Como driblar uma bola de futebol passando por um adversário

Autor do artigo:Gabriel Silva

Driblar um zagueiro é difícil, mas também emocionante - é uma oportunidade de enfrentar o adversário de frente e fazer suas melhores jogadas. Pratique o máximo que puder para aperfeiçoar suas jogadas e se tornar o atacante mais forte que puder.

Etapas

Usando movimentos para passar por um defensor

  1. Etapa 1 Aproxime-se do defensor enquanto dribla com a parte externa do pé.
    Aproxime-se do defensor enquanto dribla com a parte externa do pé. Quando você dribla sob pressão, é melhor manter a bola perto de você, driblando com a parte externa do pé. Isso o ajuda a manter o controle da bola e lhe dá flexibilidade para fazer muitas jogadas diferentes.
  2. Etapa 2 Tente uma jogada quando você're 3–4 feet (0.91–1.22 m) away.
    Tente uma jogada quando você estiver a uma distância de 0,91 a 1,22 m (3 a 4 pés). Fazer a jogada quando estiver muito longe do defensor dará a ele tempo para se recuperar, mas começar muito perto pode não lhe dar espaço suficiente para concluí-la. Começar quando estiver a cerca de 0,91-1,22 m (3-4 pés) de distância lhe dará a melhor chance de passar pelo defensor.
    • Independentemente do movimento que você usar, lembre-se de continuar se movendo para frente enquanto o faz. Se parar completamente, você perderá o impulso e dará ao defensor a chance de se aproximar de você.
  3. Etapa 3 Toque a bola para o lado e use uma rápida mudança de direção para passar.
    Toque a bola para o lado e use uma rápida mudança de direção para passar. Drible diretamente no defensor. Quando estiver a alguns metros de distância, toque rapidamente a bola para longe do defensor em um ângulo de 45 graus, usando a parte externa do pé. Acelere para o espaço, mantendo a bola perto de você para que outro defensor não possa pegá-la.
    • Se você se encontrar muito próximo do defensor, poderá modificar esse movimento batendo a bola para longe em um ângulo mais agudo de 90 graus. Desvie do zagueiro e acelere em direção ao gol.
    • Para uma variação desse movimento, abra os quadris para um lado. Use a parte interna do pé desse lado para enrolar a bola em seu corpo e acelerar na direção oposta.
    • Você também pode transformar isso em La Croqueta, batendo a bola no corpo com a parte interna de um pé para o outro, como se estivesse passando a bola para si mesmo, depois jogando-a para o lado e acelerando.
  4. Etapa 4 Use uma queda de ombro/uma finta forte para uma maneira simples e eficaz de fugir do defensor.
    Use uma queda de ombro/uma finta forte para uma maneira simples e eficaz de se esquivar do defensor. Quando estiver a alguns metros do defensor, dê um passo forte para um lado. Mude seu peso, braços e olhos para enganar o defensor o máximo possível e, em seguida, empurre a bola na direção oposta com a parte externa do outro pé.
    • Para deixar o defensor ainda mais desequilibrado, tente uma finta de corpo duplo. Dê um passo forte para um lado, depois para o outro e, em seguida, toque a bola para o primeiro lado. Dê um salto mais rápido para que o defensor não possa entrar e pegar a bola.
  5. Etapa 5 Dê um passo à frente para adicionar outra distração.
    Faça um 'stepover' para adicionar outra distração. O stepover é um passo natural em relação à finta. Em vez de apenas se lançar para um lado, passe um pé por cima e ao redor da bola e, em seguida, empurre-a para longe com o outro pé. O movimento do seu pé enganará o defensor ainda mais do que um simples passo faria.
    • Para tornar esse movimento ainda mais perturbador, circule rapidamente um pé ao redor, depois o outro, e afaste a bola com o primeiro pé.
    • Venda o stepover da mesma forma que faria em uma finta, deslocando o peso e os braços com força para o lado.
  6. Etapa 6 Acelere para passar pelo defensor com uma rápida mudança de velocidade.
    Acelere para passar pelo defensor com uma rápida mudança de velocidade. Sua jogada só será eficaz se você a seguir com uma explosão de velocidade ao redor do defensor ou no espaço. A aceleração garante que o defensor não será capaz de se recuperar e alcançá-lo depois que você passar por ele.

Como manter um bom controle da bola

  1. Etapa 1 Mantenha os joelhos flexionados para ficar abaixado no chão.
    Mantenha os joelhos flexionados para manter-se abaixado em relação ao solo. Um centro de gravidade mais baixo proporciona melhor equilíbrio, ajudando-o a permanecer em pé ao mudar de ritmo e direção. Você poderá fazer cortes mais rápidos se mantiver os joelhos levemente dobrados, o que é uma grande vantagem quando estiver tentando passar por um defensor.
  2. Etapa 2 Mantenha os pés leves e em movimento.
    Mantenha-se leve em seus pés e em movimento. Ter pés rápidos permitirá que você movimente a bola em espaços apertados e faça suas jogadas tão rapidamente que os defensores não consigam fazer um tackle. Fique na ponta dos pés quando enfrentar um defensor e concentre-se em mover os pés o mais rápido possível sem perder o controle.
  3. Etapa 3 Drible com as laterais dos pés ao se aproximar de um defensor.
    Drible com as laterais dos pés ao se aproximar de um defensor. Usar as laterais dos pés lhe dá mais controle, tornando-o um drible perfeito para quando estiver sob pressão. Como a maioria dos movimentos usa as laterais dos pés, driblar com a parte externa ou interna também facilita os cortes rápidos.
    • Tente não driblar com os cadarços quando estiver perto dos defensores. Esse é um bom drible para quando você está tentando cobrir um grande espaço. No entanto, ele pode permitir que a bola se afaste de você, portanto, não é eficaz quando você está sob pressão.
  4. Etapa 4 Mantenha a bola perto de você quando're dribbling near the defense.
    Mantenha a bola perto de você quando estiver driblando perto da defesa. Quanto mais controle você tiver sobre a bola, mais chances terá de passar por espaços apertados sob pressão. Manter a bola perto de você torna mais difícil para o zagueiro derrubá-lo com sucesso.
    • Mesmo que você ainda não domine muitas jogadas, dar toques inteligentes e manter a bola por perto pode ajudá-lo a ser um atacante mais eficaz.

Praticando para aprimorar suas habilidades

  1. Etapa 1 Faça zigue-zague em torno de cones para melhorar o controle da bola.
    Faça ziguezague em torno de cones para melhorar o controle da bola. Coloque de 10 a 15 cones ou pequenos obstáculos em duas fileiras, escalonando-os ligeiramente. Drible em direção ao primeiro cone, batendo na bola com a parte externa do pé direito a cada passo. Corte bruscamente o cone com um lado do pé, contorne-o, drible até o próximo cone e repita.
    • Depois de passar com o pé direito, passe a driblar com o esquerdo.
    • Quando estiver dando a volta em um cone, tente deixar o mínimo de espaço possível entre o cone e a bola.
    • Passe pelos cones 5 vezes com cada pé.
  2. Etapa 2 Faça curvas rápidas para frente e para trás entre os conjuntos de cones.
    Faça curvas rápidas para frente e para trás entre os conjuntos de cones. Coloque dois cones ou pequenos obstáculos a uma distância de 0,91 a 1,22 m (3 a 4 pés) e outro cone a cerca de 9,1 m (30 pés) de distância em uma direção perpendicular. Começando no 'portão' de 2 cones, drible o mais rápido que puder com a parte externa de um pé, corte bruscamente ao redor do cone mais distante e corra de volta com o mesmo pé.
    • Quando voltar ao portão, pare a bola diretamente na linha com a parte externa do pé.
    • Complete 10 corridas de ida e volta com cada pé, dando a si mesmo um minuto para descansar antes de trocar de pé.
    • Esse exercício o treinará para manter um bom controle da bola enquanto se movimenta em velocidade e para interromper rapidamente os passos para fazer cortes ou mudar rapidamente de direção.
  3. Etapa 3 Pratique dribles em espaços fechados para melhorar seu trabalho de pés.
    Pratique dribles em espaços fechados para melhorar seu trabalho de pés. Coloque 3 cones em uma linha ou em forma de triângulo, com cerca de 0,61 m de distância. Drible uma bola através dos cones com todas as partes do pé, usando toques rápidos para cortar a bola ao redor de cada cone o mais bruscamente possível.
    • Faça esse exercício por 10 a 15 minutos para trabalhar seu controle com todas as superfícies dos pés.
    • Esse também é um ótimo exercício se você tiver pouco espaço para praticar.
  4. Etapa 4 Pratique suas jogadas em torno de cones e de outros jogadores.
    Pratique suas jogadas em torno de cones e de outros jogadores. Para melhorar em movimentos específicos, pratique-os o máximo que puder. Use um cone ou um obstáculo imóvel quando estiver aprendendo a jogada pela primeira vez e, em seguida, peça a um colega de equipe para ficar no mano a mano com você para ver como ela funciona contra um defensor.
    • Concentre-se em dominar um movimento de cada vez. Quando você dominar um truque, aprender os mais avançados ficará cada vez mais fácil.

Como você aprende a driblar?

Perguntas e respostas de especialistas

  • Pergunta
    Como driblar uma bola de futebol como um profissional?
    Você pode praticar em casa chutando a bola contra uma parede. Quando ela voltar, pratique o controle e o drible da bola.
  • Pergunta
    Como posso melhorar o drible de forma consistente?
    Drible a bola perto de seu pé, dando pequenos empurrões para que ela nunca fique a mais de 30 cm de distância de você. Ao fazer isso, você pode ganhar velocidade sem perder o controle da bola. Para manter a consistência, continue praticando. Quanto mais você fizer isso, melhor se tornará.
  • Pergunta
    Como posso marcar mais gols e driblar mais defensores?
    Assista a vídeos de habilidades/exercícios com os pés e aplique-os no jogo. Tente deslizar a bola diretamente para a direita ou para a esquerda cerca de 3 a 4 pés e, em seguida, drible o mais rápido que puder para passar por eles e chutar a gol.

Dicas

  • Não fique desanimado se suas jogadas não funcionarem o tempo todo. Ninguém é perfeito e mesmo os melhores jogadores do mundo não são bem-sucedidos o tempo todo. Continue praticando e você verá os resultados em breve.
  • Lembre-se de que o passe também é uma ótima opção se você tiver um companheiro de equipe aberto.