Como explorar estruturas abandonadas
Autor do artigo:Gabriel SilvaUma estrutura abandonada é qualquer objeto feito pelo homem que já não está a ser utilizado. As estruturas que se podem enquadrar nesta definição incluem edifícios, pontes, bunkers, túneis, drenos, minas, torres de água, caminhos-de-ferro, quintas, poços ou casas. Aqui estão alguns passos fáceis para reconhecer, entrar e sair quando estiver a explorar estruturas abandonadas.
Passos
Evite infringir as leis locais. A invasão de propriedade é ilegal em muitos países e jurisdições. As leis de propriedade privada variam de um lugar para outro, e não se deve assumir que uma ação legal numa área é legal noutra. Em muitas estruturas maiores, os zeladores darão permissão para ver as instalações que preservam. Se houver sinais que digam 'Proibida a entrada', não entre a menos que tenha autorização.
Tenha consciência das suas acções. Sem falar com um zelador ou proprietário, pode ser visto como um invasor, vândalo, incendiário ou alguém à procura de salvados. Deixe claras as suas intenções para evitar acusações infundadas. Evite trazer coisas desnecessárias, como ferramentas, para evitar problemas.
Encontrar um local para explorar. Na maior parte dos casos, as estruturas que pretende explorar despertaram o seu interesse durante outras actividades, e não através de uma prospeção intencional. No entanto, as estruturas não mencionadas mostram a sua negligência e podem ser encontradas simplesmente viajando pela sua cidade. Também pode encontrar localizações de estruturas através de pessoas com interesses semelhantes em fóruns na Internet.
Percorra o perímetro. Quais são as possíveis entradas (ou saídas, se houver necessidade de escapar)? Janelas, portas destrancadas, portas que podem ser abertas à força (ter em atenção as leis), telhados, túneis e buracos são todos pontos de entrada possíveis em edifícios abandonados.
Decida quando fazer uma entrada. Por vezes, é melhor entrar durante o dia para efeitos de iluminação, mas a noite é geralmente melhor porque é menos provável que seja visto. Traga uma lanterna e um amigo consigo!
Encontre a forma mais fácil de entrar. Tem de saltar uma vedação de arame farpado ou pode espremer-se por uma abertura? Em muitos casos, vai descobrir que infiltrar-se numa estrutura é muito mais fácil do que parece. Arame farpado, paredes altas e portas trancadas são bons dissuasores, mas em muitos casos, há uma parte da estrutura que é muito mais vulnerável.
Explore! Tire fotografias; veja mobiliário antigo, papéis, maquinaria ou qualquer coisa que lhe chame a atenção.
Deixe a estrutura da mesma forma que a encontrou. Não quer estragar a experiência a futuros exploradores. Também não quer apresentar queixa na polícia se alguma coisa for destruída ou roubada.
Perguntas e respostas da comunidade
- PerguntaO que devo fazer se houver um ocupante na estrutura que estou a explorar?Se o ocupante não o estiver a incomodar, ignore-o e não o incomode. Se o ocupante parecer ameaçador ou tentar atacá-lo, abandone a área imediatamente.
- QuestãoSe o edifício tiver uma vedação para a porta mas não tiver qualquer outra vedação, posso entrar nele?Se puder entrar em segurança no local e este não for propriedade privada, pode entrar pela porta vedada.
- QuestãoO que devo vestir enquanto estou a explorar?Use roupa que não se importe de sujar e sapatos grossos para o caso de haver vidros ou outros detritos no chão. Calças de ganga, ténis ou botas e, eventualmente, um casaco ou blusão leve devem servir.
Dicas
- A sua exploração não tem de se limitar a áreas urbanas; também é possível e divertido descobrir estruturas rurais, como celeiros e silos antigos, bem como estruturas históricas ou especializadas, como catacumbas e esgotos. Atenção que as catacumbas podem ser EXTREMAMENTE perigosas, pois é fácil perder-se (foram construídas assim!), por isso certifica-te de que sabes sempre como encontrar a saída. Se não souberes o que estás a fazer, não entres!
- Quando explorar, não tenha pressa, seja observador e pense na segurança. Preste atenção ao que está à sua volta, em cima e em baixo. Caminhe com cuidado. Pisar num prego enferrujado pode ser o menor dos seus problemas quando explora estruturas abandonadas (pode cair por um ou dois pisos).
- Use roupas escuras para ter menos hipóteses de ser visto. Roupas que não façam muito barulho também são preferíveis.
Avisos
- Se tiver de se 'espremer' num sítio, pense se conseguirá espremer-se mais tarde.
- Como já foi dito, não explore catacumbas a menos que tenha certeza de que não haverá problemas.
- Se um edifício ou área abandonada tiver um sinal que indique 'NO TRESPASSING', é ilegal entrar sem a devida autorização.
- Não feches nenhuma porta a não ser que tenhas outra saída!!!
- Cuidado com os locais fechados que podem conter pouco ou nenhum oxigénio. Os canos, os poços no solo e os silos agrícolas são espaços fechados que podem acumular gases perigosos.
- CUIDADO! Explorar quaisquer estruturas pode ser muito divertido, mas também pode ser muito perigoso!
- Tenha cuidado ao explorar locais abandonados, pois pode ser preso por invasão de propriedade ou outras acusações relacionadas.
- Tomar um duche e mudar de roupa logo após uma exploração prolongada é uma boa ideia, a fim de remover quaisquer substâncias irritantes ou nocivas que possa ter encontrado acidentalmente.
- Se a estrutura tiver sido abandonada pelo proprietário original, pode haver novos residentes (ocupantes!). Se encontrar mais alguém dentro do edifício, informe-o de que está lá e diga-lhe que está apenas a explorar. Alguns ocupantes podem ser muito perigosos, por isso tente evitar confrontos físicos e saia imediatamente se achar que corre o risco de ser agredido.
- O amianto foi um material de construção de eleição desde os anos 1930 até ao final dos anos 1970. As suas partículas de tamanho nanométrico são transportadas pelo ar à mais pequena perturbação ou corrente de ar. Está provado que, quando inalado, provoca asbestose (cicatrização dos pulmões), cancro do pulmão e mesotelioma (cancro do revestimento do tórax), que pode causar uma morte dolorosa. Se não usar uma máscara de gás, vale a pena ler e estudar previamente as diferentes formas de amianto. Assim, poderá identificar o amianto e evitar uma possível morte prematura.
- As aranhas adoram edifícios antigos e muitas são venenosas. A viúva negra, a reclusa castanha e outras aranhas podem causar ferimentos graves. Use luvas finas de couro para se proteger.
- Os edifícios antigos podem conter outros perigos, como substâncias venenosas ou amianto. Por vezes, existe um sinal de aviso, mas nem sempre! Tenha cuidado para não perturbar o isolamento, o teto ou os ladrilhos do chão, a fim de evitar as perigosas fibras de amianto transportadas pelo ar.
- Tenha em atenção que forçar a entrada numa estrutura é um crime adicional ao de invasão de propriedade.
- Se tiver de entrar num edifício com um aviso afixado de que não é seguro ou está condenado, teste cada degrau antes de colocar o seu peso no chão, pois as tábuas do chão podem ceder. Cuidado com a pintura e o isolamento à base de chumbo.
- A maioria dos exploradores esquece-se de verificar se a eletricidade ainda está a funcionar numa estrutura como um centro comercial. Se estiver (ou se uma pequena parte ainda estiver a funcionar com energia do gerador), tenha muito cuidado com as câmaras de segurança e/ou sistemas de alarme. Alguns sistemas de alarme são accionados pela abertura de portas, placas de pressão, frequências electromagnéticas, ultravioletas, etc. e podem demorar entre um milissegundo e 90 segundos a soar e a alertar as autoridades ou, se for um alarme silencioso, terá uma surpresa.
- Lembre-se que isto é ilegal em quase todo o lado! Cuidado!
- Não te esqueças, isto pode ser muito perigoso!
- Tenha em atenção que os ambientes estagnados conduzem frequentemente a uma maior concentração de doenças, insectos e agentes patogénicos. As provas de ambientes insalubres incluem bolor, excrementos de animais e aves, materiais de construção saturados e animais mortos. Áreas de estagnação extrema, como minas, poços e drenos, podem representar perigos de gás indetectáveis.
- Os edifícios condenados ou abandonados, encerrados ou vedados, estão assim porque são perigosos. Se quiser empreender esta atividade, certifique-se de que não se importa com o facto de que, se algo correr mal, estará a colocar em risco os seus socorristas, ou seja, a polícia, os bombeiros e o pessoal dos serviços de emergência médica, quando estes vierem em seu auxílio. Não só pode ficar ferido e ser acusado de um crime, como também pode fazer com que outros se magoem e ser obrigado a reembolsar os organismos pelas despesas incorridas com o seu auxílio. Divirta-se se achar que o risco vale a pena.
- Se for confrontado por um vizinho, um segurança ou um agente da polícia, não fuja. Isso só vai agravar os problemas em que possa estar metido. Explique porque é que está ali e o que tem estado a fazer.
- Tenha cuidado se a estrutura apresentar sinais de vandalismo, entrada forçada, pilhagem ou outros actos criminosos destrutivos. A exploração urbana não é uma atividade destrutiva, mas pode ser facilmente responsabilizado pelos danos causados a um edifício. Pense no que aconteceria se o acusassem de qualquer graffiti, roubo ou dano de propriedade que o edifício tenha sofrido nos últimos meses.
- Conheça as leis locais sobre invasão de propriedade e esteja preparado para aceitar as possíveis consequências. Além disso, tenha em atenção as circunstâncias atenuantes: levar algumas ferramentas para o caso de precisar delas pode parecer uma boa ideia, mas se for apanhado, terá mais problemas! Além disso, nalgumas zonas, o crime é mais grave se for apanhado à noite.
Coisas de que vai precisar
- Um par de calças compridas
- Uma camisola de mangas compridas
- Um par de luvas: de preferência de couro fino
- Calçado resistente - o melhor é o calçado impermeável
- Uma lanterna (filtro vermelho opcional)
- Uma lanterna de reserva
- Uma máquina fotográfica (recomendada - se for apanhado, ajudará a ter provas físicas de que esteve lá a fazer algo mais do que roubar ou vandalizar)
- Pilhas sobresselentes
- Um mapa da zona (se disponível)
- Máscara de gás/óculos de proteção e máscara respiratória para proteção dos olhos e dos pulmões (nem todas as máscaras respiratórias estão certificadas para o proteger do amianto. Certifique-se de que sabe qual o tipo que está a comprar)
- Um amigo de confiança para apoio (situações perigosas)
- Não traga ferramentas como chaves de fendas, chaves inglesas, corta-fios, etc. - Se for apanhado, estas ferramentas serão suficientes para o meter em sarilhos por tentativa de roubo.
- Um telemóvel para o caso de se magoar.