Como fazer uma bola no chão

Autor do artigo:Gabriel Silva

O lançamento de bolas rasteiras é um fundamento do beisebol que parece simples, mas requer muita prática para ser aperfeiçoado. Você precisa estar atento - literalmente - e pronto para reagir rapidamente quando a bola vier em sua direção. Você precisa praticar a posição correta, aproximando-se da bola corretamente e levantando-se para arremessá-la em um movimento suave. Veja a Etapa 1 para saber como.

Etapas

Posicionamento

  1. etapa 1 assuma sua posição baseball ready position.
    Assuma sua posição de 'pronto para o beisebol'. Antes mesmo de o arremesso ser feito, você deve estar em uma posição de prontidão. Fique na ponta dos pés, com os joelhos levemente dobrados e a luva à sua frente. Concentre sua atenção no rebatedor. Quando o rebatedor golpear a bola, mantenha seus olhos nela o tempo todo.
  2. etapa 2 esteja pronto para se movimentar se a bola vier em sua direção.
    Esteja pronto para se movimentar se a bola vier em sua direção. Você terá apenas alguns segundos para reagir quando a bola for rebatida, portanto, deve ser capaz de se mover reflexivamente em direção à bola se ela for sua para o campo. Alguns jogadores de campo acham útil balançar um pouco de um lado para o outro enquanto esperam a rebatida. Mudar seu peso para frente e para trás pode ajudá-lo a se sentir pronto para ir em direção à bola rapidamente.
  3. etapa 3 mova-se na frente da bola.
    Mova-se na frente da bola. Quando a bola for rebatida, corra o mais rápido que puder para ficar na frente dela. O ângulo em que você corre depende da velocidade com que a bola está se movendo. Aqui estão alguns cenários diferentes:
    • Se a bola estiver se movendo lentamente, talvez você queira carregá-la. Isso significa correr em direção à bola em um ângulo que o ajudará a alcançá-la o mais rápido possível.
    • Se a bola for batida com força e baixa, ela responderá violentamente às imperfeições do solo. Alcançar a bola o mais rápido possível é uma boa maneira de evitar que ela quique para longe de você ou em sua direção de maneira prejudicial e inesperada.
    • Se a bola estiver se movendo muito rápido, é mais importante correr em um ângulo que lhe dê tempo para pegar a bola com facilidade, em vez de ter de mergulhar ou esticar a luva em um ângulo estranho. Em vez de correr em direção à bola, corra para um lado ou para o outro, de modo que possa se posicionar para que a bola venha direto para a sua luva.
    • Com a prática, você será capaz de discernir qual abordagem é a correta para cada velocidade de grounder. O momento certo é tudo quando se trata de colocar a bola no chão.
  4. etapa 4: decida se vai colocá-la em campo em um salto longo ou curto.
    Decida se o campo será feito em um salto longo ou curto. Os grounders podem ser difíceis de serem colocados em campo porque cada salto que eles dão pode fazê-los saltar em uma direção imprevisível. Sua melhor aposta é tentar colocar um grounder em campo com o salto mais longo possível, pois você saberá exatamente onde posicionar sua luva para pegá-lo. Colocar em campo uma bola rasteira em um salto curto é mais difícil, porque você tem menos tempo para reagir ao quique da bola. Se você deixar a bola quicar bem na frente da luva, ela poderá facilmente saltar sobre seu ombro ou para a esquerda ou direita, forçando-o a se atrapalhar.
    • Tente cronometrar o tempo de campo para que a bola não pule bem na frente de sua luva. Pegue-a depois que ela tiver saltado a vários metros de distância, para que você tenha tempo de se mover em direção a ela e pegá-la.
    • Se a bola pular bem na sua frente, você precisará ter reflexos muito rápidos para pegá-la. Mantenha seu corpo na frente da bola. Se ela pular da luva, você poderá pará-la com o pé ou com outra parte do corpo - qualquer coisa para evitar que ela passe por você!
  5. etapa 5: incline seu corpo para colocá-la em campo com mais facilidade.
    Incline seu corpo para colocá-la em campo com mais facilidade. É mais confortável lançar a bola no mesmo lado do corpo que a mão da luva. Se sua mão direita for a mão da luva, tente se posicionar de modo que a bola se mova ligeiramente em direção ao seu lado direito. Se sua mão esquerda for a mão da luva, posicione-se de modo que possa pegá-la desse lado.
    • No entanto, você ainda deve estar bem alinhado com a bola. Tente não se colocar na posição de ter de mergulhar ou esticar o braço para pegá-la.
    • Se a bola estiver viajando muito rápido, você nem sempre terá tempo para ficar na posição ideal de campo. Talvez você precise mergulhar, esticar o braço ou usar o backhand para pegar a bola.

Colocando a bola no chão

  1. etapa 1 dobre os joelhos e abaixe as costas até o chão.
    Dobre os joelhos e abaixe as costas até o chão. Quando a bola estiver alta, é hora de se abaixar. Se não o fizer, terá uma grande chance de que ela voe entre suas pernas - o erro mais embaraçoso de um jogador de campo. Agache-se de forma que possa se mover rapidamente se precisar pegar a bola em um quique curto.
  2. etapa 2 estenda a luva à sua frente.
    Estenda a luva à sua frente. É aqui que a coordenação mão-olho entra em jogo. Estenda a luva em direção à bola, mantendo o cotovelo ligeiramente flexionado. Posicione a luva de modo que a bola role ou pule diretamente para ela.
    • Um erro comum que os jogadores de campo cometem é não manter a luva luva abaixada. É mais fácil levantar a luva do que abaixá-la rapidamente, portanto, manter a luva em uma posição baixa proporciona melhor cobertura.
  3. etapa 3 mantenha a outra mão por perto.
    Mantenha sua outra mão por perto. Certifique-se de que ela não esteja no caminho da bola, mas deve estar perto o suficiente para que você possa usá-la facilmente, se necessário. Duas mãos são melhores do que uma, portanto, sua outra mão deve estar pronta para agarrar a bola quando ela encontrar sua luva.
  4. etapa 4 observe a bola em sua luva.
    Observe a bola em sua luva. A regra número um do beisebol, manter os olhos na bola, aplica-se tanto ao campo quanto à rebatida. Certifique-se de observar a bola até que ela esteja seguramente aninhada em sua luva e esteja pronto para se mover se ela fizer algo inesperado.
  5. etapa 5 prenda-a com sua outra mão.
    Prenda-a com a outra mão. Quando a bola estiver em sua luva, feche bem a luva e imediatamente prenda a bola com a mão oposta. Isso o coloca na posição perfeita para lançar a bola para onde ela precisa ir o mais rápido possível.

Transferência e arremesso da bola

  1. etapa 1 transfira a bola para sua mão de arremesso.
    Transfira a bola para sua mão de arremesso. Quando a bola estiver segura, transfira-a imediatamente para sua mão de arremesso. Se você usou a mão de arremesso para prender a bola, basta segurar a bola com a empunhadura direita para arremessá-la rapidamente. Se você pegou a bola com a luva esticada para um lado ou se a pegou com as costas, leve a luva até a mão de arremesso e pegue a bola.
    • Pratique uma boa pegada na bola. Sem olhar, pratique agarrar rapidamente a bola pelas costuras. Desenvolver esse reflexo significa que seu arremesso provavelmente estará no alvo e será fácil de pegar.
    • A transferência da bola deve ser feita de forma deliberada e rápida. Ainda há espaço para tropeçar depois de ter conseguido pegar a bola com sucesso, portanto, a transferência precisa ser praticada com a mesma intensidade. Trabalhe em sua transferência de bola. Pratique a transferência da bola da luva para a mão de arremesso. No banco de reservas, quando não houver nada para fazer, ou sempre que tiver uma bola à mão, pratique.
  2. etapa 2 levante-se e movimente-se para ajustar o pé.
    Levante-se e movimente-se para ajustar seu pé. Agora é hora de se posicionar rapidamente para arremessar a bola. Levante-se e dê um passo à frente com o pé de arremesso, depois com o pé que não está arremessando e, em seguida, novamente com o pé de arremesso ao lançar a bola. A execução rápida dessas etapas resulta em uma sequência rápida que parece um pulo. Isso permite que você coloque seu corpo na posição correta para fazer um arremesso eficaz.
  3. etapa 3 lance a bola em um movimento fluido.
    Arremesse a bola em um movimento fluido. Depois da agitação de pegar a bola no campo, certifique-se de manter a concentração suficiente para fazer um bom arremesso. Um arremesso sem controle anulará completamente seus bons esforços de campo. Faça um arremesso de linha sólida para o jogador de campo apropriado para fazer uma boa jogada.
    • Você também pode praticar o arremesso de uma posição agachada, para os momentos em que não tiver tempo suficiente para se levantar e fazer um arremesso adequado.
    • Em outros casos, talvez seja necessário jogar a bola para outro jogador de campo.

Perguntas e respostas de especialistas

Vídeos

Dicas

  • Pratique exaustivamente. Comece com bolas lentamente batidas ou roladas para que você possa melhorar seu trabalho de pés e desenvolver ritmo e tempo. Depois, aumente gradualmente o ritmo. Em cada treino, trabalhe com todos os tipos de rebatidas que você poderia receber e sempre se certifique de transferir e arremessar a bola para que isso se torne algo natural.
  • Tente fazer alguns desses exercícios com as mãos nuas.
  • Para trabalhar com saltos curtos, peça a alguém que fique na sua frente e jogue a bola para você em uma calçada lisa.

Avisos

  • Sempre faça alongamento e aquecimento antes de praticar.
  • Mantenha suas luva em boas condições. Verifique os cadarços e aperte-os se estiverem frouxos - uma bola forte pode ficar presa neles ou até mesmo atravessá-los. Verifique se o bolso está bem formado - um bolso frouxo pode se abrir em uma bola forte. A palma da luva deve ser o mais plana e lisa possível, portanto, elimine quaisquer saliências, pois isso ajudará a evitar que a bola quique para fora.