo da superfície da água.
  4. Etapa 4 Deixe o jerkbait descansar por 10 a 15 segundos.
    Deixe o jerkbait descansar por 10 a 15 segundos. Depois de sacudir a isca, deixe-a ficar estática na água. Esse período de descanso imitará um peixinho frio em repouso e deverá fazer com que o robalo ataque.
    • Você pode deixar a isca parada na água por um período mais longo se o robalo não estiver mordendo durante as pausas de 10 a 15 segundos. Brinque com o tempo de suas pausas e veja o que é mais eficaz para atrair o robalo.
    • Por exemplo, em clima frio, os peixes podem reagir melhor se você deixar a isca parada na água por 30 segundos.
  5. Etapa 5 Dê mais duas sacudidas fortes na linha.
    Dê mais duas sacudidas fortes na linha. Como antes, mergulhe a ponta de sua vara bruscamente para baixo para sacudir a isca. Dê duas sacudidas fortes na linha com cerca de 5 segundos de intervalo. Dar dois solavancos seguidos na linha fará com que a jerkbait mergulhe mais fundo do que antes e fará com que seus movimentos pareçam mais esporádicos para os robalos que mergulham fundo.
    • Os mergulhos rápidos e os longos descansos do jerkbait farão com que o robalo pense que o peixinho (seu jerkbait) está atordoado pela água fria e não consegue se mover adequadamente.
    • Para os peixinhos de verdade, isso ocorre quando a água em um lago desce a cerca de 4 °C (40 °F).
  6. Etapa 6 Deixe a isca descansar por mais 20 a 30 segundos.
    Deixe a isca descansar por mais 20 a 30 segundos. Lembre-se de ser paciente durante esses períodos em que estiver deixando a isca descansar na água. Pode parecer uma perda de tempo, mas, na verdade, é durante esse descanso que os robalos do lago têm maior probabilidade de atacar sua isca.
    • Se você ficar impaciente e quiser puxar a isca antes dos 30 segundos, use o ponteiro dos segundos do relógio para cronometrar o tempo de descanso.
  7. Etapa 7 Repita o processo até que você've drawn the bait in.
    Repita o processo até que você tenha puxado a isca. Continue puxando a linha, deixando-a descansar, puxando-a mais duas vezes e enrolando-a entre os puxões. Eventualmente, você terá enrolado o jerkbait até a ponta da vara. Nesse ponto, comece o processo novamente: lance o jerkbait e alterne entre sacudir a isca e deixá-la descansar.
    • Depois de pescar em um trecho de água de 4 a 5 vezes, mude de local e experimente o ponto de um ângulo diferente. Ou vá para um local diferente.
  8. Etapa 8 Prenda o robalo assim que ele's struck the bait 2 or 3 times.
    Enganche o robalo assim que ele golpear a isca 2 ou 3 vezes. Como os jerkbaits têm 3 anzóis de agulha, você fisgará um robalo com mais eficiência se ele tiver pelo menos 2 dos anzóis na boca. Normalmente, o robalo não conseguirá colocar a isca profundamente em sua boca na primeira fisgada. Assim que você sentir um segundo ataque firme, sacuda bruscamente a vara 45° para a direita ou para a esquerda para prender os anzóis na mandíbula do robalo.
    • Depois de fisgar o robalo, dois ou todos os três anzóis de agulha devem estar bem inseridos na boca do peixe.
  9. Etapa 9 Enrole o robalo conforme ele's wearing itself out.
    Enrole o robalo à medida que ele estiver se desgastando. Se você começar a enrolar muito rapidamente depois de fisgar o peixe, ele poderá escorregar da isca ou arrebentar a linha. Se o robalo estiver se debatendo na água e você estiver preocupado com a possibilidade de a linha se romper, solte mais 1 a 2 pés (0,30 a 0,61 m). Em seguida, quando o robalo estiver cansado e parar de se debater, enrole o máximo de linha que puder. Lute com o robalo e continue enrolando-o até conseguir fisgar o peixe.
    • Enrolar um grande robalo pode ser uma batalha longa e intensa, portanto, certifique-se de manter o ritmo.

Perguntas e respostas de especialistas

Dicas

  • A maioria dos jerkbaits é preenchida com pequenos rolamentos de esferas que emitem vibrações na água para atrair o robalo a atacar. Muitos também são pintados com cores que se destacam bem embaixo d'água e atraem os robalos.
  • Na maioria dos lançamentos, um jerkbait médio pode mergulhar a uma profundidade de 4,3 m (14 pés) sob a superfície de um lago.