Como secar a erupção cutânea da hera venenosa

Autor do artigo:Gabriel Silva

É uma situação familiar: Você sai para uma boa caminhada no bosque e, alguns dias depois, sente uma erupção cutânea vermelha e com coceira. A hera venenosa geralmente é fácil de identificar, mas se você não prestar atenção ou se acidentalmente roçar em um arbusto ou sumagre (árvore) venenoso, poderá ter uma erupção cutânea desagradável que, em alguns casos, pode criar bolhas que escorrem. Como coçar pode espalhar a erupção, é importante evitar irritar a erupção enquanto a seca rapidamente. Depois de se livrar da erupção cutânea, aprenda a evitar plantas venenosas em futuros passeios na natureza.

Etapas

Lavando e acalmando sua pele

  1. Etapa 1 Lave sua pele.1Lave sua pele. Assim que perceber que acidentalmente entrou em contato com a hera venenosa, lave a pele muito bem. Use muita água morna e sabão. Se possível, lave a pele nos primeiros 30 minutos após o contato com a hera venenosa. Se você ainda estiver ao ar livre, procure um riacho ou córrego. Coloque a área afetada na água corrente por pelo menos 10 minutos.
    • Você também deve lavar debaixo das unhas.
    • Se estiver lavando a louça em casa, lave também todas as suas roupas e sapatos ou botas.
  2. Etapa 2 Evite tocar na erupção cutânea.2Evite tocar na erupção cutânea. Uma erupção cutânea de hera venenosa pode se espalhar facilmente pelo simples ato de coçar ou tocar. Se tiver entrado em contato com a hera venenosa ou tiver uma erupção cutânea, não toque em nenhuma parte ao redor dos olhos, da boca ou dos órgãos genitais. Todas as partes da planta hera venenosa (mesmo as plantas mortas) contêm um alérgeno oleoso chamado urushiol. Esse alérgeno causa erupção cutânea ou bolhas se entrar em contato com a pele ou se você o inalar.
    • Se você tiver uma erupção cutânea ao redor dos olhos, da boca ou dos órgãos genitais, consulte um médico imediatamente.
  3. Etapa 3 Mergulhe em um banho adstringente.3Coloque-se de molho em um banho adstringente. Se você tiver bolhas causadas pela hera venenosa, nunca as abra, pois isso aumenta o risco de infecção e cicatrizes. Em vez disso, mergulhe as bolhas em um banho com uma solução de Burow. Você pode comprar um produto que contenha essa solução de sulfato de alumínio e acetato de alumínio em uma drogaria ou farmácia. Deixe as bolhas de molho por 20 minutos, pelo menos duas ou três vezes por dia.
    • A imersão na solução de Burow age como um adstringente que pode reduzir o tamanho das bolhas e ajudar a secá-las.
  4. Etapa 4: mergulhe em uma banheira.4Coloque de molho em uma banheira. Encha uma meia ou uma joelheira de náilon com farinha de aveia cortada em aço. Amarre a meia cheia na torneira de sua banheira. Prepare um banho frio para que a água passe pela aveia e entre na banheira. Tome o banho de aveia por quanto tempo e com a frequência que desejar.
    • Estudos demonstraram que a aveia é excelente para acalmar a erupção cutânea e aliviar a coceira. Quanto menos você coçar a erupção cutânea, mais rápido ela secará.
    • Você também pode comprar um produto de banho de aveia que basta misturar na banheira.
  5. Etapa 5 Use compressas frias.5Use compressas frias. Mergulhe uma toalha de algodão limpa em água fria e esprema a água extra. Coloque o pano frio sobre a erupção cutânea enquanto ela estiver fria. Quando estiver esquentando, simplesmente passe o pano sob água fria e torça-o novamente. Você pode fazer isso quantas vezes quiser.
    • Para fazer uma compressa adstringente que seca a erupção cutânea, prepare um bule de chá. Mergulhe uma toalha limpa no chá resfriado e aplique-a na erupção cutânea.
    • Quando a temperatura do corpo está mais alta, a erupção cutânea pode parecer mais irritante. A aplicação de uma compressa fria pode diminuir a coceira e acalmar a pele.

Aplicação de tratamentos tópicos

  1. Etapa 1 Aplique um produto secante e anti-coceira.1Aplique um produto secante e anti-coceira. Depois de lavar o alérgeno oleoso da pele, aplique um produto para aliviar a coceira e ajudar a secar a erupção rapidamente. Você pode comprar loção de calamina e creme de hidrocortisona de venda livre (OTC) em uma drogaria ou farmácia. A calamina secará qualquer exsudação ou secreção proveniente da erupção cutânea de hera venenosa. A hidrocortisona alivia a vermelhidão, o inchaço e a coceira causados pela hera venenosa.
    • Você pode comprar loção de calamina e creme de hidrocortisona de venda livre (OTC) em uma drogaria ou farmácia.
  2. Etapa 2 Tome um anti-histamínico de venda livre.2Tome um anti-histamínico de venda livre. Experimente anti-histamínicos de venda livre, como bromfeniramina, cetirizina, clorfeniramina ou difenidramina. Eles podem ajudar a bloquear o alérgeno que está causando sua reação à hera venenosa. Talvez seja melhor tomar a difenidramina à noite, pois ela pode deixá-lo sonolento, e usar a loratadina ou a cetirizina durante o dia.
    • Siga sempre as instruções de dosagem do fabricante.
  3. Etapa 3 Aplique um adstringente secante.3Aplique um adstringente secante. Pode ser difícil deixar uma bolha de hera venenosa sozinha se a bolha for grande. Para retirar o fluido da bolha e reduzir o tamanho dela, faça uma pasta adstringente. Combine bicarbonato de sódio com água suficiente para formar uma pasta e aplique-a diretamente na erupção ou nas bolhas. Ou, se a erupção for grande, adicione uma xícara de bicarbonato de sódio a uma banheira de água fria e deixe-a de molho por pelo menos 30 minutos.
    • Para erupções cutâneas menores, aplique um pouco de hamamélis ou vinagre de cidra de maçã sobre a erupção. Você também pode mergulhar um saquinho de chá verde ou preto em água e aplicar o saquinho de chá diretamente na erupção.
  4. Etapa 4 Obtenha tratamento médico.4Obter tratamento médico. Embora a pior parte de uma erupção cutânea de hera venenosa seja nos primeiros dias, ela desaparecerá em algumas semanas. Se a erupção cobrir uma grande parte do corpo ou se a coceira for muito intensa (mesmo depois de tentar os tratamentos), entre em contato com seu médico. Você pode precisar de esteroides orais ou anti-histamínicos com prescrição médica. Você também deve ligar para o seu médico se:
    • Sua temperatura estiver acima de 100,4°F (38°C)
    • A erupção cutânea está exsudando pus ou tem crostas amarelas e macias
    • A coceira piora ou o impede de dormir
    • A erupção cutânea não parece melhorar em algumas semanas

Reconhecendo e evitando a hera venenosa

  1. Etapa 1 Faça a distinção entre a hera venenosa e outras plantas com folhas.1Distinga a hera venenosa de outras plantas com folhas. A hera venenosa geralmente cresce como uma trepadeira ou um arbusto e tem grupos de três folhas. Você já deve ter ouvido a rima: 'Leaves of three, let it be'. Mas outras plantas também crescem com três folhas em um único caule (como amora, framboesa e sabugueiro). A principal diferença é que, na planta hera venenosa, a folha central ou do meio cresce a partir de um único caule mais longo. A hera venenosa geralmente é brilhante e as folhas podem ter caules vermelhos ou folhas avermelhadas.
    • Para determinar se uma planta é hera venenosa, procure por gavinhas peludas na videira principal. Elas permitem que a planta escale e cresça.
  2. Etapa 2 Saiba o que cresce em sua área.2Saiba o que cresce em sua área. As plantas de hera venenosa podem crescer durante todo o ano e na maior parte dos Estados Unidos. Por exemplo, sua região pode ter sumagre ou carvalho venenosos. As regiões a seguir têm essas plantas venenosas:
    • Hera venenosa do leste: essas trepadeiras crescem no chão e podem escalar
    • Hera venenosa do oeste: essas vinhas crescem apenas no solo
    • Carvalho venenoso do Pacífico: cresce como arbusto, trepadeira de solo e trepadeira de escalada
    • Atlantic poison oak (carvalho venenoso do Atlântico): é uma trepadeira e um arbusto (mas não é muito comum)
    • O sumagre venenoso é uma árvore pequena, geralmente encontrada em áreas úmidas
  3. Etapa 3 Verifique se há erupção cutânea em sua pele.3Verifique se há erupção cutânea em sua pele. Se tiver entrado em contato com a hera venenosa, uma erupção cutânea aparecerá dentro de minutos a horas (12 a 24 horas) após o contato com o alérgeno oleoso (urushiol). Em geral, a erupção cutânea será vermelha, com coceira e inchada. A erupção também pode apresentar estrias se você tiver roçado na planta. As bolhas cheias de líquido também podem se formar, mas elas não espalham a erupção cutânea.
    • Não se surpreenda se a erupção cutânea causada por hera venenosa demorar até três dias para se desenvolver.
  4. Etapa 4 Use roupas de proteção.4Use roupas de proteção. Se souber que fará uma caminhada em uma área com hera venenosa ou que limpará a planta do seu quintal, use roupas que impeçam o contato do óleo com a sua pele. Use calças e camisas compridas, meias, botas e luvas de vinil.
    • Se suas roupas tiverem entrado em contato com a hera venenosa, lave-as assim que puder e evite tocar nas roupas com as mãos desprotegidas. Você também deve lavar seus sapatos e qualquer equipamento externo que tenha usado para limpar a hera venenosa.
  5. Etapa 5: Observe por onde andam seus animais de estimação.5Observe por onde seus animais de estimação andam. Se você tem um animal de estimação que gosta de brincar com o mato ou vive ao ar livre, saiba que ele pode carregar o óleo em seu pelo. Se o óleo entrar em contato com a pele (a barriga de um cão, por exemplo), seu animal de estimação também poderá sofrer uma erupção cutânea. No entanto, se ele apenas passar pela planta e o óleo entrar em contato com o pelo, não será afetado. No entanto, se você for acariciá-lo ou segurá-lo, estará se expondo ao óleo e poderá sofrer uma erupção cutânea.
    • Tente ficar de olho em seus animais de estimação quando eles estiverem ao ar livre. Se vir que eles entraram em contato com a hera venenosa, use luvas de proteção e dê-lhes um banho para remover o óleo do pelo e evitar que eles o espalhem.
  6. Etapa 6: Aplique uma barreira bloqueadora de hera.6Aplique uma barreira contra hera. Antes de sair para uma caminhada na floresta, aplique um produto de cuidados com a pele que impeça que o óleo de hera venenosa entre em contato com sua pele. Você pode comprar um bloqueador de hera em uma farmácia. Procure um produto que contenha uma solução de 5% de bentoquatam. Aplique o creme espesso 15 minutos antes de encontrar a hera venenosa.
    • Reaplique a barreira contra hera a cada quatro horas. Para remover o creme, lave-o com água e sabão. Evite usar o creme protetor em crianças com menos de seis anos de idade.

Perguntas e respostas de especialistas

Dicas