Como escapar se alguém agarrar seu cabelo

Autor do artigo:Gabriel Silva

Quando um agressor agarra seu cabelo, de repente ele tem controle quase total sobre seu corpo. O cabelo comprido pode ser usado como alavanca, e a força do cabelo em forma de cacho significa que um agressor pode puxá-lo para todos os lados se você não estiver pronto para arrancá-lo. Felizmente, no entanto, há várias maneiras de tirá-los de você.

Etapas

Remoção de agressores que estejam agarrando o topo de sua cabeça

  1. Agarre o pulso que está segurando seu cabelo com as duas mãos. Esse é o primeiro passo essencial, pois impede que alguém assuma o controle total do seu corpo. Se alguém tiver um grande punhado de seu cabelo, você praticamente terá de ir para onde ele o puxar, pois ele tem muita força.
    • Você deve permitir que a pessoa mova levemente sua cabeça, mas não seu cabelo.
  2. Segure o pulso próximo à cabeça para limitar o controle do agressor sobre você. As duas mãos devem agarrar cada lado do pulso com os polegares abaixo e os dedos se encontrando, mas não entrelaçados, acima. Elimine algumas das vantagens agarrando o pulso do agressor e mantendo-o próximo à sua cabeça, limitando o controle dele sobre você.
    • Dê um passo à frente, na direção do puxão, para usar a energia do agressor contra ele.
  3. Deslize uma mão para cima e segure o dedo mindinho. Esse é o dedo mais fraco e a maneira mais fácil de entrar e arrancar o controle. Felizmente, você não precisa ser tão forte, pois um dedo mindinho quebrado provavelmente fará com que ele o solte.
    • Não tente arrancar todos os dedos de uma vez. O mindinho é pequeno e fraco - não é páreo para a força de seu braço inteiro.
  4. Puxe rapidamente o dedo mindinho de volta em direção ao pulso do agressor. Use o peso de seu corpo e a outra mão para ajudar a obter mais força. Você deve empurrar o pulso do agressor com uma mão, puxar o mindinho para trás com a outra e, ao mesmo tempo, afastar-se para remover a mão dele do seu cabelo.

Remoção de agressores que agarram a lateral de sua cabeça

  1. Segure o pulso que está segurando seu cabelo com uma das mãos. Novamente, isso impede que alguém controle completamente seu corpo e seus movimentos. Coloque os pés em equilíbrio e use essa mão para resistir ao movimento do agressor. Mesmo que a pessoa seja mais forte do que você e possa puxá-lo, esse é apenas o primeiro movimento para forçá-la a perder o equilíbrio.
  2. Levante a outra mão e deslize os dedos ao redor do dedo mindinho do agressor, usando o cabelo para passar por baixo da mão dele. Agarre o dedo mínimo dele com o máximo de dedos que puder. Quanto mais alavancagem você conseguir obter nesse dedo, melhor.
  3. Deslize o dedo mindinho de volta para o dorso da mão do agressor. Quanto mais rápido você fizer esse movimento, melhor. A dor e o choque abrirão a mão do agressor, permitindo que você se solte.
    • Se ele não soltar, continue dobrando até que o dedo se quebre.
    • Mantenha o cotovelo levantado na frente do rosto para se proteger do braço livre do agressor, que ainda pode atingi-lo.
  4. Deslize para longe do braço livre do atacante ao dobrar os dedos para trás. Se você estiver usando as duas mãos para cortar o grampo de cabelo dele, ele ainda terá um braço para atacar. Para evitar isso, role para a flexão do dedo mindinho. Ao acompanhar o movimento dele (a maneira como ele está puxando o seu cabelo), você evita danos e o força a balançar ou girar o corpo antes que ele possa atingi-lo com o braço distante. Mesmo que ele consiga desferir pequenos golpes, ele não terá força para fazer muita coisa nos poucos segundos antes de você quebrar o dedo mindinho dele.
    • Rolar o corpo ao longo do braço do agressor também o coloca na sua frente, permitindo que você se afaste assim que conseguir soltar a mão dele.
  5. Dê um passo para trás imediatamente para criar espaço e escapar. Você deve avançar para o contra-ataque e, em seguida, afastar-se imediatamente assim que as mãos do agressor saírem de seu cabelo. Use os poucos segundos de tempo para fugir imediatamente.

Contra-ataque (outras técnicas)

  1. Etapa 1 Sempre agarre os pulsos ou a mão que está em seu cabelo para limitar o controle.
    Sempre agarre os pulsos ou a mão que está em seu cabelo para limitar o controle. Agarrar o pulso é sempre a primeira resposta quando alguém agarra seu cabelo. Controle o pulso da pessoa e segure-o próximo à sua cabeça para evitar danos e perda de controle corporal.
  2. Etapa 2 Golpeie logo acima da articulação do cotovelo com um punho ou golpe de karatê ao puxá-lo para perto de você.
    Golpeie logo acima da articulação do cotovelo com um punho ou golpe de karatê enquanto o puxa para perto. Sua mão agarra a mão dele, puxando-o para mais perto para evitar que ele o puxe. Ao fazer isso, golpeie com a outra mão bem no cotovelo da pessoa. Mire um pouco mais acima, onde a articulação encontra o bíceps, para obter a melhor resposta.
    • Bata com os nós dos dedos para obter o golpe mais forte e bem-sucedido.
    • Pressione a parte interna do bíceps, movendo-se para cima até encontrar um ponto sensível que faça com que seu braço se curve ligeiramente quando pressionado. Esse é o seu alvo.
  3. Etapa 3 Simultaneamente, golpeie com o joelho a região da virilha.
    Simultaneamente, golpeie com o joelho a região da virilha. Ao se aproximar, você dará um passo com o pé externo. Exagere esse passo em uma joelhada no agressor, deixando o joelho bater logo depois de socar o braço dele.
  4. Etapa 4 Dê um passo para trás imediatamente para criar espaço.
    Dê um passo para trás imediatamente para criar espaço. Quando o agressor se soltar e a joelhada se conectar, dê um passo para trás e use esse tempo para escapar.

Perguntas e respostas de especialistas

Vídeos

Dicas

  • O treinamento é essencial - nenhum ataque real acontece exatamente como é mostrado nos vídeos, e o treinamento ajuda você a se preparar para as pequenas variações da vida real.

Avisos

  • As técnicas de autodefesa devem se adaptar à situação exata em que você se encontra - não espere que esses movimentos exatos funcionem se você não estiver se adaptando ao mundo real.