Como lutar contra um sequestrador

Autor do artigo:Gabriel Silva

As chances de alguém tentar sequestrá-lo são extremamente baixas. Entretanto, é melhor estar preparado do que ser pego desprevenido. Em geral, você deve sempre tentar fugir e procurar ajuda se puder, mas lutar é a sua próxima melhor chance se o agressor estiver desarmado. As coisas ficam um pouco mais complicadas se o agressor estiver armado, pois você terá apenas alguns segundos para avaliar suas opções, embora sua melhor chance provavelmente seja obedecer. Tenha em mente que é extremamente improvável que você seja sequestrado. Mesmo que você seja levado contra a sua vontade, as chances de sobreviver são muito altas.

Etapas

Fugindo e encontrando ajuda

  1. Etapa 1 Procure uma área pública lotada assim que você achar que está em perigo.'re in trouble.
    Procure uma área pública lotada assim que achar que está em apuros. No momento em que achar que alguém está se aproximando para sequestrá-lo, dê uma olhada rápida ao redor. Examine a área e procure uma rua movimentada, um grande grupo de pessoas ou um estabelecimento comercial que pareça bastante cheio. Se estiver em uma área residencial bastante tranquila, procure pessoas na varanda ou um casal passeando com o cachorro. Quanto mais pessoas puderem correr em sua direção, melhor.
    • Em uma área rural, procure uma rota de fuga onde você possa fugir e se esconder do agressor. Uma área arborizada é ideal para isso.
    • É muito provável que uma das duas coisas aconteça se você for atacado em uma área pública movimentada. Ou as pessoas virão em seu auxílio para ajudá-lo, ou o agressor será assustado por um grande número de testemunhas. No mínimo, alguém chamará a polícia.
  2. Etapa 2 Corra o mais rápido que puder em direção à área movimentada se o sequestrador se aproximar.
    Corra o mais rápido que puder em direção à área movimentada se o sequestrador se aproximar. Quando a pessoa suspeita se aproximar de você ou falar com você, corra em direção à sua rota de fuga. Se for uma rua movimentada, siga nessa direção. Se você vir um grande grupo de pessoas, corra em direção a elas. Vá para a área mais movimentada que puder para aumentar as chances de encontrar ajuda. É mais provável que o agressor desista se achar que outras pessoas podem intervir.
    • Se o agressor não tiver uma arma, é sempre melhor correr.
    • Se estiver carregando uma mochila ou bolsa, largue-a. Ela só o atrasará. Isso só vai atrasá-lo e os objetos de valor que você tiver sempre poderão ser substituídos.

    Atenção: As coisas ficam um pouco mais complicadas se eles estiverem armados. Pode ser melhor obedecer se eles estiverem armados, mas você também pode tentar fugir se estiver a mais de 12 m (40 pés) de distância deles. Isso realmente depende da situação.

  3. Etapa 3 Grite e faça o máximo de barulho possível para chamar a atenção para a situação.
    Grite e faça o máximo de barulho possível para chamar a atenção para a situação. Assim que decolar ou se ficar encurralado e não puder correr, comece a gritar. Grite por ajuda, grite para que as pessoas chamem a polícia e grite que está sendo atacado. Faça o máximo de barulho possível para chamar a atenção para você. O sequestrador pode fugir com medo ou você pode atrair alguém para ajudá-lo.
    • Se estiver em uma reserva florestal ou em um local remoto, isso provavelmente não ajudará muito. É melhor gritar por 2 a 3 segundos para avisar quem estiver por perto e, em seguida, ficar o mais quieto possível enquanto foge para tentar despistar o agressor.
  4. Etapa 4 Jogue algo no agressor para atrapalhar seu equilíbrio.
    Jogue algo no agressor para atrapalhar o equilíbrio dele. Se ele correr atrás de você e você estiver segurando alguma coisa, jogue-a nele. Também é possível que ele esteja apenas atrás do seu dinheiro, portanto, se você conseguir encontrar a carteira rapidamente, jogue-a também. Eles podem simplesmente parar para pegar a carteira. Se eles continuarem a persegui-lo e deixarem a carteira para trás, a polícia poderá encontrar sua identificação e saber que você foi levado.
    • Não se afaste de seu caminho para encontrar algo para jogar. Se isso não for prático durante os momentos iniciais do ataque, é melhor correr e se concentrar em fazer barulho.
  5. Etapa 5 Chame a polícia assim que você conseguir escapar.
    Ligue para a polícia assim que conseguir fugir. Se você for bem-sucedido e o agressor for embora ou parar de persegui-lo, procure um estabelecimento comercial local ou um adulto responsável e conte a ele o que aconteceu. Permaneça em uma área pública movimentada para garantir a sua segurança e entre em contato com a polícia imediatamente. Aguarde a chegada da polícia.
    • Seus nervos podem estar à flor da pele depois que você fugir. Isso é completamente normal. Apenas respire fundo e lembre-se de que você está seguro enquanto houver outras pessoas por perto.
  6. Etapa 6 Descreva o agressor à polícia para ajudá-la a capturar a pessoa.
    Descreva o agressor à polícia para ajudá-la a capturar a pessoa. É importante contar à polícia como era o agressor, mesmo que você já esteja em segurança, pois registrar um boletim de ocorrência pode ajudar a polícia a capturar o agressor antes que ele ataque novamente. Descreva suas roupas, altura, cor do cabelo e inclua qualquer informação que possa fazer com que o agressor se destaque. Pode ser uma tatuagem, uma cicatriz ou um piercing.
    • Não há problema se você não conseguir se lembrar de todos os detalhes. Você estava sob estresse e é razoável que estivesse mais concentrado em fugir. Apenas forneça à polícia todas as informações que puder, da melhor forma possível.

Lutando contra o agressor

  1. Etapa 1: Não lute se o sequestrador tiver uma arma e você're cornered.
    Não lute se o sequestrador tiver uma arma e você estiver encurralado. Se o agressor tiver uma arma ou faca e você realmente não tiver para onde ir, tente relaxar e obedecer ao sequestrador. A grande maioria dos sequestros não termina em violência e, se você obedecer, as chances de ser libertado ou resgatado são de aproximadamente 90%. Não há como saber como uma pessoa armada ou com uma faca reagirá se você a perturbar lutando.
    • Se for pego, mantenha contato visual com o agressor sempre que ele falar com você. Isso pode lembrar inconscientemente o sequestrador de sua humanidade e reduzir drasticamente as chances de o agressor machucá-lo.
    • Tente deixar sua carteira, identidade ou algum item pessoal no local em que for levado. Isso dará aos investigadores algo com que trabalhar.
  2. Etapa 2 Finja que está obedecendo se não vir uma rota de fuga e prepare-se para lutar.
    Finja que está obedecendo se não vir nenhuma rota de fuga e prepare-se para lutar. Talvez você não consiga correr se estiver encurralado ou se o agressor for mais rápido do que você. Se ele não tiver uma arma, você pode tentar lutar com ele. Você pode se ferir no processo, mas é preferível a ser levado contra a sua vontade. Quando eles estiverem a uma distância de 3,0 a 6,1 m (10 a 20 pés), levante as mãos, recupere o fôlego e prepare-se mentalmente para lutar.
    • Se quiser, você pode dizer um simples 'Ok, ok... você venceu' para convencê-los de sua atitude.
    • Muitas pessoas ficam paralisadas quando são confrontadas com uma ameaça. Se isso acontecer, não seja muito duro consigo mesmo. É extremamente difícil manter controle total sobre suas emoções quando você é atacado inesperadamente.
    • Se você resistir e houver outras pessoas por perto, é mais provável que consiga escapar do que não.
    DICA DE ESPECIALISTA

    Dany Zelig

    Treinador de defesa pessoal
    Dany Zelig é o fundador e proprietário da Tactica e do Tactica Krav Maga Institute, com sede em São Francisco, Califórnia. Ele é um instrutor israelense de Krav Maga da segunda geração de Imi Lichtenfeld, certificado diretamente pelo discípulo mais antigo de Imi e chefe do Comitê de Classificação. Recebeu sua certificação de Instrutor de Krav Maga Militar do Wingate Institute em Israel em 1987.
    Treinador de defesa pessoal Dany Zelig

    Tenha uma mentalidade confiante. É muito mais provável que você consiga combater um ataque de qualquer tipo se tiver uma mentalidade positiva e estiver seguro de si. A força mental é necessária para a força física!

  3. Etapa 3 Atacar quando eles estiverem olhando't looking or are focused on something else.
    Ataque quando ele não estiver olhando ou estiver concentrado em outra coisa. Preste atenção em seus olhos e na linguagem corporal quando estiverem se aproximando. Se ele estiver prestes a tentar envolvê-lo, esse é o momento de atacar. Se ele parar por um segundo para olhar ao redor e verificar se há testemunhas, esse é o melhor momento para atacá-lo. Se não houver oportunidade, você pode começar a lutar contra eles a qualquer momento.
    • Não permita que o prendam enquanto você estiver fingindo obedecer. Se eles tentarem amarrá-lo com um zíper ou algemas, esse é o momento de lutar.
    • O objetivo aqui é pegá-los quando estiverem concentrados em outra coisa. Eles têm uma resposta de luta ou fuga, assim como você, e se você os surpreender, eles podem recuar e fugir.
  4. Etapa 4 Cutuque-o ou dê um soco em seus olhos se você chegar perto o suficiente.
    Cutuque-o ou dê um soco em seus olhos se chegar perto o suficiente. Se você tiver acesso rápido aos olhos do agressor, faça um formato de V com os dedos e enfie-os nos olhos dele com toda a força que puder. Se conseguir cegar o agressor, você terá tempo suficiente para fugir. Você também pode cuspir no rosto dele para fazê-lo fechar os olhos, o que lhe dará tempo para alinhar os dedos com os olhos dele.
    • Essa também é a melhor chance que você tem se eles o levantarem, pois você terá mobilidade limitada e não poderá bater com muita força. Felizmente, não é preciso muito esforço para ferir os olhos de alguém.

    Dica: Esqueça tudo o que você sabe sobre 'luta justa' quando se trata de se defender de um sequestrador. Tudo é justo se alguém estiver tentando levá-lo contra a sua vontade.

  5. Etapa 5 Dê um soco na garganta ou no pescoço da pessoa para incapacitá-la temporariamente.
    Dê um soco na garganta ou no pescoço da pessoa para incapacitá-la temporariamente. Se não conseguir alcançar seus olhos, dê um soco ou golpe no pescoço. As pessoas têm uma reação natural para proteger o pescoço e o agressor tirará as mãos de você ou pulará para trás. Isso lhe dará outra chance de atacar ou fugir.
  6. Etapa 6: Dê um chute ou um soco nos órgãos genitais para derrubá-lo.
    Dê um chute ou um soco nos órgãos genitais do agressor para derrubá-lo. Isso é particularmente útil se o agressor estiver com medo de ser atacado. Isso é particularmente útil se o agressor for homem e maior do que você. Dê uma joelhada, um chute ou um soco no meio das pernas. Se conseguir atingi-lo em uma área sensível, ele poderá cair ou desmaiar no local. Isso lhe dará tempo suficiente para correr ou pedir ajuda.
    • O objetivo ao lutar contra um agressor é fugir, não vencer a luta. Se ele cair, corra. Não continue chutando ou batendo nele - você só estará dando a ele tempo para se recuperar.
  7. Etapa 7 Morda o sequestrador se ele colocar os braços em volta de você ou o imobilizar.
    Morda o sequestrador se ele colocar os braços em volta de você ou o imobilizar. Se não conseguir se defender e ele agarrar você, morda-o. Procure uma parte exposta da pele e morda com toda a força possível. Procure uma parte exposta da pele e morda com toda a força que puder. Tente realmente arrancar sua carne. Parece desagradável, mas uma mordida forte fará com que seu agressor se contorça de dor.
    • Essa também é uma ótima opção se você for derrubado no chão e ele estiver em cima de você.
  8. Etapa 8 Arranhe e arranhe o agressor se ele o derrubar no chão.
    Arranhe e arranhe o agressor se ele o derrubar no chão. Se ele o agarrar ou puxar para o chão e você não puder mordê-lo, arranque as unhas. Arranhe e arranhe o rosto, o pescoço ou os braços do agressor. Se você estiver no chão e não puder balançar os braços, essa é provavelmente a melhor maneira de ferir o sequestrador.
  9. Etapa 9: Grite para assustar o agressor enquanto luta, se possível.
    Se possível, grite para assustar o agressor enquanto luta. Se conseguir fazer barulho enquanto estiver lutando com o agressor, você poderá chamar a atenção de alguém para vir ajudá-lo. Por outro lado, isso também pode assustar o agressor e deixá-lo nervoso para lutar com você.
    • Lembre-se de que é melhor não gritar ameaças. Ameaçar o agressor pode apenas deixá-lo irritado. Apenas grite: 'Socorro!' ou 'Estou sendo atacado!' para alertar as pessoas próximas de que você está em apuros.
  10. Etapa 10 Corra na primeira oportunidade para criar distância entre você e o agressor.
    Corra na primeira oportunidade para criar distância entre você e o agressor. Se em algum momento da luta você vir uma janela para sair correndo, faça isso. O objetivo ao lutar com um agressor é fugir, não vencer a luta. Se ele cair, recuar ou parecer estar perdendo a confiança, corra o mais rápido que puder em direção a uma área movimentada.

Como se manter seguro para evitar sequestros

  1. Etapa 1 Fique atento enquanto estiver fora de casa're out to spot suspicious people.
    Fique atento enquanto estiver na rua para identificar pessoas suspeitas. Quando estiver fora de casa, fique atento a pessoas que possam estar seguindo você ou estudando seus movimentos. Evite ficar olhando para o telefone enquanto estiver andando e não use fones de ouvido quando estiver na rua para manter os ouvidos abertos. Se um possível sequestrador perceber que você o notou, é menos provável que ele ataque.
    • Isso é particularmente importante se for tarde da noite. Ataques de oportunidade são sempre mais prováveis de acontecer quando já é tarde da noite.
    • Ao detectar um sequestrador o mais cedo possível, você também terá mais tempo para reagir ao que está acontecendo.
  2. Etapa 2 Saia com outras pessoas e evite andar sozinho à noite.
    Saia com outras pessoas e evite andar sozinho à noite. O sistema de amigos é uma ótima maneira de se manter seguro, pois é improvável que um sequestrador ataque mais de uma pessoa ao mesmo tempo. Sempre que for sair, leve alguém com você ou viaje em um grupo com outras pessoas para reduzir as chances de alguém tentar sequestrá-lo.
    • Pegue um táxi ou uma carona compartilhada se for tarde da noite e seu amigo ou parceiro não quiser ir com você para evitar andar sozinho.
  3. Etapa 3 Permaneça em áreas públicas bem iluminadas para evitar situações perigosas.
    Fique em áreas públicas bem iluminadas para evitar situações perigosas. As chances de ser sequestrado em um local público são extremamente baixas. Faça rotas ao longo de ruas movimentadas e fique longe de becos e ruas secundárias menores, especialmente se não houver iluminação pública e estiver escuro.
  4. Etapa 4 Informe às pessoas onde você está're going when you go out.
    Quando sair, informe às pessoas para onde está indo. Se estiver saindo à noite ou para fazer alguma coisa, avise seus pais, colega de quarto ou amigos para que eles saibam para onde você está indo. Dessa forma, se algo acontecer, eles saberão onde começar a procurar por você.
    • Esperamos que nunca aconteça nada com você, mas você quer aumentar as chances de ser encontrado se acabar sendo sequestrado.
  5. Etapa 5 Não entre no carro com ninguém que você não conheça't know.
    Não entre no carro com ninguém que você não conheça. A menos que esteja entrando em um táxi ou em um carro compartilhado, não aceite caronas de estranhos. Oferecer caronas é uma maneira comum de os sequestradores atraírem você, portanto, se você recusar caronas, estará realmente se mantendo fora de perigo.
    • Sempre que pegar uma carona compartilhada, confirme se o nome do motorista corresponde ao nome em seu aplicativo antes de entrar e fechar a porta. Alguns sequestradores fingem ser motoristas de carona compartilhada para atrair as pessoas para dentro de casa.
  6. Etapa 6 Carregue spray de pimenta ou spray de pimenta se você're really worried about attackers.
    Carregue spray de pimenta ou mace se estiver realmente preocupado com agressores. Verifique se o spray de pimenta e o mace são legais no local onde você mora. Se forem, pegue um spray protetor. Se alguém tentar sequestrá-lo ou atacá-lo, aplique um spray nos olhos da pessoa. Mantenha o spray de pimenta ou mace em suas chaves para nunca esquecê-lo, ou mantenha-o em um bolso de fácil acesso para poder usá-lo rapidamente.
    • Carregar uma faca geralmente é uma péssima ideia. Mace e spray de pimenta podem ser usados à distância, mas se um agressor se aproximar de você, ele sempre poderá pegar sua faca. Também é melhor usar força não letal se você tiver a oportunidade.

    Dica: teste seu mace ou spray de pimenta para se familiarizar com o mecanismo de segurança e o bocal. Use óculos de proteção para evitar que respingos entrem em contato com seus olhos.

Perguntas e respostas de especialistas

Dicas

  • Os sequestros são extremamente raros - não deixe que a possibilidade de um sequestro arruíne sua capacidade de se divertir ou sair.
  • Se você for levado por um sequestrador, as chances de sobreviver são muito altas. Faça o possível para obedecer e evitar que o sequestrador fique com raiva. Se tiver uma chance óbvia de fugir, faça isso.
  • Se for levado e colocado no porta-malas de um carro, você pode destrancá-lo por dentro e sair quando o carro parar de andar.