Como pescar um Fluke
Autor do artigo:Gabriel SilvaFluke é uma marca registrada federalmente pela Zoom Bait Co. para um tipo de isca plástica macia usada para capturar uma variedade de tipos de peixes, incluindo o robalo. As iscas da marca Fluke são um tipo versátil de isca, com o formato aproximado de um shad. As iscas da marca Fluke podem ser pescadas de várias maneiras, tornando-as um bom tipo de isca para iniciantes, bem como uma isca útil para colocar em sua linha quando a pesca estiver difícil.
Etapas
Moldando e fisgando a pescada
- Mergulhe a truta em água fervente por 20 segundos para endireitar o plástico. Quando as barbatanas são embaladas e enviadas, seu formato natural geralmente fica distorcido. Para devolver a forma natural às lulas, mantenha-as em água fervente até que comecem a se endireitar. Para garantir que você possa mergulhar toda a barbatana, encha a panela com pelo menos 13 cm (5 polegadas) de água. Se a toninha ainda estiver levemente curvada após 20 segundos de imersão, segure-a em uma toalha até que se endireite.
- Como as barbatanas são mais frequentemente pescadas sem peso (sem peso adicional), é importante que seu formato não seja distorcido. Uma barbatana caudal distorcida não será bem pescada e não pegará muitos robalos.
- Prenda o anzol diretamente no centro da isca. Segure a barbatana na vertical em sua mão e insira a ponta do anzol na 'cabeça' da barbatana. Pressione a ponta do anzol para baixo, através do corpo da barbatana, por aproximadamente 1⁄4 polegada (0,64 cm) e incline o anzol de modo que ele volte a emergir da parte inferior da barbatana.
- As barbatanas de tamanho médio variam entre 10 e 13 cm, mas você também pode usar barbatanas minúsculas de até 5,1 cm ou barbatanas magnum de até 18 cm.
- Pressione o anzol através do corpo da barbatana. Continue empurrando o comprimento do anzol através da isca até que apenas cerca de 1⁄2 polegada (1,3 cm) fique para fora da parte superior da barbatana. Certifique-se de que o olho do anzol ainda esteja visível.
- As barbatanas caudais funcionam melhor quando fisgadas em um anzol de ponta redonda. Use um anzol forte, para que peixes pesados não endireitem o anzol com seu peso.
- Pesque a toninha usando uma linha de pesca trançada. As linhas trançadas são ideais para a pesca da barbatana: a linha é forte o suficiente para pegar um robalo grande e não se estica com o peso do peixe. Você pode encontrar linhas de pesca trançadas de vários pesos em uma loja local de artigos para atividades ao ar livre.
- Se estiver pescando robalos, use uma linha trançada de 50 ou 65 libras.
- Amarre a linha de pesca através do olho do anzol. Quando o anzol estiver em posição, passe cerca de 7,6 cm da ponta da linha de pesca trançada pelo olho na base do anzol. Prenda o anzol à linha enrolando a linha em torno de si mesma 6 vezes. Certifique-se de deixar uma pequena abertura próxima à parte superior do olho. Em seguida, passe a ponta da linha de volta pela abertura na base das 6 voltas. Finalmente, use seus dedos para apertar o nó.
- Enquanto estiver amarrando a linha, tome cuidado para não prender sua pele na ponta do anzol.
Seleção de um local para pescar
- Pesque no início da manhã ou no final da tarde. Os peixes mordem com mais frequência durante esses horários e também é mais provável que sejam encontrados em leitos de grama rasos. Se estiver pescando no meio do dia, é improvável que encontre peixes nos leitos de grama rasos. Os peixes se retiram para águas mais profundas e frias durante o calor do dia.
- Observe também o clima. Se estiver calmo, os peixes podem estar na grama rasa ao lado da margem do rio ou lago. No entanto, se estiver ventando, os peixes irão para águas mais profundas e mais distantes da margem.
- Encontre um leito de grama raso para pescar a toninha. Ao procurar um local para pescar, arraste o peixe pelas bordas do lago até encontrar uma grande e espessa mancha de grama submersa. Os leitos de grama diminuem a velocidade dos movimentos dos peixes e proporcionam um local de alimentação para os peixes, o que os torna um excelente local para lançar a sua solha.
- Se você tiver sorte, a grama subaquática poderá enredar o peixe depois que você o pegar, dificultando que ele nade para longe e escape da captura.
- Afunde sua barbatana entre outros barcos de pesca. Os robalos e outros peixes geralmente se reúnem em áreas sombreadas, inclusive entre barcos de pesca grandes e estáticos. Observe o lago em que está pescando e procure um bom local. Os barcos devem estar ancorados perto da margem e devem estar a uma distância de pelo menos 3,7 a 4,6 m (12 a 15 pés) um do outro. Se eles estiverem muito próximos, você pode acabar lançando sua linha em um dos barcos.
- Lembre-se de ser educado ao arremessar entre os barcos. Alerte os outros pescadores quando estiver lançando sua linha perto dos barcos deles.
- Escolha um local na lateral de uma doca ou píer de pesca. Os robalos e outros peixes podem se reunir na sombra sob a doca para caçar ou podem estar descansando mais fundo, perto da base das grandes vigas que mantêm a doca no lugar. Experimente os dois locais: primeiro, lance a sua solha na água rasa sob a doca e mais perto do baixio e, depois, se os peixes não estiverem mordendo, lance a solha novamente em águas mais profundas, perto das vigas de sustentação da doca.
- Se outros pescadores também estiverem arremessando nessas águas, não arremesse a menos de 6,1 m das linhas deles. Isso é visto como uma etiqueta de pesca educada.
Arremessando a solha
- Arremesse a barbatana na área de água que você gostaria de pescar. Antes de lançar a vara, solte cerca de 30 cm de linha - com a barbatana na extremidade - para dar algum peso à linha que você lançará. Segure a vara ao lado de seu corpo. Lance a vara para frente e solte a linha quando a vara estiver diretamente à sua frente. A linha sairá da ponta da vara e, se você tiver mirado bem, a toninha deverá pousar na área da água que você gostaria de pescar.
- Se você for novato na pesca, talvez sejam necessárias várias tentativas até que se sinta confortável para lançar a linha.
- Jogue a barbatana na água para atrair os peixes para a isca. Lance a barbatana na área em que você gostaria de pescar e deixe-a descansar na água por cerca de 5 segundos. Em seguida, puxe a linha duas vezes seguidas. Deixe a barbatana repousar na superfície por mais 10 segundos. Repita os movimentos de 'sacudir, sacudir, pausar' até que você tenha puxado a isca de barbatana de volta para o barco ou posto de pesca.
- Essa manobra também é conhecida como o método 'jerk, jerk, pause' de pesca da toninha e imita os movimentos de um peixe pequeno que está morrendo. Movimentos erráticos - como sacudir e pular - despertarão a curiosidade do peixe e o induzirão a morder a isca.
- Enrole a barbatana caudalosa pela superfície da água para cobrir um grande espaço. Isso também é chamado de 'queimar' a solha. Arremesse a toninha bem longe na água em que estiver pescando e enrole-a de volta para o barco (ou posto de pesca) o mais rápido possível. O movimento rápido de enrolar manterá a solha na superfície da água e criará uma perturbação suficiente para chamar a atenção de muitos robalos próximos.
- A técnica de 'queima' funcionará melhor se você estiver usando um molinete de alta relação de transmissão, como um 7.1:1.
- Pule a cana sobre a água para atrair a atenção de mais peixes. Arremesse a barbatana caudal para longe de onde está pescando e comece a enrolá-la rapidamente, como se estivesse queimando a barbatana caudal. Enquanto estiver enrolando, a cada 5 segundos mais ou menos, dê um puxão forte na vara para um lado ou para o outro. A toninha pulará de um lado para o outro, e
- Para fazer com que a barbatana pule ao longo da superfície da água, dê vários puxões seguidos na vara.
- De modo geral, as iscas jerkbaits (como a fluke) funcionam melhor quando são puxadas pela água com um movimento irregular.
- Diminua a velocidade dos movimentos bruscos e dos saltos no tempo frio. Quando o verão se transforma em outono e inverno, o robalo e outros peixes se tornam mais letárgicos e lentos. No entanto, o fluke ainda é uma excelente isca para ser usada no tempo frio. O truque ao pescar no frio é movimentar a verdinha mais lentamente para que os peixes letárgicos consigam pegá-la.
- Portanto, use os mesmos tipos de arremesso irregular (sacudindo e pulando) que usaria durante o verão. Porém, aumente as pausas. Em vez de fazer uma pausa de 10 segundos entre os solavancos, deixe a toninha fazer uma pausa de 15 a 20 segundos.
Perguntas e respostas de especialistas
Dicas
- Como uma vantagem adicional, os flukes têm um leve aroma de café. O aroma de café mascara o odor humano que vem do fato de as barbatanas serem manuseadas por pessoas, de modo que o robalo (ou outro peixe) não ficará desconfiado.
- Se você for relativamente novo na pesca, não fique desapontado se suas primeiras expedições de pesca não renderem nenhum peixe. Muitos fatores contribuem para o local que os peixes preferem, sua probabilidade de atacar e seu interesse pela isca. Além disso, quanto mais você pescar com um fluke, melhor você se tornará.
O que você precisará
- Truta(s)
- Panela pequena
- Toalha
- Anzol de ponta redonda
- Linha trançada de 50 ou 65 libras
- Carretel 7.1:1
- Vara de pesca