Como secar uma pele de cobra

Autor do artigo:Gabriel Silva

Embora o curtimento tradicional seja o método mais eficaz para a preservação de peles de cobra, a secagem pode ser uma alternativa rápida e fácil quando essa não for uma opção. Após remover qualquer tecido remanescente da pele de cobra, prenda-a em uma superfície plana e alise-a com uma tela, depois deixe-a secar naturalmente por até três dias. Quando preservadas adequadamente, as peles de cobra podem ser usadas como um tecido semelhante ao couro para roupas, botas, carteiras e outros acessórios, ou para uma decoração simples, mas atraente.

Etapas

Descascando a pele de cobra

  1. Etapa 1 Comece com uma pele fresca.
    Comece com uma pele nova. Para que você possa curar uma pele de cobra, ela precisa já ter sido removida da cobra em um só pedaço. Certifique-se de tomar as precauções de segurança necessárias ao trabalhar com ferramentas de esfolamento, como facas e calibradores, e com espécimes intactos.
    • Um par de luvas de trabalho resistentes manterá suas mãos limpas e o protegerá de acidentes.
    • Mesmo uma serpente morta pode ser perigosa se manuseada de forma inadequada.
  2. Etapa 2 Remova qualquer tecido restante da pele da cobra.
    Remova qualquer tecido restante da pele da cobra. Use a borda de uma faca para cortar ou raspar o excesso de carne e tecido conjuntivo. Para obter melhores resultados, apoie a lâmina em um ângulo de 45 graus contra a membrana interna e arraste-a lentamente para soltar o que estiver preso nela. Tenha cuidado para não usar muita força ou você poderá danificar as escamas delicadas.
    • Uma faca com uma borda levemente embotada pode funcionar melhor do que uma excessivamente afiada, como uma faca X-acto ou uma lâmina de barbear.
    • Não há necessidade de remover todo e qualquer pedaço de tecido que encontrar. O pouco que restar pode ser retirado com facilidade quando a pele de cobra estiver seca.
  3. Etapa 3 Coloque a pele de cobra em uma superfície de secagem apropriada.
    Coloque a pele de cobra em uma superfície de secagem apropriada. Qualquer que seja a superfície escolhida, ela deve ser grande o suficiente para que você possa estender toda a extensão da pele. Ela também deve ser completamente plana e macia o suficiente para ser perfurada com grampos ou alfinetes, que você usará para prender a pele e garantir que ela seque de forma plana.
    • Dependendo do tamanho da cobra com a qual está trabalhando e do local onde está secando, você pode usar uma tábua de corte, uma folha de madeira compensada ou até mesmo um pedaço de papelão.

Fixação da pele de cobra

  1. Etapa 1 Achate a pele de cobra com a mão.
    Achate a pele de cobra com a mão. Estique a pele sobre a superfície de secagem com o lado da escama para baixo e use as duas mãos para alisar suavemente as bordas enroladas da melhor forma possível. Aplique pressão constante sobre a pele com a palma da mão até que ela comece a se deitar por conta própria.
    • Em geral, quanto mais fresca for a pele, mais maleável ela será.
    • Lave e seque bem as mãos antes de manusear a pele de cobra. Isso evitará que ela grude em você.
  2. Etapa 2 Prenda a pele de cobra ao longo das bordas.
    Prenda a pele de cobra ao longo das bordas. Percorra o comprimento da pele e grampeie ou prenda com alfinetes para mantê-la no lugar. Insira um grampo ou alfinete a cada ½ a 1' (1,25-2,5 cm) - obviamente, um espécime maior exigirá mais grampos. Lembre-se de que a pele de cobra tende a se enrolar à medida que seca, portanto, as bordas que ficarem livres podem causar imperfeições na pele acabada.
    • Pode ser útil colocar um objeto com peso em uma ou ambas as extremidades da pele ao fixá-la na superfície de secagem.
    • Não se esqueça de grampear também os segmentos da cabeça e da cauda.
  3. Etapa 3 Coloque uma tela de malha fina sobre a pele de cobra.
    Coloque uma tela de malha fina sobre a pele de cobra. A tela pressionará a pele para que fique plana e evitará que se enrole no centro. Escolha uma tela leve com aberturas pequenas o suficiente para caber firmemente em toda a área da pele esticada, mas ainda grande o suficiente para promover o fluxo de ar.
    • Se estiver usando alfinetes ou prendedores semelhantes, talvez seja necessário colocar a tela na posição antes de prendê-la sobre a pele de cobra.
    • Uma tela de secagem não é estritamente necessária, mas pode produzir melhores resultados do que apenas prender ou grampear.
  4. Etapa 4 Fixe a tela na superfície de secagem.
    Fixe a tela na superfície de secagem. Use os pinos ou grampos restantes para prender os cantos, as laterais e quaisquer outros pontos soltos. Isso evitará que ela saia do lugar.
    • Você também pode tentar amarrar a tela para facilitar a remoção mais tarde.

Cura da pele de cobra

  1. Etapa 1 Armazene a pele de cobra em um local fresco e seco.
    Armazene a pele de cobra em um local fresco e seco. Enquanto a pele estiver secando, mantenha-a longe do excesso de umidade ou da luz solar direta. Na maioria dos casos, um porão, uma garagem ou uma oficina são os melhores locais, mas você também pode usar qualquer cômodo interno de sua casa, desde que permaneça em uma temperatura estável.
    • Condições úmidas podem aumentar o tempo de secagem ou interferir na capacidade de cura da pele de cobra.
    • Evite armazenar peles de cobra secas perto do banheiro ou da cozinha, onde pode haver altos níveis de umidade no ar.
  2. Etapa 2 Deixe a pele de cobra secar por 1 a 3 dias.
    Deixe a pele de cobra secar por 1 a 3 dias. Ela começará a se desidratar naturalmente à medida que for ficando parada. Evite manuseá-la nesse meio tempo. Dentro de alguns dias, a pele de cobra assumirá uma textura delicada de couro e, nesse momento, poderá ser usada para artesanato, decoração ou outra finalidade.
    • As peles de cobra curam mais rapidamente em climas quentes e temperados. Quem vive em uma região fria ou úmida deve planejar um ou dois dias adicionais de tempo de secagem.
    • O processo de secagem também ajudará a neutralizar o odor presente quando a pele está fresca.
  3. Etapa 3 Remova a pele de cobra da superfície de secagem.
    Remova a pele de cobra da superfície de secagem. Levante a tela e, em seguida, puxe cada um dos grampos ou alfinetes que você usou para prender a pele de cobra. Não tenha pressa e trabalhe com cuidado para evitar rachaduras ou rasgos. Depois de seca, a pele de cobra pode se tornar frágil e ser facilmente danificada.
    • Se a pele de cobra grudar na superfície de secagem, passe um instrumento plano (como a lâmina de uma faca ou uma régua de metal) por baixo, de uma extremidade à outra, para soltá-la.
  4. Etapa 4 Use a pele de cobra em um projeto de artesanato ou decoração.
    Use a pele de cobra em um projeto de artesanato ou decoração. As peles de cobra secas podem ser transformadas em roupas e acessórios, como sapatos, coletes e carteiras, bem como em incrustações para vários outros materiais. Elas também podem ser simplesmente penduradas como decoração. A peça acabada apresentará um padrão deslumbrante que, além de atraente, é totalmente natural.
    • Ao fazer artesanato caseiro, é melhor começar a preparar a pele de cobra enquanto ela ainda está fresca. Dessa forma, ela estará mais forte e lustrosa e não terá tempo de começar a apodrecer.
    • A confecção de itens com pele de cobra que você mesmo descascou e secou é muito mais barata do que comprar roupas de pele de cobra muito caras nas lojas.

Perguntas e respostas da comunidade

  • Pergunta
    Devo deixar a pele de cascavel de molho em água salgada antes de secar ou curtir?
    Normalmente, deixo a pele de molho em água salgada pesada por dois dias antes de retirá-la para colocá-la em uma solução de bronzeamento. (Uso 40% de álcool desnaturado, 10% de formaldeído e 50% de glicerina.) Elas ficam de molho por 5 dias e depois as coloco em uma tábua coberta com papel encerado. As peles são muito flexíveis e você pode fazer praticamente qualquer coisa com elas.
  • Pergunta
    Como faço para curtir pele de cobra seca?
    Primeiro, mergulhe a pele da cobra em água, o que ajudará a umedecê-la para que fique maleável. Em seguida, use uma solução de 50% de glicerina e 50% de álcool. Se a pele já estiver descarnada, deixe-a descansar na solução por um período de 3 a 7 dias.
  • Pergunta
    Como posso restaurar a cor de uma pele de cobra seca?
    Um pouco de óleo mineral 50/50 com álcool desnaturado se você quiser que ela seja flexível. Se estiver montada em uma placa, você pode usar poliuretano em spray.

Vídeo

Dicas

  • Se estiver trabalhando com uma pele particularmente grande, pode ser útil inserir alguns grampos ou alfinetes no centro da pele para ajudar a mantê-la plana. No entanto, isso deixará pequenos furos que podem afetar a aparência da pele acabada.
  • Se não estiver planejando usar suas peles de cobra imediatamente, guarde-as no freezer e descongele-as quando precisar delas.
  • As peles de cobra secas têm uma consistência delicada e ligeiramente flexível. Para obter uma pele mais flexível, experimente curti-la em uma mistura de álcool desnaturado e glicerina.

Advertências

  • Mantenha as peles de cobra secas longe de animais de estimação curiosos, que são conhecidos por tentar comê-las.
  • Evite caçar cobras em terras públicas ou em locais onde as espécies nativas são protegidas por lei federal, como parques nacionais e reservas de vida selvagem.
  • Tenha cuidado ao trabalhar com facas afiadas.

O que você precisará

  • Pele de cobra fresca
  • Faca afiada
  • Superfície lisa e plana para preparar e secar a pele
  • Tela de malha metálica
  • Grampeador para serviço pesado
  • Grampos
  • Alfinetes de pressão (opcional)
  • Revestimento de poliuretano ou resina (opcional)