Como vestir as crianças adequadamente para a neve

Autor do artigo:Gabriel Silva

Brincar na neve é uma ótima maneira de as crianças passarem um dia de neve ou simplesmente aproveitarem ao máximo o clima de inverno, fazerem exercícios e se divertirem. Saiba como vestir as crianças adequadamente antes de saírem para a neve para mantê-las aquecidas e protegidas de problemas graves, como queimaduras de frio e hipotermia.

Etapas

Entendendo como se vestir para a neve

  1. Etapa 1: Vista-se em várias camadas.
    Vista-se em várias camadas. Vista as crianças com pelo menos três camadas antes de saírem para a neve: uma camada de base, que absorve a umidade; uma camada intermediária, que isola o calor; e uma camada externa, que oferece calor, bem como proteção contra umidade e vento.
    • Uma boa regra geral é colocar uma camada a mais em seu filho do que aquela com a qual você se sentirá confortável.
    • Você pode ajustar essas camadas com base no clima e nas condições, adicionando mais de uma camada intermediária ou dispensando a camada intermediária ou um forro de casaco removível.
    • Incentive as crianças a entrarem para colocar uma camada extra se estiverem com frio ou a remover uma camada intermediária se estiverem esquentando demais.
  2. Etapa 2 Use apenas lã e materiais sintéticos.
    Use apenas lã e materiais sintéticos. Ao comprar camadas de base e meias em particular, prefira tecidos sintéticos e lã natural em vez de roupas feitas de algodão. O algodão é uma fibra hidrofílica, o que significa que ele absorve e retém a umidade facilmente, prendendo a umidade fria contra o corpo e aumentando os riscos à saúde.
    • Bons materiais a serem observados quando estiver comprando camadas quentes e meias são: acrílico, poliéster, lã, lã Merino e polipropileno.
  3. Etapa 3 Encontre roupas externas à prova d'água.
    Encontre roupas à prova d'água. Invista em um casaco de qualidade e calças para neve que sejam classificadas para uma determinada temperatura e capacidade de repelir a umidade e o vento. Escolha uma classificação com base nas temperaturas mais baixas previstas ou médias para o inverno em sua região.
    • Saiba que há uma diferença entre 'à prova d'água' e 'resistente à água', sendo que a última é menos eficaz em manter a umidade fora da roupa. Verifique a etiqueta e a classificação dos casacos e calças antes de comprá-los.
    • Trate as roupas externas com repelente de água durável (DWR) em spray para aumentar a eficácia ou trate novamente uma roupa antiga para manter seu desempenho.
  4. Etapa 4 Escolha roupas externas em cores vivas.
    Escolha roupas externas com cores vivas. Vista as crianças com roupas externas de cores vivas para que elas fiquem visíveis em contraste com a neve e sejam vistas por outros pedestres e motoristas próximos em qualquer condição de neve.
    • Compre casacos e calças de neve com elementos de neon ou faixas refletivas para maior visibilidade. Ou adicione sua própria fita refletiva em uma peça de roupa.
  5. Etapa 5 Verifique o clima para ver se é seguro brincar ao ar livre.
    Verifique o clima para saber se é seguro brincar ao ar livre. Consulte os boletins meteorológicos antes de permitir que seu filho brinque ao ar livre na neve. Evite mandá-lo sair se houver uma tempestade de neve, ventos fortes ou outro clima de inverno se aproximando, ou se o sol estiver quase se pondo.
    • Se a temperatura ou a sensação térmica (a 'sensação real' que leva em conta o vento) for igual ou inferior a 0 graus Fahrenheit, o congelamento pode ocorrer em 30 minutos ou menos. Certifique-se de que as crianças saiam apenas em intervalos curtos, ou nem saiam se a temperatura e a sensação térmica estiverem muito baixas.
    • Periodicamente, chame as crianças para dentro de casa para verificar se há sinais de congelamento ou queimadura pelo frio, quer elas reclamem ou não de frio. Verifique se há perda de cor ou vermelhidão na cabeça, no rosto, nas orelhas, nas mãos e nos pés, ou se há relatos de dormência ou formigamento. Coloque as áreas afetadas sob água morna (não quente) até que a sensação volte.

Escolhendo as partes superior e inferior corretas

  1. Etapa 1 Obtenha uma camada de base superior e inferior.
    Obtenha uma camada de base superior e inferior. Vista as crianças com uma camada de base para as pernas e para a parte superior do corpo. As roupas de camada de base devem se ajustar confortavelmente ao corpo, ser respiráveis e secar rapidamente, de modo a não reter a umidade fria contra a pele.
    • Compre camadas de base feitas de lã fina, poliéster e outros materiais sintéticos. Evite algodão, pois ele absorve a umidade facilmente, mas demora a secar, fazendo com que a umidade restante ao redor do corpo esfrie e permaneça úmida.
    • Calças compridas ou roupas íntimas térmicas são boas opções para uma camada de base, desde que sejam feitas de um material que absorva a umidade e não de algodão.
  2. Etapa 2 Adicione uma camisa ou jaqueta leve e calças.
    Adicione uma camiseta ou jaqueta leve e calças. Sobre a camada de base, vista seu filho com uma camisa de manga longa quente, suéter ou jaqueta de lã. Vista uma calça de moletom leve ou outra calça ou legging fina, elástica e confortável. Elas devem servir sobre a camada de base de seu filho e sob casacos e calças.
    • Muitas pessoas optam por não usar uma camada intermediária para as pernas, pois elas são mais facilmente mantidas aquecidas pelo movimento, e o volume se acumula facilmente e começa a restringir os movimentos. Use seu critério e ouça o que seu filho tem a dizer sobre o conforto dele.
    • Nunca use jeans ou outras calças feitas de material muito pesado, pois eles absorvem água facilmente e secam muito lentamente.
  3. Etapa 3 Cubra com um casaco de qualidade.
    Use um casaco de qualidade. Procure um casaco de inverno que seja adequado para neve, temperatura fria, resistência ao vento e repelência à água. Verifique as classificações de frio e impermeabilidade para garantir que o casaco atenderá às condições de seu clima local. Certifique-se de que todos os zíperes, botões de pressão e outros fechos estejam fechados ao vestir a criança.
    • Procure casacos longos que cubram o corpo além da cintura e que tenham gola e capuz altos para manter o frio longe do pescoço e do rosto.
    • O ideal é que o casaco também tenha muitos métodos de ventilação para liberar o suor das camadas internas. Procure zíperes sob os braços que permitam a ventilação quando necessário, um zíper frontal que seja fácil de fechar e abrir e extremidades das mangas que possam ser afrouxadas.
    • Certifique-se de que os puxadores de zíper sejam fáceis de manusear ou modifique-os para que as crianças não precisem tirar as luvas ou luvas para fechar e abrir o zíper.
  4. Etapa 4 Adquira uma boa calça para neve.
    Adquira uma boa calça para neve. Procure calças que tenham qualidades semelhantes às dos casacos em termos de calor, boa construção e resistência ao vento e à água. As calças para neve geralmente são calças grossas e isoladas, feitas para serem usadas sobre outras camadas.
    • Considere o uso de calças para neve no estilo jardineira ou macacão, que passa por cima do ombro para ajudar a manter a calça no lugar e evitar a entrada de neve e frio entre o casaco e a calça.

Como manter as extremidades e o rosto aquecidos

  1. Etapa 1 Adquira meias e botas de qualidade.
    Adquira meias e botas de qualidade. Escolha meias de qualidade que sejam 100% lã ou uma mistura de lã e material sintético. Invista em botas de inverno bem feitas e bem isoladas, com boa pisada e uma boa classificação para o frio, bem como capacidade à prova d'água.
    • Evite usar mais de um par de meias, pois isso só criará amontoamento e desconforto sem muito calor extra.
    • Certifique-se de que as botas não estejam muito apertadas, principalmente se forem usadas com meias grossas. Meias e botas muito apertadas podem restringir o fluxo sanguíneo e, portanto, o calor nos pés e dedos.
  2. Etapa 2 Cubra a cabeça e o pescoço com um chapéu e um cachecol.
    Cubra a cabeça e o pescoço com um chapéu e um cachecol. Envolva o pescoço e até a metade inferior do rosto em um cachecol de malha quente. Enfie as pontas para dentro do casaco e feche o zíper sobre o cachecol. Cubra a cabeça com um gorro ou chapéu quente com protetores de orelha e, em seguida, puxe o capuz do casaco para obter mais calor e proteção.
    • Crianças e bebês perdem muito calor pela cabeça, por isso é muito importante vesti-los com um gorro quente.
    • Certifique-se de que o chapéu com o qual você veste seu filho cubra totalmente as orelhas e fique bem ajustado na cabeça. Uma faixa para aquecer as orelhas ou protetores auriculares podem ser necessários como complemento ou em vez de um chapéu se as orelhas permanecerem frias ou descobertas.
    • Máscaras de esqui ou balaclavas cobrem a maior parte do rosto e podem proporcionar mais calor. Apenas certifique-se de que seu filho possa respirar e enxergar facilmente com algo cobrindo o rosto.
    • Nunca vista bebês ou crianças pequenas com um cachecol enrolado e supervisione todas as crianças para evitar o risco de estrangulamento. Experimente um cachecol tubular ou uma polaina de pescoço para ajudar a reduzir esse risco.
  3. Etapa 3 Escolha luvas ou mitenes quentes.
    Escolha luvas ou mitenes quentes. Certifique-se de vestir as crianças com luvas grossas, bem isoladas e à prova d'água. As luvas são ideais, pois retêm mais calor em seu interior.
    • Você pode escolher luvas para crianças menores e luvas para quando as crianças tiverem idade suficiente para ter mais destreza nos dedos.
    • Experimente luvas que se estendam até o antebraço, ou até mesmo camisas que tenham luvas acopladas, para evitar que a neve e o frio penetrem no espaço entre o casaco e as luvas.
    • Escolha luvas à prova d'água para que elas não se molhem quando seus filhos estiverem lá fora fazendo bolas de neve!
    • Você também pode comprar forros de luvas, que fornecem uma camada extra de calor e absorção de umidade sob o par de luvas normal.

Perguntas e respostas de especialistas

  • Perguntas
    Como posso ter certeza de que meu filho está vestido com segurança para ir à neve?
    Em geral, a regra geral é vestir seu filho com uma camada de roupa a mais do que aquela com a qual você se sente confortável. Comece com uma camada fina e quente de lã ou algodão, como uma roupa de baixo térmica. Em seguida, vista as calças e as camisas de manga comprida e adicione uma camada quente e impermeável, como uma roupa de neve ou calças de neve e uma jaqueta. Certifique-se de que sua cabeça esteja coberta por um chapéu quente e não se esqueça das luvas ou mitenes à prova d'água!

Vídeo

Dicas

  • Qualquer pessoa pode sofrer queimaduras solares mesmo no inverno, e a neve, na verdade, pode piorar as queimaduras, pois os raios UV refletem nela e na pele. Aplique protetor solar com FPS 30 ou superior no rosto exposto, batom com FPS nos lábios e óculos de sol com proteção UV ou óculos de proteção se estiver esquiando ou praticando snowboard.
  • Tenha camadas secas extras à mão para quando seu filho chegar precisando trocar as que ficaram molhadas ou simplesmente precisar de algo quente e seco para vestir imediatamente quando terminar.
  • Procure calças para neve com alças ajustáveis, casacos e calças com cordões ou elásticos e outros recursos que ajudarão a acomodar uma criança em crescimento e permitirão que você aproveite o vestuário por mais temporadas.

Avisos

  • Verifique os avisos meteorológicos e de segurança antes de sair com as crianças. Evite condições severas de neve com ventos fortes ou gelo, ou temperaturas abaixo de 0 Fahrenheit, principalmente.
  • Evite queimaduras de frio ou hipotermia ficando do lado de fora por curtos intervalos, trocando as camadas internas que estiverem molhadas com neve derretida ou suor e colocando as extremidades sob água morna (não quente) se sentirem formigamento, dormência ou dor.