Como vestir um veado
Autor do artigo:Gabriel SilvaNo momento em que sua bala ou flecha atinge um veado, os cuidados com a carne de veado começam. Depois que o veado estiver no chão, quebrar a carcaça e prepará-la para o consumo é outro desafio. Este artigo o ensinará a preparar um veado com sucesso e a manter seu freezer abastecido com carne.
Etapas
Preparação do veado para o preparo
1Pendure o veado para ser esfolado. O ideal é que você tenha um acampamento com um guincho e uma estrutura, ou um trator com um elevador ou caçamba para levantar o veado. Você também precisará de bastante água limpa, de preferência de um sistema de água potável com uma mangueira de jardim e um pulverizador.
2Amarre uma corda ou correia forte ao redor dos chifres do animal ou sob a cabeça, o mais alto possível no pescoço. Alguns caçadores preferem pendurar o veado pelos tendões de Aquiles com a cabeça para baixo, mas, em geral, as etapas são as mesmas.
- Pendurar a cabeça para cima facilita um pouco a remoção do estômago, dos intestinos e da bexiga, além de diminuir a probabilidade de contaminação da carne quando isso é feito.
Remoção dos órgãos
1Vista o veado seu veado o mais rápido possível após o abate. Essa é a melhor maneira de utilizar totalmente os recursos nutricionais do animal que já viveu. A remoção dos órgãos internos e o resfriamento da carcaça são essenciais para evitar que a carne estrague.
2Evite o veado dividindo a membrana do estômago, trabalhando da parte inferior, ou pélvis, para cima. Deixe apenas a ponta da faca entrar no abdômen, para que o estômago e os intestinos não se rompam.
3Prepare-se para remover os órgãos. Quando tiver dividido o abdômen para cima até a base do esterno, entre no abdômen e retire os órgãos. Ter um recipiente grande para colocá-los ajudará a manter sua área de trabalho limpa.
- Observe que os rins e o fígado geralmente ficam presos por suas membranas de suporte, mas se você planeja guardá-los para comer, tome cuidado para que eles não saiam com o estômago.
4 Procure a bexiga perto da coluna vertebral na área inferior do abdome. Ela se parecerá com um balão translúcido cheio de líquido amarelo (urina). Você precisará segurá-la com firmeza, mantendo a uretra fechada, e cortá-la sem permitir que ela escorra.
- Tente envolver a bexiga em um saco com fecho ziplock enquanto ela ainda estiver presa. Feche o saco até o limite. Em seguida, prenda-o abaixo do local onde planeja fazer o corte com um pequeno elástico ou um fecho de correr. Quando você fizer o corte, a bexiga estará segura dentro do saco ziplock, mesmo que você o rompa ou fure, salvando a carne.
- Aqui, é muito útil ter uma mangueira de água à mão em caso de acidente.
5Remova o ânus e os intestinos. Com sua faca, corte um círculo de aproximadamente 2,5 cm (1 polegada) ao redor do ânus. Puxe o reto com muito cuidado e amarre-o com um elástico pequeno ou um fecho de correr. Isso evitará que as fezes contaminem a carne. Desconecte o tecido conjuntivo ao redor dos intestinos e remova-o cuidadosamente da cavidade do corpo.
6Divida o esterno ou o centro da caixa torácica. Use uma faca grande e pesada ou uma serra adequada para essa tarefa. Abra o tórax, tomando cuidado para que o coração não caia se você pretende guardá-lo para comer. Retire os pulmões e o coração, bem como o tubo de ventilação e o esôfago e, em seguida, enxágue bem a cavidade do corpo.
7Coloque todos os órgãos internos que planeja comer em um balde ou panela limpa e enxágue-os com água fria. O fígado, bem como possivelmente o coração e os rins são comestíveis, mas precisarão de preparação adicional.
8Cave um buraco fundo para descartar os restos do processo de limpeza. Seu local Fish O serviço local de Pesca e Vida Selvagem pode ter uma área de descarte para evitar essa etapa. Se estiver em uma área remota e o proprietário da terra não se importar, você pode deixar os órgãos para animais como coiotes comerem.
Esfolando o cervo
1Comece removendo cada um dos cascos na altura do cotovelo. Com a ponta da faca, encontre a articulação e faça uma incisão. Em seguida, mova a faca ao redor da articulação com a parte plana da lâmina, cortando os ligamentos e trabalhando cuidadosamente a faca ao redor da articulação do cotovelo o mais profundamente possível. Torça a articulação com firmeza e solte-a.
2Comece a cortar a pele na base do crânio do animal. Em seguida, corte ao redor da base do pescoço, depois desça em direção ao esterno e, por fim, até o estômago, a pélvis e os membros dianteiros.
- Tome cuidado para cortar apenas a pele, e não os músculos ou tecidos abdominais, pois os pelos contaminam a carne nessas áreas.
3Comece a retirar a pele dos ombros e do pescoço. Vá descendo em direção ao peito.
- Se o tecido muscular estiver se soltando com a pele, raspe ou corte-o para que ele não se solte à medida que você avança. Cortar as membranas subcutâneas facilitará a liberação da pele.
4Puxe a pele da carcaça com um veículo ou manualmente.
- Se estiver esfolando com a mão, puxe a pele um pouco para baixo e, em seguida, corte o tecido que a prende aos músculos abaixo dela, trabalhando um pouco de cada vez.
- Se quiser economizar energia e usar um veículo com tração nas quatro rodas ou até mesmo uma caminhonete, você pode amarrar uma bola de golfe ou uma pedra de tamanho semelhante sob a pele, passando a corda em volta dela e, em seguida, amarrar a extremidade livre no veículo. Dirija lentamente para longe da carcaça, puxando a pele restante do veado com muito pouco esforço.
5Remova a cabeça. Desça o veado e coloque-o em uma superfície de trabalho plana. Logo abaixo da mandíbula, corte os ligamentos para soltar o tecido conjuntivo ao redor do pescoço. Você precisará torcer a cabeça bruscamente para quebrar o pescoço e remover a cabeça completamente.
- Se quiser salvar os chifres, mas não a cabeça, você precisará usar uma serra para remover uma parte do crânio a cerca de 2,5 cm da base dos chifres.
- Se quiser guardar a cabeça inteira, mantenha-a fria e esfarele-a (veja abaixo). Guarde a carne do crânio que deseja manter e ferva o crânio por várias horas, removendo o tecido e branqueando o crânio. Em seguida, limpe-o com peróxido de hidrogênio para deixá-lo branco.
6Enxágue a carcaça do veado após a remoção da pele. Isso removerá todos os pelos que estiverem grudados na carne e também ajudará a resfriar a carne enquanto você estiver concluindo o trabalho. Se você planeja processar seu veado comercialmente, ele estará pronto para ir para o processador após a remoção dos órgãos. Se você quiser desmanchá-lo por conta própria, deixe-o esfriar completamente e leve-o para dentro de casa ou para uma superfície de corte limpa na qual possa trabalhar.
Envelhecimento da carne
1Lave a carne de veado com bastante água fria e, em seguida, transporte-a com gelo. Não a embrulhe com filme plástico ou papel de açougueiro nesse momento, pois isso prenderá o calor na carne e promoverá a deterioração. Certifique-se de que a carcaça esteja fria e seca. Assim que possível, a carne precisa ser transportada e armazenada a 1-3 °C (34-38 °F).
- Evite congelar a carne imediatamente, pois o congelamento inibirá o processo de envelhecimento e acelerará sua deterioração depois que a carne for descongelada.
2Encontre um local adequado para o envelhecimento. A parte mais difícil do processo é encontrar um espaço grande o suficiente para o veado e que possa ter a temperatura controlada. O local mais popular geralmente é uma garagem, um galpão ou um anexo. Os locais que recebem alguma infiltração de calor da casa, como uma garagem, tendem a ser particularmente eficazes.
- Se você não tiver uma garagem, converse com amigos e outros conhecidos que estejam caçando para encontrar um local adequado. Ou siga as primeiras etapas do processo de desmembramento para esquartejar a carne e envelhecê-la em uma geladeira reserva. Os quartos de um veado médio devem caber em uma geladeira padrão.
- Erre pelo lado do frio excessivo. Em geral, você congelará pelo menos parte da carne depois de desmanchá-la. Tenha muito cuidado para não deixar a carne de veado estragar ao envelhecê-la acima de 4 °C (40 °F). Certifique-se de manter um termômetro em seu espaço de envelhecimento.
3Pendure a carcaça. Use um gancho de carne e uma corrente ou corda para fixar a carne em uma viga resistente em seu local de envelhecimento.
- Se você não tiver um gancho para carne, tente usar um cabide de arame velho dentro da carcaça para pendurar o veado.
4Envelheça a carne por pelo menos uma semana. Como na carne bovina, o envelhecimento da carne faz com que o colágeno nas células musculares se decomponha. A qualidade e o sabor da carne de veado melhoram muito se você deixar a carne descansar por uma semana em um local fresco com boa circulação de ar.
- Isso faz com que a superfície da carne fique seca, mas não se preocupe - isso pode ser cortado durante o processo de abate.
- A carne continuará a ficar mais macia por 16 a 21 dias.
Desmembramento do cervo
1Prepare uma superfície de trabalho limpa e monte suas ferramentas. É útil ter um cutelo grande e uma faca de desossa para essa tarefa. Certifique-se de que suas ferramentas estejam afiadas e limpas e que você tenha uma superfície de trabalho esterilizada grande o suficiente para manusear grandes pedaços de carne.
- Tente montar uma mesa de carteado portátil ou uma mesa de piquenique e limpe-a com um desinfetante seguro para alimentos antes de começar.
2Divida a espinha dorsal para separar a carne do mandril (quartos dianteiros) da carne redonda (quartos traseiros). Com uma serra ou um cortador de carne, encontre o ponto em que a caixa torácica encontra a espinha dorsal (deve estar entre a 12ª e a 13ª costela) e corte a espinha dorsal. Faça uma pressão firme.
- Depois de fazer a incisão, talvez seja necessário colocar uma mão nos quartos traseiros e outra nas pernas ou na área do pescoço e dobrá-las uma em direção à outra para partir o dorso ao meio.
3Remova as partes traseiras e os filés mignon. Provavelmente o corte mais macio e saboroso da carne de veado, o filé mignon é a carne vermelha escura e magra encontrada dentro da cavidade, ao longo da espinha dorsal. Os filés traseiros ou filé mignon também são chamados de 'filés mignon externos' e são encontrados do lado oposto ao filé mignon, ao longo da espinha dorsal do outro lado das costelas.
- Para removê-las, passe a faca pela parte interna da espinha dorsal (no caso do filé mignon) ou pela parte externa da espinha dorsal (no caso do lombo) e trabalhe a carne para soltá-la das costelas, mantendo a borda da faca o mais próximo possível do osso, para obter o máximo de carne possível. Use cortes longos e uniformes ao puxar a carne para fora do osso.
- Você encontrará esses cortes nos quartos traseiros e na seção de costelas da carcaça.
- Esse é o melhor corte para bifes ou assados.
4Serre as costelas, cortando-as até a espinha dorsal, perto da coluna vertebral. Você pode separar as costelas ou deixá-las intactas como um lado inteiro das costelas. O peito pode ser encontrado na parte externa das costelas, perto de onde você abriu a barriga para remover os órgãos.
- Como alternativa, você pode deixar toda a área da espinha dorsal intacta para cortar em costeletas com uma serra de carne mais tarde. Para fazer isso, deixe os filés mignon e as costas no lugar e remova a parte superior dos ombros cortando os músculos que os prendem ao peito, trabalhando de baixo para cima (a axila), levantando a perna ao fazer isso. Como não há articulações nos ossos que conectam os ombros dianteiros ao peito, uma faca boa e afiada é tudo o que você precisa.
5Remova a carne da espádua e do pescoço. Muitas pessoas não percebem a quantidade de carne que o pescoço de um cervo contém. Essa carne não é tão boa para bifes, mas é ideal para moer em linguiça ou cortar em cubos para fazer carne ensopada. Passe a faca ao redor da articulação do ombro, torcendo o braço para longe do corpo à medida que o solta.
6Separe os presuntos das articulações do jarrete. Os presuntos do veado são a carne gordurosa encontrada ao redor dos quadris traseiros ou da garupa do veado, e os jarretes são a carne restante da perna acima da junta onde você removeu os cascos. Os presuntos são bons para fazer bifes e os jarretes são bons para ensopados.
- Se quiser deixar o osso, corte os quartos traseiros do veado serrando o osso pélvico de cada lado da coluna vertebral e, em seguida, separe o pernil do jarrete cortando a articulação.
- Se quiser remover completamente o pernil do osso, retire as pernas traseiras do quadril com a faca na articulação esférica, levantando a perna da carcaça enquanto trabalha. Em seguida, posicione o presunto em um ângulo perpendicular e cerca de 1⁄(1,3 cm) do topo, perpendicularmente ao osso da perna, e corte diretamente no presunto. Corte a carne do osso da perna deslocando a faca paralelamente ao osso. Você pode cortar essa carne imediatamente em bifes ou deixá-la inteira para estufar ou assar.
Armazenamento da carne
1Prepare-a para o congelamento. Com uma faca de desossa bem afiada, remova a gordura, a cartilagem e todos os hematomas, descolorações e pontos secos resultantes do processo de envelhecimento. Grande parte da dureza ou do sabor indesejável da carne de veado pode ser reduzida com a remoção dessas partes.
2Faça os cortes que você vai querer comer. A carne está no estágio perfeito para o abate, o que também economizará tempo no futuro, quando você estiver pronto para descongelá-la e começar a cozinhar.
- Se você tiver um moedor de carne, aproveite a oportunidade para moer os músculos do pescoço e do flanco para fazer linguiça ou carne de veado moída. Corte a carne do ombro em cubos para estufar ou deixe-a inteira para assar lentamente. Corte bifes com 3/4 de polegada de espessura, na direção do grão.
3Congele a carne. Em porções rotuladas do tamanho de uma refeição, embale a carne em sacos plásticos para freezer. Esprema o máximo de ar possível dos sacos e certifique-se de que os sacos estejam bem fechados antes de colocá-los no freezer.
- Não se esqueça de colocar a data da carne. A carne adquirida dessa forma é totalmente natural, saudável e sem hormônios. Ela deve permanecer boa por pelo menos um ano.
Perguntas e respostas da comunidade
- PerguntaComo posso ter coragem de remover a pele, os órgãos e a cabeça de um veado? Se essa é a sua cultura, você não conhece nada diferente desde a infância. Não consigo me lembrar de uma temporada de caça em que não houvesse um veado pendurado na árvore do quintal, e meu filho também não se intimida. Em grande parte do mundo, um supermercado é um luxo e não uma conveniência, portanto, isso é feito com respeito e propósito. Embora existam alguns indivíduos perturbados no mundo, muitos de nós fazemos isso para alimentar nossas famílias.
Vídeo
Dicas
- Mantenha suas facas e serras afiadas e limpas durante o trabalho. Isso faz com que o trabalho seja muito mais rápido.
- Mate somente o que você pretende comer e/ou compartilhar com outras pessoas.
- As instruções sobre como esfolar o pescoço e os ombros não devem ser usadas se o veado for serrado para montagem.
Avisos
- Muitas áreas têm cervos que podem carregar doenças e parasitas que podem ser prejudiciais aos seres humanos, portanto, recomenda-se o uso de óculos e luvas de segurança.
Coisas de que você precisará
- Cordas
- Caminhão ou veículo com tração nas quatro rodas para levantar o veado
- Água limpa
- Recipientes para a carne de veado e para os resíduos
- Mesa (opcional) se a carne de veado for desossada
- Faca bem afiada
- Serra
- Tesoura