Como escapar de ser amarrado

Autor do artigo:Gabriel Silva

A maioria de nós vive o dia a dia com pouco ou nenhum perigo pessoal. Entretanto, no caso improvável de se encontrar em uma situação ameaçadora, é inteligente saber como reagir e se defender com antecedência. Se você for atacado e amarrado, seja por uma ação militar, um sequestro enquanto estiver fora de casa ou viajando para o exterior, ou invasores agressivos, precisará saber como escapar de suas amarras. É importante não entrar em pânico quando estiver amarrado, mas concentrar-se em afrouxar ou se libertar de suas amarras.

Etapas

Como escapar quando você está amarrado com uma corda

  1. Passo 1 Posicione-se para evitar ser amarrado com força.
    Posicione-se para evitar ser amarrado com força. Quanto mais frouxo você estiver amarrado, mais fácil será para você escapar. Resista a deixar que seus captores o amarrem o mais firmemente possível. Por exemplo, se seus pulsos estiverem sendo amarrados à sua frente, mantenha os nós dos dedos das duas mãos juntos e puxe as mãos em direção ao peito. Embora pareça que você está cooperando, esse gesto criará um espaço entre seus pulsos.
    • Como alternativa, você pode apresentar suas mãos para serem amarradas com as duas mãos à sua frente, cruzadas na altura do pulso. Gire o pulso inferior cerca de 45 graus enquanto estiver sendo amarrado, de modo que, quando as cordas estiverem apertadas, você possa endireitar o pulso e soltar a corda.
    • Faça muito barulho. No fundo, a maioria das pessoas não quer infligir mais desconforto ou sofrimento do que o necessário. Grite de dor, mesmo que não esteja sentindo. Reclame. Deixe as lágrimas escorrerem. Converse com eles e tente manipulá-los. Faça com que seja mentalmente mais difícil apertar os laços com mais força.
    • Torne a tarefa difícil. A maioria das pessoas não é especialista em amarração de cordas, nós e técnicas. Geralmente, uma pessoa comum sem treinamento formal (como uma pessoa proficiente em trabalhar com gado) não faz um trabalho adequado. Se você estiver se debatendo, resistindo e, em geral, sendo um desafio físico, a tarefa será muito mais difícil.
  2. Etapa 2 Tensione todos os seus músculos enquanto estiver sendo amarrado.
    Tensione todos os seus músculos enquanto estiver sendo amarrado. Se mais do que apenas os pulsos ou tornozelos estiverem sendo amarrados, isso o ajudará a escapar. Quando seus músculos estão tensos, eles se expandem e ocupam mais espaço do que quando estão relaxados. Isso fará com que seu corpo fique maior, enquanto seus captores o amarram com força. Consequentemente, quando você relaxar os músculos, seu corpo encolherá um pouco e as cordas ficarão mais soltas, dando-lhe mais espaço para se mover e, por fim, escapar.
    • Essa é uma técnica usada pela maioria dos artistas de fuga e permite que as cordas fiquem um pouco mais soltas quando você relaxa os músculos.
    • Se os captores estiverem amarrando uma corda ao redor do seu peito, respire fundo e expanda os pulmões o máximo possível. Se você conseguir criar um ponto solto grande o suficiente para isso, escape por ele.
  3. Etapa 3: Solte as cordas em volta de suas mãos.
    Solte-se das cordas que envolvem suas mãos. Quando seus captores derem as costas ou saírem da sala em que você está, gire os pulsos para frente e para trás para soltá-los. Você também pode usar os dentes para puxar um fio da corda para soltá-la. À medida que as cordas continuarem a se afrouxar, você poderá se desvencilhar delas.
    • Se suas mãos estiverem amarradas ao tronco ou às laterais, mexa as mãos até que elas fiquem em uma parte mais estreita do corpo (como diretamente à sua frente). As cordas ficarão mais soltas nesse ponto e você poderá se soltar.
    • Se seus braços estiverem presos à barriga, ao peito ou ao tronco, dobre um braço para cima e tente levantar as amarras. Se a corda estiver solta, talvez você consiga soltá-la por cima da cabeça.
  4. Etapa 4 Tente cortar as cordas ao redor de seus pulsos.
    Tente cortar as cordas ao redor de seus pulsos. Você precisará de suas mãos para desamarrar quaisquer outras cordas, portanto, sempre comece liberando suas mãos. As cordas (e também os cabos telefônicos e elétricos) podem ser cortadas por fricção, portanto, você precisará encontrar um objeto duro contra o qual possa esfregar as cordas amarradas. Procure superfícies como um canto exposto de uma parede de cimento, uma borda de mesa ou uma bancada de granito.
    • Se estiver sozinho em um cômodo, procure um objeto pontiagudo, como uma faca, uma lâmina de tesoura, etc. Se você usar um desses objetos para cortar a corda enquanto estiver com as mãos amarradas, tome cuidado para não se cortar ou se machucar.
    • Se você tiver uma chave ou uma faca pequena no bolso, tente tirá-la sem que ninguém perceba. Se conseguir cortar as cordas rapidamente, você estará no caminho certo para escapar.
  5. Etapa 5 Tire os sapatos antes de soltar os pés e as pernas.
    Tire os sapatos antes de soltar os pés e as pernas. Se for impossível liberar as mãos, talvez seja necessário liberar os pés primeiro. Tire os sapatos, pois será mais fácil deslizar as cordas se você estiver usando apenas meias. Em seguida, veja se a corda está frouxa o suficiente para se soltar - se não estiver, curve-se e tente desatar o nó com os dentes.
    • Quando seus pés estiverem livres, use as mãos amarradas para puxar as amarras das pernas para baixo até que elas se soltem sobre seus pés.
  6. Etapa 6 Planeje cuidadosamente o momento da fuga.
    Planeje cuidadosamente o momento da fuga. Não planeje sair correndo pela porta assim que estiver livre; você precisará fazer uma saída tática. Você deve esperar seu tempo e escolher o melhor momento possível para escapar. Quando seus captores derem as costas ou saírem da sala, faça sua fuga. Vá para longe o mais rápido possível.
    • Se você espera ser perseguido por seus captores, tente se misturar ou se esconder no ambiente e arme-se (por exemplo, com um pedaço de vergalhão), se necessário.
    • Além disso, você pode coletar informações sobre seus captores que possam ajudar a polícia a localizá-los. Preste atenção em sua aparência física, em tatuagens e cicatrizes e no som de suas vozes.

Como se libertar de um zíper

  1. Etapa 1: Quebre o mecanismo de travamento das abraçadeiras.
    Quebre o mecanismo de travamento dos laços de zíper. Esse é o ponto mais fraco do zíper e será o mais fácil de romper. Para romper as amarras, forme punhos com os nós dos dedos pressionados juntos. Levante as mãos amarradas acima da cabeça e, em seguida, abaixe-as bruscamente. Ao mesmo tempo, afaste os cotovelos e pressione os pulsos com força contra o abdômen. Isso deve exercer pressão suficiente para quebrar o mecanismo de trava das amarras.
    • Se suas mãos estiverem amarradas à sua frente, aperte o zíper o máximo possível, pois ele ficará mais frágil quando estiver totalmente esticado. Será mais difícil se libertar de uma amarra mais frouxa.
  2. Etapa 2 Corte as abraçadeiras com fricção.
    Corte as abraçadeiras com fricção. Se puder manobrar até uma superfície rígida, esfregue a faixa das abraçadeiras sobre a superfície repetidamente para criar atrito e, eventualmente, cortar as abraçadeiras.
    • As cordas Paracord ou Kevlar são resistentes ao calor e podem ser usadas para criar fricção suficiente para cortar as abraçadeiras ou a corda. Se estiver preocupado com a possibilidade de ser amarrado ou se estiver viajando em uma área perigosa, considere a possibilidade de substituir os cadarços por paracord ou corda de Kevlar. Para escapar, amarre os cadarços dos dois pés juntos, com o nó entre os pulsos amarrados. Em seguida, use um movimento de 'bicicleta' para criar atrito e cortar os cadarços.
  3. Etapa 3: Escorregue para fora das amarras de zíper.
    Escorregue para fora das amarras de zíper. Quando estiver sendo amarrado, cerre os punhos com força para expandir os músculos dos pulsos. Isso fará com que seus pulsos fiquem maiores e que as amarras fiquem mais soltas depois que você relaxar as mãos. Se fizer isso corretamente, você conseguirá soltar as mãos das amarras sem se machucar.
    • Se você tiver sido amarrado com força, gire as mãos e mova os pulsos para frente e para trás, um contra o outro. Isso pode afrouxar os cordões plásticos do zíper e criar espaço suficiente para que você possa soltar as mãos.
    • Isso pode levar algum tempo, portanto, certifique-se de que seus captores não o observem tentando escapar.

Como escapar da fita adesiva

  1. Etapa 1 Quebre a fita adesiva à sua frente.
    Quebre a fita adesiva à sua frente. Embora a fita adesiva seja incrivelmente adesiva, ela ainda é vulnerável a rasgos e rupturas. Se suas mãos estiverem amarradas à sua frente, levante-as acima da cabeça e, em seguida, abaixe-as rapidamente contra o abdômen, afastando os cotovelos ao mesmo tempo.
    • Ao contrário dos laços de zíper, quebrar a fita adesiva com esse método provavelmente não cortará seus pulsos.
  2. Etapa 2 Mastigue a fita adesiva.
    Mastigue a fita adesiva. Como a fita adesiva não é tão resistente quanto uma corda, ela pode ser dobrada e rasgada com mais facilidade. Use isso a seu favor. Talvez você consiga mastigá-la ou usar os dentes para rasgar a fita e, em seguida, separá-la.
    • Se não conseguir romper a fita com os dentes, tente afastá-la da pele com os dentes ou com a boca. Isso lhe dará mais espaço para se desvencilhar da fita.
  3. Etapa 3 Molhe a fita adesiva para soltá-la.
    Molhe a fita adesiva para soltá-la. Como qualquer outro tipo de fita, a fita adesiva perde quase toda a sua qualidade adesiva quando está molhada. Se você estiver perto de garrafas de água ou de uma fonte natural de água (mesmo que haja água no chão ou na pia do cômodo onde você está amarrado), vá até a água e umedeça a fita. Depois de algum tempo, a fita se soltará e você poderá puxar as mãos ou os pés para fora.
    • Se você puder lamber ou cuspir na fita adesiva, até mesmo a saliva de sua boca ajudará a soltar a adesão.

Perguntas e respostas de especialistas

  • Pergunta
    Como faço para não ser amarrado?
    É possível se libertar de algumas amarras usando uma ferramenta improvisada ou seu ambiente. Encontre bordas afiadas, cantos ou pedras para se soltar.

Vídeo

Dicas

  • Tente praticar a fuga pedindo a um amigo ou irmão que o amarre. Use as técnicas descritas para escapar, mas se não conseguir fazê-lo na primeira vez, não tem problema - é preciso praticar. Certifique-se de usar uma corda que não possa ser cortada, caso não consiga soltá-la.
  • Se estiver escapando de uma situação perigosa, certifique-se de que seu captor não perceba sua fuga - caso contrário, ele poderá amarrá-lo novamente e com mais eficácia.
  • Se suas mãos estiverem amarradas atrás das costas e você estiver de pé. Tente aproximar suas mãos do chão e pule sobre elas, o que as colocará à sua frente. Assim, será mais fácil soltá-las.

Advertências

  • Ligue imediatamente para a polícia depois de escapar.
  • Pode ser doloroso quando você escapar de ser amarrado, especialmente se tiver sido amarrado com zíperes ou corda apertada. Não deixe que isso o distraia. Você pode procurar atendimento médico mais tarde, se precisar, mas sua principal prioridade é escapar.