Como furar uma bola de boliche

Autor do artigo:Gabriel Silva

Se você nunca comprou uma bola de boliche nova antes, talvez se surpreenda ao saber que as bolas novas geralmente vêm sem furos. Se você for um jogador de boliche sério, é muito importante que a configuração do furo na sua bola se encaixe confortavelmente na sua mão e seja angulada para melhor aderência. Além disso, diferentes configurações e profundidades de furos podem alterar a maneira como a bola se comporta. A perfuração de novos furos em uma bola de boliche geralmente é feita por um profissional e, na maioria dos casos, essa é provavelmente a melhor abordagem. No entanto, é possível fazer isso você mesmo!

Etapas

Preparando-se para furar

  1. Etapa 1 Escolha uma bola.
    Escolha uma bola. Escolha a bola de boliche certa para você, com base no peso e nos materiais de que ela é feita.
    • As bolas de boliche podem ser feitas de plástico (as bolas mais baratas), uretano, resina reativa ou partículas. Cada um desses materiais diferentes proporciona diferentes graus de atrito, potência e controle.
    • Se puder, é uma boa ideia experimentar diferentes tipos e pesos de bolas antes de escolher uma. Depois que você furar uma bola, ela será sua para sempre.
  2. Etapa 2 Escolha uma configuração de furo.
    Escolha uma configuração de furo. Diferentes configurações de furos para os dedos proporcionarão quantidades diferentes de controle e potência. Para escolher a configuração certa para você, será necessário avaliar seus próprios pontos fortes e fracos como jogador de boliche.
    • Uma empunhadura convencional é obtida por meio de furos profundos o suficiente para que os dedos e o polegar sejam inseridos na bola até a segunda junta dos nós dos dedos. Essa é a configuração tradicional da bola de boliche porque é a mais fácil de controlar. É a configuração recomendada para iniciantes e jogadores de habilidade moderada.
    • A empunhadura com a ponta dos dedos é obtida por meio da perfuração de orifícios que permitem que os dedos sejam inseridos na bola até a primeira junta da articulação. Essa é uma configuração avançada que é muito mais difícil de controlar, mas proporciona maior elevação, potência e giro.
    • A empunhadura com a ponta do dedo é obtida por meio de furos que permitem que os dedos sejam inseridos na bola entre a primeira e a segunda junta da articulação. Esse é um meio-termo entre as empunhaduras descritas acima e é mais fácil de dominar do que a empunhadura com a ponta dos dedos, ao mesmo tempo em que proporciona mais potência do que a empunhadura convencional.
    • Há também outros tipos de empunhaduras, como a empunhadura Sarge Easter, mas as três acima são as mais comuns.
  3. Etapa 3 Meça sua envergadura.
    Meça sua envergadura. Meça a distância da base do polegar até os pontos em que os dois dedos que você usará para segurar a bola se dobrarão (algumas pessoas preferem o indicador e o dedo médio, enquanto outras preferem o dedo médio e o anelar).
    • Para uma pegada convencional, isso significa medir da base do polegar até a segunda dobra dos dedos apropriados. Para uma pegada com a ponta do dedo, meça até a dobra mais próxima da ponta do dedo.
    • O uso de uma bola de boliche ajustável torna esse processo muito mais preciso e é altamente recomendado. As bolas de boliche ajustáveis têm furos móveis e várias profundidades de inserções para os dedos. Um fabricante de bolas de boliche, uma loja de esportes e recreação ou, possivelmente, a pista de boliche local provavelmente têm uma bola de medição.
    • Se você não tiver acesso a uma bola de boliche ajustável para medir sua pegada, basta colocar os dedos na superfície da bola não perfurada e marcar ao redor de cada dedo quando o posicionamento for confortável. Isso não é tão exato, mas é comparável.
    • Como alternativa, você também pode medir sua extensão usando um compasso ou paquímetro, mantendo os dedos juntos e o polegar para fora, e depois reduzir a medida em cerca de 1/8 de polegada (ou 1/4 para uma pegada na ponta dos dedos).
    • Para determinar a profundidade que os furos precisarão ter sem uma esfera de medição, meça a distância da borda do seu vão até as extremidades dos dedos que entrarão nos furos.
  4. Etapa 4 Registre suas medidas.
    Registre suas medidas. Anote as medidas de profundidade dos dedos e a distância entre os furos para referência durante a perfuração.
  5. Etapa 5 Decida o ângulo.
    Decida o ângulo. Ter um ângulo que se adapte à sua mão é fundamental para o conforto e o desempenho. Por exemplo, se os furos estiverem inclinados para a frente, a bola terá mais sustentação quando for lançada porque seus dedos permanecerão dentro dela até o último minuto.
    • Essa é uma decisão que você terá de tomar com base no que é mais confortável para você, bem como em seus pontos fortes e fracos individuais como jogador de boliche.

Perfuração da bola

  1. Etapa 1 Fixe a bola no lugar.
    Prenda a bola no lugar. Coloque a bola em um grampo apertado para garantir que ela não se mova durante a perfuração.
    • Se a bola se mover durante a perfuração, os furos podem sair desiguais, tornando a bola desconfortável de usar ou difícil de controlar.
  2. Etapa 2 Marque a esfera.
    Marque a esfera. Com um marcador apagável ou um pedaço de giz, marque a configuração dos furos, colocando uma marca no centro do local em que planeja fazer cada furo. Use a medida do vão para garantir que os furos sejam colocados corretamente.
    • Quando as bolas de boliche são moldadas, elas são suspensas por uma pequena haste que, quando removida, deixa um furo que deve ser preenchido. Isso é chamado de 'pino'. Você deve evitar perfurar o pino, pois isso pode anular a garantia e afetar negativamente o desempenho da bola. Certifique-se de que o furo mais próximo esteja a pelo menos uma polegada de distância do pino.
    • O pino deve ser fácil de localizar. Geralmente, ele tem uma cor diferente do restante da bola.
    • Para perfuradores de bola avançados, o pino é usado para determinar as propriedades do núcleo da bola de boliche que podem ser usadas para determinar o local ideal na bola para fazer furos com os dedos, dependendo das qualidades que você deseja que a bola tenha. Isso varia de um modelo de bola para outro, portanto, se você quiser tentar fazer isso, consulte as instruções que acompanham sua bola.
    • É uma boa ideia verificar novamente suas marcas em relação às medidas do vão antes de perfurar. Quando os furos são feitos, eles são permanentes.
  3. Etapa 3 Selecione suas brocas.
    Selecione suas brocas. Determine o tamanho correto das brocas para criar furos confortáveis para o polegar e os dedos.
    • Você pode determinar isso facilmente se tiver usado uma bola de dimensionamento para obter as medidas da mão, pois essas bolas também fornecem informações sobre a largura do polegar e dos dedos. Se não tiver o benefício de uma bola de dimensionamento, uma boa maneira de determinar isso é fazer experiências com diferentes bits, fazendo furos de diferentes tamanhos em um bloco de madeira e, em seguida, determinando quais se encaixam mais confortavelmente em seu polegar e dedos.
  4. Etapa 4 Insira a primeira broca.
    Insira a primeira broca. Prepare a furadeira de bola de boliche com a broca adequada para a largura do seu polegar.
    • É altamente recomendável que você use uma furadeira de boliche. Tentar fazer isso com uma furadeira comum pode danificar a bola.
  5. Etapa 5 Faça o furo para o polegar.
    Faça o furo para o polegar. Faça o furo lentamente no ângulo desejado, verificando a profundidade com frequência para não furar demais.
  6. Etapa 6 Troque as brocas e faça os furos para os dedos.
    Troque as brocas e faça os furos para os dedos. Troque a broca e faça os dois furos para os dedos. Assim como no furo do polegar, verifique a profundidade com frequência para evitar furar muito fundo.
  7. Etapa 7 Lixe os furos.
    Lixe os furos. Substitua a broca por um acessório de lixamento e lixe o interior dos furos até que fiquem lisos e nossos dedos deslizem para dentro e para fora com facilidade e conforto.

Perguntas e respostas da comunidade

  • Pergunta
    Tive a bola de boliche por anos, mas agora os furos estão muito grandes. O que posso fazer para ajustar os furos ao meu tamanho agora?
    Uma loja profissional pode tampar e refazer os furos. É comum que sua mão mude com o tempo. Não se espera que as bolas de alto desempenho durem mais do que alguns anos. É mais provável que os jogadores de boliche casuais tenham o problema de a bola não se ajustar depois de algum tempo.
  • Perguntas
    Se uma bola já estiver perfurada, posso pedir que ela seja perfurada novamente?
    Uma loja profissional sempre pode tampar e perfurar novamente a bola. Eles também lhe dirão se sua bola é adequada para nova perfuração.
  • Pergunta
    Devo furar primeiro o polegar e depois os dedos, ou o contrário?
    Qualquer uma das formas funciona, mas talvez você ache mais fácil furar os dedos primeiro, pois assim você só precisará cruzar os vãos dos dedos para o furo do polegar. Se você perfurar o polegar primeiro, será mais difícil ser preciso, pois terá de fazer duas medições de extensão separadas para cada dedo.

Vídeo

Dicas

  • Uma bola perfurada corretamente pode fazer a diferença entre a derrota e a vitória. Um jogador de boliche sério pode querer ter várias bolas com diferentes configurações de furos para que possa escolher a que funciona melhor com base nas condições das pistas no momento do boliche.

Avisos

  • Não perfure uma bola de boliche sem conhecimento prévio de ferramentas elétricas ou segurança de perfuração. A perfuração de bolas de boliche geralmente é feita por profissionais.
  • Técnicas ou ferramentas de perfuração inadequadas podem anular a garantia de sua bola ou danificá-la permanentemente. Se optar por perfurar sua própria bola, você deve estar ciente desses riscos.