Melhores exercícios de ioga facial para a boca, a mandíbula, os olhos, a testa e o pescoço

Autor do artigo:Gabriel Silva

Sente que sua pele está um pouco flácida ou enrugada, mas não quer procurar opções cirúrgicas? A prática de exercícios faciais, ou ioga facial, ajuda a fortalecer os músculos do rosto, o que pode deixar sua pele com aparência mais jovem e fresca. Neste artigo, vamos orientá-lo a trabalhar todos os músculos do rosto, inclusive a boca, a mandíbula e a testa. Também apresentaremos alguns exercícios para a área do pescoço e da papada. Lembre-se de que os especialistas recomendam fazer exercícios faciais de 6 a 7 vezes por semana para obter melhores resultados.

O que você deve saber

  • Trabalhe a boca e a mandíbula sorrindo amplamente ou empurrando os cantos do sorriso para cima com os dedos.
  • Suavize as linhas e rugas da testa puxando-a e levantando as sobrancelhas.
  • Trabalhe a área do pescoço e da papada inclinando a cabeça para cima e movimentando a boca e a língua.
  • Faça exercícios faciais de 6 a 7 vezes por semana para obter melhores resultados.

Etapas

Exercícios para a testa e os olhos

  1. Puxe a testa com o dedo indicador para suavizar as linhas. Coloque os dedos indicadores logo acima de cada um dos olhos e, em seguida, puxe os olhos para baixo, tentando levantar as sobrancelhas. Repita 10 vezes para ajudar a firmar a testa.
    • Esse exercício ajuda a suavizar rugas e linhas finas.
    • Você também pode empurrar as sobrancelhas para cima com a palma das mãos.
  2. Faça levantamentos de sobrancelhas para fortalecer a testa. Use dois dedos em um sinal de paz e coloque as unhas sobre cada sobrancelha. Empurre suavemente a pele para baixo com os dedos e, em seguida, empurre as sobrancelhas para cima e para baixo. Repita o movimento para cima e para baixo com suas sobrancelhas 10 vezes.
    • Faça 3 séries de 10, descanse um pouco e, em seguida, faça mais 3 séries de 10.
  3. Alongue as pálpebras para suavizar linhas e rugas. Sente-se e feche os olhos. Com as pálpebras relaxadas, use os dedos indicadores para levantar as sobrancelhas. Enquanto estiver levantando, mantenha os olhos fechados para esticar as pálpebras o máximo possível. Mantenha essa posição por 10 segundos, depois relaxe e repita 10 vezes.
    • As pálpebras são músculos fáceis de trabalhar e não precisam de muita resistência. Usar os dedos pode ajudá-lo a esticá-las, removendo as rugas e deixando as pálpebras mais fortes.
  4. Aperte os olhos para evitar os pés de galinha. Puxe os lábios para baixo para que os músculos faciais se contraiam e, em seguida, puxe os lábios para um lado. Feche um olho por um segundo e repita 10 vezes, mantendo os lábios para o lado. Em seguida, faça o mesmo com o outro olho. Faça 3 séries de 10 para cada olho, descanse um pouco e depois faça mais 3 séries de 10.
    • Como usa muitos músculos diferentes, esse exercício pode ajudar a alongar todo o rosto, não apenas os olhos.
  5. Alongue o rosto enquanto segura os olhos para desenvolver os músculos. Faça um 'C' ao redor dos olhos usando os polegares e os indicadores. Certifique-se de que o dedo indicador esteja sobre a sobrancelha e o polegar contra a bochecha. Feche os olhos e aperte lentamente as pálpebras. Relaxe a tensão sem abrir os olhos. Repita o movimento de apertar e relaxar as pálpebras 25 vezes.
    • Isso ajudará a desenvolver os músculos ao redor das pálpebras para que você tenha olhos com aparência mais desperta.

Exercícios para a boca e a mandíbula

  1. Levante as bochechas com os dedos, sorria o máximo que puder, abra ligeiramente a boca e dilate as narinas. Enrugue o nariz o máximo possível e, em seguida, puxe lentamente o lábio superior o mais alto que puder e mantenha-o assim por 10 segundos. Deixe a boca ligeiramente aberta e coloque um dedo sob o olho, na maçã do rosto. Curve o lábio superior lentamente para cima, mantendo a pressão dos dedos no rosto. Mantenha por 10 segundos e, em seguida, retorne lentamente à posição original.
    • Esse exercício trabalha os músculos ao redor do lábio superior para ajudar a evitar a flacidez e manter um contorno labial forte. Fazê-lo corretamente o ajudará a ter um sorriso mais forte que mostre mais os dentes superiores.
  2. Dê mais cor aos seus lábios com um exercício labial. Abra ligeiramente a boca, certificando-se de que os lábios superior e inferior estejam relaxados. Traga o lábio inferior para frente até que ele faça contato com o lábio superior. Traga os lábios superior e inferior para dentro da boca. Exerça pressão e depois relaxe.
    • Esse é um exercício simples que ajudará a aumentar o fluxo sanguíneo em seus lábios e fará com que eles pareçam maiores. Ele também dará às partes mais carnudas uma cor mais saudável, mais viva e mais natural.
  3. Fortaleça sua mandíbula com um exercício para o maxilar. Mantenha a boca ligeiramente fechada e separe os dentes o máximo que puder sem abrir os lábios. Traga sua mandíbula, ou maxilar inferior, para frente lentamente. Vá o mais longe que puder, esticando o lábio inferior para cima, e segure por 5 segundos. Lentamente, retorne a mandíbula, os lábios e os dentes à posição original.
    • Um exercício como esse ajudará a evitar o queixo duplo e os sulcos de envelhecimento na parte inferior do rosto.
  4. Focalize seus lábios com uma boca OO-EE. Abra a boca e feche os lábios de modo que os dentes fiquem separados e não aparecendo. Diga 'OO', usando um movimento exagerado para contrair os lábios. Mude o som para 'EE', novamente usando um movimento exagerado para esticar os lábios no formato adequado. Faça 10 repetições entre 'OO' e 'EE' e, em seguida, repita por 3 séries.
    • Você também pode substituir 'EE' por 'AH' para fazer um exercício um pouco diferente.
    • Mover a boca para alguns sons básicos pode ajudá-lo a trabalhar os lábios e os músculos entre o lábio superior e o nariz.
  5. Chupe o dedo para firmar os lábios. Coloque seu dedo na boca e chupe-o com a maior força possível. Enquanto faz isso, retire lentamente o dedo da boca, mantendo os lábios na mesma posição. Repita 10 vezes.

Exercícios para o pescoço

  1. Incline a cabeça para trás e pronuncie a palavra 'yum'. Fique em pé e incline a cabeça para trás para olhar para o teto. Coloque uma mão diretamente sob o queixo e fale a palavra 'yum' silenciosamente. Faça isso por 30 segundos e, em seguida, abaixe lentamente a cabeça.
    • Falar a palavra 'yum' trabalha a mandíbula e a parte superior do pescoço. Isso ajuda a enrijecer os músculos diretamente abaixo da mandíbula para evitar flacidez e rugas, especialmente na papada.
  2. Incline a cabeça de um lado para o outro. Alongue e fortaleça a lateral do pescoço com este exercício. Comece com a cabeça voltada para frente e, em seguida, gire lentamente a cabeça para um lado, sentindo o alongamento no pescoço. Mantenha a posição por 60 segundos e depois vire para o outro lado.
    • Use a mão para sentir a lateral do pescoço. Na posição correta, você sentirá a tensão dos músculos do pescoço sendo esticada durante esse exercício.
  3. Coloque a mão sob o queixo e abra e feche a boca. Com a cabeça voltada para frente, feche o punho da mão e deslize-a diretamente sob o queixo. Abra totalmente a boca, empurrando o punho para baixo, e depois feche a boca. Repita isso por 30 segundos.
    • A força do punho ajuda a liberar a tensão sob o queixo.
    • Esse exercício também ajuda a enrijecer a pele sob o pescoço para evitar a flacidez da papada e o queixo duplo.
  4. Etapa 4 Incline a cabeça e toque a língua na parte superior da boca.
    Incline a cabeça e toque a língua na parte superior da boca. Incline a cabeça ligeiramente para trás de modo que seus olhos fiquem apontados para o teto. Com a boca fechada, levante a língua até o céu da boca e, em seguida, abaixe-a lentamente. Repita esse exercício 10 vezes.
    • Esse exercício envolve a área logo abaixo de sua mandíbula.

Perguntas e respostas de especialistas

Vídeos

Dicas

  • Os especialistas recomendam fazer exercícios faciais de 6 a 7 vezes por semana para ver os resultados.
  • Normalmente, leva de 3 a 4 semanas para ver os resultados dos exercícios faciais.