Como executar os chutes principais no taekwondo

Autor do artigo:Gabriel Silva

Em coreano, 'tae' significa 'chutar' ou 'esmagar com os pés'. Não é de se surpreender, portanto, que se você quiser se tornar um mestre do Taekwondo, precisará dominar seus chutes. Há cinco chutes básicos no Taekwondo: o chute frontal, o chute lateral, o chute em gancho, o chute nas costas e o chute circular. Se você conseguir executar esses cinco chutes, terá uma ótima base para explorar outros chutes avançados. Embora a escolha do chute dependa de onde está o alvo, cada chute no Taekwondo exige um grau de precisão e fluidez de movimento que só é alcançado com a prática constante e a atenção a todo o corpo.

Passos

Execução do chute frontal

  1. 1Posicione seu corpo adequadamente para executar um chute frontal (Ap-Chagi). O alvo de um chute frontal está - não surpreendentemente - à sua frente. O alvo deve estar a um 'comprimento de perna' de distância do seu corpo para que o chute seja eficaz. Em alguns casos, você pode pular um pouco para frente ou para trás para garantir que o chute caia. Se esse for o caso, você também deve se certificar de que tem espaço suficiente ao seu redor para concluir o chute frontal.
  2. 2Levante o joelho em direção ao alvo. A perna escolhida para executar o chute dependerá de uma série de fatores. Se o lado fraco do oponente for o esquerdo, você deverá chutar com a perna esquerda. Se estiver executando vários chutes seguidos, talvez queira variar a perna usada para manter seu parceiro de treino desprevenido. De qualquer forma, certifique-se de que a coxa esteja apontada diretamente para o alvo a fim de alinhar o chute.
  3. 3Girar o pé em pé. Um dos segredos para um chute frontal forte é estabelecer uma base forte. Se não girar o pé em pé, você tombará ou balançará de um lado para o outro, tornando o ataque menos preciso. Gire o pé para compensar isso.
  4. 4Use os quadris. O chute frontal do taekwondo depende tanto do impulso dos quadris quanto da força da perna. Ao girar o pé em pé, certifique-se de que também esteja empurrando para frente com o lado do quadril que se alinha com a perna que está chutando. Por exemplo, se estiver executando um chute frontal com o pé direito, ao ajustar o pé esquerdo, empurre o lado direito da pélvis para frente. Esse impulso adicional será transportado por toda a perna, tornando o chute muito mais poderoso.
  5. 5Estenda a perna. Agora que você estabeleceu uma ótima base, é hora de fazer contato. Estenda a perna para fora. Faça contato com o alvo. Os chutes frontais podem ser usados para alvos na parte inferior, no núcleo e na parte superior do corpo. Isso significa que você precisará ter flexibilidade para chutar mais alto no ar.
  6. 6Bata no alvo com a bola do pé. Isso é fundamental. Como a bola ou o calcanhar do pé é a parte mais dura do pé, é nela que você deve fazer contato. Se você chutar com os dedos dos pés, provavelmente os quebrará.

Execução de um chute lateral

  1. 1Posicione-se adequadamente para executar o chute lateral (Yop Chagi). Como o nome indica, você precisa estar posicionado de forma que o alvo esteja ao seu lado. O chute lateral não é apropriado se o alvo estiver em outro lugar. Antes de executar esse chute, coloque seu corpo na posição correta.
  2. 2Pouse o pé em pé. Se você traçar uma linha imaginária do oponente até você, seu pé deve correr perpendicularmente. A chave para esse chute é uma base sólida. Você deve ser capaz de equilibrar seu corpo ao executar o Yop Chagi. A maioria dos mestres de Taekwondo gira o pé nessa posição enquanto chutam. Isso permite que você execute o chute rapidamente.
  3. 3Levante o joelho do pé que está chutando primeiro. Dobre o joelho de modo que ele se levante em direção ao tronco. Esse movimento lhe dá a capacidade de estender a perna mais longe e mais rapidamente. Isso adicionará a força necessária ao seu chute.
  4. 4Dê um chute esticando o pé em direção ao alvo. Ao estender a perna para fora, os quadris também devem se abrir, o que dará mais impulso ao chute.
  5. 5Atingir o alvo com o calcanhar e a borda externa do pé. Ao contrário do chute frontal, no chute lateral, você usa mais do pé. Assim como no chute frontal, evite fazer contato com os dedos dos pés para evitar lesões.

Execução do chute de gancho

  1. 1Posicione-se adequadamente para executar o chute de gancho (Huryeo). Esse chute começa exatamente como o chute lateral. Certifique-se de que seu alvo esteja ao lado do corpo. É importante ter uma posição fixa como alvo para esse chute, embora ele use um movimento mais circular do que o chute lateral.
  2. 2Levante o joelho do pé que está chutando, dobrando-o à frente. Isso é igual ao chute lateral. Ao trazer o joelho para cima e em direção ao tronco, você estará dando mais força ao chute. Isso é o mesmo que um chute lateral.
  3. 3Estenda a perna enquanto a move para frente. Certifique-se de manter o equilíbrio nessa fase ou você cairá e o chute falhará. Enquanto o chute lateral se estende diretamente para o alvo nesse ponto, o chute de gancho se move para frente (na direção dos dedos dos pés). Você precisa fazer isso para puxar para trás na próxima etapa, fazendo assim o movimento de gancho.
  4. 4Traga o pé para trás. Complete o movimento de gancho. Esse é um ótimo momento para reavaliar seu alvo. Se o oponente se moveu desde que você iniciou o chute, agora você pode abaixar, levantar ou mudar o chute.
  5. 5Dê um chute com o calcanhar ou a sola do pé. Dependendo da posição do seu oponente durante essa fase, você deve chutar com uma parte segura do pé. O calcanhar é o melhor, mas a sola do pé também funciona. Não chute com os dedos ou com a parte superior do pé.

Execução do chute de costas

  1. 1Posicione-se adequadamente para executar o chute de costas (Dwi ou Dwi chagi). Para ficar na posição correta, você precisará ficar de costas para o oponente. Se o seu parceiro de treino estiver atrás de você, esse é o movimento ideal ou, se você quiser surpreendê-lo, pode ficar de costas para ele. Você não quer que seu alvo esteja diretamente atrás de suas costas. Para esse chute, você precisará estender a perna ao máximo. Portanto, certifique-se de que você pode fazer isso com as duas pernas.
  2. 2Leve o joelho até o peito. Como em todos os chutes, isso lhe dará mais espaço para estender a perna, aumentando assim o impulso do chute. Isso deve ser feito rapidamente para não alertar o alvo sobre suas intenções.
  3. 3Estenda a perna para trás. Leve o calcanhar à frente do alvo. Os chutes para trás não funcionam com alvos mais altos no ar. Nossos corpos simplesmente não se dobram dessa forma, portanto, estenda a perna até a parte central ou inferior do oponente.
  4. 4Use os dedos dos pés para se equilibrar. Se feito corretamente, seu peso se deslocará naturalmente para os dedos dos pés. Nesse caso, certifique-se de estar preparado para isso. Você não quer cair.
  5. 5Bata com o calcanhar do pé. Essa será a primeira parte do pé a fazer contato de qualquer forma, já que você está chutando para trás. Como sempre, evite atingir o alvo com qualquer outra parte do pé.

Como obter o chute circular perfeito

  1. 1Posicione-se para o chute roundhouse (Dollyo Chagi). Esse é um dos chutes fundamentais que é extremamente eficaz. Às vezes é chamado de chute giratório ou chute angular. Certifique-se de que seu alvo esteja alinhado com a lateral do seu corpo.
  2. 2Gire sobre a planta do pé. A maioria dos instrutores lhe dirá para girar o pé em pé para dentro, em direção ao centro, ao iniciar o chute round house. A força do chute roundhouse vem do movimento de rotação. Isso ocorre na planta do pé. É preciso muito equilíbrio. Pratique esse giro várias vezes antes de tentar seu primeiro chute round house.
  3. 3Dobre o joelho do pé que está chutando enquanto começa a girar. Esse movimento será muito rápido e dará ao seu chute um pouco mais de força. Assim que puxar a perna para dentro, você a soltará.
  4. 4Estenda a perna em linha reta. O ângulo em que você estenderá a perna será determinado pela altura do alvo. Isso será feito no meio do giro.
  5. 5Faça contato com o peito do pé ou com a bola do pé. Certifique-se de não fazer contato com os dedos dos pés. Se fizer isso, você se machucará mais do que o adversário.
    • Não use o calcanhar para fazer contato.

Perguntas e respostas da comunidade

  • PerguntaSempre se deve atingir o oponente com o calcanhar? Não, a parte de trás de seus pés também pode causar danos rápidos. No entanto, os calcanhares causarão mais danos.
  • PerguntaComo faço para executar os chutes corretamente? É preciso usar os quadris para 'controlar' as pernas. Ajuste sua posição, se necessário, e coloque peso no pé que está em pé.
  • PerguntaComo chutar mais alto? Exercite suas pernas regularmente, os agachamentos são perfeitos. O corpo humano não foi projetado para que nossas pernas se estendam tão alto, portanto, é necessário ter força para lutar contra a gravidade e manter o impulso suficiente para ferir seu oponente. Os alongamentos são importantes, é claro, para evitar lesões.

Dicas

  • Entenda as zonas-alvo básicas para os chutes de Taekwondo ('chagi' - a palavra para chute). Há três alvos básicos. Os 'chutes no rosto' referem-se às áreas mais próximas do rosto da pessoa. O termo também é usado para qualquer chute acima do tronco ou do tronco. Um 'chute no tronco' refere-se ao plexo solar e às regiões dos flancos. Um 'chute baixo' refere-se à parte inferior do abdômen.
  • Sempre tente praticar devagar no início e trabalhe para chutes mais rápidos. Gire o quadril o mais rápido que puder e estenda o chute com o mesmo torque para aumentar a força do chute.

Vídeo

O que você precisará

  • Roupas adequadas e confortáveis
  • Espaço para praticar
  • Oponente (tente conseguir alguém experiente para ajudá-lo)