Como preparar um veado no campo

Autor do artigo:Gabriel Silva

Depois de abater um veado, a limpeza do campo é o passo mais importante para obter carne de alta qualidade (veado) do animal. Na maior parte das vezes, tudo o que precisa para limpar um veado é uma faca afiada e um estômago forte. Uma vez que você tenha eviscerado o veado, arraste-o para o seu veículo e transporte-o para casa ou para um açougueiro para esfolá-lo e esquartejá-lo.

Passos

Tornar seguro limpar o veado

  1. Passo 1 Recarregue a sua arma e observe o veado durante alguns minutos à procura de sinais de vida.
    Recarregue a sua arma e observe o veado durante alguns minutos à procura de sinais de vida. Depois de disparar contra o veado, diminua a distância entre si e o veado para se certificar de que pode disparar novamente se o veado ainda estiver vivo. Aproximar-se de um veado ferido é muito perigoso, por isso, se vir sinais de que o veado ainda está vivo, pode disparar novamente sobre o veado ou esperar que ele morra.
    • Não se aproxime de um veado vivo para lhe cortar a garganta com uma faca. Os veados podem ser muito perigosos quando feridos.
    • Aponte cerca de um terço do corpo do veado para cima, diretamente atrás do ombro da frente, quando disparar um segundo tiro. Esta é a zona do coração do veado.
  2. Passo 2 Descarregue a sua arma.
    Descarregue a sua arma. Quando tiver a certeza de que o veado está morto, tem de descarregar a arma de fogo antes de a colocar de lado em segurança para limpar o veado. Remova o carregador (se houver) e esvazie a câmara ou o cano. Certifique-se de confirmar visualmente que não há balas ou cartuchos ainda na câmara ou no cano.
    • Diferentes espingardas e carabinas utilizam diferentes mecanismos de carregamento. O carregamento de uma espingarda de cano curto, de uma espingarda de cano curto, de uma espingarda de ferrolho ou de uma espingarda semi-automática requer métodos diferentes que deve conhecer bem antes de caçar veados.
  3. Passo 3 Colocar a sua marca no veado num local conveniente.
    Coloque a sua etiqueta no veado num local conveniente. Se um guarda florestal o abordar enquanto limpa o veado, deverá poder mostrar a etiqueta que colocou no veado. Preencha as informações necessárias na etiqueta (que variam de acordo com o governo local, mas geralmente incluem a data e a hora do abate) e amarre-a ao veado em um local visível.
    • A maioria dos estados não exige que a etiqueta seja colocada num local específico, desde que seja visível.
    • A etiqueta deve permanecer no veado até que ele termine de ser transportado e seja esquartejado.
  4. Passo 4 Arraste o veado para uma clareira ligeiramente inclinada para o vestir.
    Arraste o veado para uma clareira ligeiramente inclinada para o preparar para o campo. É muito provável que o veado não tenha morrido no melhor local para ser limpo no campo. Agarre-o pelas patas traseiras e puxe-o para uma clareira adequada, de preferência com uma ligeira inclinação.
    • Nunca pegue e carregue um veado morto. Outros caçadores podem confundi-lo com um vivo e disparar contra si.
    • Procure uma zona de relva limpa com uma ligeira inclinação.
  5. Passo 5 Pendure um pedaço de tecido cor de laranja numa árvore próxima.
    Pendure um pedaço de tecido laranja chama numa árvore próxima. Depois de determinar o local onde vai vestir o veado, retire uma peça de roupa que seja cor de laranja e pendure-a perto de si numa árvore. Pode ser o seu chapéu, casaco, colete ou qualquer outra peça de tecido cor de laranja que tenha consigo. Isto chamará a atenção de outros caçadores e reduzirá as hipóteses de ser atingido enquanto trabalha.
    • É melhor tirar o casaco para não o sujar de sangue.
    • Tente manter algo laranja no seu corpo por segurança também, como um chapéu.

Remoção das entranhas

  1. Passo 1 Posicione o veado com a cabeça virada para cima.
    Posicione o veado com a cabeça virada para cima. Arraste o veado pelas patas dianteiras ou traseiras para o posicionar. Se tiver conseguido encontrar uma ligeira inclinação, manter a cabeça mais alta do que o corpo orientará o fluxo de sangue enquanto trabalha e ajudará a evitar criar uma grande confusão no seu espaço de trabalho.
    • Se não houver colinas ou inclinações por perto, pode limpar o veado na mesma.
  2. Passo 2 Cortar a barriga até ao fundo para atravessar a pele.
    Corte na barriga o suficiente para atravessar a pele. Aperte a pele e os pêlos com o polegar e o indicador e afaste-os do corpo do veado. Em seguida, insira uma faca afiada para começar a cortar cuidadosamente a pele sem penetrar nos órgãos e nas entranhas por baixo dela. Use uma faca de caça afiada de lâmina fixa de 5,1 a 10,2 cm.
    • Perfurar o estômago ou as entranhas do veado pode libertar contaminantes que podem estragar a carne.
    • Tenha muito cuidado para não cortar as mãos ou os dedos ao cortar a pele.
  3. Passo 3 Cortar a pele até ao pescoço e até ao ânus.
    Corte a pele até ao pescoço e até ao ânus. Embora seja possível cortar a pele juntamente com o músculo do veado, separá-la antes do tempo reduzirá as hipóteses de ficar com pêlos ou detritos na carne.
    • Corte em linha reta, mantendo a pele para cima e afastada da carne do veado quando necessário para evitar cortar mais profundamente os órgãos do estômago.
    • Se necessário, pode puxar um pouco a pele para o lado enquanto trabalha.
  4. Passo 4 Fazer uma incisão no meio do músculo do ventre e introduzir 2 dedos no orifício.
    Fazer uma incisão no meio do músculo do ventre e introduzir 2 dedos no orifício. Mais uma vez, tenha muito cuidado para não cortar demasiado fundo no veado ao cortar o tecido muscular. Faça apenas um buraco suficientemente grande através da barreira muscular para inserir a faca e os dois dedos. Uma vez feito isso, insira esses dois dedos no buraco com a palma da mão virada para cima e espalhe-os na forma de um 'V' ou sinal de paz.
    • A barreira muscular que cortou também é por vezes chamada de parede abdominal.
    • Não é necessário, mas pode usar luvas para este passo se isso o deixar mais confortável.
  5. Passo 5 Insira a lâmina virada para cima entre os 2 dedos que inseriu.
    Insira a lâmina virada para cima entre os 2 dedos que inseriu. Colocar a parte de trás ou a espinha da lâmina entre os nós dos 2 dedos que inseriu. Pressionar para cima com esses dedos para manter o músculo ligeiramente separado das entranhas e dos órgãos que se encontram por baixo.
    • Os seus dedos guiarão a lâmina e, como esta está virada para cima, não cortará as entranhas por baixo do músculo.
  6. Passo 6 Cortar o veado até ao topo's midline without piercing the entrails.
    Corte toda a linha média do veado sem perfurar as entranhas. Mantenha os dedos inseridos enquanto começa a cortar uma linha reta através do músculo do veado a todo o comprimento da barriga. Ao mover a faca mais para cima, mova os dedos junto com ela para manter o músculo separado das entranhas.
    • Corte da pélvis do veado até o esterno.
    • Tente manter o corte centrado na linha média do veado à medida que avança.
  7. Passo 7 Retirar os órgãos sexuais se estiverem're in the way (when applicable).
    Remova os órgãos sexuais se estiverem a atrapalhar (quando aplicável). Alguns estados exigem que deixe os órgãos sexuais de um veado intactos para verificar o seu sexo, no entanto, se não viver num estado desses, pode optar por cortar os órgãos sexuais à medida que trabalha. Entre na cavidade do corpo e corte o pénis e os testículos na sua base para os remover.
    • Também pode cortar os úberes das fêmeas de veado. Corte à volta de ambos os lados de cada úbere para os remover.
  8. Passo 8 Faça um buraco à volta do ânus e amarre-o por dentro para evitar que se espalhe.
    Fazer um buraco à volta do ânus e atá-lo por dentro para evitar que se derrame. No caso das fêmeas, alargar o buraco para incluir a vagina. Depois, puxe o ânus para cima a partir do interior e amarre-o como se fosse um balão. Isto evitará que alguma coisa saia dele e estrague a carne.
    • O corte à volta do ânus e da vagina deve ter cerca de 10 cm de profundidade. Tenha cuidado para não perfurar o reto durante o corte.
  9. Passo 9 Virar o veado de lado e puxar cuidadosamente as entranhas com as mãos.
    Virar o veado de lado e puxar cuidadosamente as entranhas com as mãos. Com o veado de lado, comece por retirar o saco translúcido em forma de pera que se encontra na parte inferior do abdómen (a bexiga). Aperte o tubo que vai para a bexiga e corte logo acima do local onde o apertou para evitar que a urina se espalhe pela carne. Depois disso, a maior parte das entranhas sairá do veado com bastante facilidade até chegar à parte de trás.
    • A maior parte das entranhas removidas nesta altura serão o estômago, o cólon e os intestinos do veado. O resto estará na cavidade torácica.
    • Alcance a cavidade e corte as entranhas e os órgãos da parte de trás do estômago assim que tiver retirado todos eles.
    • Use o mesmo método que usou com a bexiga para prender o esôfago ao cortar a cavidade estomacal para evitar que a comida velha saia.

Limpeza da cavidade torácica

  1. Passo 1 Serrar o esterno até à parte superior do tórax se quiser um acesso mais fácil.
    Serrar o esterno até à zona superior do peito se pretender um acesso mais fácil. Alguns caçadores podem optar por deixar o peito intacto para efeitos de montagem. Caso contrário, use sua faca para serrar através do esterno e para cima no peito para facilitar o acesso aos órgãos alojados dentro dele.
    • Mantenha a lâmina orientada para baixo, na direção do veado, enquanto pressiona e serra para trás e para a frente com a lâmina para separar o esterno o melhor que puder.
    • É possível aceder aos órgãos do peito sem fazer isto, mas pode ser mais fácil.
  2. Passo 2 Corte o diafragma para longe do veado's ribs on both sides.
    Corte o diafragma em ambos os lados, afastando-o das costelas do veado. O diafragma é uma fina camada de tecido que segura as entranhas nas costelas do veado. Introduza a sua mão na cavidade torácica e use a lâmina para cortar o diafragma, afastando-o das costelas para que as entranhas saiam facilmente.
    • Se as quiser conservar, separe o coração e os pulmões cortando-os dos órgãos que retirou. Coloque cada um deles em sacos de plástico separados e coloque-os numa geleira, se tiver uma disponível.
    • Não puxe nada para fora da cavidade torácica enquanto corta, a não ser que saia solto.
    • Tenha muito cuidado ao cortar dentro da cavidade torácica onde não consegue ver.
  3. Etapa 3: Com uma faca, penetre no tórax para cortar a traqueia e o esófago.
    Com uma faca, penetrar no peito para cortar a traqueia e o esófago. Dependendo se conseguiu ou não serrar através da caixa torácica, este pode ser um passo difícil. Estenda as duas mãos para dentro da cavidade torácica em direção à cabeça do veado e pegue a traqueia e o esôfago (dois tubos que vão até a boca do animal). Segure-os com a mão não dominante e corte os dois tubos.
    • Isto separará a traqueia e o esófago da boca do veado, acima do local do corte.
    • Mova-se lenta e deliberadamente para garantir que não se corta acidentalmente.
    • Não o largue depois de ter cortado a traqueia e o esófago.
  4. Passo 4 Agarre a traqueia e puxe-a para baixo enquanto corta os nós.
    Segure a traqueia e puxe-a para baixo enquanto corta os nós. Retire as entranhas e os órgãos do peito do veado, segurando a traqueia e o esófago enquanto puxa a mão para baixo em direção ao estômago e para fora do veado. Utilize a faca para cortar quaisquer obstáculos que impeçam o seu progresso.
    • Se cortar bem o diafragma, a maior parte das vísceras sairá ao puxar.
    • A maior parte das entranhas do veado será agora removida.
  5. Etapa 5 Abrir a cavidade corporal com um pau.
    Abrir a cavidade corporal com um pau. Utilize qualquer pau resistente que se encontre por aí para ajudar a manter a abertura aberta. A abertura da cavidade permite-lhe ver bem o interior para detetar qualquer coisa que lhe possa ter escapado, ao mesmo tempo que ajuda a secar a cavidade.
    • Pode ser difícil ver o interior da cavidade enquanto se está a trabalhar. Com a vara no sítio, permite a entrada de mais luz.
  6. Passo 6 Limpe as entranhas e os detritos remanescentes.
    Limpe todas as entranhas ou detritos remanescentes. Se preferir, pode utilizar água limpa para ajudar a limpar a cavidade, mas não é necessário. Remova quaisquer pedaços de vísceras ou detritos que possam ter caído na cavidade enquanto estava a trabalhar.
    • Certifique-se de que a cavidade está completamente limpa. Use uma faca para cortar qualquer coisa que tenha ficado presa no interior das costelas.
    • Se você usar água, também pode usar toalhas de papel ou qualquer outra coisa que tiver por perto para ajudar a secar.
    • Limpar as entranhas e secar a carne é a forma mais eficaz de evitar a deterioração até que o veado seja esquartejado e refrigerado.
  7. Passo 7 Secar a cavidade, deixando-a repousar durante uma hora.
    Secar a cavidade deixando-a repousar durante uma hora. Durante esse tempo, o veado arrefecerá e mais sangue será drenado. A drenagem do sangue reduzirá o peso do veado e torná-lo-á muito mais fácil de transportar para fora do bosque. Se a viagem de regresso a casa for longa, coloque gelo na cavidade corporal e envolva o veado em plástico para o proteger da exposição ao calor e aos detritos.
    • Pode ser necessário apoiar o veado numa árvore próxima para ajudar a drenar o sangue.
    • Tenha cuidado para não escorregar no sangue enquanto trabalha à volta do corpo do veado.
    • A limpeza e a secagem da carne ajudarão a evitar a sua deterioração. Tire o veado do bosque e corte-o em quartos o mais depressa possível quando estiver seco.

Perguntas e respostas da comunidade

  • Perguntas
    Porque é que isto é necessário?
    Isto é necessário para preservar a carne e evitar que ela se estrague.

Dicas

  • Saiba se na sua área existem veados com a Doença do Desperdício Crónico (CWD) e o que fazer se suspeitar que o seu veado a tem. Se abater um veado que pareça emaciado ou que tenha agido de forma doente antes de morrer, não coma a carne e informe o guarda florestal local.
  • O trabalho é mais fácil se utilizar uma faca afiada com um gancho para as tripas.
  • Cortar e abrir a caixa torácica facilita um pouco a retirada de todas as tripas e o corte da traqueia, além de ajudar a cavidade do corpo a esfriar mais rapidamente.

Material necessário

  • Uma faca afiada
  • Uma serra de ossos ou uma serra de zíper
  • Luvas descartáveis
  • Alguns sacos (para deitar fora o lixo)
  • Água e algumas toalhas de papel
  • Corda de arrasto