Como se vestir para as condições do deserto

Autor do artigo:Gabriel Silva

As caminhadas no deserto podem ser lindas e estimulantes, mas é fundamental saber como se vestir melhor para evitar desidratação, queimaduras solares e insolação. Se você nunca esteve no deserto ou está planejando uma longa caminhada, saber como se vestir e o que levar pode ser um salva-vidas.

Etapas

Começando com o básico

  1. Use roupas íntimas que absorvem água. Comece com roupas íntimas feitas de nylon sintético, poliéster ou misturas de spandex e que absorvam a umidade. Isso significa menos atrito e mais conforto. As mulheres podem querer usar um sutiã esportivo, que é feito para condições de calor e suor.
  2. Use calças compridas. Sim, está quente, mas proteger sua pele dos elementos é vital. Pense em calças largas e leves de algodão em cores claras, como calças cáqui ou cargo. Calças mais folgadas mantêm o ar em movimento e ajudam a evaporar o suor. Calças compridas também ajudam a proteger suas pernas de plantas espinhosas.
  3. Cubra seus braços. Camisas de algodão de mangas compridas e levemente folgadas são sua melhor aposta. Certifique-se de que a clavícula e o peito também estejam cobertos. Escolha cores claras que ajudem a refletir os raios solares.
    • Colocar uma camiseta ou regata por baixo da camisa de manga longa pode ser útil para que você possa remover a camada superior em locais com sombra e se refrescar um pouco. Escolha um tecido justo e que absorva a umidade.
  4. Vista-se de acordo com o clima. Os desertos podem ficar surpreendentemente frios à noite. Um casaco à prova de vento protegerá contra as rajadas. Para meses ou noites mais frias, um pulôver de lã é ideal. O velo seca rapidamente e pode ser usado como travesseiro em caso de necessidade. Se você se perder ou ficar preso, uma jaqueta ou um cobertor espacial pode ajudar a evitar a hipotermia.

Acessórios com cuidado

  1. Use meias que absorvem a umidade. Se seus pés não estiverem felizes, o resto de você também não estará. Certifique-se de que elas sejam de uma mistura confortável que absorva a umidade e que cheguem até o comprimento da tripulação (meio da panturrilha), para que nenhum sol ou escorpião possa passar por elas.
    • Pode parecer contraintuitivo, mas a lã merino é uma ótima aposta para um tecido de absorção natural nos dias quentes de verão. Ela também repele odores.
    • Evite meias totalmente de algodão, que mantêm a umidade perto dos pés e podem causar bolhas.
  2. Invista em boas botas. Esse é o lugar onde você deve gastar mais dinheiro. As botas são uma parte vital do seu equipamento e podem protegê-lo de ferimentos, cobras, espinhos e calor. O uso de botas de caminhada de corte mais alto oferece suporte adicional para o tornozelo. Talvez seja necessário aumentar o tamanho de seus calçados normais.
    • Escolha um solado resistente e antiderrapante que funcione bem em rochas e terrenos acidentados.
    • Dependendo do terreno, você provavelmente vai querer botas para trilhas ou para trilhas difíceis. Procure um par que tenha alguma ventilação para as condições quentes do deserto.
    • Procure um acolchoamento adequado ao redor do tornozelo, o que é fundamental para o conforto durante o uso prolongado.
    • Ao experimentar as botas, certifique-se de usar as mesmas meias que usará na caminhada.
  3. Não se esqueça de um chapéu. É melhor usar um de abas largas, mas se você for apegado ao seu boné de beisebol, acrescente uma bandana para cobrir o pescoço. Coloque uma alça para garantir que ventos fortes não levem seu chapéu embora.
  4. Lembre-se dos óculos de sol e do protetor solar. Certifique-se de que eles ofereçam proteção UV completa. Procure um protetor solar de amplo espectro, com pelo menos FPS 30. Aplique generosamente em toda a pele exposta, inclusive nos lábios e nas mãos. Leve um pequeno tubo para reaplicação.

Levando itens adicionais

  1. Use uma mochila leve. Escolha uma que caiba confortavelmente e distribua o peso de maneira uniforme. Viaje com pouca bagagem. Seus itens mais pesados devem ser água e alimentos.
  2. Leve bastante água. Ficar desidratado no deserto pode ser fatal. Uma boa regra geral é beber um litro por hora, ou mais, se estiver caminhando em temperaturas acima de 30ºC.
  3. Leve comida. Você precisará de energia rápida com todas as calorias que as caminhadas no deserto podem queimar. Barras esportivas, mistura para trilha, sanduíches, frutas secas e carne seca são opções populares. Procure opções não perecíveis.
  4. Leve suprimentos vitais de sobrevivência. Um kit de primeiros socorros, um espelho de sinalização, uma lanterna e uma bússola devem estar em sua mochila. Talvez você não precise deles, mas, se precisar, ficará feliz por tê-los à mão.

Perguntas e respostas da comunidade

  • Perguntas
    O que devo levar na mala para uma viagem ao deserto?
    Leve roupas leves e de cores claras, óculos de sol, uma garrafa de água e bastante protetor solar.
  • Perguntas
    Como é o clima no deserto?
    Os desertos são, por definição, secos e áridos, recebendo muito pouca chuva. No verão, os desertos tendem a ser muito quentes durante o dia, embora possam ser muito frios à noite, dependendo do local. No inverno, eles podem ser frios mesmo durante o dia. As mangas compridas são obrigatórias, independentemente da estação, pois o risco de queimaduras solares é muito alto.
  • Pergunta
    'Camisas de algodão são sua melhor aposta' e 'Evite meias totalmente de algodão, que mantêm a umidade próxima' não são contraditórios?
    De fato, o conselho é sólido. Você não coloca óculos escuros nos joelhos para protegê-los de queimaduras solares. Ao redor do tronco, o algodão pode ser usado levemente, permitindo que seu corpo 'respire'. Ao redor dos pés e tornozelos, as meias de algodão são recheadas e apertadas, reduzindo seu efeito de respiração a quase zero.

Dicas

  • Faça uma pausa de dez minutos a cada hora. Condições adversas e altitudes elevadas podem significar que você está trabalhando mais do que imagina.
  • Saiba para onde está indo. Estude o mapa com antecedência e leve uma cópia impressa com você.
  • Considere a possibilidade de levar um bastão de caminhada para ajudar a navegar em terrenos acidentados.